Matrix e o mito da caverna na visão de platão

Categories: Trabalhos

0

MATRIX E O MITO DA CAVERNA NA VISÃO DE PLATÃO O Mito da Caverna assim como o filme de Matrix tenta nos mostrar uma realidade a qual não conhecemos ou ainda não acreditamos. Matrix é um programa que simula a realidade virtual em que vivemos. Sócrates, grande filósofo grego, assim como Neo, o personagem do filme Matrix, tentava despertar os outros sobre a realidade. Sócrates e Neo questionavam o sistema que o cercavam e tentavam despertar os outros para que acordassem para a realidade.

Neo, sempre procurava conhecer a si mesmo, como falava Sócrates que algo estava erra 4 Swipe to r. page foi percebido quando co – Já teve a impressão acordado? Outra part “. Neo tinha certeza q era. Esse momento igos ele disse: nhando ou está r de Platão foi quando ao pegar o disket dentro de um livro falso, na capa estava escrito ” SEMILACROS”, uma referência de Platão às imagens que nos cercam. No Mito da Caverna, pessoas eram acorrentadas desde o seu nascimento de modo que nao podiam se mexer ou observar o que se passava ao redor.

De costas para o mundo real, vendo somente sombras da realidade 5wlpe to vlew nexl oage refletidas em uma parede por uma fogueira onde escutavam ussurros ao fundo. Um dia, uma dessas pessoas, Sócrates, consegue se libertar e descobre um mundo que não conhecia e pensava não existir. Sócrates conheceu a realidade e descobriu que tudo que vivera fora engano. Quando pensou em voltar ? caverna ficou apreensivo sobre o que os outros iriam pensar quando descobrissem que o mundo onde vivera desde o nascimento não era real e que a realidade está fora da caverna e longe das correntes e muros.

Todos iriam pensar que estava louco e Sócrates não saberia qual a reação dessas pessoas. No filme, assim como no Mito da Caverna descrito por Platão, s seres humanos não têm a noção da realidade e descreve a caverna de forma diferente, mas com a mesma ideologa. Pessoas eram cultivadas por máquinas onde eram implantados sonhos, prazeres, desejos para que não descobrissem a realidade e se rebelassem contra o sistema. É que acontece em tempos atuais.

Essas realidades virtuais eram chamadas de simulacros, imagens projetadas e implantadas nos seres humanos adormecidos para que as máquinas pudessem usar essa energia. No filme, Neo, assim como milhares de humanos, eram mantidos numa espécie de incubadora assemelhado-se a uma placenta humana, com tubos para se alimentarem e qu umana, com tubos para se alimentarem e que representava um cordão umbilical. Neo, quando sai dessa placenta, representa o nascimento de um bebé, a vida. Tudo aqullo que estava vendo ao seu redor era novo e diferente.

Os olhos doíam porque nunca tinham visto a luz do sol e seus músculos estavam travados, pois nunca os tinham usados. Quando Neo “nasce ou sai da caverna” precisa ser adaptado ao mundo real e que nunca tinha sido visto. Seus músculos e olhos ainda não estavam adaptados a realidade. No filme, existiam outras pessoas que tinham descoberto a realidade e viviam em uma espécie de caverna onde ram perseguidos por máquinas chamadas de sentinelas. Assim como no Mito da caverna, Sócrates nasce no momento em que se liberta das correntes e pula o muro.

Por isso tem dificuldades de em enxergar a realidade, pois seus olhos ficaram ofuscados pela luz do sol e seus músculos doíam devido às correntes que o prendia na caverna. Para Platão, vivemos em um mundo de ideias, imaginaçóes, cópias da realidade para nos satisfazermos. Plantão explica que vivemos em um mundo de aparências e ilusões, os simulacros. O filme Matrix consiste em libertar as pessoas de um mundo virtual fantasioso e ilusório. Neo, um dos erson Matrix consiste em libertar as pessoas de um mundo virtual fantasioso e ilusório.

Neo, um dos personagens principais representa o escolhido, o predestinado, o guerreiro, a força. Morpheus, outro personagem do filme, é o ser espintual, o mestre, consciência. Trinity é o ser humano, o equilíbrio espiritual e mental. Juntos eles tentam passar as pessoas a realidade, assim como Sócrates quando pensa em ir a Caverna contar-lhes o que tinha visto lá fora. No filme existe um personagem chamado de Cypher que trai e monta uma armadilha para grupo. Cypher prefere acreditar na mentira onde sempre vivera que a realidade.

Assim, como na Caverna, onde pessoas não acreditariam em outra realidade contada por Sócrates, o filme revela a reação das pessoas ao descobrirem que sempre viveram em um mudo imaginária, um mundo de fantasias e que tudo o que presenciam e acontece não passa de programas (matrix) implantados em seus cérebros para que os impulsos elétricos gerassem energia para as máquinas. Será que o personagem, Neo, seria aceito como uma pessoa normal em tempos atuais? O receio de Sócrates de que os outros pensariam não poderia ser comparado ao de Neo quando conheceu a realidade?

Ontologia

0

Uma das formas de representação do conhecimento mais estudada atualmente, principalmente em sistemas baseados em conhecimento, é a ontologia. A

Read More

Linguagem materna

0

Muitos psicólogos, professores e pesquisadores da linguagem contestam a premissa de que as crianças adquirem a linguagem sem esforço. Argumentam

Read More