Liderança

Categories: Trabalhos

0

LIDERANÇA – TIPOS DE PAPEIS DO ADMINISTRADOR – DESAFIOS A SUPERAR NO MUNDO ATUAL Resumo: O conteúdo deste trabalho apresenta de forma clara e direta como a liderança inovadora e moderna está presente no interor das organizações, além disso, evidenciar a necessidade do líder de se adequar ao momento atual e desenvolver seu trabalho baseado nas informações aprimoradas, assim ele é capaz de resolver diversas situações obtendo resultados positivos.

Com esse trabalho esperamos ser possível analisar o papel da liderança no contexto atual das organizações, além de identificar o perfil do líder inovador inserido num contexto de udança organizacio líderes e colaborador I or 19 obra para orientar os ml Swipe to page como também aquel c” informações compre ntendimentos entre envolvemos esta tão em formação, rio obter mais ça inovadora no cenário atual das organizações, al m de entenderem que o líder deve estar a frente de todas essas coisas, além de facilitar o processo para que os trabalhos sejam executados com harmonia.

Acredita-se que se as pessoas tiverem espaço e oportunidade de serem criativas, inovadoras e críticas, elas vão desempenhar estes atributos desde que não haja nenhuma forma de interferência que bloqueie este processo. Palavras Chave: Líder; liderança; líder inovador; liderança inovadora. * São alunos do curso de graduação de Gestão da Qualidade pela Universidade Paulista – UNIP Manaus/AM. INTRODUÇÃO obtidas e conceitos levantados, apresentamos uma coleta de conhecimentos sobre a liderança moderna.

Estamos vivendo em uma época de mudanças e de instabilidades, contudo o pnncipal é analisar de maneira correta as declsbes a serem tomadas. Há muitas opções diferentes para a solução dos problemas, mas, nem sempre fazemos a escolha certa. A liderança desempenha um papel importante nas organizações, or isso os estudantes da administração e os administradores devem estudar essas questões, a fim de compreender o processo social da liderança e suas características.

JUSTIFICATIVA Com o grande crescimento organizacional e os constantes desentendimentos entre líderes e colaboradores, fizemos este trabalho para orientar o nosso alvo principal que são os administradores em formação, e como também aqueles que julgarem necessário obter mais informações a respeito do assunto em questão: liderança. Como fazer para ser um líder inovador? para responder esta pergunta acima, coletamos algumas nformações de cunho bibliográfico, de fonte secundária. untamente com essas informações vão algumas dicas de como fazer para se tornar um líder inovador. No trabalho usamos uma linguagem de fácil compreensão, as idéias estão expostas com clareza e de maneira sucinta. O conteudo foi resumido, deixando evidentes os tópicos mais importantes a serem analisados, facilitando o entendimento das pessoas. OBJETIVO GERAL Compreender o papel da liderança inovadora no cenário atual das organizaçoes Deixar claro que a missão em uma empresa deve ser definida Apresentar estratégias para se tornar um lider inovador

Demonstrar a importância da liderança para o desenvolvimento da empresa Apresentar os diferentes tipos de liderança e as diversas situações em que um líder pode se encontrar Mostrar a importância da liderança inovadora no contexto atual das empresas. METODOLOGIA O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, conforme afirmam Marconl e Lakatos (2001), uma vez que as Informações foram pesquisadas através de livros, revistas e Internet. As informações foram buscadas em fontes otimizadas sobre o tema, possibilitando sua transmissão de forma clara e precisa.

FUNDAMEN AÇAO TEORICA Conceito e Definição de Liderança Há muitas definições de liderança, hoje em dia o espírito de liderança é multo valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser líder não é ser o “chefe” ou o “gerente”, é muito diferente disto. Os líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambiguidades do mundo, para sentimentos conflitantes e idéias contraditórias.

