Logistica reversa

Categories: Trabalhos

0

Parte teórica: • Questão conceituar Logística Reversa por três autores diferentes. • Diferenciar LRPC E LRPV. • Considerações finais sobre isso. CONCEITOS: Logística Reversa é uma das áreas da logística empresarial que engloba o conceito tradicional de logística, agregando um conjunto de operações e ações ligadas, desde a redução de matérias-primas primárias até a destinação final correta de produtos, materiais e embalagens com seu consecutivo reuso, reciclagem elou prod Sustentabilidade, p. Já Leite define a Lo tiú empresarial que plan logísticas correspond ica Reversa e PACE 1 orfi IO ‘rea da logística c view luxo de informações ns de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo dos negocios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversa, agregando-lhes valores de diversas naturezas: econômico, de prestação de serviços, ecológico, legal, logístico de imagem corporativa dentre outros. (Logistica Reversa Meio Ambiente e competitividade, p. 17, Paulo Roberto Leite). ara patrícia Guarnieri Logística Reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de ecuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma contribuindo para a consolidação Swlpe to vlew next page consolidação do conceito de sustentabilidade no meio ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. Blog de Patrícia Guarnieri). Logística Reversa pós-venda, constituem-se pelas diferentes modalidades de retorno de uma parcela de bens/produtos com pouca ou nenhuma utilização a sua origem, ou seja, têm seu fluxo inverso/reverso do inicio do processo pelo simples fato de defeitos, não conformidades, erros de emissão de pedido. Log[stica Reversa e Sustentabilidade, p. 16, Vários autores).

Já o conceito de Logística Reversa Pós-venda segundo Leite, é a área de atuação especifica que se ocupa do equacionamento e da operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondes de bens de pós-venda, não usados ou com pouco uso, os quais, por diferentes motivos, retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que se constituem de uma parte dos canais reversos que pelos quais esses produtos fluem. Logística Reversa Meio Ambiente e competitividade, p. 18) Logística Reversa Pós-consumo, é constitu[do por constituído or diferentes modalidades de retorno ao ciclo de produção/ geração de matéria-prima de uma parcela de bens/produtos ou de materiais constituintes após o fim de sua vida útil. (Logística Reversa e Sustentabllidade, p. 17, Vários autores).

Já o conceito de Logística Reversa Pós-consumo segundo Leite, é a área de atuação logística reversa que equaciona e operacionaliza igualmente o fluxo físico e das infor reversa que equaciona e operacionaliza igualmente o fluxo físico e das informações logísticas correspondes de bens de pós- consumo descartados pela sociedade em geral, que retornam o ciclo de negóclos ou ao ciclo produtivo por meio dos canais de distribuição reversos específicos. (Logística Reversa – Meio Ambiente e competitividade, p. 8 e 19) CONSIDERAÇOES FINAIS: Entendemos então que Logística Reversa é o processo logístico de retirar do mercado produtos novos ou usados e redistribui-los usando regulamentos e leis de gerenciamento de materiais que elevem ao máximo os produtos no final de sua vida útll original, ou seja, dar novo destino a produtos que, em teoria, não tem mais utilidade para a sociedade. Dessa forma os produtos são transformados novamente em matéria prima, permitindo que ejam reutilizados na cadeia produtiva.

Para se ter um processo de Iog[stica reversa bem eficiente é preciso, acima de tudo, a otimização do processo de coleta dos resíduos, diminuindo ao máximo os custos da operação. A Logística Reversa tem dois canais de distribuição, que são o pós-venda e pós-consumo, que de uma forma geral constituem todas as etapas ou meios necessários para o retorno de uma parcela dos produtos comercializados. A logística reversa do pós venda tem por objetivo, viabilizar operacionalmente o retorno de produtos aos centros produtivos ou de negócios, agregando dentro desse processo, valor aos mesmos.

Logo a log[stica reversa de pós-consumo tem por objetivo, a descaracterização do produto a PAGF3rl(F6 mesmos. Logo a logística reversa de pós-consumo tem por objetivo, a descaracterização do produto após sua Vida útil, por meio de reciclagem, reuso e desmanche. Parte Prática: • Extrair de revista, internet e outra algum “case” prático para examinar. • Identificar o conceito no Case • Identificar LRPC E LRPC no Case • Que situação ocorre no ‘case’ reutilização ou reciclagem.

