Mercado financeiro

Categories: Trabalhos

0

PRODUTOS DO MERCADO FINANCEIRO Mercado Financeiro pode ser definido como sendo o processo onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos, desta forma estimulando o crescmento da economia. Já o Sistema Financeiro Nacional, é a composição de instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e regulação dos processos.

A consolidação do mercado financeiro brasileiro ocorreu de forma efetiva, por volta de 1964, quando houve a promulgação de três 54 to next*ge eis que marcaram pr financeiro nacional: 1. Lei no 4380 – 21/ contratos imobiliário Banco Nacional de H Habitação. or6 strutura do sistema do monetária nos uxe a criação do istema Financeiro de 2. Lei no 4595 – 31/12/64 : estabeleceu as características e as áreas espec[ficas de atuação das instituições financeiras e transformação do SUMOC ( Superintendência da Moeda e do Crédito, que é autoridade monetária antes da criação do Bacen, Banco do Brasil, e Tesouro Nacional) 3.

Lei n04728 – 14/07/55 : estruturou o mercado de capitais e estabeleceu medidas para seu desenvolvimento. Desde então, o sistema financeiro brasileiro passou a ter maior diversificação do número de intermediários financeiros não bancários, com áreas específicas e bem determinadas de atuação. Em paralelo, houve uma ampliação considerável nas regras de ativos financeiros, financeiros, aumentando as opções para aplicação em poupanças e criando melhores condições no processo de intermediação.

As Bolsas assumiram portanto, a característica instltuclonal, com as reformas do Sistema Financeiro Nacional e do mercado de capitais nos anos de 1965 e 1966, passando a ser, então ssociações sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Após essas transformações, ocorreu também a criação da Comissão de Valores Mobiliários, pela Lei no 6385, de 07/12/76. Vimos um novo marco na história do mercado financeiro brasileiro recentemente. Dia 26/03/08, quando a Bovespa anunciou oficialmente, o início do processo de fusão com a BM&F.

A Nova Bolsa, nome provisório da nova instituição que surgiu com a fusão, será a terceira maior do mundo, e a segunda maior das Américas. Certificados de Depósito Interbancário (CDI) Certlficados de Depósitos Interbancário são títulos emltidos por instituições financeiras com o objetivo de tranferir recursos de uma instituição financeira para outra. A instituição financeira com sobra de recursos, os transferem para aquelas que possuem necessidade de caixa. As negociações são feitas no mercado interfinanceiro e a maior parte das transações tem prazo de um dia.

O custo do dinheiro de um dia negociado no mercado interbancário é próximo do custo de troca das reservas bancárias vinculadas em titulos federais que ocorrem no Open Market, base taxa Selic. Entre as vantagens destas operações, podemos estacar: a não incidência de imposto, portanto não há taxação; rapidez e segurança da operação. Há também o CDI over portanto não há taxação; rapidez e segurança da operação. Há também o CDI over, que é caracterizado pela expectativa de custo das reservas bancárias para a manhã seguinte a do fechamento das transações.

Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RDB) São t[tulos representativos de depósitos a prazo emitidos por bancos comerciais, de investimento e de desenvolvimento. A taxa paga pode pré-fixada, pós-fixada ou flutuante, podendo ser trelada a variação percentual de um dos índices: TR, CDI, TJLP, ou um Índice de inflação, como o IGP-DI ou IGP-M. Foi estabelecido em medida provisória que, para os títulos pré-fixados, o prazo minimo é de 30, 60 ou 90 dias. E, para os títulos indexados em TR, o prazo mínimo é de 120 dias.

Os RDBs são semelhantes aos CDBs, sendo apenas que os RDBs são títulos não transferíveis. CDI e cog Diariamente, é feita a análise das operações de crédito e débito das instituições financeiras, com o objetivo de controle da reserva e do depósito compulsóno no Banco Central, para verificar se há obras ou faltas de recursos de cada instituição financeira. Caso haja descasamento, uma outra instituição financeira que possua excesso de recursos empresta para aquela instituição que tenha falta de recursos.