Segundo Peter Koestenbaum, consultor e escritor de vários livros igados ao tema Liderança, o atributo pnncpal da liderança é a capacidade de administrar as polaridades. Elas são inevitáveis em todos os aspectos da vida: queremos viver, mas não podemos fugir da morte. Como posso me dedicar plenamente à família e também ao trabalho? Sou chefe ou amigo? Amante ou juiz? Como conciliar minhas família e também ao trabalho? Sou chefe ou amigo? Amante ou juiz? Como conciliar minhas necessidades com as de minha equipe?

Paradoxos como estes são parte da vida. Toda interação comercial ou de trabalho é uma forma de confronto – um conflito e prioridades, uma luta de dignidades, uma batalha de idéias. Não se trata de um convite para você travar uma batalha épica entre bem e mal, certo e errado. Isso não significa que nao sejamos obrigados a tomar decisões. Tomar decisões difíceis é exigência diária da liderança. Os líderes precisam contratar e demitir, lançar novas estratégias e arriscar investimentos, e tudo isso pode gerar estresse e sentimento de culpa.

A presença de culpa não é consequência de ter tomado a decisão errada, mas da própria escolha. E essa é a condlção humana: você e um ser que faz opções. Administrar polaridades nos ensina que não existem soluções, apenas mudanças de atitude. Quando confronta as polaridades em sua vida, você perde suas ilusões arrogantes e autoindulgentes e percebe que o alvo da piada é você mesmo. A compreensão dessa mensagem imediatamente o transforma num ser humano mais digno de crédito. O Líder e sua missão para o autor Orazio M. etracca, lideres são os que, no interior de um grupo, ocupam uma posição de poder que tem condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico. O poder é exercido ativamente e encontra egitimação na correspondência com as expectativas do grupo (MAXIMIANO, 2000). Que motivos levam um grupo a se deixar influenciar por um Líder e liderados encontram-se numa relação de influência reciproca. Os liderados são colaborador reciproca. Os liderados são colaboradores de quem exerce a liderança. Sem liderados, não há liderança, nem missão.

O que liga o líder aos seguldores é a tarefa ou missão. Sem esse componente, não há liderança, apenas influência ou popularidade. Os líderes potenciais perguntam: Para onde quero levar esta empresa? Como realizo meu plano e sair do aqui e agora para o até lá e depois? Apenas com um plano, objetivo ou idéia o líder potencial torna-se um líder de verdade. A primeira regra de tornar-se um líder é focalizar o desafio. O desafio pode ser uma crise, problema crônico ou senso de desgoverno. O desafio precisa ser enfrentado como uma solução, sonho ou mundo novo que o lider tem em mente.

A declaração da Missão da empresa cria um claro panorama do futuro e um ímpeto para vencer os enormes obstáculos, concentrando todas as energias numa única direção; lança um desafio e cria, em todas as pessoas, o espírito de uma omunidade que compartilha os mesmos objetivos e valores. O desenvolvimento da declaração da Missão deve ser iniciado pelo líder, mas também deve ser o fruto de um consenso entre as principais lideranças da organização. Sua gestão deve ser compartilhada, garantindo a sua aceitação e a adesão de todas as pessoas.

Não basta ser tecnicamente perfeita, é necessário que seja também vista como viável e realista, embora desafiadora e ambiciosa. Liderança inovadora A verdadeira fonte de riqueza de uma organização não são as suas instalações ou o seu patrimônio tangível. A inteligência riativa é a riqueza de uma empresa moderna. A satisfação de seus clientes tangível. A inteligência criativa é a riqueza de uma empresa moderna. A satisfação de seus clientes e o lucro vêm da capacidade intelectual de seu pessoal, da capacidade de solucionar os seus problemas eficientemente, de inovar e de criar.

A criatividade está intimamente ligada à autoestima que emana de um trabalho interessante, estimulante e produtivo. As empresas modernas investem no gênio adormecido que existe em cada pessoa. O I(der inovador cria as condições para que as pessoas possam desenvolver os seus talentos e habilidades e aplicá-los na elhoria permanente dos resultados de seu trabalho. Os líderes realmente criativos induzem nos seus colaboradores as mais altas aspirações e expectativas, tornando-os autênticos empresários, dedicados à excelência de suas tarefas e funções(SlQUElRA, 1995).

