Linguagem concurso

Categories: Trabalhos

0

1. LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de textos, Sinônimos e Antônimos, • Antónimos (antônimos): quando são palavras com significado contrário (também oposto ou inverso) umas das outras; • Sinónimos (sinônimos): no caso de palavras que têm significados idênticos ou muito semelhantes Antónimos (antônimos) [editar] Exemplos curto alto rápido nunca amar triste preto grande morto noite 4 p comprido baixo lentosempreodiaralegre branco pequenovivo dia Sinónimos (sinônimos) São palavras que possuem significados iguais ou semelhantes.

Leia essas frases: • A bruxa foi passear. • A feiticeira foi passear. As palavras bruxa e feiticeira são sinônimas (sinónimas), isto é tem o mesmo significado. Assim, denominamos sinônimos as imaginário. Exemplo em uma frase: O Mike Tyson é uma fera. (A palávra “fera” nessa frase é utilizada para atribuir ao Mike Tyson os atributos de um animal, de uma fera Ortografia Oficial, http://pt. scribd. com/doc/54004766/5/ORTOGRAFlA-OFlClAL Acentuação Gráfica, http://pt. wikipedia. org/wiki/Acentua%C3%A7%C3%A30_gr%C3 %A1fica Crase, 6. Crase: Crase não é acento, e sim superposição de dois “as”. O primeiro é uma preposição, o segundo, pode ser um artigo definido, um ronome demonstrativo a(as) ou aquele(a/s),e aquilo. O acento que marca este fenômeno é o grave O domínio da crase depende de o aluno conhecer a regência de alguns verbos e nomes. – crase da preposição a com o artigo definido a(s): Condições necessárias para ocorrer crase: termo regente deve exigir a preposição e o termo regido tem de ser uma palavra feminina que admita artigo.

Uma dica é trocar a palavra feminina por uma masculina equivalente, se aparecer ao (s) usa-se crase, caso apareça a ou o (s) não haverá crase a) Todos iriam à reunião. b) Todos iriam ao encontro. A crase é obrigatória: – em locuções prepositivas, adverbiais ou conjuntivas (femininas). à queima-roupa, às cegas, Ça, à medida que, ? 20F 14 à Globo (estação de rádio). As situações onde não existe crase são: – antes de palavra masculina e verbos. a) Vende-se a prazo. b) O texto foi redigido a lápis. c) Ele começou a fazer dietas. antes de artigo indefinido e numeral cardinal (exceto em horas). a) Refiro-me a uma blusa mais fina. b) O vilarejo fica a duas léguas daqui. – antes dos pronomes pessoais, inclusive as formas de tratamento. a) Enviei uma mensagem a Vossa Majestade. ) Nada direi a ela. Neste caso, os pronomes senhora e senhorita são exceções. – antes de pronomes demonstrativos esta (s) e essa (s). a) Refiro-me a estas flores. b) Não deram valor a esta idéia. – antes de pronomes indefinidos, com exceção de outra. a) Direi a todas as pessoas. b) Fiz alusão a esta moça e à outra. antes da preposição a tiver outra preposição. Compareceu perante a juíza no dia da audiência. Com a preposição até o uso é facultativo. – no meio de expressões com palavras repetitivas. Ficamos cara a cara. – no a singular seguido de palavra no plural. Pediu apoio a pessoas estranhas. Não haverá crase antes de pronome interrogativo. Na expressão devido à (s) + palavra feminina ocorre a crase. – palavra feminina tomada em sentido genérico. Apena pode ir de advertência a multa. Havendo determinação, a crase é indispensável (Ele admite ter cedido à pressão dos superiores. Na duvida, e excluída qualquer das hipóteses tratadas, basta substituir a palavra feminina or uma masculina equivalente. Se ocorrer ao no masculino, 3 4 compras – (ao supermercado). A crase é facultativa: – antes de nomes próprios femininos (exceto em nomes de ersonalidade pública – sem artigo): Enviei um presente a (à) Maria. Pontuação, Há certos recursos da linguagem – pausa, melodia, entonação e até mesmo, silêncio – que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os sinais de pontuação.

Estes são também usados para destacar palavras, expressões ou orações e esclarecer o sentido de frases, a fim de dissipar qualquer tipo de ambigüidade. • ponto: Emprega-se o ponto, basicamente, para indicar o término de um frase declarativa de um período simples ou composto. Desejo-lhe uma feliz viagem. A casa, quase sempre fechada, parecia abandonada, no entanto tudo no seu interior era conservado com primor. O ponto é também usado em quase todas as abreviaturas, por exemplo: fev. = fevereiro, hab. = habitante, rod- = rodovia.

