Manual de desenvolvimento economico local

Categories: Trabalhos

0

Manual para Desenvolvimento Econômico Local DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCA UM MANUAL PARAA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL E PLANOS DE AÇAO. ÍNDICE Apresentação INTRODUÇAO AO DE LOCAL……………………… I or 161 to view nut*ge MICO O que é Desenvolvimento Econômico Local? O que significa a prática do Desenvolvimento Econômico Como uma economia local forte pode ser Quem promove o Desenvolvimento Econômico Local? . Porque promover o Desenvolvimento Econômico . .. 10 Etapa 2: Estabeleça um processo político na Prefeitura … 12 Etapa 3: Desenvolva um grupo de parceria de takeholders . … 13 Etapa 4: Desenvolva sistemas para trabalhar com outros níveis Governamentais „ 15 Etapa S: Considere a organização que vai desenvolver as estratégias e os projetos de DEL . ESTÁGIO 2: AVALIAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL Etapa 1 . Faça a revisão dos procedimentos da Prefeitura que afetam os negócios Etapa 2: Identifique o tipo de informação que deve ser coletada … 0 Etapa 3: Faça uma auditoria das informações e das lacunas na análise e reuna essas informações Etapa 4:Desenvolva um plano para preencher as lacunas nas informações 25 Etapa 5: Analise os dados e realize uma avaliação da economia ocal 26 ESTÁGIO 3: CRIAÇÃO DAS ESTRATEGAS 28 Etapa 2: Etapa 1: Elabore um plano de implementação para todos programas e projetos Etapa 2: Elabore planos de ação para projetos individuais…

Etapa 3: Construa redes institucionais para implementação monitoramento do DEL Etapa 4: Garanta que os insumos relevantes estejam disponíveis………………… Etapa 5: Desenvolva tarefas nos planos de ação do 42 43 45 ESTAGIO 5: REVISAO DAS ESTRATÉGIAS — Etapa 1: O quê? por quê? Quando?…….. — Etapa 2: Etapa 3: Avaliação . Etapa 4: Arranjos institucionais… ESTÁGIO 4: IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATEGAS . Monitoramento 46 47 . 47 . 51 Etapa 5: Revisão das estratégias e o processo de planejamento .

FONTES 55 52 Amostras de documentos — iv 58 63 64 70 71 TABELAS: Tabela 1 : Seqüência dos cinco estágios do processo de planejamento estratégico para o desenvolvimento da economia local Tabela 2: Análise de SWOT: Exemplos de temas relacionados avaliação da economia local Tabela 3: As cinco etapas da elaboração de estratégias de DEI: Cenários do projeto 6 Tabela 4: Entre cenários de projetos e realização de projetos: Os elementos estratégicos… ….. . Tabela 1 . 1: Outros planos municipais que irão influenciar erão influenciados pelo DEL Tabela Tabela 3. : Opção 1 de Programa: Melhorando o ambiente para investimentos em negócios locais Tabela 3. 6: Opção 2 de programa: Investmento em infra- estrutura . 32 estratégica pesada Tabela 3. 7: Opção 7 de Programa: Promovendo investimentos de fora . Tabela 4. 1. Temas centrais na implementação da estratégia do Tabela 4. 2. • Componentes chaves de um plano de açao . 5. 1: 5. 2: 5. 5: Temas a serem incluídos na revisão das estratégias de Processo de avaliação de resultados — — 48 Sumário das diferenças entre monitoramento e avaliação Exemplo de eventos para medida de progresso do projeto .. … 1 Avaliação convencional e participativa 53 programa “Cities of Change” foi projetada para promover um diálogo construtivo, informal e abrangente sobre o papel dos polítlcos locais, a eficácia das administrações locais e, ainda, uma maior participação da população no processo. O objetivo da rede de “Cities of Change” foi de: – Fortalecer a capacidade dos municípios para realizar planejamentos estratégicos e desenvolver planos de ação; – Estimular o intercâmbio de boas práticas entre os municípios para facilitar o acesso ? experiências e conhecimentos internacionais; e – Facilitar a divulgação dos resultados.

O Desenvolvimento Econômico Local (DEL), componente da iniciativa “Cities of Change”, buscava construir competência municipal para melhorar a economia local e gerar um ambiente que favorecesse a geração de empregos. Para atender a este objetivo, o programa desenvolveu e dirigiu a abordagem de ‘cinco etapas’ para o processo de planejamento estratégico do DEO como exposto nesse manual. Desde então, o conhecimento acumulado e a metodologia foram utilizados ao redor do mundo por clientes do Banco Mundial e também por outros nteressados.