CONCEITO DE LOGÍSTICA REVERSA NO CASE: Está na apreensão das máquinas caça-níqueis e a destinação ela à uma entidade que reutiliza peças e dá um destino adequado as peças que não são utilizadas. (Conforme reportagem em anexo do Jornal mais Notícias) CONCEITO DE LOGISTICA REVERSA DE POS-VENDA NO CASE: Está na reutilização dos computadores que fazem parte das máquinas caças niqueis como terminais de consulta em escolas, hospitais, delegacias e no próprio Fórum. Conforme reportagem em anexo do Jornal mais Noticias) CONCEITO DE LOGISTICA REVERSA POS-CONSUMO NO CASE: Está na reciclagem de peças das máquinas caça-níqueis, para reutilização em novas engenhocas, como a chocadeira de ovos onstruídas pelos alunos da FATEC. (Conforme reportagem em anexo do Jornal mais Noticias) QUE SITUAÇÃO OCORRE NO “CASE” REUTILIZAÇÃO OU RECICLAGEM? BIBLIOGRAFIA Logistica Reversa – Meio Ambiente e Competitividade, Autor: Paulo Roberto Leite, 2a Edição, Ano 2011 , Editora Pearson Logistica Reversa e Sustentabilidade, Vários Autores, 1a edição, Ano 2012, Editora Pearson. k Site: Equipamentos apreendidos em bingos clandestinos são doados para projeto social 30 de junho de 2011 Por Vanessa de Oliveira Na semana passada, uma força tarefa formada pelo Gaeco ABC (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Ministério Público Estadual, Polícia Militar e Instituto de Criminalística, apreendeu diversos equipamentos de caça-níqueis em bingos clandestinos na cidade de Ribeirão Pires. pic] O captão da Polícia Militar de Tatuí, Benedito Tadeu Galende; o prefeito da cidade, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; o juiz de direito do Fórum da Comarca de Tatuí, Marcelo Nalesso Salmaso e o diretor da Fatec Tatuí, Mauro Tomazela, durante inauguração do primeiro totem do projeto que transforma caça-níqueis em terminais de consulta à interneti em abril de 2010 O juiz Glauco Costa Leite, do Juizado Especial Cível do município, ssinou autorização para doação do material apreendido para projeto da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Tatuí, no interior.

Trata-se do “Terminal de Consultas”, que tem como objetivo utilizar as peças dos caça-níqueis para a construção de terminais de consulta em vários pontos da cidade como escolas, hospitais, delegacias e no próprio fórum, disponibilizando acesso gratuito ? Internet para to fórum, disponibilizando acesso gratuito à Internet para toda a população. Além disso, as peças retiradas dos equipamentos são utilizadas pelos alunos da Fatec em seus trabalhos de conclusão de curso.

Os estudantes desenvolvem os mais diversos projetos, como a “chocadeira de ovos”, criada por três alunos da instituição, que tem capacidade para chocar 1 20 ovos e foi totalmente construída com peças retiradas dos caça-níqueis. Se não tivessem essa destinação, os equipamentos permaneceriam na delegacia de policia, podendo vir a ser destruídas, especialmente caso houvesse o perecimento dos bens. A decisão visa que os bens, que inicialmente seriam destruídos, possuam destinação social. A Fatec de Tatuí, em parcena com o juiz Marcelo Salmasso, titular da Vara do Juizado Especial da cidade, transforma as máquinas em terminais e computador. Creio que mais de 40 computadores já se encontram periciados, ou seja, no próprio dia da apreensão os peritos elaboraram o laudo e no dia seguinte, atendendo pedido do Ministério Público, deferi a doação para a FATEC de Tatu(.

Acredito que nesta semana a polícia militar realize o transporte até lá. Chegou a ser estabelecido contato com a Fatec de Mauá, mas eles não têm como fazer tal adaptação”, explicou o Dr. Glauco. Retirado do site < http://jornalmaisnoticias. com. br /equipamentos-apreendidos-em-bingos-clandestinos-sao -doados-para-projeto-social-u > Em 30 de abril de 201 2 as 20:01

Geradores de vapor superaquecidos

0

Enhanced Oil Recovery Techniques and Nitrogen Injection Bandar Duraya AI-Anazi King Saud University, Riyadh, Saudi Arabia Introduction The present state

Read More

Modelo atps

0

Modelo ANHANGUERA EDUCACIONAL S. A. Faculdade Anhanguera de Campinas Curso de Ciência da Computação Nome do aluno 1 Nome do

Read More