Mercado financeiro de capitais

Categories: Trabalhos

0

[pic] COLÉGIO PADRÃO PÓLO MOSSORÓ / RN ERIKA MIKAELLY SALDANHA EUDENIRA MATOS LEIDIANNY s. medeirosa silva FIGUEREDO PATRÍCIA EMANUELY DANTAS SILVA to view nut*ge RELATÓRIO MERCADO FINANCEI CHINA X BRASI MOSSORÓ 2010 1 or12 As principais religiões são confucionismo e jaoísmo, budismo, islamismo e cristianismo. O arroz e os peixes são multo consumidos na alimentação além de alguns pratos exóticos do ocidente Omo carne de cachorro, besouros e outros. A flauta, instrumentos de cordas e pratos são os mais utilizados para música chinesa.

As principais invenções chinesas são: o papel, pólvora e leme. No século XIX, no contexto do imperialismo a China era dominada e explorada pelas potências européias, principalmente pelo Reino Unido. Esta potência imperialista, além de explorar a China economicamente, interferia em seus assuntos políticos e culturais. A revolução chinesa foi um movimento politico social, econômico e cultural ocorrido na china no ano de 1911, liderada pelo médico, político e estadista chinês Sun Yat Sen. E com o apoio dos militares tornou-se o primeiro presidente da República Chinesa.

Porém em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando China num longo período de guerra civil. A China com sua economia em ascensão tem sua média de crescimento econômico nos últimos anos de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores potencias mundiais, inclusive a do Brasil. O seu produto interno bruto (PIB) atingiu 4, 91 1 trilhões de dólares em 2009, com crescimento de 8,7%, fazendo deste país a terceira potencia econômica mundial. A economia chinesa representa 1 da economia mundial.

Sua principal fraqueza nas suas instituiçóes financeiras é distinção existente entre suas funções políticas e comerciais. Fazendo com que bancos e sociedades de créditos chineses se cumulassem com altas taxas de créditos duvidosos, 12 bancos e sociedades de créditos chineses se acumulassem com altas taxas de créditos duvidosos, ou “créditos podres”. Tendo assim uma iniciativa do líder chinês Deng Xiaoping de inlciar reformas que levariam a China ao que ela é hoje, no final da década de 1970, resumindo-se ao Banco do Povo da China (Zhongguo Renmin Yinhang).

Este, então subordinado ao Mistério das Finanças (MOF), que cumulava as funções de banco central e comercial. Com essas reformas, suas atividades comerciais foram distribuídas entre quatro bancos comerciais estatais: Agricultural Bank of China (ABC), Bank of China (BOC), China construction sank (CCB) e Industrial and Commercial Bank of China (ICBC). Onde esses grandes bancos estatais apresentam, basicamente, os mesmos problemas: forte interferência política (seja em nível local, provincial ou central); altas somas de “créditos podres” e mau gerenciamento.

O governo tinha praticamente o controle total dos bancos comerciais, que recebiam muita pressão para conceder empréstimos às empresas estatais de determinados setores da economia, de acordo com as metas de desenvolvimento estabelecidas pelo governo central ou por pressão política de overnos provincials, locais e de estatais. O Banco do Povo e o Ministério das Finanças criaram, em 1998, quatro companhias de gerenciamentos de ativos, uma para cada um dos quatro bancos comerciais estatais.

Fazendo que eles repassassem para as companhias o equivalente a 140 bilhões de euros em créditos duvidosos, ficando responsáveis em liquidar esses ativos. Além disso, o governo chinês injetou, em 1998, cerca de 30 bilhões de euros nos quatro grandes bancos. Esse processo de liquidação dos devedores foi arr 19 30 bilhões de euros nos quatro grandes bancos. Esse processo e liquidação dos devedores foi arrastado há tempos, em virtude, sobretudo, do tráfico de influência ou porque as liquidações muitas vezes envolvem empresas que, apesar de ineficientes, empregam grande número de pessoas.

