Margem da contabilidade

Categories: Trabalhos

0

A CONTABILIDADE NO MUNDO SÓCIO- ECONÔMICO É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante registro dos fatos contábeis, com objetivos, de demonstrar e interpretar os dados econômicos resultantes de uma capacidade empresarial e também prestar informações suficientes a tomada da melhor decisão que atenda os objetivos da entidade. A Contabilidade pode ser aplicada à todas as entidades econômico-administrativas. Aplica-se tanto às sociedades mercantis como às sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidade lucrativa.

Ressalte-se que o ca se restringe aos gran s c org conhecimento contá , no controle do patri natural). abilidade não aplica-se o negóclos e também (ou pessoa A Contabilidade pode ser estudada de modo geral para todas as empresas; ou em particular, aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia. A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se duas funções que julgamos imprescindíveis ao lidar com Contabilidade.

FUNÇÃO ECONÓMICA: Apurar o resultado do período, o qual ode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo. * FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (posição em dado momento, ex: o balanço patrimonial) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos). objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa. Através do controle do patrimônio, a contabilidade disponibiliza informações aos agentes interessados em mensurar a situação patrimonial e o desempenho da entidade.

A partir do Planejamento e do Controle, pode-se derivar alguns objetivos da Contabilidade: Apresentar o desempenho da empresa em um dado período; * Apresentar a posição da empresa em dado momento; ‘k Conhecer as fontes de financiamento e as aplicações de ecursos existentes; * Demonstrar a situação econômica, financeira e patrimonial da entidade; * Permitir que os fatos ocorridos sejam corretamente interpretados, tenham eles afetado qualitativa ou quantitativamente o patrimônio; Apresentar as situações de liquidez, rentabilldade e solvência da empresa, permitindo sua comparação com as demais pertencentes ao mesmo grupo; * Transformar os dados (os registros efetuados) em informações que se apresentem como poderoso instrumento para a tomada de decisões. Para poder trabalhar de maneira efetiva, as pessoas em uma rganização precisam constantemente de informações a respeito do montante de recursos envolvidos e utilizados, da situação da dívida contraída para financia-los e dos resultados econômicos obtidos com a utilização destes recursos. Os bancos e demais dos resultados econômicos obtidos com a utilização destes recursos.

Os bancos e demais entes que investiram dinheiro nesta organização necessitam de informações sobre seu desempenho para fazer os julgamentos pertinentes, portanto, fazer Contabilidade é a única maneira de estar verdadeiramente inserido no mundo dos negócios. A contabilidade organizada é indispensável para que a empresa realize negócios com o Governo (participando de contratos e licitações), com os bancos, com fornecedores, etc.. Além desta necessidade convencional, observa-se a expansão do mercado de ações no Brasil, e neste aspecto a Contabilidade se apresenta como o grande pilar na veracidade da informação e conseqüentemente na credibilidade da companhia perante seus investidores.

Nos últimos anos, o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, vem realizando pesquisas para detectar índice de mortalidade (fechamento) das empresas no primeiro ano de vida (abertura), na mais recente pesquisa os números apontam que cerca de 48% dos negócios são fechados antes de completar 12 meses de funcionamento. A principal causa desta mortalidade é a falta de planejamento e controle dos negócios: em suma, é a falta de Contabilidade. Na era da informação, a Contabilidade está para as organizações como o centro de produção da melhor mercadoria de todos os tempos: o conhecimento. Os usuários da informação contábil são todos os agentes interessados no conhecimento para a tomada de decisões. Mesmo parecendo estranho, utilizam-se da Contabilidade os parceiros e concorrentes da entidade, cada um com seus interesses específicos.

