Interdisciplinar

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMIN STRAÇÃO to view nut*ge AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA EMPRESA BLUMICRO ALINE CHITZ DIOGO LINHARES IMME JULIANA ROMAN MARISA FERNANDES GUESSER VELUNA LANA ou Macroambiente 14 3. 2. 2 Ambiente de Tarefa, Especifico ou Operacional 16 3. 3 Ambiente Interno 18 3. 3. 1 A Importância da sociologia 18 3. 3. 2 Responsabilidade Social 19 3. 3. 3 Ética e Mora121 3. 4 Incerteza Ambiental 21 3. 5 Sondagem Ambiental 21 3. 5. 1 Ferramentas da Sondagem Ambiental…. 3. 6 A IMPORTANCIA DA MATEMATICA PARA ADMINISTRAÇA025 . 6. Conceito, Objetivo e Aplicação: 25 3. 6. 2 Custos 27 3. 63 preços 30 36. 4 Lucro Erro! Indicador não definido. 3. 7 CONTABILIDADE Erro! Indicador nao definido. 3. 7. 1 Contabilidade para Usuários Externos Erro! Indicador não definido. 3. 7. 2 Contabilidade para Usuários Internos Erro! Indicador não 3. 7. 3 Demonstrações Financeiras Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1 Balanço patrimonialErro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 1 AtivoErro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 2 Ativo Circulante Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 3 Realizável a Longo Prazo Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. Passivo Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 5 Passivo Circulante e Exig[vel a Longo Prazo Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 7 Resultado do Exercicio Futuro Erro! Indicador não 3. 7. 3. 1. 8 patrimônio Liquido Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 9 Capital Social Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 10 Reservas de CapitalErro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 1. 11 Resem•as de Reavaliação Erro! Indicador nao definido. 3. 7. 3. 1. 12 Reservas de Lucros Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 2 Lucros ou preuízo Erro! Indicador não PAGF 58 3. 7. 3. 4 Demonstração de Lucros ou Perdas Erro!

Indicador não 3. 7. 3. 5 Demonstração das Mutuações do Patrimônio……………………………………………………… Erro! Indicador não definido. 3. 7. 3. 6 Demonstração dos Fluxos de Caixa Erro! Indicador nao 3. 7. 3. 7 Demonstração do Valor Adicionado Erro! Indicador não 3. 8 Estratégias para a redução de incerteza Ambiental Erro! 3. 8. 1 Estratégias internas Erro! Indicador não definido. 3. 8. 2 Estratégias Externas Erro! Indicador não definido. 4Apresentação e análise dos resultados Erro! Indicador não . 1 Análise dos dados coletados Erro! Indicador não definido. concIusdes e recomendações Erro! Indicador não definido. REFERÊNCIAS Erro! Indicador não definido. ApêndicesErro! Indicador não definido. 1. INTRODUÇAO O objetivo central deste trabalho tem como finalidade a busca de uma visão mais detalhada do ambiente organizacional interno e externo, como também os objetivos da empresa. Para identificar os problemas de uma organização e suas respectivas soluções, é necessário avaliar cada um de seus departamentos. A análise do ambiente externo irá possibilitar à empresa dentificar ameaças, oportunidades e também questões estratégicas que podem afetar seu sucesso.

Analisando o ambiente interno, irá nos mostrar suas qualidades e seus pontos fortes e fracos diante de s al no mercado. importante tanto para a empresa quanto para os acadêmicos, pois irá mostrar a realidade de uma organização e proporcionará ao acadêmico experiência profissional. Busca-se resolver as questões levantadas, utilizando os recursos da própria empresa, realizando pesquisas de campo, mediante consultas bibliográficas, e também buscando sugestões, diretamente com os colaboradores e parceiros da rganização, seguindo a metodologia da mesma. . 1 DEFINIÇAO DO TEMA E DO PROBLEMA DE PESQUISA O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos e internos que influenciam constantemente o seu funcionamento. Procura-se neste trabalho examinar mais detalhadamente os ambientes de determinada empresa. Reconhecer suas relações com o mesmo. Sendo este o que abrange condições: culturais, tecnológlcas, econômicas, políticas, demográficas e ecológicas, empregados e acionistas e outros.

