Markent

Categories: Trabalhos

0

1 INTRODUÇÃO Marketing e Comunicação Empresarial O trabalho aqui apresentado visa discorrer sobre as funções do marketing dentro do âmbito empresarial buscando enfatizar a comunicação como ferramenta pnncpal para o melhor funcionalismo da empresa, uma vez que será a mesma quem irá garantir o pleno exercício de suas funções.

A idéia aqui apresentada ganha um caráter de projeto no sentido que os propósitos convergem para um traçado de implantação de um sistema de melhoria dentro da comunicação garantindo assim uma maior interação da empresa com o funcionário e a relação entre os funcionários unções aplicadas da mu exterior de uma em p a, to view a sua forma transgre objetiva, buscando a ntado demonstra as orre no interior e no ção e desmembrar de forma clara e omunicação logo após a apresentação aremos um traçado das diversas formas de comunicações existentes, apresentando as formas mais cabíveis a serem utilizadas em cada tipo de empresa, dentro dos mais distintos órgãos existentes e contidos na mesma, e visando apresentar suas ferramentas e o objetivo de cada uma delas é serem estudadas consistidas em estudos conceituais. A comunicação será exposta como ferramenta utilizada or gestores dentro de suas instituições visando uma clara compreensão daquilo que deve ser feito para uma melhor obtenção de resultados de forma positiva, lançando Mão dos recursos e ferramentas existentes. Através do diagnóstico realizado na organização estudada, observei a importância do marketing e a comunicação dentro da empresa, a importância desses fatore fatores para o crescimento organizacional. JUSTlFICATIVA 3 OBJETIVOS 3. 1 OBJETIVO GERAL * Fixar a teoria e a prática, aprender as características e macetes da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia daquilo que escolhemos para exercer. ? medida que temos contato com as tarefas realizadas com a elaboração do trabalho de conclusão de curso, começamos a assimilar tudo aquilo que aprendemos e até mesmo aquilo que ainda vamos aprender. O aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido com a experiência. Temos muito mais retenção ao que aprendemos na prática do que aprendemos lendo ou ouvindo. E o que fazemos diariamente ou repetidamente é absorvido com muito mais eficiência.

Apresentar através de um diagnóstico organizacional as dificuldades enfrentadas por uma micro-empresa, assim como as estratégias utillzadas para se manter no mercado atual e analisar ambiente interno e externo dessa organização, e apresentar um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada na empresa, para que com este conhecimento seja possível definir outra realidade que represente de maneira segura os objetivos e metas que norteiam a organização. Apresentar as principais ferramentas utilizadas pela Gestão da Comunicação Organizacional de uma empresa e suas aplicabilidades. 3. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS * O conhecimento geral PAGF 38 a organização, organizaçao. * Mostrar a importância do marketing e a comunicação para o crescimento da organização. Usar o diagnóstico para conhecer o ambiente interno da empresa e o ambiente externo. 4 metodologia 4. 1 DELIMITAÇÕES DO ESTUDO O local de realização o estudo foi na empresa AMAURI CONCEIÇÃO DA SILVA.

Onde foi realizada uma entrevista semi- estruturada e não estruturada, esse tipo de entrevista, dá mais flexibilidade ao entrevistador, uma vez que ele não precisa seguir ao roteiro, possibilitando assim, que o entrevistado tenha mais espontaneidade nas suas respostas, podendo inclusive colaborar e influenciar no conteúdo da pesquisa. E o pesquisador tem total liberdade de conduzir a entrevista, porque essa modalidade ermite ao pesquisador perceber se as informações que o entrevistado está fornecendo são relevantes para o objetivo de sua pesquisa. A entrevista foi reallza com uma amostra de quatro pessoas em uma população total de 10 pessoas, as amostras escolhidas foram: o administrador, dois vendedores e um entregador. 4. LIMITAÇÕES DO ESTUDO Atualmente as pequenas empresas têm receios em relatar informações de dentro das organizações, em relação ao administrador não tive dificuldade para obter os dados e as informações necessárias no diagnostico relacionado. Algumas nformações ele não tinha conhecimento, após especificações, pude perceber que na empresa falta conhecimento por parte estratégica de tomada de decisões. Já com alguns funcionários foi mais difícil de obter informa ões devido ao receio de declarar algum tipo de informação permitido pelo para o diagnóstico organizacional, foi possa. ‘el coletar dados importantes para realização deste projeto. 5. CARACTERIZAÇAO DA ORGANIZACAO EM ESTUDO Nome da empresa: Amaury Conceição da Silva – CONSTRUMINAS Endereço: Av.

