Karl marx

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE DIREITO IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO DE KARL MARX Goiânia 2011 or7 projeto apresentado to view Filosóficos do curso exigido para a VT. Orientador: Prof. SUMARIO INTRODUÇÃO – Pagina 4 OBJETIVO Pagina 5 METODOLOGIA————— o aos pensamentos e… como trabalho Segundo ele as relações inter-sociais são baseadas no materialismo. A partir desse ponto de vista que ele afirma “tudo e mercadoria”, ou seja, as relações pessoais estão diretamente ligadas ao consumo. A essas relações ele deu nome de Alienação. ara Marx o conceito de IDEOLOGIA serve para designar um istema de idéias apontadas para desconhecer sua relação como o real, ou seja, ideologia é um conjunto de idéias, normas, valores, pensamentos baseados na lógica buscando a orientação do sujeito em sua vida. À partir dele, a palavra passou a ser usada em um cenário politico mais amplo. A função da ideologia é esconder as divisões sociais e políticas dando a aparência de que os seres humanos são diferentes naturalmente em sua essência. Ele via também o conceito de ideologia como consciências separadas de proletários e burgueses.

A finalidade da ideologia é fazer que todas as classes sociais ceitem seu modo de vida, de modo natural, correto e justo, sem levar em conta que há uma contradição profundas entre as condições reais em que vivemos e as ideais. Marx destacou também o conceito de alienação, analisando a sociedade através de três repartições criadas por ele: A alienação social, econômica e intelectual. 1. OBJETIVO O objetivo deste trabalho é destacar a Ideologia e a Alienação de Karl Marx. visando demonstrar o impacto político e social que este causou na época da Revolução Industrial. . METODOLOGIA Utilizamos de materiais lançados na internet, e de livros que raziam o conteúdo teórico e informativo materiais lançados na internet, e de livros que traziam o conteúdo teórico e informativo sobre Karl Marx, baseando nossos conhecimentos nesses trabalhos e criando nosso conceito próprio sobre o assunto. CAP. I -O Termos Biográficos: Karl Marx (1818-1893) foi um grande sociólogo, economista e filosofo alemão, nasceu em Trier, estudou na Universidade de Berlim e formou-se em lena com a tese Sobre as Diferenças da Filosofia da Natureza de Demócrito e de Epicuro.

Em 1864 foi co-fundador da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS OPERARIOS, ogo em seguida publicou sua principal obra O CAPITAL, livro principalmente econômico que se baseia dos estudos no BRISTISH MUSEUM, retratando a teoria do valor e da acumulação. Em 1844 conheceu Friedrich Engels, juntos escreveram a SAGRADA FAMILIA e a IDEOLOGIA ALEMÃ. Depois deste Marx publicou varias obras que revolucionaram o cenário político da época. Marx foi ignorado ou mal compreendldo até mesmo pelos seus seguidores.

Contudo, muitas das ciências sociais têm sido influenciadas pelas suas teorias. Muitos dos cientistas sociais importantes do final do séc. XIX e do séc. XX só podem ser inteiramente compreendidos quando se percebe a maneira pela qual eles estavam reagindo às idéias de Marx. CAP. 2. O A Filosofia de Marx Segundo Marx, somos conhecedores de apenas uma ciêncla, a da historia, essa ciência pode ser chamada de MATERIALISMO DIALETICO, que segundo Marx o que conduzia os estudos são as idéias Jurídicas, morais, Filosófica, Sociais e Religiosas.

Baseando se em Demócrit PAGF3ÜF7 Jurídicas, morais, Filosófica, Sociais e Religiosas. Baseando se em Demócrito e Epicuro sobre o materialismo e Herácllto, Marx defende o materialismo dialético buscando ltrapassar as teorias de Engels e Feuerbach. Engels utilizava dialética do idealismo enquanto Marx defendia a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma, de outras vidas e de Deus, aonde a realidade e contraditória, mas a contradição supera se na síntese que e a verdade dos momentos superados.

Marx aponta que as leis dos pensamentos correspondem ? realidade. Mas, a matéria e o contexto histónco dltam que a realidade e contraditória com o pensamento dialético. CAP. 3. 0 A Ideologia segundo Marx A palavra ideologia foi citada pela primeira vez no cenário olítico a pouco mais de 100 anos por Karl Marx que a definira inicialmente e de maneira mais superficial como conjunto de idéias pertencentes a cada classe social.

As idéias de Marx repercutiram de forma abrangente levando o movimento operário a exigir transformações radicais na sociedade daquela época. Marx conceituava ideologia, a partir de então, como consciência separadas de proletários e burgueses, dando a função de impedir pensamentos determinantes de nossas condições de vida, ocultando e dissimulando as divisões sociais e politicas. Em seu livro, A IDEOLOGIA ALEMÃ, Marx destacou: Ao contrario do que suceda filosofia alemã, que desse do céu para terra, aqui se ascende da terra ao céu.

