Juran, guru da qualidade

Categories: Trabalhos

0

Pode se dizer que a qualidade teve seus maiores impulsos nas empresas japonesas durante o pós – segunda guerra, e logo se espalharam pelo mundo ocidental. O grande objetivo dessas técnicas é a maximização da eficiência da operação, fazer certo da primeira vez evitando retrabalho e desperdícios e trabalhando sempre em cima dos requisitos do produto gerando consequente satisfação para o cliente. Empresas que atendem bem os seus clientes percebem rapidamente o aumento das suas receitas, e grandes gênios contribuíram para essa filosofia. Portanto, vamos falar sobre Juran, o guru tido por muitos como o pai da ualidade.

Juran nasceu na Rom nos Estados Unidos control handbook (M , virou personalidade japão em 54. PACE 1 orfi to next*ge ou em Engenharia u livro Quality alidade) de 1951 mo consultor no Segundo Juran qualidade possui duas definições: 1 . Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto; 2. Qualidade consiste na ausência de deficiências. Essa conceituação ainda é usada hoje em dia, a norma ISO 9000:2005 que trata dos fundamentos e vocabulários do Sistema de Gestão da Qualidade, define no item 3. . qualidade como sendo: o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Swipe to vlew next page Juran trouxe também o conceito de cliente externo/interno. Externo é aquele que recebe o produto final da companhia e o cliente interno é o responsável por um processo que é sucessor a outro dentro da mesma empresa, por exemplo, a área de produção é cliente interno da área de compras. A Não Qualidade consiste também em custos, e segundo Juran a linguagem do dinheiro era fundamental na sensibilização da alta gerencia.

Com isso, identificou três tipos de custos de “Não Qualidade”, que são: 1 – Custos das Falhas – Seriam internas e externas. A interna quando o produto ainda não chegou ao cliente e todo trabalho de recuperação é feito na empresa, e a externa quando o produto já está sob posse do cliente e dessa forma é necessário recuperar o produto, perde-se a credibilidade do cliente e geram-se perdas em futuros negócios (esse componente é um pouco mais dificil de medir). 2 – Custos de Avaliação – Devem incluir os custos das inspeções, testes em processo, auditorias de conformidade etc. – Custos da prevenção – Devem incluir os custos de lanejamento, controle e avaliação de fornecedores e treinamentos em técnicas de controle de qualidade. Outro tópico muito importante trazido por Juran foi sobre a Trilogia da Qualidade, que são as seguintes fases: 1 . Planejamento da Qualidade – o processo de estabelecer os objetivos da qualidade e os planos para alcançar esses objetivos. 2 . Controle da Qualidade – o processo de avaliar o desempenho atual, compará-los com os objetiv atual, compará-los com os objetivos e agir nas diferenças. . Melhoramento da Qualidade – este terceiro membro da trilogia da qualidade tem o objetivo de melhorar os níveis atuais de esempenho da qualidade. Em 1954, Joseph M. Juran em uma visitou ao Japão, introduziu uma nova fase no Controle da Qualidade. Juran liderou a transposição de uma fase, na qual as atividades relativas ? Qualidade eram baseadas nos aspectos tecnológicos das Fábricas para uma nova fase, onde a preocupação com a Qualidade passou a ser global e holistica, abrangendo todos os aspectos do gerenciamento e toda a organização.

Na segunda metade da década de 50, o Total Quallty Control (TQC) firmou-se como metodologia de Qualidade, tornando- se mais abrangente, atuando também nos aspectos do projeto. Basicamente o TQC consistia em: 1 – Abordar a Qualidade desde a fase do Projeto de desenvolvimento do produto, incluindo os aspectos funcionais e atributos de desempenho. 2 – Envolver todos os funcionários, de todos os níveis hierárquicos, assim como fornecedores e clientes, nos processos de melhoria da Qualidade, assim como os fornecedores e clientes, buscando o comprometimento e confiança recíproca. – Manter e aperfeiçoar as técnicas clássicas da qualidade existentes. A Gestão da Qualidade como Premissa Estratégica tem gerencial baseada na participação de todos, dirigida para a satisfação do onsumidor e dos membros da organização e da PAGF3rl(F6 participação de todos, dirigida para a satisfação do consumidor e dos membros da organização e da sociedade. Juran definia que a melhoria da Qualidade deve ser a principal prioridade do gestor, e o planejamento a segunda (esforço este que deve contar com a participação das pessoas que irão implementá-la). ara Juran, separar Planejamento de Execução é uma visão obsoleta, que remonta aos tempos de Taylor. A terceira prioridade consiste em promover o controle da JURAN MANAGEMENT SYSTEM OVIS) Resultado de mais de 50 anos de estudos, este sistema, ujo desenvolvimento iniciou-se em meados da década de 50 na Toyota, continua a aperfeiçoar-se com o decorrer do tempo, sendo caracterizado como o primeiro a atribuir a qualidade à estratégia empresarial.

