Matematica financeira

Categories: Trabalhos

0

1 – Como são desenvolvidos os sistemas financeiros? Os sistemas de amortização são desenvolvidos basicamente para operações de empréstimos e financiamentos de longo prazo, envolvendo desembolsos periódicos do principal e encargos financeiros. A Matemátlca Financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.

A formação do sistema financeiro teve seu in[cio com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo Inspetoria Geral dos nco ors do Rio de Janeiro ( 19 e u _ S”ipe to bancos e instituições fortalecendo o Siste surgindo, como a de Compensação dentre outros nômicas 2 – Defina com suas palavras sistema financeiro de habitação- Explique-os, caracterize-os.

Sistema Financeiro de Habitação – O Sistema Financeiro de Habitação é uma das alternativas para você comprar um imóvel residencial, novo ou usado, em construção ou concluído. Criado em 1964, tem como objetivo facilitar a aquisição de casa rópria para a população de baixa renda, propondo-se a respeitar a relação entre o salário do mutuário e o valor da prestação do financiamento. Caracteriza-se por viabilizar financiamentos a longo prazo. A concessão de um financiamento inicia-se com a procura, pelos interessados, de um agente financeiro.

Os recursos para o financi financiamento podem ser oriundos das contas vinculadas do FGTS, do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), demais Fundos ou mesmo recursos próprios do agente financeiro. SBPE – É uma modalidade de compra da casa própria que utiliza ecursos do sistema Brasileiro de Poupança e empréstimos isto é, o banco credor busca os recursos que são aplicados nas poupanças do sistema bancário e empresta para o cliente adquirir seu imóvel. ? diferente do financiamento pelo sistema habitacional, mas tem alguns itens de exigências que se assemelham. Os valores dos imóveis, limite para a compra são menores variando dependendo da taxas de juros que o cliente escolher. Quanto aos juros à diferença está que: Na modalidade pré-fixada o saldo devedor não será corrigido e na modalidade pós-fixada haverá correção do saldo devedor pela TR taxa referencial). FGTS – A Carta de Crédito FGTS é uma linha de financiamento que oferece subsídio para você comprar a sua casa nova, utilizando recursos do FGTS.

Conjugado atualmente ao programa Minha Casa Minha Vida-PMCMV, que tem parceria com a União para concessão de subsidio, o financiamento está ainda mais atrativo. Recursos Próprios — Como o próprio nome exemplifica, o agente financeiro negociará com o Banco, Construtora através dos seus recursos respeitando as leis inerentes a habitação, taxas dentre outras obrigações 3- O que é; Hipoteca – Direito real que garante o credor sem privar da posse proprietário. Uma hipoteca pode ser feita sobre uma casa, um terreno, um navio, uma aeronave.

Os credores hipotecários têm preferência, na ordem de sua inscri 30, sobre todos os outros credo hipotecários têm preferência, na ordem de sua inscrição, sobre todos os outros credores; em caso de não-pagamento, podem exigir a venda do bem gravado de hipoteca. Em caso de venda ou sucessão, os beneficiários devem purgar a hipoteca. Carência – Significa a postergação só do principal, excluídos os juros. Os encargos financeiros podem, dependendo das condições contratuais, ser pagos ou não durante a carência. ?? mais comum o pagamento dos juros durante o período de carência. Na hipótese de decidir pela carência de juros, eles são capitalizados e pagos junto à primeira parcela de amortização do principal ou distribuídos para as vánas datas pactuadas de pagamento. Encargos Financeiros – representam os juros da operação, caracterizados como custo para o devedor e retorno para o credor. Prestação – É o pagamento efetuado ao longo da série de pagamentos, sendo composta de uma parcela de capital chamada amortização e uma parcela de juros.

A sua representação será PMT (abreviatura de payment, que significa agamento) e que aqui é utilizada em função de ser a representação mais comum na maioria das calculadoras financeiras. Amortização – A fração (parte) do capital paga ou recebida em um determinado período (data). Sua representação será A. Saldo devedor – É o principal da dívida em um momento obtido após deduzir-se o valor pago ao credor a título de amortização e de carência, que é uma diferencia ao da data convencional do in[cio dos pagamentos.

Sistema de Amortização Constante (SAC) O sistema de amortização constante tem como caracteristica básica serem as amortizações do principal sempre iguais em odo o prazo da operação. O valor da amortização é facilmente obtido mediante a divisão do capital emprestado pelo número de prestações. Os juros, por incidirem sobre o saldo devedor, cujo montante decresce após o pagamento de cada amortização, assumem valores decrescentes nos per[odos.

Em conseqüência do comportamento da amortização e dos juros, as prestações periódicas e sucessivas do SAC são decrescentes em progressão aritmética. SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO FRANCÊS (SAF) O sistema de amortização francês (SAF), amplamente adotado no mercado financeiro do Brasil, estipula que as prestações devem er iguais, periódicas e sucessivas. Equivalem, em outras palavras, ao modelo-padrão de fluxos de caixa. Os juros, por incidirem sobre o saldo devedor, são decrescentes, e as parcelas de amortização assumem valores crescentes.

No SAF, os juros decrescem e as amortizações crescem ao longo do tempo. A soma dessas duas parcelas permanece sempre igual ao valor da prestação. SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO MISTO (SAM) O Sistema de Amortização Misto (SAM) foi desenvolvido originalmente para as operações de financiamento do Sistema Financeiro de Habitação. Trata-se simplesmente de uma mescla o sistema francês e do sistema amortização constante, por meio de uma média aritmética. Por ser uma mescla entre dois sistemas, recebeu a denominação de “sistema misto”. ara cada um dos valores do seu plano de pagamentos, devem-se somar aqueles obtidos pelo SAF com os do SAC e dividir o resultado por do PAGF pagamentos, devem-se somar aqueles obtidos pelo SAF com os do SAC e dividir o resultado por dois. Sistema de Amortização Americano (SAA) O Sistema de Amortização Americano (SPA) estipula que a devolução do capital emprestado é efetuada ao final do período contratado, ou seja, deve ser efetuada de uma só vez. De acordo om essa característica básica SPA, amortizações intermediárias durante o período de empréstimo não estão previstas.

Os juros costumam ser pagos periodicamente. Sistema de Amortização Crescente (Sacre) O Sacre é um sistema utilizado pela Caixa Econômica Federal para cálculos envolvendo o SFH – Sistema Financeiro da Habitação. Trata-se de um sistema misto. No Sacre, utiliza-se para cálculo a metodologia de amortização constante (SAC anual), mas sem adicionar o valor da TR (Taxa Referencial). Dessa forma, o Sacre proporciona uma amortização variável. Apesar do nome, amortização “crescente”, o sistema SACRE pode esultar em uma amortização decrescente caso a TR esteja com valor baixo.

A intenção desse sistema misto é proporcionar maior amortização do valor emprestado, reduzindo ao mesmo tempo a parcela de juros sobre o saldo devedor. 5 – O que é postergação do principal? É o ato de não pagar, adiar, e ou dar preferêncla ao pagamento apenas do juros deixando de lado a quitação do capital devedor principal. Seria o mesmo conceito de carência onde. os encargos financeiros podem, dependendo das condições contratuais, ser pagos ou não durante a carência. mais comum o pagamento dos uros durante o perfod

Fordismo

0

Fordismo : É o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método

Read More

Tecnologia da informacao

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FABIANO LUIZ TRISTÃO PROJETOS ESTRATÉGICOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA ORGANIZAÇOES DE PEQUENO PORTE Florianópolis,

Read More