Judaismo

Categories: Trabalhos

0

JUDAÍSMO O juda[smo é uma das religiões mais antigas da humanidade, sua fé provém dos primeiros líderes, Abrão e Moisés, podendo também ser chamado de mosaico. Eles crêem em um só Deus , e tem sua fé fundamentada na torá (cinco primeiros livros da Bíblia). Na Bíblia encontran-se diversas narrativas de sofrimentos sobre este povo, perseguido ao longo da história. BÍBLIA HEBRAICA:A Bíblia Judaica equivale ao Antigo Testamento, é a revelação de Deus e se chama Tanakh. formada por três livros: Torá, Nebiim e o Ketubim.

Foi escrita em pergaminho (pele e cabra ou ovelha) que para os judeus do Leste Europeu , são Swipe to page cobertos com um ma guardado em uma ca SINAGOGA: principal encontram imagens segundo os mandam ors eda, veludo… ). É “tik”. u altar não se s são proibidas A atenção principal é a Arca( tipo de arm rio que fica na parede oriental na direção de Jerusalém, para guardar os rolos de pergaminho da Torá) O rabi ou rabino , é responsável pelo ensino da lei e o sermão . É necessária apresença mínima de dez homens judeus para que haja um serviço religioso na sinagoga.

Snipe tu page FASES DA VIDA NASCIMENTO – Menino judeu nasce e completa oito dias de vida é realizado a “circuncisão”( remoção do prepúcio do pênis), realizada por um mohel. As meninas também são levadas após oito dias , recebem nome e orações. JUVENTUDE: para marcar a maioridade dos meninos ,é realizada uma cerimônia chamada de Bar Mitzvah, no primeiro sábado após seu 130 aniversário, ele vai até a sinagoga para ler partes da Tora em hebraico e receber a bênção paterna. Já as meninas assim que completam 12 anos possuem uma cerimônia emelhante que é chamada de Bat Mitzvah.

CASAMENTO:O casamento é realizado na sinagoga ou em qualquer lugar desejado desde que aconteça debaixo de um toldo que representa o céu, chamado de hupá. Um rabino celebra o casamento, depois o noivo coloca a aliança e eles compartilham um copo de vinho. Após ketubá (contrato de casamento) é lido e entregue a noiva. Em seguida os noivos ficam sob um baldaquinho (chuppah) onde recebem as sete bênçãos do casamento. Bebem o vinho novamente e o noivo quebra o copo com o pé. MORTE E SEPULTAMENTO: A cremaçao nao é permitida. s corpos são lavados e vestidos de brancos e colocado no caixão.

O homem é enterrado com seu xale de coração. O luto da famnia se prolonga por 30 dias. CARACTERISTICAS DO JUDAISMO : Os jude xale de coração. O luto da família se prolonga por 30 dias. Os judeus usam preces do livro das orações ou suas próprias palavras para louvar a Deus , pedir auxilio, demonstrar gratldão e confessar os pecados. A Shema é a mais importante de todas as preces. O nome de Deus é sagrado, por isso não o pronunciam. Chamam de Deus de HaShem ( isto é “o Nome”). Os judeus homens usam durante as orações o tefilin (caixinha de couro) onde contém pedaços de pergaminhos com palavras da Shema. ? usado no braço esquerdo elou na testa. Outro vestuário importante é o kippa usado para rezar na slnagoga ou em casa. É um pequeno gorro em forma de calota, usado para cobrir parte da cabeça em respeito a Deus. As mulheres judaicas também cobrem seus cabelos quando estão na sinagoga ou em locais públicos. O Mezuzá é um estojo pequeno fixado no batente direito da porta da casa. Nele é colocado vers[culos da bíblia REGRAS ALIMENTARES: Alimentos Casher (adequado ou permitido) são alimentos permitidos aos judeus, e suas origens se encontram na Bíblia, como os animais que ruminam( vaca, ovelha… , os peixes somente os que possuem escamas e barbatanas. São permitidas todas as frutas e verduras, o vinho ,somente se for feito por um judeu. Toda comida feita de permitidas todas as frutas e verduras, o vinho ,somente se for feito por um judeu. Toda comida feita de sangue também é proibida, e existe uma regra especial para abater os animais ,caso isto não ocorra de maneira correta, o animal é considerado mpuro. Existe também uma regra que proibe comer derivados de leite junto com carne.

FESTIVIDADES DO JUDAÍSMO: O Shabbat (sábado) é o dia de descanso semanal, inicia-se no pôr-do-sol da sexta até o pôr-do- sol do sábado, o final do dia é marcado por uma benção,seguida da imersão de uma vela em vinho e a queima de ervas aromáticas. TISHAH BE-AV : Tisha B’Av é o jejum e dia de luto que comemora d01S dos mais trágicos eventos da História Judaica que ocorreram no dia 9 do mês de Av — a destruição pelos babilónicos, no ano 86 antes da Era Comum, do Templo de Salomão, ou Primeiro Templo de Jerusalém, e a destruição do Segundo emplo, no ano 70 da nossa era, pelos Romanos.

PÁSCOA: acontece na primavera e relembra a saída dos israelitas da escravidão no egito, o nome Pessach significa passar por cima e relembra a décima praga. YOM HÁ’ATZMAUT (Dia da Independência )é a festa de independência e comemora a formação do Estado de Israel em 1948. ANO NOVO- ROSH HASHANAH Celebra o ano novo judaico no mês de outubro, é um período ANO NOVO- ROSH HASHANAH celebra o ano novo judaico o mês de outubro, é um período de reflexão e renovação espiritual.

DIA DO HOLOCAUSTO sete semanas de luto após a Páscoa, para recordar tragédias como as matanças durante as cruzadas. DIA DO PERDÃO é mais pessoal e importante para os judeus é realizada logo após o ano novo. FESTAS DAS SEMANAS: Pentecostes judaico acontece 50 dias depois o segundo dia do Pessach. FESTA DO TABERNÁCULO: marca o final do Ciclo da lavoura, tem duração de sete dias. SIMCHAT TORÁ é a celebração na sinagoga que marca a conclusão do ciclo anual de leituras.

FESTA DE INAUGURAÇÃO: Festa das luzes relembra, quando o templo de Jerusalém foi consagrado outra vez depois que Judas Macabeu venceu os Sirios. FESTA DO PURIM :festa alegre que relembra a história de Ester. SIMBOLOS DO JUDAÍSMO: MENORÁ: tipo de Candelabro, com sete braços cheios de óleo de oliva ou com velas, simboliza a sabedoria divina. ESTRELA DE DAVI: está no centro da bandeira de Israel, é encontrada em peças decorativas judaicas ápides, pingentes… POMBA simboliza paz e inocência, originou-se da história de Noé, é uma ave fiel, assim como Israel é Fiel ao seu único Deus.

Estudo de caso

0

Ciclo Logístico do produto “Frango Inteiro e em cortes” da Empresa Sadia S. A. Cliente: um cliente é um destinatário

Read More

Avaliação, estudo e relatório ambiental

0

5. – AVALIAÇAO, ESTUDO E RELATORIO AMBIENTAL para alcançar um novo modelo aceito no mundo, as empresas vêm buscando juntar

Read More