Introdução a contabilidade

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso nome do(s) autor(es) em ordem alfabética administração de empresa DENIVAL BITENCOURT REINALDO INTRODUÇAO A CONTABILIDADE Várzea Grande M 2010 Várzea Grande MT 1 orlo to view nut*ge INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do paraná – I_JNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina de Introdução a Contabilidade. Professor: Luiz Fernando Soares da Silva SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2DESENVOLVIMENTO 5 SAPRESENTAÇÃO: 7 que perderam a conta do que se tinha! Gênesis 41. 49). Houve um homem muito rico, de nome Jó, cujo patrimônio foi detalhadamente inventariado no livro de Jó, capitulo 1, verso 3. Depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário é apresentado em (Jó, 42. 12) Os bens e as rendas de Salomão também foram inventariados em (10 Reis 4. 22-26 e 10. 14-17) Em outra parábola de Jesus, há citação de um construtor, que faz contas para verificar se o que dispunha era suficiente para construir uma torre (Lucas 14. 8-30) A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indicios de que as prmeiras cidades comerciais eram dos Fenícios. A prática do comércio não era exclusiva deles, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. Foi o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. osteriormente, empregavam-se ramos de árvore assnalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios. A evolução da contabilidade desenvolveu-se perante os tempos mas atingiu seu ápice com Frei Luca Pacioli que escreveu “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. acioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas 10 negativos. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV. Com toda esta história fascinante a Contabilidade é uma das matérias mais complexas para os estudantes e até mesmo para os empresários devido a seu alto grau de dificuldade para entendimento e em muitos casos torna-se o diferencial de competitividade no mundo moderno e globalizado.

As empresas de modo geral passam pelo mesmo processo contábil dentro de um pais com normas e leis que controla o mercado, o que ocorre é que muitos empresários não se preocupam com a contabilidade e deixam sua riqueza nas mãos de terceiros, o que em alguns casos geram prejuízos, ou por desconhecer não sabe que ela pode ser um ralo de escoamento os ganhos quando não se contabiliza as despesas e impostos devidos. A gestão Fiscal e Contábil andam de mãos dadas e são geridas pelo contador com acompanhamento do administrador para usá- las de maneira coerente e correta.

Este trabalho em conjunto pode definir se uma empresa conseguirá manter-se no mercado, a leitura e gestão destes conhecimentos dão os resultados que uma empresa precisa, porém seu uso errado acarreta o inverso. DESENVOLVIMENTO A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL ” A Contabilidade tem como função fornecer informações úteis para as tomadas de decisões’ MARION, 1998. A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar estas decisões.

Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contrib neira para a to sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. Observa- se com certa freqüência que várias empresas, principalmente as pequenas, têm falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Existem empresários que criticam a carga tributária, os encargos ociais, a falta de recursos, os juros altos, etc. , fatores estes que, sem dúvida, contribuem para debilitar a empresa.

Entretanto, descendo a fundo nas investigações, constata-se que, muitas vezes, o problema principal não repousa naquelas críticas, mas na má gerência, nas decisões tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim observa-se, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em consequência de ter Sldo elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais. Vive-se num momento em que “aplicar os recursos escassos disponíveis com máxima eficiência” tornou-se, dadas às ificuldades econômicas (concorrência, inflação, etc. ), uma tarefa nada fácil.

A experiência e o feeling do administrador não são mais fatores decisivos no quadro atual; exigi-se um elenco de informações reais, que norteiam tais decisões. E essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela Contabilidade. A empresa é um Sistema maior interagindo com suas diversas áreas: Contabilidade, Administração, Marketing, Recursos Humanos, Compras, Produção, Financeiro, Jurídico, entre outros. Neste sistema maior é fundamental a sincronia harmônica de todas as áreas existentes em cada empresa de tal forma que ontribua para uma maximização dos resultados da mesma. ? nesta integração, no desenvolvmento das atividades de cada setor da empresa, que deve a contabilidade atuar de das atividades de cada setor da empresa, que deve a contabilidade atuar de maneira a auxiliar todos os profissionais na execução de suas tarefas, deve a ciência Contábil ser utilizada como forma de “Ferramenta da Gestão empresarial”, fornecendo informações úteis para cada setor da empresa e conseqüentemente servindo de elo entre todas as éreas. As informações geradas pela Contabilidade permitem que o Administrador ao tomar uma decisão, esteja seguro dos eus resultados.

