Manual do candidato fei!

Categories: Trabalhos

0

Manual do Candidato Feil índice 02 . Centro Universitário da FEI 06 Instituto de Pesquisa 08 „ Cursos de Pós- ‘ or37 to view nut*ge „ Cursos de Graduação 17 processo Seletivo Normas e procedimentos 21 . Processo Seletivo Disciplinas e Programas 30 Campus São Paulo Superior de Administração de Negócios. Poucos anos após, em 1946, antevendo as transformações que iriam ocorrer nos processos produtivos de nossa indústria, criava a FEI, Faculdade de Engenharia Industrial, uma instituição educacional pioneira em seu campo de abrangência.

Na década de 70, os cursos de engenharia da FEI foram ransferidos para São Bernardo do Campo, onde uma coirmã da ESAN foi também instalada. Mais tarde, em 1999, surgia a Faculdade de Informática, BCI, com o curso de Ciência da Computação. A partir de 2002 a FEI, as ESANs e a FCI passaram a compor o Centro Universitário da FEI, mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros. No dia 04 de março de 2011 0 Centro Universitário da FEI completou 70 anos.

Missão e Objetivos O Centro Universitário da FEI tem a missão principal de proporcionar aos seus alunos a construção do conhecimento través dos meios necessários, visando à formação integral de profissionais capazes de intervir na realidade para se alcançar uma sociedade desenvolvida e humanista. Dentre os objetivos do Centro Universitário da FEI que dão suporte à concretização de sua missão, sobressaem: • Estimular areflexão, acriação intelectual eculturaleo desenvolvimento do esp[rito científico.

Capacitar profissionais nas diferentesáreas do conhecimento, em nível superior,aptos para ainserção em setores de trabalho, para participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar para sua pós-graduação formação continuada. • Incentivar o trabalho depesquisaeinvestigação cientificae tecnológica, visandoaodesenvolvimento daciência e da tecnologia, voltados ao a rimoramento do homem e do meio em que vive. PAGF 37 conhecimento dos problemas do mundo atual, em particular os nacionais e regionais, e prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade. ?? Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e beneficios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e ecnológica geradas na instituição. • Praticar o intercâmbio eacooperaçào com instituiçóes educacionais, cientificas eculturais tanto brasileirascomo estrangeiras. 2 Estrutura O Centro Universitário da FEI está instalado em dois campi, um em São Bernardo do Campo e outro em São Paulo, campus São Paulo.

No campus SBC está localizada a sede do Centro Universitário da FEI, com os cursos de graduação em Engenharia, Administração e Ciência da Computação, pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado) e o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), numa extensão de 243. 000m2, com 44. 000m2 de área construída. No campus Sáo Paulo, um complexo educacional moderno e funcional, são ministrados o curso de graduação em Administração e cursos de pós- graduação lato sensu.

Uma ampla estrutura da apoio – salas de aula, de leitura e de projeção, três laboratórios de informática de alto padrão, cada um com 40 micros em rede, biblioteca, quadra de esportes, lanchonete, capela e auditório – vai ao encontro das aspirações dos alunos. computadores – são mais de 720, sem contar as lotters, impressoras e outros periféricos – com independência e privacidade e, além disso, dispõe de um grande banco de softwares continuamente atualizado, ideal para a elaboração de projetos de graduação, iniciação cientifica, mestrado e doutorado.

Centro de Laboratórios Didáticos O estudante tem à disposição quase uma centena de laboratórios didáticos que dão suporte às atividades práticas dos cursos de Engenharia de Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil. De utilização interdisciplinar e, naturalmente, mais concentrada os cursos a eles relacionados, esses laboratórios, ao mesmo tempo que consolidam os conhecimentos teóricos, estimulam o trabalho experimental e proporcionam ao estudante um estreito contato com máquinas e equipamentos especializados, de uso habitual nas atividades profissionais.

Biblioteca “Pe. Aldemar Moreira, S. J. ” O acervo da Biblioteca Pe. Aldemar Moreira (campi São Bernardo do Campo e São Paulo) abrange mais de 77 mil livros especializados, uma expressiva quantidade de revistas, periódicos, multimeios e bases de dados com ampla variedade de temas que vão ao encontro das necessidades acadêmicas, lém da Biblioteca Digital de teses e dissertações. Catálogo online está disponível através do endereço eletrônico www. fei. edu. br/ biblioteca.

Centro de Vivência Desportiva, Recreação e Lazer – CVDRL Ainda que a valorização profissional dos estudantes seja a meta pnoritária do Centro Universitário da FEI, o lazer e a prática de esportes merecem atenção especial. O campus SBC oferece aos estudantes um magnífico conjunto poliesportivo com campo de futebol, pista de atletismo uadras, piscina semiolímpica aquecida co 37 semiolímpica aquecida com raias, ginásio de esportes com equipamentos de condicionamento físico e arquibancada para 2. 500 pessoas.