Brasiliano Braz, 1220 — Centro – São Francisco – MG Telefone,’Fax: (38)3631-1774 / (38)3631-1085 Presidente: Amaury Conceição da Silva Email: amauri. galo@bol. com. br A estrutura empresarial abrange todos os pólos administrativos sendo eles: Administração Geral: Responsável pela estrutura organizacional da empresa. Administração Mercadológica: Responsável pela organização dos produtos e serviços. Administração Financeira e Orçamentária: Controle de índices financeiros. Administração de Produção: Controle da qualidade dos serviços prestados pela empresa. Administração de Recursos Humanos: Seleção, recrutamento, assistência ao profissional. Organograma da empresa: Diretoria

Contabilidade feita por empresa terceirizada Auxiliar de serviços gerais A empresa não possui plano de carreira, possui em sua integração 10 funcionários diretos, l(um) auxiliar administrativo, 5(cinco) entregadores, 2(dois) motoristas. A empresa presta serviços nos ramos de construção civil e coleta de entulhos e semços de terraplanagem. Política ambiental: Coletor de lixo, e programa de conscientização contra o desperdício de água. Histórico da empresa: Fundada em 01/1 WI 994 atuante apenas no ramo de vendas de materiais ara construção, no ano de 2009 foi agregada as funções c lho, locação de máquinas DESENVOLVIMENTO 6.

I COMUNICAÇAO A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. Analisando e estudando a comunicação, observamos sem muito esforço que tudo que falamos e escrevermos, bem como se nada alarmos ou escrevermos nossas ações ou não ações será reflexo da comunicação. Comunicação para Bateman e Snell (1993, p. 02) “é a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos partilhados”. Para a realização de um processo de comunicação pode-se destacar: * Fonte * Transmissor * Canal ‘k Ruído * Receptor * Destino. Através da comunicação uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa, se a mesma conhecer e souber como utilizar melhor as ferramentas que ela possuir. Gostaria de apresentar um estudo dos principais instrumentos utilizados hoje por uma organização e apresentá-las nesta monografia de conclusão de curso, proporcionando assim maior facilidade de compreensão a quem se interesse, ou tenha a necessidade de adquirir estes conhecimentos.

Segundo N assar e Figueiredo 2007 -20) deira guerra com muitas A comunicação empresari PAGF s 8 de respeito com a natureza, visando, sobretudo a sua preservação (se quiser, pode chamar de frente de batalha ecológica); a frente de batalha para manter e conquistar novos consumidores; a frente de batalha da comunicação interna, irigida para os imensos exércitos de trabalhadores engravatados e de uniformes que constituem os recursos humanos das empresas modernas; a frente de batalhadas complicadas relações da empresa com os governos e os políticos. Como se pode observar, a comunicação é uma estratégia frente às batalhas e a forma como ela vai ser utilizada pelos gestores de uma organização fará a diferença entre vencer ou perder uma guerra, portanto, cada profissional deve estudar para que esta dlferença seja vista e refletida de forma positiva dentro da organização o mesmo faça parte.

