Marketing

Categories: Trabalhos

0

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I Aluno(s) Alessandro Bastos, Edson Caldeira, Leonardo Teixeira, Jheferson Netto, Thlago Cruz e Wllson Teixeira. Prof. Elimar Króner Teixeira Faculdade Porto Alegrense FAPA Administração- Adm. Mercadológica 30/06/201 1 1 INTRODUÇÃO Este projeto tem por e organizada, a criaçã prestação de serviço produtos biodegradá or15 to view forma detalhada r na área de utilização de rretos), tendo por objetivo atender as demandas das empresas preocupadas com a preservação do meio ambiente e sua imagem perante a sociedade. 0 SERVIÇO No Mercado existem diversas empresas no ramo de limpeza, ortanto nos preocupamos em nos diferenciar das demais em dois pontos. A primeira é a adequação entre produto e circunstância. Pisos diferentes, por exemplo, exigem produtos de limpeza diferentes para obter a melhor limpeza e desinfecção, concluir a tarefa mais rapidamente e evitar danos ás superfícies a serem higienizadas. A outra razão é a preocupação ambiental.

Por mês utilizamos milhares de litros de produtos de limpeza, entre desinfetantes, desengordurantes e outros. Todo este volume poderia estar com relação ao meio ambiente e oferecer um serviço com alta ualidade e sem Impactos ambientais. Já no ambiente externo a dificuldade é encontrar fornecedores de produtos de limpeza biodegradável que ofereçam preços competitivos em comparação aos produtos normais (não biodegradáveis) e a entrada de novos concorrentes no mercado com a mesma idéia. . 2 DEFINIÇAO DE METAS, OBJETIVOS, MISSAO EVISAO 2. 3. 1 METAS Nosso planejamento consiste em ser a primeira empresa a prestar serviços de limpeza sem agredir o meio ambiente concorrendo de forma competitiva com as demais empresas do mercado que utilizam produtos sem a preocupação ambiental. 2. 3. OBJETIVOS Ser em 3 anos uma das empresas líder no ramo de limpeza no RS, criando uma base de clientes que tenham consciência ambiental. 2. 3. MISSÃO Proporcionar um ambiente limpo e agradável, sem agredir o meio ambiente e proporcionando a satisfação do cliente, funcionários e sociedade como um todo. 2. 34 VISÃO Ser reconhecida como uma empresa de prestação de serviço de limpeza de excelência e exemplo de consciência ambiental. 2. 3 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO 15 com o meio ambiente tanto quanto as todas as outras variáveis fundamentais para uma prestação de serviço de limpeza de xcelência. 2. ESTRATEGIA DE DIFERENCIAÇAO Nosso maior diferencial esta em ser a primeira empresa a prestar serviços totalmente “verdes”, ou seja, trabalhamos apenas com produtos que nao agridem a natureza. Além de termos um serviço de qualidade pensamos na questão ambiental para o bem estar de nossos clientes e a sociedade como um todo. 2 DECISÃO 3. 1 CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO A Green Service Atua basicamente em duas modalidades: ‘k Terceirização completa dos Serviços de Limpeza (Limpeza Diária; * Limpeza de eventos ou Serviços Específicos. Limpeza Pontual). Talvez as pessoas não percebam, mas cada vez mais as empresas têm um alto grau de comprometimento e responsabilidade perante seus consumidores/usuários e com a sociedade em geral, pois delas se esperam: ‘k que sejam desenvolvidos produtos elou serviços que atendam as necessidades dos consumidores; * que esses produtos/serviços sejam de qualidade; * que tenham preço baixo; * que contribuam para a melhoria de vida das pessoas.

Para área de Marketing, responsável pela detecção dessas necessidades e desejos, desenvolvimento e colocação do produto no mercado devidamente adequado às expectativas os consumidores e em padrões de qualidade definidos pela organização e excelente nível de competitividade não é tarefa fácil. É justamente na busca de competitiva, que PAGF 3 5 estratégia para torná-la mais efetiva no nicho mercadológico onde atua. Hoje, mais organizações do que nunca aceitam o desafio de oferecer, por exemplo, um atendimento diferenciado a seus clientes.

