Jornalismo empresarial politico e econômico

Categories: Trabalhos

0

COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO 30 E 40 SEMESTRE JORNALISMO EMPRESARIAL, POLÍTICO E ECONÔMICO PROFESSORA: DENISE COSA I Projeto de criação de um veículo Institucional de Comunicação NOMES: ANDRÉ OLIVEIRA BRUNA AMARAL FERNANDO ARAUJO Empresa: ESTILO FAS Área de Atuação: Pro Principais Clientes: C ora to view nut*ge SE ESSORIOS ENNER A ESTILO FASHION BIJUTERIAS E ACESSÓRIOS é uma fábrica de médio porte do ramo de bijuterias que está no mercado há 18 anos, e está situada na região central da cidade de São Paulo. Atualmente conta com 145 funcionários e, desses, 80% fazem parte do setor operacional.

Desenvolvem peças exclusivas para cada cliente, aliadas às tendências do mercado e perspectiva do magazine. A empresa não possui nenhum veículo de comunicação, e quando há alguma informação importante para ser divulgada, os diretores informam para os supervisores, que ficam responsáveis em transmitir aos operários, e para isso, os supervisores precisam parar toda a operação, e até mesmo informações como nunca estudamos a possibilidade de criar algo só para isso”, responde Amauri Passos, co-diretor da empresa, ao ser questionado sobre o motivo de não haver um veículo de omunicação.

Mas de acordo com os próprios funcionános o método ‘boca a boca’ utilizado hoje em dia não é eficiente: “Já perdi muita informação importante por ter faltado ou estar de folga no dia do comunicado. Aí fico dependendo dos outros pra me contar, nunca dá certo, é igual a telefone sem fio” relata Roberto Santos, 35 funcionário da empresa há três anos. Um dos motivos para a diretoria não ter interesse na criação no veiculo de comunicação, é o possível ‘custo desnecessário’ que iria gerar, “Já que nem há tanta coisa pra falar assim”, ressalta Amauri.

Mas em contraponto, relatado pelos próprios funcionários, as paralisações estão cada vez mais constantes, pois a cada dia aparece um novo design ou método para a produção das bijuterias. Analisando a questão custo, abrangência e espaço, verificamos que a melhor opção para essa empresa seria a criação de um jornal mural, pois acreditamos que essa ferramenta facilitará o acesso dos funcionários a informações relevantes ao bom funcionamento da empresa, levando em consideração fatores internos e externos, contribuindo para o desenvolvimento e conhecimento de cada funcionário.

Esse canal permitirá a uniformização das informações, agilizando assim, a transmissão de novas instruções de produção, e também das informações, agilizando assim, a transmissão de novas instruções de produção, e também valorizará os profissionais através de ferramentas que permitam a participação e integração dos mesmos, como campanhas de ‘funcionários do mês”, sorteios ou bonificações por resultados, por exemplo.

A publicação terá a periodicidade semanal, já que as escalas de folga do fim de semana também terão espaço no jornal, com uma inguagem clara e direta, pois deve se tratar de uma leitura rápida e ao mesmo tempo interessante ao leitor, e terá informações como, por exemplo: -Novas instruções de produção. -Algum evento relacionado ao mercado de bijuterias. -Aniversariantes do mês. -Funcionário do mês. -Vagas em aberto. -Projetos de integração dos funcionários (jogos de futebol da equipe, por exemplo).

Ao ser informado sobre o projeto do jornal mural, Amauri ficou interessado com a proposta, principalmente com a sugestão de uma campanha de votação para o nome do jornal: -Todos os funcionários poderão sugerir um nome. As cinco melhores idélas serão classficadas para outra votação. -O vencedor terá um espaço na primeira edição do jornal, com direito a foto, relato de sua história dentro da empresa e o porquê do nome do jornal.

Com o resultado da campanha, a primeira edição do jornal terá como destaque uma materia sobre a história da empresa, juntamente com seus diretores e proprietário, para que os operários conheçam um pouco ma PAGF3ÜFd empresa, juntamente com seus diretores e proprietário, para que os operários conheçam um pouco mais sobre essas pessoas, “Realmente é muito importante a existência de um jornal assim, anto para não perder tempo na produção com a ‘paralisação’ para o comunicado, como para aproximar os funcionários da gente.

Muita gente aqui pensa que não reconhecemos o trabalho dos operários, mas pouca gente sabe que um dos diretores e outras três pessoas do financeiro, começaram como operários na produção. “, afirma Amauri. Questionados, os funcionários também gostaram da idéia, “Se vai ter até informação sobre as nossas ‘peladas’ é porque vai ser bom né? ‘ diz Anderson Lima, 31 a respeito do espaço sugerido para a escala dos jogos de futebol que a equipe de operários organiza uinzenalmente.

Mesmo sendo aceito pelo co-diretor Amauri, o projeto do jornal mural ainda deverá ser devidamente autorizado pelos outros responsaveis, “Essa visão ainda parece muito ‘moderna’ pra gente, eles (os outros diretores e o proprietário) sempre acharam que é uma coisa desnecessária para se gastar, já que a empresa deu certo sem precisar recorrer a isso, mas eu vou mostrar esse projeto, e vou enfatizar que não irá haver nenhum prejuízo pra empresa, já que tudo será impresso em folhas de sulfite, eles vão sacar que pelo menos atrapalhar não vai. ” Finaliza Amauri.

Apenas exemplos

0

CASA DA MOEDA DO BRASIL TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 Você recebeu do fiscal

Read More

Caso cbc

0

Confecções que atua no ramo industrial e realiza produções em série. ? uma empresa sólida e umas das maiores do

Read More