Para programar e organizar torneios internos, atividades aquáticas (natação, hidroginástica), atividades de condicionamento físico, etc. , os alunos contam com o apoio do Centro de Vivência Desportiva, Recreação e Lazer (CVDRL). Associação Atlética Acadêmica A Associação Atlética Acadêmica do Centro Universitário da FEI foi fundada em 29 de março de 1955 e tem sede no campus SBC. Com personalidade jurídica de Direito Privado, representa oficialmente o Centro Universitário da FEI o desporto universitário e comunitário.

Tem como objetivo fomentar e difundir a prática de desporto entre alunos e ex-alunos do Centro Universitário. Organiza e coordena competições e intercâmbios com entidades congêneres do estado, do pais e do exterior. Empresa Júnior A Empresa Júnior é uma associação civll sem fins lucrativos, constituída e administrada pelos alunos do Centro Universitário da FEL Seu objetivo é prestar serviços de consultoria e realizar projetos que dizem respeito às áreas de administração e engenharia.

Segue a ideologia do “Movimento Empresa Júnior e seus rabalhos, realizados pelos estudantes sob a supervisão de professores especializados, vão do diagnóstico do problema ao desenvolvimento das melhores soluções. Combinando a vivência acadêmica com a vivência empresarial, a Empresa Júnior de um lado coloca à disposição dos empresários orientações e ações adequadas, de outro contribui para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional dos universitários. Setor de Estágios e Empre PAGF s 7 profissional é feito por meio do estágio.

O SESEM tem hoje cerca de 8. 000 organizações cadastradas e administra anualmente mais de 2. 00 contratos. Além desse serviço, proporciona ao recém-formado acesso a excelentes ofertas de emprego, não só na Grande São Paulo, como em outras cidades brasileiras. Projetos de Formatura No Centro Universitário da FEI, projetos fazem parte e enriquecem a vida acadêmica. Nas atividades curriculares existem os projetos de final de curso. Os alunos são estimulados a realizar trabalhos que envolvem conhecimentos tecnológicos e desenvolvimentos experimentais.

Esses trabalhos – projetos de formatura – apresentam soluções racionais e criativas para problemas particularizados e se estacam pelas inovações tecnológicas e custos reduzidos. Programas de Iniciação Científica, Didática e de Ações Sociais de Extensão Paralelamente às atividades curriculares existem programas específicos para complementação da formação dos alunos de graduação, através do incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.

São eles: Programa de Iniciação Cientifica, programa de Iniciação Didática e programa de Ações Sociais de Extensão. Nesses últimos três anos mais de cem contribuições técnicas foram apresentadas por alunos da Engenharia em ongressos de iniciação científica. Áreas de Alimentação Nos campi SBC e São Paulo existem amplas opções de serviços para os alunos. Uma delas refere-se às áreas de alimentação, que abrangem um restaurante e várias lanchonetes com cardápios variados. 4 Programas de Bolsas de Estudos Objetivo: atender estudantes carentes de recursos financeiros.

PBAS – programa de Bolsa ia social da FEI, de Medeiros” http://v. ww. fei. edu. br/pbas. htm BolsasparciaisdeS0% ou integrais, nãoreembolsáveis. • Candidatos ao programa de Bolsa de Assistência Social devem inscrever-se letronicamente por ocasião da inscrição no Processo Seletivo, no portal da Instituição. • As bolsassào concedidas aos comprovadamente carentes, com melhor desempenho no vestibular. A renovação é feita a cada início de semestre, para alunos aprovados e regularmente matriculados.

A reavaliação dacondiçãodecarência do aluno éperiódica. Programa IJniversidade para Todos, MEC http://prouni. mec. gov. br/prouni Bolsasintegrais eparciais de50% aestudantes brasileiros: • sem diploma de curso superior; • com renda familiar per capita que não exceda o valor da mensalidade, limitada três salários mínimos; • que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou instituição privada na condição de bolsista integral; • portadores de necessidades especiais.

O estudante a ser beneficiado pelo PROUNI será pré- selecionado conforme critérios do Ministério da Educação. Dentre os órgãos que fazem arte do Centro IJniversitário, o Instituto de Pesquisas e E iais ocupa lugar PAGF 7 37 Brasileira de Calibração – RBC. Dessa forma, o nosso Instituto representa hoje um dos mais conceituados e confiáveis órgãos nacionais de prestação de serviços técnicos.