Para Juran, existem duas formas de se definir qualidade. A primeira delas é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor e, portanto, é capaz de satisfazê-los. De acordo com esta perspectiva, a alta qualidade implica altos custos. No entanto, qualidade também pode caracterizar a existência mínima ou ausêncla de falhas e deficiências e, portanto, menores custos.

Juran também classifica qualidade nas seguintes categorias: Qualidade do Projeto: * Pesquisa de mercado * Concepção do produto * Especificações do projeto Qualidade de conformidade: * Tecnologia * Potencial humano * Gerenclamento Serviço de campo: ‘k Pontualidade * Competência PAGF Potencial humano * Gerenciamento pontualidade Integridade A essência do JMS para o gerenciamento da qualidade é denominada Trilogia de Juran e é constituída dos seguintes conceitos: Planejamento da qualidade – Processo de preparação para encontrar as metas de qualidade.

Para isso, faz-se necessário: Identificar quem são os consumidores Identificar as necessidades destes consumidores * Traduzir essas necessidades para o próprio idioma ‘k Desenvolver um produto que atenda às necessidades dos consumidores * Otimizar o produto para que ele atenda tanto às nossas necessidades como às necessidades dos consumidores Controle da qualidade – Processo de encontro das metas de qualidade estabelecidas durante as operações. É usado para evitar ou corrigir eventos indesejáveis ou inesperados.

Confere estabilidade e consistência. * Provar que o processo pode fabricar um produto sob ondições de operação com o mínimo de inspeção. Melhoria da qualidade – Processo de melhoria contínua da qualidade por meio de mudanças planejadas, previstas e controladas. * Desenvolver um processo que seja capaz de produzir o produto certo * Otimizar este processo O conceito de breakthrough definido por Juran estabelece que melhorias alcançadas devem ser incorporadas como novos padrões para que não haja perdas nos níveis de qualidade.

As metodologias acima são essenciais para qualquer organização, segundo Juran. OJMSt qualidade. As metodologias acima são essenciais para qualquer organização, segundo Juran. O JMS também tem como objetivo mudar a cultura das empresas. Juran acredltava que o fator humano era essencial para o gerenciamento da qualidade e que a resistência a mudanças era a fonte dos problemas de qualidade.

Incentivando a educação e o treinamento dos gestores, o consultor propunha os seguintes comportamentos: * Estar disposto a entender as necessidades dos clientes e a satisfazê-los * Proporcionar alta qualidade de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos Estar envolvldo para identificar as necessldades dos clientes * Treinar todos os níveis hierárquicos nos processos de gerenciamento para a qualidade Agregar metas de qualidade ao planejamento de negócios * Fornecer participações à força de trabalho * Altos gerentes devem ter a iniciativa de realizar a gestão de A qualidade não esta somente concentrada no departamento de controle da qualidade, mas deve abranger as seguintes áreas e atividades da empresa: ‘k Conselho de melhoria da qualidade formado pela alta direção; * Conselho de melhoria da qualidade formado pela alta gerencia; * Grupos de melhoria da qualidade com caráter interdepartamental; * Grupos de melhoria da qualidade departamentais; * A função qualidade devada a mais e mais ao pessoal de linha.

A cadeia produtiva da carne suína no brasil

0

A cadeia produtiva da carne suína no Brasil Apesar de ser a carne mais consumida no mundo, com cerca de

Read More

Experimento com crianças de idades variadas

0

Tione Cate Soares Curso:pedagogia Disciplina: Psicologia da Educação l: Infância e adolescência Tarefa: All-3 – Experimento com crianças de idades

Read More