Introdução a engenharia civil

Categories: Trabalhos

0

Capítulo I CHEGANDO À UNIVERSIDADE ALERTA AOS INICIANTES Chegar a universidade é um pnvileg10, apesar de algumas deficiência, é um local onde pessoas podem passar bons momentos de suas vidas. A qualidade de um curso não depende apenas dos professores, mas sim da qualidade e da motivação do estudante que nele ingressa. UMA NOVA FASE Uma diferença ente a relação aluno-profe ser mais orientador POR QUE ESTUDAR? rsitário diz respeito professor passa a or. ors Sv. içx to view qu Para que tenhamos habilidades necess rias para um profissional de futuro.

CONSIDERAÇÕES PARA VIABILIZAR O ESTUDO Uma condição básica para viabilizar o estudo é a programação do tempo. Determinar o que fazer em casa momento é um excelente começo para um bom estudo. É sempre importante fazer um bom planejamento, evitamos assim deixar de lado assuntos que merecam mais dedicação, ou mesmo deixamos de estudar, com o pretexto de que outras atividades extra-ensino também são importantes. FASES DO ESTUDO Consiste em três etapas: Preparação- A escolha de um bom ambiente. De preferência no Leitura, Audição e observação.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES Aula de laboratório – Devem ser encardas como uma excelente oportunidade pra verificarmos a teoria, para despertar nosso interesse pela profissão, para construir novos conhecimentos e para travar contato com os limites e potencialidades de situações concretas. Estagio – É uma boa oportunidade para conhecermos processos e equipamentos utilizados pela empresa, bem como para travarmos especificações técnicas, a área de atuação da empresa, aos processos utilizados, aos fornecedores de matéria-prima, ao quadro funcional e a hierarqua da empresa.

Trabalho escolar- E um recurso didático que podem ser classificados da seguinte forma: Experiência de laboratório ou de campo, pesquisa bibliográfica, projeto, relatórios técnico, resolução de problemas, prova, monografia e seminário. Capítulo II COMUNICAÇAO O ENGENHEIRO E A COMUNICAÇAO Um profissional eficiente é, ante de mais nada aquele que sabe utilizar os seu conhecimentos, a sua memória, o seu raciocínio e a sua capacidade de pesquisar. Mas também e aquele que sabe se expressar, comunicando com eficácia idéias e resultados de seu trabalho.

PROCESSO DE COMUNICAÇAO Emissor- Aquele que envia a mensagem Mensagem – assunto a ser transmitido, que deve relatar com clareza o trabalho realizando e seus resultados; Receptor – aquele que capta e decodifica a mensagem; Canal de comunicação — o meio de transmissão ( a folha de papel, no caso de relatório escrito). Código – A linguagem, que endida por ambas, relatório, o tipo de linguagem – código- e a apresentação gráfica deve ser adequada ao público-alvo- o receptor; Ruído — interferências que dificultam a boa comunicação da mensagem.

REDAÇÃO Escrever é uma arte, que se aprende e se aperfeiçoa. Mais que na arte, é uma necessidade que todos temos como cidadãos e mais ainda como profissionais. LINGUAGEM TECNICA A linguagem técnica deve ser simples, clara, precisa e, tanto quanto possível, vazada em frases curtas. Na linguagem técnica é bom evitar o emprego de expressões como: “a equação A diz que” – pois as equações não falam, “os dados apontam para” – pois dados nao apontam. Recomendamos que na redação técnica também deva ser preparada num estilo que seja: impessoal, objetivo, modesto, cortês e claro.

Impessoal Os textos devem ser redigidos na terceira pessoa, vitando expressões com “meu trabalho”,”minhas conclusões”. Devemos usar termos como: “o presente trabalho”, “conclui-se que”. Objetivo- A linguagem técnica deve ser objetiva, evitando o uso exagerado de expressões de reserva ou ressalva. Do tipo “é provável” ou “possivelmente”, elas podem ser traduzidas por quem as lê, como pontos de dúvida do escritor. A própria linguagem impessoal tende a afastar expressões subjetivas com ” eu penso”, “parece-me”.