Estas operações entre instituições bancárias são lastreadas em Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDI) e registradas na CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), que executa o registro e controle de todas as operações, e tem a função de divulgar no mercado no dia seguinte, a taxa média do CDI do dia anterior. No entanto PAGF3rl(F6 CDI do dia anterior. No entanto, a Anbma (Associação Nacional das Entidades de Mercado Aberto) divulga no mercado em D+O a noite, uma prévia do valor do CDI.

Esse valor é calculado pela média das maiores operações do dia. Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são formas de captação de recursos pelos bancos comerciais, e são caracterizados pela promessa de pagamento dos recursos captados em uma data futura, acrescidos de uma remuneração. Estes recursos são repassados pelos bancos na forma de concessão de empréstimos. Uma das principais características do CDB, é que eles podem er repassados para outros investidores na forma de endosso nominativo.

Podem ser prefixados, remunerados por uma taxa flutuante, ou pós-fixados. Nos prefixados, as taxas são definidas no momento da aplicação, e não há prazo máximo ou mínimo. No caso da remuneração a taxas flutuantes, os titulos são indexados às taxas Dl e à taxa Selic, e também não possuem prazo máximo ou mínimo; já no caso dos pós-fixados, podem ser indexados à TR, TJLP, TBF ou taxa de juros definidas no momento da aplicação. Quando indexados à TR ou TJLP, o prazo mínimo é de um mês.

Quando indexados à TBF, o prazo mínimo passa a ser de dois meses, e para os indexados aos índices de preços, o prazo mínimo passa a ser um ano. Export Note É um contrato de cessão de créditos de exportação. Nessa operação o exportador fecha um contrato de exportação e transfere os direitos de venda a um investidor local, recebendo os reais equivalentes ao valor da o eração em moeda estrangeira (SECURAT investidor local, recebendo os reais equivalentes ao valor da operação em moeda estrangeira (SECURATO, 2002, p. 7) Títulos públicos Os títulos públicos são ativos de renda fixa que se constituem m boa opção de investimento para a sociedade. Os títulos públicos possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saude e infra- estrutura. Anteriormente, sem muitos recursos, você só poda comprar títulos públicos indiretamente pela aquisição de cotas de fundos de investimento.

Neste tipo de investimento, as instituições financeiras funcionam como intermediários ao adquirirem os títulos públicos, que compõem as carteiras dos fundos, com os recursos oriundos de suas aplicações. No caso do Tesouro Direto, você pode comprar diretamente os títulos que desejar, com redução do custo de intermediação. Isso ocorre porque você monta a sua própria carteira de investmentos, ao escolher os prazos e os Indexadores dos títulos conforme seu interesse. Esse programa permite que o pequeno investidor administre diretamente suas aplicações.

Se preferir também, poderá autorizar uma das instituições financeiras habilitadas a operar o Tesouro Direto (Agentes de Custódia) em seu nome, realizando as compras e as vendas de seus títulos públicos. Essa nova alternativa de aplicação dos recursos permite nvestimentos a partir de R$ 100,00, com rentabilidade e segurança. Uma vez comprados os seus títulos, você pode aguardar o vencimento do papel (data predeterminada para resgate do titulo), quando os recursos são vencimento do papel (data predeterminada para resgate do titulo), quando os recursos são depositados em sua conta.

Ou, caso seja do seu interesse, você também poderá vendê-los antecipadamente ao Tesouro Nacional nas recompras semanais, às quartas-feiras, pelo preço vigente no mercado. Desconto de ítulos O desconto de títulos é um adiantamento de recursos feito pelo anco conforme os valores de duplicatas ou notas promissórias. O cliente transfere o risco de suas vendas a prazo para o banco.

Hot money Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio (Foreign Exchange Market) caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrals, bancos de investimento ou investldores domésticos.

Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações. No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos, sem contrato de empréstimo de caráter complexo.

Aborto por envenenamento

0

Aborto por envenenamento salino Procedimento Extrai-se o liquido amniótico dentro da bolsa que protege o bebê. Introduz-se uma longa agulha

Read More

Desenvolvimento social e profissional

0

Desenvolvimento social e profissional Premium gyvgvo 07, 2012 4 gages Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância UNIVERSIDADE

Read More