Cada sistema menor da empresa, cada área da empresa (Administração, Marketing, R. H. , Compras, Financeiro, Comercial, etc. ) utilizam dos serviços contábeis para uma maximização de seus resultados e conseqüentemente contribuindo para o sucesso do sistema maior: A própna empresa. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO Etapa 1 – Descreva se a empresa tem conhecimento da importância da Contabilidade em sua Gestão Empresarial. Você deverá questionar o empresário ou responsável da empresa, sobre qual é o seu conhecimento acerca das atribuições da Contabllidade para o desenvolvimento de todas as atividades que organização realiza.

Nesta fase você deverá apresentar uma espécie de relato da visão do entrevistado, sobre a Contabilidade, bem como suas atribuições. Etapa 2 – Após a realização da etapa anterior, deverá apresentar as seguintes informações: 2. 1 — Quais são, na sua visão e embasado nas Informações obtidas na pesquisa anterior, os beneficios que a Contabilidade tem proporcionado a esta empresa? Justifique detalhadamente. 2. 2 – Apresente de forma PAGF 10 ue poderia ser sugerido desenvolver uma melhor gestão empresarial, em decorrência de uma aplicação mais eficaz da Contabilidade.

Você deverá apresentar quais outras atividades da Contabilidade poderiam ser aplicados na empresa. Etapa 3 – Você deverá Finalizar o seu trabalho, relatando em poucas palavras qual a importância da Contabilidade para o aperfeiçoamento e valorização do profissional de Administração, bem como sua relação direta com a Gestão Empresarial. APRESENTAÇÃO: ETAPA 01 De acordo com o solicitado para o Desenvolvimento foi sugerido a entrevista de um empresário norteando seus conhecimentos e opiniões a cerca do tema Contabilidade na Gestão Empresarial, e para tal apresentamos a Empresária e Hair Desing LAUDICEIA

DOS SANTOS LEAL, proprietária de uma Clinica Estética e capilar com seu nome, situada na cidade de Várzea Grande MT. Iniciamos nossa conversa detalhando o trabalho solicitado pela docência da Unopar abordando a importância e relevância da contabilidade na gestão da empresa, a empresária Laudicéia Leal expõe sua opinião e deixa claro que a contabilidade por mais que fique em um escritório contratado faz parte de sua empresa, isto pela necessidade de obter dados e informações para o desenvolvimento do dia-a-dia.

E importante conhecer a contabilidade mesmo que seja desempenhada por outra pessoa, afinal como você irá solicitar lgo que você não conhece, então, o empresário deve ter conhecimento do assunto, entender como funciona os patamares da contabilidade e ter um acompanhamento do andamento da parte contábil de sua empresa.

Afirma ainda que já teve problemas com profissionais que não desempenharam bem suas funções e geraram problemas para a empresa, e foi diante de fatores como este que a levo funções e geraram problemas para a empresa, e foi diante de fatores como este que a levou a dar mais atenção para a contabilidade. No que refere-se a sua importância na gestão da empresa, a mesma enfatiza que tem usado os recursos contábeis para ompetir no mercado, considera essencial sabe os impostos, os encargos diversos inseridos sobre um determinado produto para definir os ganhos e até vencer a concorrência sem perder ganhos e clientes.

A empresária exemplifica casos em que já perdeu muito por desconhecer as normas contábeis e seus beneficios, contudo, deixa claro que considera ser um trabalho maçante e cansativo, devido ao controle de números, notas fiscals, declarações, operações bancárias e diversos outros, ou seja são atividades que não se alinham com sua profissão e perfi ETAPA 02 No decorrer da entrevista pude observa o quanto a empresário

Laudicéia Leal necessita da parceria com a contabilidade para o sucesso do negócio. É notório que sem um controle detalhado de produtos, patrimônio, contratação de pessoal, folha de pagamento, recolhimento de impostos, anotações, guarda de documentos de anos anteriores, a vida do empresário se tornaria mais penosa, afinal podemos definir que as atividades da função do contador é este controle e guarda de documentos para o uso gerencial da empresa e do empresário.

Podemos detalhar que como benefícios já conhecidos e utilizados pela empresária sendo: * Controle de documentos, livros, comprovantes, etc; Controle e gestão fiscal de Notas de compras; * Recolhimentos de Impostos; * Folha de Pagamento; ‘k Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física; * Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica; * Acompanhamento da Le isla 30 Fisca Física; * Declaração de Imposto de Renda Pessoa Juridica; * Acompanhamento da Legislação Fiscal; Podemos contribuir com a empresária Laudicéia Leal, destacando outras atribuições da contabilidade que poderão ser utilizadas na melhor gestão da empresa, sendo: * Levantamento de tributos conforme a legislação para a real aplicação na composição de preços de venda, diferenciando os rodutos de acordo com os impostos de categoria e advindo de regiões com al(quotas diferentes. Isto ajudará a definir preço com ganhos mais detalhado e flexibilidade de negociação. A empresa utiliza mão-de-obra terceirizada informal, o que poderá gerar problemas trabalhistas se provada o vinculo trabalhista, neste caso, o contador orienta estas pessoas a emitir Nota Fiscal de serviço mensalmente, que poderá ser adquirida junto ao órgão do ISSQN com um simples cadastro de pessoa ffsica.