E as respostas desses consumldores a esse atendimento – que nada mais é do que uma ação da qualidade associada ao marketing – tem sido credibilidade e confiança. A Green Service oferece soluções adequadas para qualquer ecessidade de limpeza, possui uma estrutura operacional ágil e flexível, com equipes especializadas para o atendimento de necessidades como: * Limpeza pós-obra; * Limpeza de feiras; Limpeza de eventos esportivos e artísticos; * Limpeza de festas de casamento; ‘k Limpeza pós-sinistros (Alagamentos, incêndio, enchentes, etc. * Limpeza de cozinhas; * Desencrustaçáo e tratamento de pisos; * Impermeabilização de pisos; * Limpeza de estruturas metálicas e tubulações aéreas; * Limpeza de garagens e estacionamentos; * Limpeza de letreiros. A Green Service desenvolveu um sistema de limpeza denominado

Programa Limpeza Verde, com foco na saúde das pessoas e redução do impacto ao meio ambiente, o Programa limpeza Verde da Green Service é uma excelente opção para empresas que estejam desenvolvendo projetos de sustentabilidade, buscando certificações ambientais para suas instalações ou apenas interessadas em reduzir o impacto de suas operações no melo ambiente. O Programa Limpeza Verde da Green Service representa a última palavra em termos de serviços de limpeza, mediante a utilização de produtos menos agressivos ao meio ambiente, equipamentos, processos, treinamento, servi os e su Orte desenvolvidos especif

PAGFd 15 ambiente, equipamentos, processos, treinamento, serviços e suporte desenvolvidos especificamente para essa finalidade. 3. 2 CICLO DE VIDA DO PRODUTO O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que descreve a evolução de um produto ou serviço no mercado dividindo-a em em quatro fases, cada uma das quais com características específicas e, por isso, com orientações estratégicas diferentes: “k Introdução – Período logo após o lançamento do produto e que se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição e, geralmente, um elevado risco e aixo retorno financeiro para as empresas.

A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade. * Crescimento – Período que se caracteriza por um crescimento exponencial da procura acompanhada de uma tendência de massificação do produto ou serviço e uma melhoria substancial da rentabilidade das empresas. É um período também caracterizado por uma grande volatilidade competitiva com muitas empresas a entrarem e a saírem do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas ersões do produto para conquista de quota de mercado. Maturidade – Neste período o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os nlVeis concorrencials entre as empresas, visíveis nas frequentes guerras de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares com o objectivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de merca conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na olocação da ênfase nos baixos custos e agora também na comunicação. Declínio – Neste período a procura entra em derrapagem, os lucros sofrem uma rápida erosão e um número elevado de empresas abandona o mercado. A aposta estratégica é agora manter apenas as variedades de produtos mais competitivos abandonando os restantes. 3. 2. 1 PLANO DE CONTINGÊNCIA Analisando o decl(nio do produto inicial, pretendemos adicionar serviços adicionais como segurança, portaria e paisagismo, além de expandir nossos mercado através do sistema de franquias. Tendo em vista que pesquisaremos o mercado para podermos er quals sao mals wavels para nossa empresa. . 3 DESIGN Foi utilizado o principio de Design ecológico ou ecodesign que vem se tornando uma tendência mundial em que o objetivo principal é desenvolver produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não renováveis e/ ou minimizem o seuimpacto ambiental sendo assim amigáveis para o meio ambiente. O ecodesign é a aplicação prática de requisitos ambientais de projeto desde o inicio, substituindo então a matéria-prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente.

Devemos lembrar que o design ecológico além de um papel tecnológico, de otimização, também tem um papel educativo, já que conscientiza o consumidor sobre o seu presente impacto negativo no ambiente, e como é possível minimizar esse impacto negativo pelo consumo de produtos, sistemas, serviços ecológicos. O ecodesign é, acima de tudo, o reconhecimento de que como civilização devemos aproxim PAGF 15 civilização devemos aproximar-nos novamente da Natureza e aprender ou reaprender dela os seus processos naturais e aplicá- los quando possível ao mundo material e artificial do homem. 3. 1 NOME E MARCA A marca é em essência uma promessa da empresa em fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. , a garantia de qualidade vem junto com as melhores marcas, mas uma marca é um símbolo mais complexo, podendo trazer até seis níveis de significados: * Atributos: a marca tem o poder de trazer a mente certos atributos. * Benefícios: estes são traduzidos em benefícios funcionais e emoclonals. Valores: a marca também transmite os valores da empresa. * Cultura: a marca tem o poder de representar certa cultura. Personalidade: a marca pode projectar certa personalidade. * Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que pode usar determinado produto. Diante disto, procuramos trazer junto ao Nome/Marca Green Service todos os significados acma exposto tentando deixar de maneira explícita o principal valor da empresa, A Sustentabilidade.

