Mercado de capitais para principiantes:

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇAO MERCADO DE CAPITAIS PARA PRINCIPIANTES: BREVE COMPREENSÃO DO MERCADO ACIONÁRIO E FUNDAMENTOS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DOS NOVOS INVESTIDORES PORTO ALEGRE, 2010 RESUMO O presente artigo aborda a introdução ao mercado de capitais, mais precisa conceitos básicos e d I a OF18 riscos e oportunidad era, Sv. ipe to vie”‘ participar desse mer vantagens e benefíci çbes, esclarecendo prio, bem como ovo aclonista.

Ao atento não só as podem oferecer, mas também aos riscos e perdas caso a aplicação seja realizada e maneira inadequada – quando, por exemplo, o resultado esperado de uma aplicação feita não condiz com o possível rendimento mínimo real que ela poderia alcançar – ou em momento inadequado, por isso a relevância em conhecer as espécies de aplicações e avaliar qual tipo se enquadra melhor nos anselos de ganho, envolvendo o tempo de rentabilldade.

Logo, conclui-se que é preciso ao aspirante a acionista ter cautela quanto ao momento de investir e, a segurança e o volume de seus rendimentos dependem do seu comportamento frente ao mercado, ou este será tão cruel quanto pode ser generoso. Palavras-chave: Mercado de Ações, benefícios, riscos e rentabilidade. 1 INTRODUÇÃO mercado acionário crescer em importância no cenário financeiro internacional. A partir desse grande crescimento, os países em desenvolvimento procuraram abnr suas economias para receber investimentos externos, tendência já exercida pelos países mais desenvolvidos.

Quanto mais ativo for seu mercado de capitais, mais desenvolvida é sua economia. Essa é uma maneira fundamental para angariar recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, ajudando no crescimento do país pela geração de empregos. Visto que sse mercado de ações pode ser também uma boa opção de investimento para pessoas e instituições, que passaram a ver nesse mercado a chance de maximizar seus rendimentos, por ser um investimento de risco a rentabilidade é muito maior do que qualquer poupança.

Por isso, a leitura desse artigo vem a ser um importante passo para quem pensa em entrar no mercado de capitais, principalmente no acionário, trazendo informações e conceitos fundamentais para um investidor iniciante. 2 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS A origem do mercado de valores. para quem pensa que o mercado de futuros é uma coisa oderna, do mundo capitalista, está enganado, ela já existe desde a era medieval. O volume de negócios em mercado futuros já atingia valores expressivos nas feiras medievais da França e Inglaterra no século XII. Desta época ate os dias atuais, o volume de negócios em mercados futuros cresceu de forma significativa”, afirma Ney Roberto Ottoni de brito, no livro intitulado “Mercados Futuros: sua relevância e experiência”, onde o autor aborda de forma geral os aspectos fundamentais de negociações em merc 18 experiência”, onde o autor aborda de forma geral os aspectos fundamentais de negociações em mercados futuros.

Foi assim que se criou o primeiro tipo de bolsa. A que chamamos de bolsa de mercadorias, até pnnc(pios da década de 1970 os negócios eram realizados em mercadorias nas principais bolsas americanas, até 1973, quando a Chicago Mercantile Exchange começou a negociar contratos futuros de câmbio. Deste ano em diante começaram a se desenvolver os mais diversos tipos de mercados futuros sem ser de mercadorias, se concentrando em ativos financeiros.

Nesse mesmo ano foi criado o mercado de opções, que consiste apenas no direito de comprar (opção de compra) ou vender (opção de venda). No Brasll, os negóclos em mercados de opções iniciaram-se na Bolsa de Valores de São Paulo no segundo semestre de 1979 com opções de compra de ações. * 2. 1 0 que é mercado de capitais? Mercado de capitais é o sistema de distribuição de valores que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar o processo de capitalização.

Bolsas, corretoras e outras instituições financeiras constituem este mercado. Os principais títulos negociados neste mercado são as ações, ou seja, títulos que representam o capital das empresas, empréstimos tomados por empresas, debêntures conversíveis m ação, bônus de subscrição e commercial papers, que permitem a circulação de captal para custear o desenvolvimento econômico. Assim funciona o esquema da circulação de capital presente no processo de desenvolvimento econômico. ? medida que as empresas expandem, elas necessitam de mais recursos que podem ser obtidos por me medida que as empresas expandem, elas necessitam de mais recursos que podem ser obtidos por meio de: – empréstimos de terceiros; – reinvestimentos de lucros; – participação de acionistas. Como as primeiras são fontes limitadas, são usadas para manter sua atividade operacional da empresa. Já com a participação de novos sócios, os acionistas, ela ganha condição de obter novos recursos, como contrapartida à participação no seu capital.

O investidor que decidir negociar ações no mercado secundário deverá procurar uma corretora autorizada, onde por meio de funcionários especializados, pode orientar o investidor na escolha do melhor investmento, com base no seu perfil. Se decidir pelo mercado primário ele deverá procurar um banco, uma corretora de valores ou uma distribuidora de valores mobiliários, que sejam autorizadas a participarem do lançamento das ações pretendidas. * 2.