ETAPA 03 Concluindo a entrevista e o relato acerca da importância da Contabllidade, podemos afirmar que ela por si só já justifica sua mportância, isto até mesmo por seu histórico de evolução e utilização até os dias atuais. Definindo sua importância para a valorização do profissional de Administração podemos afirmar que é de suma importância e relevância. A Contabilidade não serve apenas como coadjuvante, é um braço forte do administrador ofertando os dados e as informações tem sua importância e valorização como profissional. Portanto, a contabilidade contribui e muito para a valorização do profissional de Administração que utiliza de fontes confiáveis advindas dos contadores para realizar sua função de administrar e gerir. Esta afirmação é mo nas normas e leis da gerir.

Esta afirmação é pauta até mesmo nas normas e leis da Administração e Contabilidade em que ambos respondem por igual diante da responsabilidade de uma empresa e ou documentos assinados por ambos. O novo Código Civil vem estabelecer limites para a responsabilidade do contador, classificando-a em atos culposos ou dolosos, dependendo da forma como esse ato for praticado. Atos culposos são aqueles praticados por imprudência, negligencia ou imperícia. É quando o profissional no exercício de suas funções não os pratica de má-fé, mas por descuido ou aplicação indevida da eglslação vgente, e vem trazer resultados diferentes dos que realmente deveriam ter sido apurados, prejudicando terceiros.

Nesta hipótese, o contador responderá perante o titular da empresa, sócios, diretores e administradores, e estes responderão perante terceiros pelos danos causados. *A Responsabilidade do Contador no Novo Código Civil Iara Maria Pinho de Carvalho Paulo César Chagas Os atos dolosos são aqueles praticados propositalmente com a intenção do resultado. Neste caso, o contador responderá solidariamente com o titular da empresa, sócios, diretores e administradores perante terceiros, pelos seus atos praticados. Art. 1. 177 do Código Civil Brasileiro. Os assentos lançados nos livros ou fichas do preponente, por qualquer dos prepostos encarregados de sua escrituração, produzem, salvo se houver procedido de má-fé, os mesmos efeitos como se o fossem por aquele. presentar dos fatos obtidos com a entrevista pude verificar o quanto nossa evolução desenvolveu métodos e maneiras do homem evoluir no mundo, a priori não paramos para refletir esta visão de evolução, contudo, é notável nos dias atuais conhecer uma história natural ao ser humano. É correto afirmar que no decorrer dos tempos a história foi sendo scrita e moldada de acordo com as necessidades do próprio homem, a ponto de na atualidade ser impossível viver sem a utilização dos métodos como neste caso da Contabilidade. Com o mundo da globalização, das importações, exportações, comercio internacional, distribuição em larga escala, produção diversas e conhecmentos acirrados, a contabilidade tornou-se uma ferramenta de competição e sobrevivência de mercados inteiros e de empresas inovadoras.

Conforme exposto, no que refere-se a importância da Contabilidade para o Profissional de Administração é notório ue é essencial, porem, vale lembrar que não se trata de uma atividade menosprezada, pelo contrário, trata-se uma profissão com todos os méritos e créditos para o desenvolvimento da Administração e de empresas em todo o mundo. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, PRINCíPlOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE E NORMAS BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. São Paulo, Atlas Rio Preto, 1995. FRANCO, H. Contabilidade Geral. 23a Edição. São Paulo: Atlas, 1999. WALTER, MA. Contabilidade Básica. São Paulo: Saraiva, 1996. ARTIGO: www. portaldecontabilidade. com. br/tematicas/ historia. htm, História da C 11)

Projeto de matematica

0

PROJETO DE MATEMÁTICA PROJETO DE MATEMATICA ANO. OFICINA DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS séries do Ensino Fundamental Ciclo II ar 2 to

Read More

Controle judicial atos discricionarios

0

Controle Judicial do Ato Discricionários A Administração Pública é regida em muitos de seus atos pelo regime jurídico administrativo, que,

Read More