Esta monografia apresentará estudos sobre a comunicação mpresarial onde no primeiro capítulo tentaremos entender o que é a comunicação, assim que tivermos a compreensão do que é comunicação, apresentaremos algumas especificações do que é a comunicação oral e a comunicação escrita para a comunicação empresarial, dando continuidade aos estudos disponibilizarei conceitos, escreverei sobre a importância da comunicação empresarial, onde compreenderemos neste momento qual sua importância estratégica, o que ela representa para a gestão de uma organização. Logo depois irei falar sobre a composição da comunicação organizacional aqui chamada de ferramentas. Ferramenta segundo Ferreira (2001, p. 318) quer dizer: “utensílio de ferro dum trabalhador. 2. duma arte ou ofício. A comunicação é uma arte, onde cada artista, aqui visto como profissional, poderá moldá-la de acorde com suas aptidões e necessidades. As ferramentas de comunicação são inst PAGF 6 38 poderá moldá-la de acorde com suas aptidões e necessidades. As ferramentas de comunicação são instrumentos que auxiliam na composição do setor de Comunicação Empresarial de uma empresa. Instrumento segundo Ferreira (2001, p. 393) quer dizer: Sm- 1. Objeto, em geral mais simples que o aparelho, que erve de agente mecânico na execução de qualquer trabalho. 2. Qualquer objeto considerado em sua função ou utilidade. 3. Recursos empregados para alcançar um objetivo; meio. 4. Objeto que produz sons musicais.

Para se compor uma bela orquestra (gestão), através da comunicação faz-se necessário, alem de aptidões, conhecimentos técnicos sobre as ferramentas que a compõe e só assim, fluirão sintonias perfeitas, onde cada instrumento visto aqui como a composição da ferramenta, entra em harmonia com todos os outros, originando uma música, aqui chamada de processo, perfeita. As músicas (processos) são as essências de uma orquestra (gestão), por isso cada uma deve ser tocada em perfeita harmonia com as demais. Destacaremos nesta monografia quais são os objetivos de cada ferramenta estudada, apresentaremos estudos conceituais, no entanto o aprofundamento a estes estudos ficará por conta do leitor e de suas principais necessidades.

Na comunicação o ruído é algo que atrapalha a mensagem e a mesma não leva a informação ou não desperta no receptor o sentimento ou a ação desejável por quem as emitiu. Existem vários tipos de canais utilizados para se transmitir uma ensagem, basta identificar os mais eficientes e eficazes para se alcançar c que se deseja no momento em que se precisa, ou seja, sempre. E sempre conseguir o que se deseja através da comunicação não é tarefa fácil, visto que cada pessoa tem uma forma de pensar e interpretar diferente. V PAGF 7 8 não é tarefa fácil, visto que cada pessoa tem uma forma de pensar e Interpretar diferente. Vários estudiosos vêm analisando, aplicando pesquisas e descobrindo métodos que auxiliará se aplicados de forma correta, o alcance dos objetivos através da comunicação. ara que exista comunicação é necessário que se tenha um ntendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes ou quase sempre não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação. Segundo Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “O destinatário pode ter comportamento passivo, ativo ou proativo” de pouco vai adiantar a comunicação de uma empresa que esta despertando em seus receptores uma ação passiva, pois segundo Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “Se o destinador é passivo, ele recebe a mensagem, mas nao a utiliza” e a mensagem é para ser utilizada. Para Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “se é ativo, o destinador recebe a mensagem e reage a ela.

Por isso se diz que seu comportamento é reativo”. Mas reagir a ela não significa que o mesmo esteja reagindo de forma positiva, ou de acordo com o que se esperava do mesmo. Agora analisando o comportamento proativo do destinatário podemos entender que: No comportamento proativo, o destinador provoca uma mensagem da parte do destinador. Ele estimula o destinador a oferece-lhe uma mensagem. Uma tosse, um franzir de cenho, uma risada, todos podem ter estímulos provocadores da emissão de uma mensagem. Pessoas envolvidas em uma comunicação tanto emitem, como receber mensagens. Assim, ora uma pessoa desempenha a função de emissor, ora de receptor.