Nos últimos anos, as empresas brasileiras foram atingidas em cheio pelas profundas transformações da ordem econômica mundial. Adaptar-se à nova ordem não é só uma necessidade, mas, antes de tudo, uma questão de sobrevivência. Luta acirrada por preços competitivos de produtos e serviços, ênfase na qualidade e exigências de novos padrões de comportamento rofissional, são indicadores concretos desse momento em que as organizações buscam provocar mudanças rápidas.. Nesse contexto, alguns fatores impulsionaram o aparecimento de novas formas no exercício da chefia e da liderança nas empresas.

Houve muito investimento para adquirir maior competitividade; foram períodos de reestruturação, racionalização e reengenharia com objetivos de reduzir custos de produtos e serviços. Estas ações acarretaram também encolhimento dos recursos humanos, pr produtos e serviços. Estas ações acarretaram também encolhimento dos recursos humanos, principalmente dos íveis intermediários das chefias que atuavam em áreas que pouco valor agregava ao negócio da empresa. Formas recentes de organização flexível do trabalho enfatizam mais a ação de equipes em detrimento do trabalho individual.

Membros de equipes, em geral, são profissionais com níveis de conhecimentos diferenciados, maior grau de maturidade e envolvimento com os objetivos do negócio. Para coordenar estas equipes, há necessidade de um novo padrão de líderes. Nas décadas anteriores prevalecia o perfil do lider dinâmico e audaz que conseguia vencer sozinho; seu instrumento de ção era o poder hierárquco, organização relativamente rigida do trabalho e o controle da equipe. Hoje, além de dinâmico e audaz espera-se que o líder seja empreendedor e criativo, para trabalhar como membro de equipes ao lado dos demais colaboradores.

Alguém que saiba dividir as vitórias com a equipe. A época dos líderes dominadores, que mantinham os membros da equipe com área restrita de liberdade para trabalhar está chegando ao fim. A relação do líder com a equipe é a de facilitador com vistas à obtenção de resultados. Se antes atuava como comandante, agora deve adotar o papel de educador, empre preocupado em aproveitar o potencial e talento de cada membro da equipe e aproveitando ao máximo as competências individuais.

Do papel voltado para a produção, vem se tornando um verdadeiro administrador de recursos humanos. Sua arma não é mais o poder da hierarquia, mas a motivação da equipe e o centro da autoridade estão passando da posição hierárquica para a s motivação da equipe e o centro da autoridade estão passando da posição hierárquica para a situação onde o trabalho se realiza, pois o poder sem exercício real da liderança leva a resultados negativos.

Devemos ir além e refletir sobre as competências básicas exigidas para o desempenho da liderança; aquele conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitem ao líder gerar um determinado resultado através da coordenação do trabalho da equipe. As competências em habilidades e conhecimentos referem-se aos aspectos técnicos do trabalho e variam muito conforme as características de produtos e serviços de uma organização; as competências comportamentais, contudo, são necessárias a todo líder de equipe.

Competências básicas do líder Relacionamos as competências básicas indispensáveis ao perfil o líder nas organizações: • Autoconhecimento: O líder deve ter boa percepção e sensibilidade dos seus impulsos e motivações, bem como sobre o efeito destes comportamentos sobre as pessoas com quem convive. Autoconfiança e auto avaliação realista são posturas indicadoras do autoconhecimento e apresentam forte impacto na situação de trabalho em equipe. • Automotivação: Capacidade de definir metas pessoais e persegui-las com energia, entusiasmo, otimismo e comprometimento com os objetivos do trabalho.

