Manual de primeiros socorros

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Curso: Fisioterapia Disciplina: Socorros e Urgências Prof: André Luis Montillo SUMÁRIO MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS OS DEZ MANDAMENTOS DO SOCORRISTA 1- Primeiros Socorro [pic]2- Entrevista [pic]3- Sinais Vitais : [pic]3. 1 3. 2 Respiração orq Sv. i* to view 3. 3 pressao Artena 3. 4 Temperatura Corporal 3. 5 Nível de Consciência 3. 6 Dilatação das Pupilas [F)i03. cor da pele [pic][pic]4- Exame da Cabeça-aos-pés TRANSPORTE DE ACIDENTADO Conceito: Indicações: Cuidados: Tipos de Transporte: SISTEMATIZAÇAO DO POLITRAUMATIZADO: O ABC da Vida cidentes ou mal-súbito, por um socorrista, no local do acidente. Lembre-se, a função do socorrista é: Manter a vítima viva até a chegada do socorro Evitar causar o chamado 20 trauma, isto é, não ocasionar outras lesões ou agravar as já existentes. Os primeiros minutos que se sucedem a todo acidente, principalmente nos casos mais graves, são importantíssimos para a garantia de vida da vítima, principalmente se forem bem aproveitados pelo Socorrista. pic]As chances de sobrevivência diminuem drasticamente para as vltmas de trauma que não recebem cuidados médicos especiais dentro de uma hora após o acidente. pic]Se o acidentado tiver a sorte de ter um Socorrista por perto, que possa prestar-lhe os Primeiros Socorros, aumentam as suas chances de recuperação. [pic]Da parte de quem presta o aux[lio, há uma verdadeira corrida contra o tempo, onde os seus conhecimentos técnicos (de primeiros socorros) têm de ser praticados com Rapidez e Eficiência. [pic]O autocontrole é fundamental porque, sem ele, atitudes irresponsáveis podem por em risco a vida do paciente e a sua propna. . Mantenha a calma. 2. Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando você estiver prestando socorro: ?? Você é a prioridade (o socorrista). Utilize luvas descartávels para evitar contato direto com sangue ou outras secreções. • Depois a sua equipe (incluindo os transeuntes). • E por último e nem menos importante, a vítima. Isso parece ser contraditório a rimeira vista, mas tem o intuito básico de não gerar novas PAGF há riscos no local, para você e sua equipe, antes de agir no acidente. 5. Mantenha sempre o bom senso. 5.

Mantenha o espírito de liderança, pedindo ajuda e afastando os curiosos. 7. Distribua tarefas, assim os transeuntes que poderiam atrapalhar lhe ajudarão e se sentirão mais úteis. . Evite manobras intempestivas (realizadas de forma imprudente, com pressa). g. Em caso de múltiplas vítimas dê preferência àquelas que correm maior risco de vida como, por exemplo, vítimas em parada cárdio-respiratória ou que estejam sangrando muito. 10. Seja socorrista e não herói (lembre-se do 20 mandamento). 1 – Primeiros Socorros: [pic]É importante que se conheçam os mecanismos da injúria.