O ponto que é empregado para encerrar um texto escrito recebe o nome de ponto final. • o ponto-e-vírgula: Utiliza-se o ponto-e-vírgula para assinalar uma pausa maior do que a da vírgula, praticamente uma pausa intermediária entre o ponto e a virgula. Geralmente, emprega-se o ponto-e-v(rgula para: a) separar orações coordenadas que tenham um certo sentido ou quelas que já apresentam separação por vírgula: Criança, foi uma garota sapeca; moça, era inteligente e alegre; agora, mulher madura, tornou-se uma doidivanas. b) separar vários itens de uma enumeração: Art. 06. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: AGE 4 OF seguintes princípios: – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV – gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais; (Constituição da República Federativa do Brasil) • dois-pontos: Os dois-pontos são empregados para: a) uma enumeração: .

Rubião recordou a sua entrada no escritório do Camacho, o modo porque falou: e daí tornou atrás, ao próprio ato. Estirado no gabinete, evocou a cena: o menino, o carro, os cavalos, o grito, o salto que deu, levado de um ímpeto irresistível… (Machado de Assis) b) uma citação: Visto que ela nada declarasse, o marido indagou: – Afinal, o que houve? c) um esclarecimento: Joana conseguira enfim realizar seu desejo maior: seduzir Pedro. Não porque o amasse, mas para magoar Lucila.

Observe que os dois-pontos são também usados na introdução de exemplos, notas ou observações. Parônimos são vocábulos diferentes na significação e parecidos na forma. Exemplos: ratificar/retificar, censo/senso, descriminar/ discriminar etc. Nota: A preposição per, considerada arcaica, somente é usada na frase de per si (z cada um por sua vez, isoladamente). Observação: Na linguagem coloquial pode-se aplicar o grau diminutivo a alguns advérbios: cedinho, longinho, melhorzinho, pouquinho etc. NOTA A invocação em correspon 4 ou comercial) pode ser

Querida amiga: Prezados senhores, • ponto de interrogação: O ponto de interrogação é empregado para indicar uma pergunta direta, ainda que esta não exija resposta: O criado pediu licença para entrar: – O senhor não precisa de mim? – Não obrigado. A que horas janta-se? – Às cinco, se o senhor não der outra ordem. – Bem. – O senhor sai a passeio depois do jantar? de carro ou a cavalo? – Não. (José de Alencar) • ponto de exclamação: O ponto de exclamação é empregado para marcar o fim de qualquer enunciado com entonação exclamativa, que normalmente exprime admiração, surpresa, assombro, ndignação etc. Viva o meu príncipe! Sim, senhor… Eis aqui um comedouro muito compreens[vel e muito repousante, Jacinto! – Então janta, homem! (Eça de Queiroz) O ponto de exclamação é também usado com interjeições e locuções interjetivas: Valha-me Deus! • O uso da vírgula: Emprega-se a virgula (uma breve pausa): a) para separar os elementos mencionados numa relação: A nossa empresa está contratando engenheiros, economistas, analistas de sistemas e secretárias. O apartamento tem três quartos, sala de visitas, sala de jantar, área de serviço e dois banheiros.

Mesmo que o e venha repetida antes de cada um dos elementos da enumeração, a vírgula egada: 6 OF aquela mexeriqueira do quarto andar, ficou presa no elevador. Rafael, o gênio da pintura italiana, nasceu em Urbino. d) para isolar palavras e expressões explicativas (a saber, por exemplo, isto é, ou melhor, aliás, além disso etc. ): Gastamos R$ 5. 000,00 na reforma do apartamento, Isto é, tudo o que tínhamos economizado durante anos. Eles viajaram para a América do Norte, aliás, para o Canadá. ) para isolar o adjunto adverbial antecipado: Lá no sertão, as noites são escuras e perigosas. Ontem à noite, fomos todos jantar fora. f) para isolar elementos repetidos: O palácio, o palácio está destruído. Estão todos cansados, cansados de dar dó! g) para isolar, nas datas, o nome do lugar: São Paulo, 22 de maio de 1995. Roma, 13 de dezembro de 1995. h) para isolar os adjuntos adverbiais: A multidão foi, aos poucos, avançando para o palácio. Os candidatos serão atendidos, das sete às onze, pelo próprio gerente. ) para isolar as orações coordenadas, exceto as introduzidas pela conjunçao e: Ele já enganou várias pessoas, logo não é digno de confiança. Você pode usar o meu carro, mas tome muito cuidado ao dirigir. Não compareci ao trabalho ontem, pois estava doente. j) para indicar a elipse de um elemento da oração: Foi um grande escândalo. Às vezes gritava; outras, estrebuchava como um animal. Não se sabe ao certo. Paulo diz que ela se suicidou, a irmã, que foi um acidente. k) para separar o paralelismo de provérbios: Ladrão de tostão, ladrão de milhão.