O Patrimônio é o Objeto da Contabilidade por ser a causa para a qual converge o pensamento e as ações dos PAGF3rl(F8 é o Objeto da Contabilidade por ser a causa para a qual converge o pensamento e as ações dos administradores da entidade a ser gerida. As técnicas contábeis, assim reconhecidas para concursos, são: * ESCRITURAÇÃO É a técnica que oferece os meios e métodos utilizados nos registros dos fatos contábeis relacionados com o patrimônio. A escrituração deve ser mantida em registros permanentes e ainda obedecer aos preceitos da legislação comercial e da lei 6404/76. A Lei 10. 406/02 – Novo Código Civil, veio preencher uma grande lacuna no direito brasileiro no tocante à escrituração e regulamentação das prátlcas contábeis nas empresas de sociedade limitada.

Estas representam a grande maioria das empresas nacionais, no entanto estavam sem regulamentação nesta área. Para uma melhor eficácia e eficiência da contabilidade, a escrituração deve ser feita por completo, em partidas dobradas, m sistema informatizado e uso de todos os livros contábeis necessários ao levantamento das demonstrações contábeis, de forma a atender ao diferenciado público usuário das informações contábeis, inclusive os juizes e tribunais nas questões de litígio. * DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Técnica que se encarrega de expor os fatos contábeis, através de relatórios visando facilitar a interpretação da composição dos fatos que afetam o patrimônio. Ex. Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exerc[cio, Fluxo de Caixa, etc. * ANÁLISE DE BALANÇOS Técnica especializada que oferece métodos de decomposição, comparação e interpretação das Demonstrações Contábeis, visando estudar o património. O Balancete é apresentado de diversas formas, as mais comuns são os de duas, quatro e seis colunas. O que diferencia um dos outros é o grau PAGF formas, as mais comuns são os de duas, quatro e seis colunas. O que diferencia um dos outros é o grau de detalhamento dos saldos das contas. Quem determina o período contábil é a administração da empresa, que pondera as necessidades da informação contábil com o custo para obtê-las.

Vale lembrar que a legislação etermina a apresentação das demonstrações contábeis a cada 12 meses e que as empresas vinculadas à CVM – Comissão de Valores Mobiliários têm que apresentar o conjunto das demonstrações contábeis a cada trimestre. Apurado o resultado do exercicio, seu saldo será transferido para o Patrimônio Liquido na forma de lucro ou prejuízo do exercício, aumentando ou dlmlnuindo a situação liquida. AUDITORIA Consiste no exame de documentos, livros e registros, com a finalidade de verificar se os registros e as demonstrações Contábeis representam a posição real e se estão de acordo com s princípios de contabilidade geralmente aceitos. técnica que confirma a exatidão dos registros e das Demonstrações Contábeis. Os profissionais com conhecimentos de contabilidade estão capacitados para exercerem funções de fiscalização, controle e tomada de decisões nas empresas públicas ou privadas. Nas empresas públicas a demanda é bastante considerada nos cargos de Auditor Fiscal e Técnico de Rendas nas diversas esferas dos governos: Federal, Estadual e Municipal. O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de propriedade de um ente carente de gestão. Bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação económica.

Os bens são classificados quanto à forma em materiais e imateriais. Os primeiros são aqueles com existência física, enquanto os segundos são aquele imateriais. Os primeiros são aqueles com existência física, enquanto os segundos são aqueles de existência apenas jurídica, não possuindo forma ou corpo. Os direitos representam os valores a receber provenientes de operações com pessoas relacionadas com o objeto social da entidade. As obrigações são os valores a pagar ou as dívidas ontraídas pela entidade. Assim, a equação fundamental do Patrimônio é apresentada da seguinte forma: Patrimônio = Bens + Direitos + Obrigações.

Os elementos patrimoniais são divididos em dois grandes grupos: o Ativo recebe os Elementos positivos compreende o conjunto de bens e direitos; o passwo recebe os elementos negativos, compreende o conjunto de obrigações que por sua vez se subdivide em obrigações exigíveis (passivo exigível) e obrigações não exigíveis (patrimônio liquido). Os elementos do Ativo e do Passivo podem assumir valores nulos (zero) ou positivos (a partir da unidade). Os elementos do Patrimônio Liquido assumem qualquer valor, inclusive negativos, situação esta a qual denomina-se: Passivo a Descoberto. As situações liquidas patrimoniais são: superavitária, deficitária e compensada. A melhor situação superavitária é quando o Passivo é igual a zero; Das deficitárias, a pior situação possível é que apresenta Ativo igual a zero.