Certas lesões são “comuns” a certos tipos de acidentes: fraturas são associadas a quedas e colisões; queimaduras são freqüentes em incêndios e explosões; perfurações dos tecidos moles do orpo, costumam ser provocadas por ferimentos à bala; e assim por diante. [pic]Assim, as lesões decorrem, em geral, de colisão de veículos, quedas, incêndios, explosões, assaltos (coronhadas, navalhadas, tiros, etc. ), afogamentos e acidentes de barco, arma de fogo, envenenamentos, acidentes com máquinas, eletricidade (inclusive raios), picadas e mordidas de animais, e outras causas. pic] Acontece que, muitas vezes, o acidente ocorre quando a vítima está sozinha e, chegando auxllio, o Socorrista depara-se com aquela pessoa inconsciente e não sabe, de imediato, a causa da esão e / ou da gravidade da mesma. da Vítima e controle térmico. * Toda vítima de trauma possui lesão cervical até provar o contrário! * O Estado de uma vítima é inversamente proporcional ao número de informações obtidas pelo Socorrista. * Não se administra nada via oral para vítimas inconscientes! Na prestação dos Primeiros Socorros, convém Observar: 1 – Local: seguro ou perigoso? erto ou longe do Posto Médico ou Hospital? há necessidade e meios de remover dali o acidentado? 2 – Acidentado: está consciente? e tentando dizer-lhe algo ou apontando para alguma parte do seu (dele) corpo? stá sozinho? (se há vários corpos, pode-se suspeitar, por exemplo, de envenenamento por Monóxido de Carbono). 3 – Curiosos: escute o que dizem. Peça ajuda. Afaste os que estiverem só atrapalhando. 4 – Agente causador: caiu algo sobre o paciente? há fumaça? está próximo de um trator tombado? 5 – Ferimentos: o acidentado está caido numa posição anormal . om o braço torto, por ex. )? há sangue? 6 – Sintomas: o Socorrista deve apurar os seus sentidos, de modo a poder ver, ouvir e cheirar, à procura de sintomas. O vomito, por exemplo, é indicativo de algumas lesões específicas; urinar angue é sinal de fratura de bacia’ etc. Observar se o acidentado apresenta sintomas como” 51 , fraqueza, inquietação, acidente, estiverem outras pessoas (além do acidentado e do Socorrista), é importante que se obtenha(m) dela(s) as informações e a ajuda de que necessita, para o melhor atendimento da vítima. pic]As informações a serem obtidas pelo Socorrista nesta “entrevista” rápida, podem estar relacionadas a: • causas e hora do acidente • conhecimento ou parentesco da vitima • indicação de ant[dodos e endereços úteis • idade, hábitos, doenças e remédios usados pelo acidentado ?? conhecimento prévio de Primeiros Socorros [pic] 3 – Sinais Vitais: Ver Ouvir / Sentir Respiração: Geralmente usa-se o dorso da mão para senti-la. Pulso: No Carotídeo ou Radial (adultos e crianças). PA: Precisa-se de instrumental espec[fico. Temperatura: Precisa-se de instrumental específico.

Sinais vitais são indicativos do funcionamento normal do organismo e diz respeito a: – Pulso 3. 1 3. 2 – Respiração 3. 3 – Pressão arterial 3. 4- Temperatura corporal 3. 5 – Nível de consciência 3. 6 – Dilatação das pupilas 3. 7 – Cor da pele. – Pulso: 160 a 80 1 < 60 100 - 150 150 I Normal I Lento (bradicardia) Rápido (taqulcardia) Emergência (acidentado) Procurar Médico rápido Como regra geral, sempre que os batimentos cardíacos forem menores que 50 ou maiores que 120 por minuto, algo seriamente errado está acontecendo com o paciente. pic]É posslVel que haja a necessidade de se proceder ? massagem cárdio- respiratória e à respiração boca-a-boca. [pic]3. 2 - Respiraçao: [pic]A respiração, na prática, é o conjunto de 2 movimentos normais dos pulmões e músculos do peito: 1 - inspiração (entrada de ar pela boca/nariz); e 2 - expiração (saída de ar, pelas mesmas vias respiratórias). pic]Nota-se a respiração pelo arfar (movimento de sobe e desce do peito) ritmado do indivíduo. [pic]A respiração normal e alterada, é mostrada na tabela abaixo: I RESPIRAÇÃO EM ADULTOS (No. 'min) I NUMERO 112-20 128 I INTERPRETAÇÃO Normal ISéria emergência 3. 3 - Pressão Arterial: [pic]A pressão arterial é a for a com ue o coração bombeia o sangue para as artérias. meio do Aparelho de PAGF 6 1 Problemas muito sérios podem acontecer se a pressão atinge os valores da tabela abaixo: I PRESSAO ARTERIAL ANORMAL (mmHg) I MÁXIMA 180 1<90 MÍNIMA 104 < 60 3. 4 - Temperatura Corporal: pic]A temperatura corporal é medida em termômetros (de mercúrio ou digitais) colocados, durante alguns minutos, com a extremidade que contem o bulbo (no primeiro caso) nas axllas ou na boca do paciente.