Principais Ativos – Ações Ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emissora. O investidor de ações é um co-proprietário da sociedade da qual é acionista, assim participando de seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, seja pela negociação em bolsa ou no mercado de balcão. As açóes podem ser divididas em dois tipos: ordinárias e preferenciais.

As ordinárias proporcionam ao detentor participação nos resultados da empresa e ainda lhe conferem o direito a voto em assembleias gerais. Ex: Petrobras on. Já as preferenciais garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (algumas vezes em percentual maior que o atribuído às ações ordinárias) e que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, em caso de dissolução da sociedade. Ex: Petrobras pn. Essas ações também apresentam-se de duas formas: nominativas e escriturais.

As nominativas cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emissora, identificando o novo acionista. Já as escriturais são ações que ão são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação fisica de documentos. ‘k 2. 3 Rentabilidade É variável.

Parte dela, composta de dividendos ou participação nos resultados e beneficios concedidos pela empresa, advém da posse da ação, outra parte do eventual ganho de capital na venda da ação. No Brasil um acionista tem leis que lhe conferem uma serie de direitos, como: a) Direito a participação nos lucros O dividendo é a parte do lucro que a companhia distribui ntre seus proprietários, ou seja, seus acionistas. O valor dos dividendos depende do resultado de cada companhia, assim como de sua política de distribuição de lucros; por isso, as ações são consideradas um produto de renda variável. ) Direito de transmissão Todo acionista tem o dlreito de transmltir suas ações, sempre e quando encontre um comprador. c) Direito a voto Em determinadas circunstâncias principalmente relativas ? ara tomar decisões cionistas têm o direito ao decisões principalmente relativas à empresa, os acionistas têm o direito ao voto, com simples restrição: só podem votar iretamente aqueles que reunam o número mínimo de ações que se determine: aqueles acionistas que possuam um número inferior de ações podem unir-se para cobrir este mínimo e votar conjuntamente. ) Direito a informações A empresa é obrigada por lei a divulgar todas as informações que dizem respeito à própria e que possam afetar os seus interesses dos sócios, tudo com clareza e exatidão; de forma que seja possível, aos investidores em geral e aos acionistas, avaliar a situação atual dos negócios e as perspectivas futuras da empresa. e) Direito de preferência na compra de novas ações

Os acionistas de uma companhia têm preferência na compra de novas ações emitidas por ela na proporção do capital que possuíam. Alem de garantir a possibilidade de manter a mesma participação na capital total, esse direito pode significar ganho adicional, dependendo das condições do lançamento. Se não exercido, o direito de compra pode ser vendldo a terceiros. f) Direito de retirada A assembléia geral dá ao acionista o direito de retirada da sociedade, mediante o reembolso do valor de suas ações. 2. 4 0 que levar em conta, e como entrar no mercado de ações? Quando uma pessoa decide investir no mercado de ações la precisa propor alguns objetivos, uma meta. Com base nisso ela definirá o prazo pelo qual poderá manter seu dinheiro aplicado. Essa informação é importante, pois quanto mais tempo ela tiver para alcançar o seu objetivo, mais risco pode correr (caso venha a sofrer perdas, ter PAGF 18 sofrer perdas, terá um prazo maior para recuperá-las).

Da mesma forma quanto maior o prazo, menor a necessidade de liquidez, que vem a ser a facilidade de transformar uma aplicação em dinheiro. No livro “Mercados de capitais e estratégias de investimento”, o autor Antonio Sanvicente afirma que “em plicações de recursos financeiros, qualquer investidor emprega capital agora com a expectativa de um resultado futuro, pretendendo sempre que sua riqueza seja maximizada. ” Assim, quem faz um investimento agora, tem que ter a capacidade de prever o valor final, prever a taxa de retorno.

Essa previsibilldade de futuro depende dos eventos a que os valores estão associados, da disponibilidade de informações a seu respeito, da influência de agentes econômicos sobre os eventos e da capacidade de análise dos investidores. “Basicamente o investidor tem que levar em conta a situação econômico-financeira da empresa, posição da empresa o mercado, a liquidez das ações na bolsa, qualidade do relacionamento entre empresa e o mercado no que se refere ? disseminação de informações e a situação e as perspectivas da economa nacional”, afirma Sanvicente. k 2. 5 Como investir certo? Ao se inserir no mercado de ações, o investidor precisa ter consciência que este é um mercado flutuante, onde existem grandes variações, por isso é importante não cometer alguns erros, como não se assustar ao ver o preço de suas ações cair, pois pode ser corrigido no médio e longo prazo. ? preciso saber que são nos momentos de alta que a bolsa ganha destaque, parecendo como uma a preciso saber que são nos momentos de alta que a bolsa ganha destaque, aparecendo como uma alternativa vantajosa de investimento. Isso quer dizer que alguém já acumula ganhos, dessa maneira as ações ficam mais caras. Quem comprá-las a preço elevado pode estar correndo riscos maiores de não atingir suas metas de rentabilidade, não sendo o momento ideal de compra.