O líder motivado é fonte constante de estimulo para o grupo. Grandes esafios nas equipes só podem ser vencidos com líderes motivados. • Comunicação/empatia: A moeda corrente no trabalho de equipe é a comunicação. Mesmo os grupos pequenos estabelecem teias de comunicação e tornam-se palcos de fortes emoções, alianças formam-se e pequenos estabelecem teias de comunicação e tornam-se palcos de fortes emoções, alianças formam-se e objetivos divergentes estabelecem-se.

Cabe ao líder tentar compreender com empatia os pontos de vista de todas as pessoas em volta e administrar as diferenças. A empatia manifesta-se na habilidade de reconhecer necessidade das pessoas de crescer, por isso investem no desenvolvimento dos talentos como treinadores e mentores. • Sociabilidade: Competência para administrar relacionamentos, capacidade de criar campos em comum. As pessoas parecem saber, intuitivamente, que os líderes têm que administrar seus relacionamentos de forma eficaz.

A tarefa do líder é fazer com que o trabalho seja feito por outras pessoas e a sociabilidade torna isto possível. A sociabilidade manifesta-se também na competência em administrar a diversidade que se manifesta nos grupos de trabalho: a discussão, a competição e o conflito. ?? Ousadia e Flexibilidade: Espera-se que o líder seja empreendedor e não somente um mantenedor. Mas, antes de tudo, que tenha comportamento flex(vel pronto a adaptar-se a situações novas e a quebrar paradigmas. • Inovação: O líder inovador entende que a tarefa de renovação da empresa nunca termina.

A organização não é como uma máqulna que, uma vez criada, será mantida com um mínmo de esforço. É necessário um esforço permanente para manter a organização criativa e competitiva; para combater a inexorável tendência à mediocridade e a perda de agilidade e de flexibilidade. Quando falamos de revitalizar uma organização tendemos a pôr ênfase exclusiva em pesquisar novas idéias; o problema é conseguir ouvintes interessados. Assim exclusiva em pesquisar novas idéias; o problema é conseguir ouvintes interessados.

Assim, o grande desafio do líder é abrir os canais de comunicação, facilitando o fluxo de idéias em todas as direções. O líder entende que o fluxo desordenado de ideias pode ser tão improdutivo quanto a falta de idéias e fornece meios para que o fluxo seja disciplinado. Cuida da qualidade das idéias, ensinando aos seus auxiliares a metodologia para análise de roblemas e tomada de decisões eficazes. • Organização: Organizar é criar as condições para que o trabalho seja feito eficientemente, e que as decisões sejam rápidas e eficazes.

O líder inovador reconhece que não é sua tarefa resolver um únlco problema, mas cnar as condições para que os problemas sejam resolvidos, tanto os atuais como os futuros. Rapidez e eficácia requerem que os problemas sejam resolvidos onde ocorrem, diretamente pelas pessoas responsáveis pelo atendimento aos clientes. Todos se beneficiam. Organizar é eliminar as regras e os procedimentos que impedem s pessoas de realizar um trabalho bem feito, ágil e versátil. ? simplificar o fluxo das tarefas entre as pessoas, levando- as a gastarem o tempo certo nas tarefas certas e voltada para os objetivos certos. Os recursos da empresa são limitados e precisam ser direcionados para as tarefas realmente importantes, que mais focalizam a missão. ESTILOS DE LIDERANÇA – Líder Autocrático – É aquele que toma grande parte das decisões sem consultar ou ouvir seus subordinados. Líder Liberal – O líder transfere sua autoridade para os liderados, conferindo-lhes o poder de tomar declsbes. Ser liberal implica a decisão de abdi PAGF Ig

A necessidade do serviço humanizado na hotelaria hospitalar

0

FACULDADE DE ALAGOAS SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: GESTÃO EM TURISMO HOSPITALIDADE A NECESSIDADE DO SERVIÇO HUMANIZADO NA

Read More

Cartas chilenas

0

“Doutor” por intermé narrativa: “(Se o senh fora isso, nem mesm Santana: Inspetor es memória prodigiosa encontrável. Cartas chilenas Premium

Read More