Lembre que Ativo e Passivo não podem ser inferiores a zero e que por conseqüência não haverá em um mesmo Patrimônio o Ativo e o Passivo iguais a zero. O Balanço Patrimonial, assim como as demais informações ontábeis, devem propiciar aos usuários uma base segura às suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece. O Balanço abriga as contas atri seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece. O Balanço abriga as contas patrimoniais, ou seja, as contas de Ativo e Passivo. No ativo as contas são dispostas em ordem de liquidez, ou ordem de transformação de recursos em bens numerários, por isso todo balanço inicia com a conta caixa (bens numerários) por já ser liquida.

No passivo as contas são dispostas em ordem de exigibilidade, que seria a ordem de preferência de pagamento ou liquidação da dívida. A apresentação do Balanço Patrimonial é obrigatória para todas as empresas, salvo aquelas amparadas pelo regime de micro-empreendimentos, e deve ser levantado anualmente ou em períodos inferiores como é o caso das empresas ligadas ao sistema financeiro e das sociedades anônimas de capital aberto, estas vinculadas à CVM_ O Ativo é subdividido em três grandes grupos: o Ativo Circulante; o Ativo Realizável a Longo Prazo e o Ativo Permanente. O Ativo Permanente por sua vez, divide-se em três subgrupos a saber: Investimentos, Imobilizado e Diferido.

O Passivo, de acordo com a Lei 6404/76, divide-se em quatro grupos: o Passivo Circulante, o Passivo Exigível a Longo Prazo, os Resultados e Exerciclos Futuros e o patrimônio Liquido. O Patrimônio Liquido se sub-divide em: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucros e Lucros ou Prejuízos Acumulados. Os elementos do Ativo têm natureza devedora por receberem aplicações de recursos. Aumentam de saldo pelos débitos em conta, os débitos tem o mesmo raciocínio de que a conta deve a lguém que os financiou. Os elementos do Passivo têm natureza credora por serem fonte ou orlgens de recursos. Aumentam de saldo pelos créditos em suas contas, os créditos significam q origens de recursos. significam que a conta emprestou recursos a alguém.

Resultado é a diferença entre as Receitas (credoras) e as Despesas (devedoras). O resultado pode ser positivo (credor ou lucro) quando as receitas forem maiores que as despesas, assim como pode ser (devedor ou prejuízo) quando as despesas superarem as receitas. Sendo o Resultado o valor do retorno do capital investido pelos cionistas, pode-se dizer que as receitas aumentam o capital próprio, assim como as despesas diminuem o capital próprio. As Receitas e Despesas são temporárias, permanecem abertas apenas durante o período contábil ou exercício social. Ao final de cada período elas são encerradas e o resultado transferido para o Patrimônio Liquido.

O Demonstrativo do Resultado do Exercício – DRE é a forma de demonstrar a composição do resultado preconizada pela Lei 6404/76 na qual estão subordinadas as instituições financeiras e as companhias formadas por ações vinculadas a CVM – Comissão e Valores Mobiliários. O Balanço de Resultado Econômco – BRE é a forma de demonstrar a composição dos ganhos e perdas (receitas e despesas) em linguagem mais “contábil” utilizando-se de colunas de débito e crédito para representar as receitas e despesas do período. O BRE é obrigatório para as empresas constituídas na forma de sociedades limitadas. O Código Civil remeteu para uma lei complementar a regulamentação do modelo de apresentação do BRE, mas deixa claro que a composição deve obedecer a forma de débitos e créditos, assim como os preceitos contábeis mundialmente conhecidos. PAGF8rl(F8

Ira x inglaterra

0

Origem do Conflito A história da Irlanda remota ao século IV a. C. quando tribos celtas de origem gaulesa se

Read More

Historia do direito caso 1

0

Resenha: Desmundo Desmundo trata da vinda de jovens portuguesas, órfãs, mandadas para a América portuguesa colonial do século XVI, a

Read More