Modesto e Cortês – Se o que fazemos é bom, tem qualidade, ele se impõe por si mesmo, sem que necessidade de menosprezar utros para fortalecê-lo. Claro- A clareza de idéias é um grande facilitador da comunicação. ARTIFÍCIOS AUXILIARES DA REDAÇÃO Abreviaturas – Podemos abreviar ou usar símbolos desde que tomemos o cuidado de ind s significam na primeira abreviar, ou usar símbolos desde que tomemos o cuidado de indicar o que eles significam na primeira vez em que aparecerem no texto.

Ilustrações – Mapas, gravuras, esquemas, fotografias e gráficos, são potentes instrumentos de comunicação. O uso destes instrumentos, todos juntos, no final do trabalho, não é ecomendado, pois dificulta a consulta. Este artifício deve ser usado apenas quando se trata, por exemplo, de um conjunto de ilustrações em folhas de tamanho diferente das do resto do texto, ou quando não são partes essenciais para o perfeito entendimento do trabalho. Citações — Este procedimento valoriza o trabalho e respeita os direitos do autor original da cltação.

Notas de Rodapé – Quando uma frase ou citação não couber no texto, por quebrar a sua sequência, podemos recorrer ao emprego da nota de rodapé para registrar, paralelamente, esta nformação. Este artificio também pode ser usado para referir o autor, a obra das citações feitas no texto. ESTRUTURA BASICA DE UM RELATORIO A estrutura mínima de um trabalho deve ser composta ao menos de cinco partes: Titulo, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referencia.

Titulo- Deve merecer atenção especial, devendo ser o mais conciso possível e sugerir, sem dubiedade, o assunto. Introdução – Visa antes de tudo, a colocar o leitor a par do assunto que é tratado no decorrer do trabalho. Desenvolvimento – O Desenvolvimento é o corpo do trabalho, evendo estar nele contemplada a essência do que foi realizado no desenrolar de uma pesquisa. Conclusão – ela finaliza, arremata, da um ponto final ao estudo. Devendo conter algumas qualidades fundamentais: ‘k Essencialidade PAGF final ao estudo.

Devendo conter algumas qualidades fundamentais: * Essencialidade Brevidade * Personalidade Referencia – Seu objetivo é fornecer condições para a localização das obras, sua aparência deve conter informações que permitam que isso aconteça. Assim é necessário fornecer dados que garantam a sua perfeita localização, seja ela um livro, um artigo e periódico, um catalogo de fabricante, enfim, qualquer trabalho que tenha sido usado no desenvolvimento da pesquisa.

OUTRAS PARTES COMPONENTES DO TRABALHO Os principais componentes são: Capa, Folha de rosto, agradecimento, prefacio, resumo, sumario, lista de símbolo, abreviaturas e siglas, apêndice, índice remissivo e contracapa. ESTRUTURA FISICA DO RELATORIO TECNICO A apresentação física de um trabalho técnico ou cientifico é semelhante a de um trabalho escolar. Todavia, neste texto procuramos enfatizar mais especificamente a apresentação do trabalho escolar. O DESENHO NA COMUNICAÇÃO E uma potente forma de comunicação que o engenheiro desenvolve para realizar o seu trabalho.

Todavia, o mais importante não é o fato de saber desenhar, mas sim visualizar os sistemas espacialmente, conseguir interligar os diversos componentes, imaginando as suas compatibilidades, seus encaixes suas disposições espaciais. CONSIDERAÇÕES FINAIS Não existe uma regra determinando como os trabalhos devem ser apresentados, sejam eles escolares ou profissionais. Existem, sim, recomendações para que se’a arantida uma apresentação com boa estética e de fácil to e consulta.

Meios de escritura~

0

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E SUA OBRIGATORIEDADE Os contabilistas possuem o dissabor em conviver com generalizações depreciativas existentes no mercado de trabalho,

Read More

Papel dos gerentes

0

ntroduçao: LI Gerentes são os agentes ou protagonistas do processo administrativo; São funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionarios nas

Read More