A temperatura corporal normal é 36,80 C. A partir de 37,80 C já se configura a febre. [pic]A Hipertermia pode agravar na suspeita de TCE, porque aumenta o metabolismo e a PC02 determinando aumento da Pressão Intracraneana. A Hipotermia, alerta para o choque hipovolêmico e conseqüentemente suspetar de sangramento interno ou 3. 5 — Nível de Consciência: [pic]Alguns traumas provocados or acidentes, podem alterar o ível de consciência do in PAGF 7 do organismo à diminuição da luz incidente no globo ocular. Quando a Intensidade luminosa aumenta, ela se[pic]contrai.

Alterações nesse mecanismo são provocadas por certas lesões, como por exemplo, as do crân10. O Socorrista deve observar, inicialmente, se os diâmetros ou as aberturas das pupilas são iguais nos dois olhos. Em seguida, com uma lanterninha, verificar se elas se contraem com a incidência do foco. 3. 7 — Cor da pele: [pic]Alterações na cor da pele, normalmente rosada nas pessoas de cor branca, podem ser usadas para diagnosticar certos tipos e acidentes. Senão vejamos: a)Cor Vermelha: pressão alta, ataque cardíaco, álcool, queimaduras, sol excessivo, doença infecciosa, etc. )Cor Branca: choque, ataque cardíaco, anemia, distúrbios emocionais, desmaio, etc. c)Cor Azul: asfixia (sufocação), hipóxia (falta de oxigênio), dispnéia, ataque cardíaco, envenenamento etc. d)Cor Amarela: doença do Sabendo dos passos a serem seguidos (avaliação da vítima) será mais fácil prestar um adequado socorro e evitar complicações ou pioras do quadro. Transporte do Acidentado: Remoção da vítima de um local perigoso para um seguro e deve er feito por pessoas treinadas e em algumas situações com equipamentos especiais.

Vítimas inconscientes. Vítimas com queimaduras grandes. Hemorrágicos Envenenados. Chocados. Vítimas sob suspeita de fraturas, luxações e entorses. Tem que verificar o que é mais grave no momento. Observar os sinais vitais. Controlar hemorragia. Imobilizar (se houver suspeita de fratura). Evitar ou controlar estado de choque. Manter o corpo da vitima em linha reta. Cada parte do corpo deve ser apoiada. Em caso de suspeita de envenenamento, não deixar a vítima andar. De apoio: Auxiliar na locomoção, po u dois socorristas. pelos braços.

Indicado para vítimas com suspeita de lesão na coluna. Deve-se manter a cabeça da vitima imóvel durante o transporte. De cadeira: Faz-se com a vítima sentada na cadeira. Deve ser realizado por duas pessoas. Retirada de vítimas de locais onde seja inviável o transporte de arrasto, dentre outros. Em bloco: Utilizado por três ou quatro socorristas. A vitima é transportada em bloco evitando ao máximo movimento na coluna. Os socorristas devem estar atentos ao caminhar para não tropeçarem um no outro. A direção do transporte é na dos pés da vítima.

Gestao com enfase em gestao imobiliaria

0

Centro de Formação Profissional Paulo César Dias de Souza Projeto Integrado: Ênfase em Gestão Imobiliária Belo Horizonte, 09 de dezembro

Read More

Redes de computadores

0

Entidade que gerencia a internet no Brasil completa 15 anos CGl. br é responsável por criar as normas sobre o

Read More