O IPEI é composto pelos seguintes órgãos de apoio: CPE- Centro depesquisas Elétricas; • CPM – Centro depesquisas Mecânicas; • CPT- Centro dePesquisas Têxteis; CPQ – Centro depesquisas Químicas; LETS – Laboratóriode Engenharia eTecnologia deSoftware; LEU- LaboratóriodeEngenharia de Usabilidade; LaboratóriodeMotores eCombustíveis; Núcleo deEngenhana deprodução (Consultoria Empresarial). 6 Cursos de Pós-graduação 7 POS-GRADUAÇAO LATO SENSU Uma larga experiência na área de cursos de pós-graduação lato sensu também faz parte das atividades de ensino ferecidas à comunidade pelo Centro Universitário da FEI.

Desde 1982, oferecemos cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Administração e Engenharia. Ao longo desse período, foram formados mais de 4. 000 alunos nos cursos da área de Engenharia e 2. 000 alunos nos cursos da área de Administração. Os cursos oferecidos em nossos campi ou “In Company” são: Administração: Administração de Empresas para Engenheiros, Administração Financeira, Administração Geral, Administração de Produção, Controladoria e Auditoria, Gestão Ambiental E-mpresarial, Gestão Automotiva,

Gestão de Comércio Exter proetos PMOK, Gestao PAGF 8 7 Competitividade, Gerenciamento da Manutenção, Gestão e Tecnologia em Projeto de Produto, Gestão e Tecnologias de Segurança da Informação, Logística, Mecânica Automobilistlca, planejamento e Gestão de Construções Sustentáveis, Processos e Produtos Têxteis, Refrigeração e Ar-condicionado e Sistemas Elétricos de Energia – Suprimento, Regulação e Mercado, Tecnologia de Processos Químicos.

POS-GRADUAÇAO S RICTO SENSU (MESTRADO E DOU ORADO) Área básica: ADMINISTRAÇÃO (aprovado pela CAPES, com nota 4, oficio 14-04/2006) ?rea de concentração: Gestão da Inovação O curso tem como premissa preparar profissionais para liderar processos de inovação nas organizações e no desenvolvimento de pesquisa académica.

Linhas de pesquisa: Mercados eConsumo Capacidades Organizacionais Sustentabilidade Esse programa de pós-graduação visa preparar os profissionais que optarem pela linha de Mercado e Consumo a utilizarem seus conhecimentos para orientar as empresas a identificar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento teórico do marketing no Brasil e, aos que optarem por Capacidades Organizacionais e Inovação, stimular a capacidade das empresas em inovar, o que criará vantagem competitiva sustentável.

Para àqueles que optarem por Sustentabilidade, esta linha de pesquisa busca constituir uma base de conhecimentos e desenvolver modelos de gestão que enfatizem a sustentabllidade, de forma a que as organizações possam cumprir seus objetivos econômicos, sociais e ambientais. 8 capacitar engenheiros eletricistas e profissionais de áreas afins nas especialidades de Dispositivos Eletrônicos Integrados, bem como de Inteligência Artificial Aplicada à Automação, que são áreas de suma importância para diversos amos da indústria nacional.

O programa visa, além de estimular o desenvolvimento de atividades técnicocient(ficas nos seus segmentos de atuação, ? capacitação de docentes e pesquisadores para instituições de ensino e pesquisa. O Centro Universitário da FEI encontra-se em uma das regiões mais Industrializadas do país, com crescente demanda por profissionais capacitados em ambas as áreas de atuação do programa. Áreas de concentração e linhas de pesquisa: Dispositivos Eletrônicos Integrados. Inteligência Artificial Aplicada àAutomação. Área básica: ENGENHARIA MECÂNICA aprovado pela Capes, ofício 564 _ 14/2006/CTC/CAPES).

A experiência e a competência da FEI na área de Engenharia Mecânica embasam a expansão para as atividades de pós-graduação stricto sensu. Como instituição empreendedora, a FEI traz uma proposta inovadora no seu Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica, através da integração das três áreas fundamentais da industria Metal-Mecânica, e suas subáreas: Materiais e processos • Processamento e Desempenho de Materiais Produção • Estratégia, Organização e Gestão de Operações • Modelagem, Otimização e Controle de Processos Sistemas daMobiIida

Socialização

0

Positivismo ( termo adotado para designar toda uma diretriz filosófica) : 1a forma de pensamento social, seu primeiro representante e

Read More

Roubo de informacoes e esmpresas que enfrentam esse tipo de ataque

0

ROUBO DE INFORMAÇÕES E EMPRESAS QUE ENFRENTARAM ESTE TIPO DE ATAQUE. Acadêmico: Ronei Bach2 RESUMO O presente trabalho vem tratar

Read More