Nos dias atuais o ambiente organizacional passa por mudanças contínuas e rápidas que obrigam as organizações estarem cada vez mais adequadas e preparadas para sobreviverem no mercado. Atualmente o mundo tem nos demonstrado que relações de competitividade são alteradas em grande escala e em pouco tempo. Questões tecnológicas, de comunicação, além de outras, afetam o seu funcionamento. 1. 2 JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA Com este trabalho podermos mostrar como a empresa, reage com os fatores internos e externos. Buscaremos, através do mesmo um maior con fissional. Não deverá ser 8 externo, e desenvolvê-lo dentro da organização.

Isso também trará benefícios para a organização, pois irá divulgar seus rodutos e serviços, mostrando ao publico uma visão mais clara de como a empresa trata seus negócios. Sempre ficar atento às ameaças, porque é algo que coloca uma organlzaçao em nsco. 1. 2. 1 Quanto à importância A importância de uma pesquisa sobre o ambiente de uma empresa, busca avaliar de qual forma a mesma esta se desenvolvendo, pesquisando os problemas, para tentar chegar em uma solução, buscando atinglr seus objetivos. Explica também como essas metas pode ajudar o funcionário a seguir melhor o caminho dentro da organização.

Mostra a melhor forma de criar uma missão e uma visão e relatar a mportância da responsabilidade social. 1. 2. 2 Quanto à oportunidade Observar e analisar o ambiente permitirá aos acadêmicos uma visão da prática, bem como a integralização no mesmo, verificar como os conceitos teóricos são utilizados na organização, e até que ponto isso interfere em sua eficiência. Quanto à organização lhe será proporcionado uma convivência com uma pesquisa na qual visa uma possível troca de informações entre os futuros administradores e atuais colaboradores.

Percebendo novas e antigas formas de se administrar. 1. 2. 3 Quanto à viabilidade Este trabalho busca em pa PAGF s 8 uma visão estratégica um projeto relativamente simples para executar dentro da empresa pesquisada. 1. 4 DELIMITAÇAO DO PROBLEMA Identificar as variáveis que influenciam no desenvolvimento da empresa confrontá-las com a teoria relacionadas ao assunto e sugerir estratégias para que possa se prevenir dos danos que possam causar o desenvolvimento da empresa no mercado em que atua.

O trabalho foi desenvolvido numa análise que vai abranger tanto o ambiente externo quanto o ambiente interno da empresa. 1. 5 OBJETIVOS Fazer entender os conceitos considerados pela empresa, evado em consideração no caso de qualquer variável interna ou externa, que de alguma maneira interfira no ambiente na organização. 1. 5. 1 Objetivo Geral Este trabalho pretende analisar como a empresa lida com seu ambiente organizacional e com as variáveis internas e externas que afetam o seu crescimento. 1. 5. Objetivos Específicos PAGF 6 58 possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado, análise de xemplos que estimulem a compreensão. (Gil, 2002, p. 41). Uma exploração começa normalmente com uma busca de dados publicados, além disso, procuram-se pessoas bem informadas sobre o assunto, especialmente aquelas que têm posiçóes claramente definidas sobre aspectos convertidos do problema.

Essa investigação primeiramente começa com livros e publicações específicas sobre o tema, essa parte será tratada na fundamentação teórica “um conjunto de conceitos, definições e proposições sistematicamente inter-relaclonados usados para explicar ou predizer fenômenos (fatos); as generalizações ue fazemos sobre as variáveis e as relações entre as variáveis” (GROVE, 2003, p 617). 2. 2 DEFINIÇÃO DA ÁREA Nosso trabalho relata o ambiente organizacional.

As organizações sendo sistemas abertos não sobrevivem isoladamente, precisam se relacionar com o ambiente em que está atuando, e necessita adaptar-se as mudanças nele ocorrentes. Serão discutido no decorrer do trabalho o ambiente organizacional, bem como o ambiente externo, ambiente geral e ambiente operacional, e também o ambiente interno, discutindo recursos fisicos, humanos, tecnológicos e financeiros. Serão abordadas questões sobre incerteza e sondagem mbiental, destacando as ferramentas para sondagem ambiental: inteligência competitiva, desenvolvendo cenários, previsões, benchmarking.