Ouvir cantar o galo, sem saber onde. l) após a saudação em correspondência (social e comercial): Com muito amor, Respeitosamente, 4 correspondência (social e comercial): ) para isolar as orações adjetivas explicativas: Substantivo e Adjetivo: flexão de gênero, número e grau, Substantivo Substantivo é a palavra que dá nome aos seres, indicando pessoas, lugares, sentimentos, estados, qualidades, ações. Os substantivos classificam-se em: » Comum – é aquele que indica um nome comum a todos os seres da mesma espécie: terra, futebol, criança. ? Próprio – designa nome de pessoas, cidades, países, etc. : Maria, Brasil, Belo Horizonte, Terra. h Simples – formado por uma só palavra: barriga, couve, pé, roupa. » Composto – formado por duas ou mais palavras: guarda- oturno, guarda-roupa, pé-de-moleque. » Primitivo – a partir dele se formam outros substantivos: mar, pedra, terra, barba » Derivado – é aquele que se forma a partir de outro substantivo: maresia, pedreiro, terreiro, barbeiro. h Concreto – é aquele que indica seres reais ou imaginários, cuja existência é próprio, independente de outros: mar, Deus, saci, mulher, casa, caneta. Abstrato – é aqueles que indica seres de natureza dependente, ou Seia, sua existência est a consciência apenas: 8 4 » Substantivos terminados em -o mudam para -a. Menino — menina Gato – gata Substantivos terminados em —ão mudam para -ã, -0a, -ona rmão – irmã Leão — leoa Flexóes de grau do substantivo O grau do substantivo são dois: aumentativo e diminutivo Grau aumentativo Quando se emprega um adjetivo que indique aumento chamamos de grau aumentativo analítico: casa grande, nariz imenso.

O grau aumentativo sintético acontece quando o substantivo recebe sufixos que indiquem aumento: cabeça – cabeção Grau diminutivo O grau diminutivo analítico acontece quando se emprega um adjetivo que indique diminuição: casa pequena, nariz pequeno. O grau diminutivo sintético acontece quando o substantivo ecebe sufixos que indiquem diminuição: casinha, narisinho. Emprego de Verbos: regulares, irregulares e auxiliares, • 2. Verbos Regulares Acom anhe o exemplo do verbo falar: Presente Pretérito Terminação Radical “local”.

Aquela partida acontece em local e hora inoportunos. O adjetivo “inoportunos” concorda com os substantivos “local” e “hora”. Neste caso ele, o adjetivo, deve estar no plural e no masculino. MAS… O adjetivo pode também concordar apenas com o substantivo mais próximo: Aquela partida acontece em local e hora inoportuna. A concordância verbal é aquela entre o VERBO e o SUJEITO de ma oraçao. As pessoas não vieram. O verbo “vieram” concorda em pessoa e número com o sujeito simples “As pessoas”.

O pessoal saiu. Neste caso, o verbo “saiu” deve ficar no singular porque o sujeito “o pessoal” passa a idéia de coletivo. fa… Esse assunto é bem extenso… U Regência: nominal e verbal, A regência estuda a relação existente entre os termos de uma oração ou entre as orações de um período. Regencia verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade o que estudamos na regênc verbo é transitivo direto, 0 DF 14

Exercicios de quimica resolvidos

0

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE QUÍMICA V 01. Com a atual crise energética mundial, cresceu o interesse na utilização do H2 como

Read More

Associaзгo de resistores

0

ASSOCIAЗAO DE RESISTORES: EM SЙRIE E EM PARALЙLO NOVEMBRO DE 2008 INTRODUЗГO Em nosso dia-a-dia utilizamos vбrios aparelhos elйtricos onde

Read More