Da mesma forma, a função de receptor ou emissor pode não ser representada por uma única pessoa; ela é representada por uma única pessoa; ela é por um grupo, por uma empresa, por toda a sociedade. (Tomasi e Medeiros, 2007, p. 12). Visto que o destinatário pode ter várias reações ao que se esta sendo transmitido nas empresas, os comunicadores, que serão todos, devem ter cautela ao se transmitir uma comunicação, no caso dos gerentes, coordenadores, diretores, ou seja, rofissionais que têm outros sob sua orientação o cuidado é, e deve ser maior, eles devem mensurar o grau de entendimento de seus comunicados, caso contrário corre-se o risco de não se obter os resultados esperados através dos mesmos.

Os destinatários recebem as mensagens através de canais ao se analisar os canais utillzador por uma organização podem Meio mais rico é o face a face, que é caracterizado pela riqueza das expressões adicionais como linguagem nao-verbal e proporciona um feedback imediato para possíveis correções; por isso esse tipo de canal permite diminuir ao máximo a ambigüidade no processo da comunicação; O telefone e outros meios eletrônicos pessoais de comunicação formam o segundo grupo mais rico, pois o feedback é rápido, as mensagens são dlreclonadas pessoalmente e com recursos adicionais como a entonação, porem as expressões visuais não podem ser transmitidas; * Documentos escritos, endereçados pessoalmente (cartas, emails e etc. ) tem riqueza menor ainda, o feedback é mais lento, e as expressões/indicaçóes visuais são m[nimas (figuras, fotos, gráficos, fontes diferenciadas etc. ); * Documentos escritos, endereçados pessoalmente (boletins, relatórios, banco de dados de computador) são mais enxutos” (menos ricos), geralmente eles são mais quantitativos, não necessariamen computador) são mais “enxutos” (menos ricos), geralmente eles são mais quantitativos, não necessariamente proporcionam um feedback e servem bem para transmitir dados exatos para muitas pessoas.

Vemos que estes canais as meios de comunicação utilizados para se transmitir informação em uma empresa a escolha do canal de informação a ser utilizado depende, nao somente, do que se vai transmitir como também do: resultado que se que alcançar e do feedback que ser quer ter. Ao analisarmos as ações e reações do eceptor da mensagem se não for satisfatório ao que se esperava a culpa não necessariamente é do receptor, mas do transmissor que não tomou os devidos cuidados. Com isso, percebemos o quanto é importante conhecer todos os componentes que fazem parte de uma comunicação eficaz, não importa se a comunicação será escrita, oral ou gestual. A atenção deve ser a mesma para toda a comunicação, pois dela depende o sucesso ou o não sucesso de uma organização. Os componentes que fazem parte da comunicação foram estudados por Shannon e Weaver no ano de 1949 (Tomasi e Medeiros, 2007, p. ), originando assim o modelo mecanicista de omunicação onde podemos apresentá-lo no seguinte gráfico: 6. 2 COMUNICAÇÃO ESCRITA Independente do que falamos, os documentos escritos são os que melhor transmitem nossos pensamentos de acordo com o que queremos registrar que pode ser uma informação, reclamação, sugestão, conceitos, regras dentre outros existentes. No entanto para que uma comunicação escrita seja eficaz, é necessário que ela seja clara, objetiva, que se conheça bem a língua utilizada pelo receptor, a forma como o mesmo a interpreta e a partir dos dados coletados o emissor poderá redigir ao receptor alcançando com maior facilidade o que se desej

Noção de linguagem na comunicação

0

A linguagem não exerce somente o papel referencial denotativo de sua essência que é o de informar, esta é uma

Read More

Administração

0

ETAPA 3 Passo 3 Leia: a) Capítulo seis, “Definição de critérios de avaliação de ativo”; b) Capítulo sete, “Definição de

Read More