Introdução

Categories: Trabalhos

0

“Ignorância é felicidade” No filme Matrix, cujo enredo gira em torno do personagem Neo, que descobre que o mundo onde vive é uma farsa, e que o mundo real é governado por maquinas, que usam os humanos, e projetam o “mundo virtual” em suas cabeças, ouvimos a notória frase “Ignorância é felicidade”, que, assim como o filme, se encaixa muito nas ideias de Platão, grande filosofo grego.

Para Platão existem dois mundos, o mundo sensível e o das ideias. O mundo sensível é onde vivemos, é onde encontramos nossa orma física, já o mundo das ideias, é onde pensamos, onde vive nossa essência, Iá não podemos tocar, cheirar ou sentir, é onde temos total controle de nossos pensamentos.

Platão figura esse S”ipeto pensamento com o f ora que fa fala sobre um grupo de pessoas que moram no fundo de uma caverna, acorrentados, onde só há uma fogueira que projetava a luz na parede da caverna e que possibilitava o grupo de pessoas a ver a silhueta de tudo o que acontecia fora da caverna, para les aquilo era a realidade, e quando um tentava se destacar, indagando o porquê de viver naquele lugar acorrentado, era morto pelos próprios companheiros.

Agora, por que destacar a frase “Ignorância é felicidade”? Nessa frase, podemos analisar que os ignorantes são felizes pelo fato de se contentarem com tudo, sem indagar, sem ter um pensamento critico, são pessoas acorrentadas em uma caverna, por isso são felizes, vivem presos no mundo sensível pela própria sociedade, e pela falta de informação.

Pesquisa e pratica profissional

0

1. INTRODUÇAO Entenda-se que a elaboração do relatório de pesquisa visa fazer a medição entre a teoria, desenvolvimento e a

Read More

Declaração de escopo

0

Declaração de Escopo (DE) Nome do Projeto: Reforma de Escritório Elaborado por: Equipe de Planejamento Aprovado por: (Gerente de Projeto),

Read More