Abaixo podemos observar a logomarca criada para a empresa: 3. 4 QUALIDADE A equipe da empresa tem grande preocupação com a imagem da sua prestação de serviço junto aos clientes, sendo assim, alguns itens tem maior relevância para atingir as metas estabelecidas, como por exemplo: k Atenção e comprometimento total de quem atende o cliente no dia a dia * Atendimento incomparável: É sentida no dia-a-dia. Rapidez de resposta, atenção aos ilidade e acesso direto a dia-a-dia.

Rapidez de resposta, atenção aos detalhes, flexibilidade e acesso direto a quem tem poder de decisão; * Tecnologia de ponta: A Green Service está em permanente contato com as mais modernas técnicas de limpeza e de gestão; * Programa de Treinamento: Programa de formação de profissionais, desenvolvido de acordo com as mais modernas técnicas de limpeza. * Qualidade Premium: Garantia de um trabalho executado entro dos mais elevados padrões; * Custos enxutos: Limpeza orientada para a produtividade. Para cada cliente é configurado um plano de trabalho onde todas as tarefas são racionalizadas ao máximo; 3. PESQUISA DE MERCADO Pesquisa de marketing é a ação que liga consumidor, cliente, e público para o comerciante através de informação — esta é usada para identificar e definir problemas e oportunidades de marketing; a pesquisa gera, define e avalia ações do marketing; monitora a performance; e melhora o entendimento de marketing como um processo. A pesquisa de marketing especifica informação necessána para lidar com problemas, formula os métodos, administra e implementa o processo para a coleta de informação, analisa, e comunica os resultados e suas sugestões.

Foi elaborado um questionário com 10 questões objetivas com a finalidade identificar melhor as necessidades dos clientes. Os resultados para os 10 Questionamentos foram: 1 – Você acha que falta no mercado uma prestadora de serviço de limpeza preocupada com o meio ambiente? R: 100% das empresas pesquisadas sentem falta de uma empresa de prestação de serviços de limpeza que se preocupe com o meio – Quais desses nomes v melhor para uma preocupe com o meio ambiente. 2 – Quais desses nomes você considera melhor para uma empresa de prestação de serviços de limpeza “verde”?

R: Green Service 80% Servi ces Company Organization in Cleaning 0% 3 – O Que você mais considera em uma prestadora de serviços de limpeza? preço | 4 Organização | 5 50% Agilidade 1 | | TOTAL I IO | 100% | 3 – Qual o percentual de seu faturamento que você gasta pela prestação de serviço de limpeza na sua empresa? Até 1%15 Entre 12 1 | Mais que 2% | 3 30% R: 4 – Você acha que um ambiente limpo é melhor para se rabalhar? R: 100% das empresas pesquisadas consideram importante um ambiente limpo para desenvolver suas atividades. – A limpeza na sua empresa é satisfatóna? Sim 15 Nao 15 momento, não terá como objetivo principal a grande lucratividade, mas sim à permanência no mercado junto das demais concorrentes prestadoras do mesmo tipo de serviço forma competitiva, buscando apresentar este novo serviço, e o quanto de retorno este poderá trazer a seus contratantes. Assim, os custos com materiais de limpeza (vassouras, detergente, desengordurastes, etc. ) serão apenas repassados aos clientes, ão sendo visada a lucratividade sob estes produtos.

A Green Service atua basicamente em duas modalidades: * Terceirização completa dos Serviços de Limpeza (Limpeza Diária); pontual). Cada um destes terá um preço diferenciado, podendo ser consultado através da solicitação de orçamento, que leva em consideração tempo de serviço, tamanho do local, tipo de sujeira a ser limpa e quantos funcionários a serem designados. 5 DISTRIBUIÇÃO Segundo Urban, Flávio Torres (2006 p. 126) Os profissionais administram o composto do marketing para realizar trocas com o mercado. Eles começam cuidando do produto.

Mas a troca só acontece se o produto estiver no lugar, momento e forma que o consumidor espera. 5. 1 CANAIS PARA SERVIÇOS Segundo Urban, Flávio Torres (2006 p. 133) O produtor realiza todas as funções de distribuição com atacadistas, varejistas e outros tipos de intermediários. Talvez o produtor não tenha encontrado alternativa de canal que atendesse seus objetivos ( como nível de serviço prestado ou cobertura geográfica) e condições ( margem de lucro oferecida aos intermediários). O canal direto dá ao produtor contato estreito com os seus consumidores. Isto permite identificar e reagir com a

Estudo de caso arca de noé

0

ESTUDO DE CASO: A arca de noé Nome: Valor: Questões: ar 2 1) Que passagens do to view Planejamento estrat

Read More

Ciencias contabeis

0

a) Discorra sobre o Balanço Patrimonial e a sua importância para a empresa. É a demonstração Financeira que evidencia resumidamente,

Read More