Ou dito de outro modo não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou representam, nem Ou dito de outro modo não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou representam, nem do que são as palavras, no pensamento, na imaginação e na representação dos outros para, aparte daí, chegar aos homens de carne e osso; parte- se, sim, dos homens em sua atividade real, e, a partir de seu processo na vida real, expões-se tambem o desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse processo vital. estacou também: “As idéias não é mais uma coisa de abstração, “espiritualidade”, mas sim daquilo que é um processo histórico real. No entanto as circunstâncias fazem os homens assim como eles fazem as circunstâncias, isso acarreta que os elementos fundamentais e materiais para a subversão total são, por um lado, as forças produtivas existentes e, por outro, a formação de uma massa revolucionária que se revolte não só contra as condições particulares da sociedade atual, mas também contra a própria “produção da vida” vigente, contra “atividade total” sobre a qual se fundamenta. Em outras palavras, nossa ideologia não deve provir da religião, do mítico, mas sim de nossas atitudes em vida, do encarar o novo, da forma que suprmos nossas necessidades enquanto em sociedade. Somos produtos do meio em que vivemos, nos permitindo nos organizar em sociedade com grupos de pessoas que vivem o mesmo meio, formando assim uma “massa revolucionária”. CAP. 4.

O A Alienação segundo Marx: A alienação social e o fato de desconhecemos as condições histórico e traços sociais em que vivemos sob o peso de outras condições anteriores e determi condições histórico e traços sociais em que vivemos sob o peso e outras condições anteriores e determinadas. Os homens não são conhecidos como autores da vida sociais, mas sim julgam indlviduos plenamente livres, podendo alterar o seguimento de suas vidas quando quiserem.

Marx compreendeu que os homens ignoram o fato de serem criadores, da sociedade, da historia, da política, da cultura, e crêem que a sociedade não foi instituída por eles, mas sim por deuses, pela razão e pela natureza. Tentando entender o fenômeno da alienação Marx verificou que a sociedade inicia através de divisões nas quais as relações sociais são agrupadas para explorar os recursos da natureza.

Assim Marx separou a sociedade nas seguintes divisões: Divisão Sexual do Trabalho; Divisão social do trabalho; Divisão social das trocas; Divisão social das riquezas e do poder económico; Divisão social do poder militar; Divisão social do poder religioso e do poder politico. CAP. 4. 1 AS três formas de ALIENAÇÃO SOCIAL 1- A alienação social: essa parte do pressuposto que os humanos não são produtores das instituições sociopolíticas, onde, podem aceitar de maneira passiva tudo que existe ou ficam relutantes e se rebelam Individualmente segundo sua própria vontade e inteligência. A alienação económica: os trabalhadores vendem sua força de trabalho aos proprietário de capital transformando se então em mercadorias recebendo um preço por isso chamado salário. Entretanto os trabalhadores não percebe que foram transformando em simples produto do meio. 3- Alienação i PAGFsrl(F7 trabalhadores não percebe que foram transformando em simples produto do meio. – Alienação intelectual: e a separação do trabalho material e o trabalho intelectual levando a crer que o trabalho material não existe conhecimento específico apenas por habilidade manual, enquanto o trabalho intelectual utiliza exclusivamente onhecimento específico e elaborado para realização e produção do trabalho. CONCLUSÃO Concluímos então, que Karl Marx teve influência direta nas mudanças sociais ocorridas durante a Revolução Industrial, e nos anos que se seguiram.

Suas idéias sobre a ideologia e a alienação contribuíram diretamente na divisão das classes sociais, e a forma como apontava o ser humano como produto ajudaram a mostrar como o mundo capitalista funciona. Graças às suas obras, o cenário político mudou totalmente seus conceitos de como trabalhar com a sociedade, tendo influencia profunda na conomia mundial. BI BLIOGRAFIA http://www. smec. salvador. ba. gov. br/site/documentos/espaco -virtual/espaco-autorias/artigos/karl-marx pdf.

MARX, Karl. ; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. 4 ed. São Paulo Martin Claret, 2005. www. mutualidadesocial. blogspot. com/search/label/ldealogia CHAUL Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1997. 125p. (Coleção Primeiros Passos, 13). CHAUL Marilena. “O Conhecimento” in: Convite á Filosofia Ed. Ática, São pau10, 2000. Fontes: Textos Complementares- Ideologia e Alienação Lisnéia Aparecida Rampazzo PAGFarl(F7

Mercados

0

índice Introdução 1 Preço 2 Mercado: noção e exemplos 3 A Procura: noção e factores determinantes 4 A curva da

Read More

Matematica aplicada

0

1) Calcule as taxas equivalentes na no J. e a) 6%am (1 +im)12 = (1 +ia) 1 CIAS pv 61

Read More