Estratégias para reduzir a incerteza ambiental: Internas: Alterando domínios, Recrutamento, Absorção de impacto, Uniformização, Racionamen PAGF 7 8 impacto, Uniformização, Racionamento, Dispersão geográfica, e também as estratégias externas: Propaganda, Contratação, Cooptação, Associações, Lobby. No decorrer deste trabalho serão apresentados esses tópicos, e também outros assuntos que são importantes para o estudo do ambiente das organizações. 2. 3 COLETA DE DADOS Segundo Diehl; Tatim (2004, p. 65): “Existem diversos tipos de instrumentos de coleta de dados que podem ser empregados a fim de se obter informações. É de suma importância à definição correta das técnicas de coleta de dados, pois todas possuem suas qualidades e limitações, e devem ser aplicadas em contextos adequados, para se chegar ao objetivo esperado. Nesta pesquisa serão usados dados primários, que segundo Roesch (1 999, p. 128): “Em se tratando de coleta de dados primários, através de entrevistas, questionários, observação ou testes, é importante especificar a fonte dos dados, quando estes erões levantados, e através de que instrumentos. ” Para a coleta de dados um instrumento a ser utilizado será a entrevista. Entrevista pode ser entendida como a técnica que envolve duas pessoas numa situação face a face e em que uma delas formula questões e a outra responde. ” (Gil, 2002, p. 1 15) Foi realizada uma entrevista com o administrador da empresa de maneira informal, ou seja, se distingue da simples conversação apenas por ter como objetivo básico a coleta de dados. Para a realização da entrevista foram consideradas as seguintes etapas: indicar os dados que se pretendem obter, pós foi feita a escolha e formulação das perguntas.

Mediante entrevista, acredita-se ser possível obter as informações relacionadas às variáveis ambientais que PAGF 8 8 relacionadas às variáveis ambientais que afetam o desempenho da empresa. 2. 4 PLANO DA ANÁLISE DOS DADOS organização: capacidade, volatilidade e complexidade. A capacidade de um ambiente refere-se ao grau em que ele pode sustentar o crescimento. O grau de instabilidade de um ambiente é capado na dimensão volatilidade. Um grau elevado de mudança imprevisível cria um ambiente dinâmico, no qual é dificil para a administração prever om precisão os resultados de várias decisões.

O ambiente precisa ser avaliado em termos de complexidade, onde ambientes simples são homogêneos e concentrados. E ambientes heterogêneos são chamados de complexos. Segundo Megginson, Mosley e petry (1998) as organizações são classificadas em quatro células : Ambiente simples/estável – são afetadas por um número relativamente pequeno de fatores chaves. Existe pouca incerteza no ambiente destas organizações. • Ambiente complexo/estável – interagem com muitos fatores importantes e diferentes, no entanto, estes fatores não ostumam mudar drastlcamente ou com frequência. ?? Ambiente simples/dinâmico – interagem com poucos fatores chaves, porém, os que o afetam são dinâmicos, com mudanças frequentes e rápidas. Ambiente complexo/dinâmico – onde os fatores que as afetam são muitos, complexos e que estão em constantes mudanças. (MEGGINSON, 1998) 3. 2 Ambiente externo O ambiente organizacional externo inclui todos os elementos existentes fora dos limites da organização e que têm o potencial de afetá-la. O ambiente inclui os concorrentes, os recursos, a tecnologia e as condições econômicas que influenciam a

Direito

0

ACHAMENTO – ROUSSEAU, Jean-Jacques. ” Livro Primeiro FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL 2007 Do Contrato Social”- Logo no começo de seu

Read More

Correlação entre artigo e monge e o executivo

0

Flávia Rocha Santos Correlação entre o Artigo “Melhorando o Padrão”, o livro “O Monge e o Executivo” e a Engenharia

Read More