Analisar o futuro da empresa e as perspectiva dela no mercado são fundamentais, pois seus papéis terão desempenho conforme o crescimento da empresa e dos resultados dela. Após toda essa análise, o investidor pode lançar sua ordem e compra ou venda da ação, que ao ser executada no pregão, emite uma nota de corretagem com os custos da transação e o valor pago pelas ações, avisando que o investidor deve liquidar financeiramente a operação para pagamento da compra ou recebimento da venda. OS RISCOS AS VANTAGENS DOS INVESTIMENTOS NO MERCADO DE CAPITAIS “O mercado será cruel ou generoso com você tanto quanto sua própria disciplina permitir”, frase de Roberto Teixeira da Costa autor do livro: O mercado de ações ao seu alcance, 2007, editora Landscape. Esta citação refere-se à tênue linha que separa sucesso e fracasso dentro do instigante, pernicioso e rofícuo universo que envolve o mercado de ações. Teixeira, em seu pensamento, condiciona o êxito a disciplina de cada individuo para com seus investimentos no mercado.

Entretanto, além da disciplina, existem outros pré-requisitos para se investir em ações com segurança e com perspectiva de lucros, e tais fundamentos são: o conhecimento do mercado a se investir (empresas possudoras das ações), o meio pelo qual serão possuidoras das ações), o meio pelo qual serão feitos estes investimentos (corretoras ou instituições bancárias), a quantidade de capital a ser empreendlda, os prazos esperados para retorno os valores empregados na ação e seu grau de liquidez, entre outros fatores indispensáveis a quem almeja invectivar-se no mercado de capitais.

O mercado acionário diferencia- se dos demais tipos de investimentos, em especial, os conservadores e de renda fixa (são as formas de investimento em que se conhece a forma de rendimento previamente, e este pode ser pós-fixado ou pré-fixado como é o caso dos CDBs), pela rentabilidade de suas negociações, tornando-se uma alternativa mais eficaz de acumular riquezas monetárias a partir de um capital já existente.

Todavia, o investimento em ações é considerado de alto risco, ois estas representam o capital de empresas e seus valores são determinados pela dinâmica do mercado financeiro em geral, isto é, oferta e demanda, além de outros fatores como: o desempenho econômico, político e administrativo das empresas as quais os “papéis” representam, a economia interna do país e sua capacidade de atrair investimentos estrangeiros e também os reflexos das economias e bolsas de valores de todo o mundo para com a nossa bolsa de negociação de valores e capitais que é a Bovespa.

Dessa forma, o mercado acionário caracteriza-se pela intensa oscilação de valores, preços e liquidez gerando muitas incertezas , por conseguinte os riscos. Logo estes “perigos” também são responsáveis por elitizar o mercado de ações, pois para obter maiores lucros se faz necessário responsaveis por elitizar o mercado de ações, pois para obter maiores lucros se faz necessário a aplicação de um maior montante de capital e, na maioria destes investimentos o retorno mais vantajoso se realiza a médio e em longo prazo.

Assim, segundo Rafael de Souza Ribeiro, especialista em análise técnica de investimentos do site InfoMoney, os investidores de pequeno porte, pessoa física, geralmente gerem seu capital ozinhos, buscando conhecimentos por conta própria, fazendo suas análises técnicas e fundamentalistas do mercado por meio de livros e cursos, sem grandes recursos tecnológicos e poderio financeiro.

Estes são ambicionados pelo sonho de conquistar o primeiro milhão e sua independência financeira, representando minoria em meio à grande massa das gigantescas empresas detentoras de ferramentas tecnológicas modernas que dominam os algoritmos reguladores dos números e taxas das ações as quais proporcionam volume, velocidade e maximização de lucros incomparaveis.

Em razão disto, esses investidores individuais , conforme Ribeiro, “aventureiros” das bolsas de valores, na dura disputa contra os “tubarões” representados pelas grandes empresas, acabam desistindo por não se adaptar ao ritmo do mundo da renda variável e da exposição ao risco.

Também é possível observar, rotineiramente estes investldores saindo do mercado por perderem todo o capital investido de uma só vez, uma das vias mais traumatizantes. 4. 1. Análise de Riscos Segundo Romário de Souza Gollo em seu trabalho de conclusão de curso de especialização apresentado ao programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, os risc

Analise de swot

0

INTRODUÇÃO O presente trabalho visa apresentar a Análise de Swot realizada na Casa de Calçados São Jorge, situada à Rua

Read More

Copias

0

proponente: CONDOMINIO RESIDENCIAL TERRAS DO ORIENTE CNPJ: 05. 027. 804/0001-06 Natureza de Atividade: ADMINISTRACAO DE IMOVEIS Há Controladores, Administradores e

Read More