A população das comunidades alvo variava entre menos de 20. 000 e 3. 500. 000 habitantes. Desenvolvido como um recurso assistencial às comunidades, na elaboração de estratégias para o desenvolvimento econômico local, o manual foi preparado para para o inicio do processo de planejamento do desenvolvimento econômico local e foi desenvolvido adotando-se as boas práticas de vánas economias de transição e em desenvolvimento, além de outras na América do Norte e na União Européia.

O Manual ressalta exemplos de boas práticas na implementação e no planejamento estratégico para o esenvolvimento de economias locais e ensina lições e experiências adquiridas pela rede promovida pela “Cities of Change”, desenvolvimento de economia local, assm como apresenta experiências adquiridas em outros projetos do mundo inteiro. Espera-se que o manual seja eletrônica seja enviada as duas instituições para referência. Este documento está disponível nas páginas eletrônicas do Banco Mundial, Fundação Bertelsmann e “Cities of change”.

Se você desejar fazer comentários a respeito da utilidade do manual, sugerir informações adicionais ou estudos de casos, por favor, contate o Banco Mundial pelo e-mail: urbanhelp@worldbank. org ou gwen. swinburn@gmail. com gswnburn@worldbank. org INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL O que é Desenvolvimento Econômico Local? O propósito do desenvolvimento econômico local (DEL) é construir a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva econômica e a qualidade de vida de todos.

Este é um processo pelo qual os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham coletivamente para criar condições melhores ao crescimento econômico e geração de emprego. O que significa a prática do Desenvolvimento Econômico Local? Atualmente, o sucesso de uma comunidade depende da sua habilidade em se adaptar à dinâmica local, nacional da economia de forte pode ser construída? Cada comunidade possui um conjunto singular de condições locais que podem aumentar ou reduzir o potencial para o desenvolvimento econômico local.

São essas condições que determinam a vantagem relativa de uma área na sua capacidade para atrair, gerar e reter investimentos. Os atributos econômicos, sociais e físicos de uma comunidade irão determinar o projeto e a abordagem para a mplementação de uma estratégia de desenvolvimento econômico local. Para construir uma economa local forte, as boas práticas demonstram que cada comunidade deve adotar um processo colaborativo para entender a natureza e estrutura da economia local e realizar uma análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e das ameaças a serem tratadas da área.

Isso servirá para ressaltar os temas centrais e as oportunidades existentes a serem desenvolvidas pela comunidade local. Quem faz o Desenvolvimento Econômico Local? Os empreendimentos privados bem sucedidos e as parcerias público/privadas (PPP) eram riqueza nas comunidades locais. No entanto, as empresas privadas requerem um ambiente favorável aos negócios para gerar prosperidade. O governo municipal tem o papel fundamental de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e o sucesso dos negócios.

Pela sua natureza, o desenvolvimento econômico local é decorrente de uma parceria entre o setor de negócios, os interesses da comunidade e o governo municipal. Porque promover o Desenvolvimento Econômico Local? O DEL evoluiu como uma abordagem politica no começo dos anos de 1970 em resposta ao entendimento dos governos municipais de que os egócios e o capital se deslocavam de um lugar para outro de acordo com as vantagens concorrenciais. Revisando ativamente as suas bases econômicas, as comunidades adquiriram uma compreensão das oportunidades para aumentar o crescimento e atrair mais investimentos.

Também, conseguiram compreender melhor os obstáculos que impediam o crescimento e os novos investimentos. Com essa nova compreensao, as comunidades tentaram expandir as suas bases econômicas e de geração de emprego criando e adotando programas e projetos estratégicos para remover os obstáculos e facilitar os investimentos. Atualmente, as economias locais nfrentam desafios ainda maiores, a saber:internacionais, federais, reglonals, metropolitanas e municipal.

Desafios Internacionais A globalização aumenta as oportunidades e a concorrência por investimentos locais. Ela oferece oportunidades para os empresários locais desenvolverem novos mercados, mas também apresenta desafios para os concorrentes internacionais que entram nos mercados locais. As corporações multi-setoriais, multinacionais de produção, bancárias e de serviços, competem mundialmente para encontrar locais eficientes, em termos de custos ara a sua instalação. As indústrias PAGF 161

Poder investigatório das cpi`s

0

INTRODUÇÃO Sendo o Brasil Estado Democratico de Direito, a Constituição Federal Brasileira adotou, a divisão das funções estatais (teoria da

Read More

Apostila latex

0

A APOSTILA DE L Programa Especial de Treinamento Telecomunicações PET TELE ))) Universidade Federal Fluminense Niterói-RJ 2004 Prefácio Tendo em

Read More