Em 2001, a China entrou na Organização Mundial do Comércio, correndo contra o tempo para reformar o sistema financeiro, para que pudesse fazer frente às instituições estrangeiras, onde teriam sinal verde para operar no mercado chinês a partir de 2006. Já Em 1998, foram criadas a China Securities Regulatory Commission (CSRC) e a China Insurance Regulatory Commission CIRC), responsáveis por regulamentar e fiscalizar o mercado de capitais e a Indústria de seguros, respectivamente.

Em abril de 2003, foi criada a China Banking Regulatory Commission (CBRC), foi quem assumiu as funções de regulação e fiscalização do sistema bancário, antes atribuído ao Banco do Povo. A China abriu o sistema financeiro em 2006, para as empresas estrangeiras fazendo com que houvesse operações em moedas estrangeiras por todo o pais, e algumas cidades ,onde até 2005, a permissão para esse tipo de operação era impossível. Temendo a forte concorrência que isso trará,os bancos chineses estão reocupados em melhorarem suas prátlcas administrativas e a trabalharem de acordo com os pontos do acordo Basel II.

Outra medida é o apoio dado aos bancos para abrirem seu capital, o que, acreditando, assim, que os bancos serão mais transparentes e os ajudará na captação de mais recursos. Os bancos estrangeiros têm a permissão de bancos chineses, mais só aceita que a sua participação só totalizasse 25% no total das ações. Quand bancos chineses, mais só aceita que a sua participação só totalizasse 25% no total das ações. Quando um banco estrangeiro se torna acionista ele só pode controlara no máximo 20%.

A entrada de sócios estrangeiros é estimulada, pois trás mais capital para os bancos chineses, para que possam melhorar as práticas de gestão, inovar produtos como cartões de créditos). Apesar de ser ainda pequena a participação dos bancos estrangeiros representado apenas só por 1 do total de ativos em 2005. Na área rural, prosperou um modelo simples de agente financeiro, (SCR), foram as chamadas Sociedades de Créditos Rural, que aliadas ao ABC e aos fundos de crédito rural ajudam no desenvolvimento da agricultura chinesa.

Graças a sua estrutura simplificada, essas sociedades atuam nas regiões mais remotas já somam mais de 35 mil. a sociedade de crédito muitas é a instituição financeira muitas vezes estão mais próximas de vilas e povoados, ela acaba tendo um importante papel no desenvolvimento local, onde várias empresas comunitárias são financiadas com seu capital. Temos também o agente financeiro, os chamados Fundos de Créditos Rurais são menores que as SCR, e atuam principalmente na área de microcrédito.

Por serem pequenas ambas são suscetíveis à intervenção polítlca local e à corrupção, elas acumulavam maiores créditos duvidosos do sistema financeiro chinês. Sendo assim consideradas pelo Banco do Povo como a única parte do sistema que é insolvente. Ao tentar solucionar parte dos problemas nessa área, as sociedades de créditos e os fundos de créditos serão, durante os próximos anos, fundidos em cerca de 2000 bancos de crédito rural ou bancos cooperativos. O processo de reestrut fundidos em cerca de 2000 bancos de crédito rural ou bancos cooperativos.

O processo de reestruturação começou em 2003, em oito províncias e municipalidades, devendo continuar nos próxmos anos, dada a escala da operação. Atualmente, uma alta autoridade do Banco do Povo num iscurso falou da importância das sociedades de crédito no desenvolvimento das pequenas e médias empresas chinesas e para o micro-crédito. disse também que as grandes empresas devem procurar outros meios de financiamento, como: o lançamento de títulos ou a abertura de capital, por exemplo.

Apesar da queda na taxa de créditos duvidosos verificada nos últimos anos (25,4% em 2001 para 9,8% em 2005), o montante desses créditos cresceu. por causa da forte expansão do crédito no mercado chinês, apesar das medidas de contenção como elevação dos juros, ela jogou mais recursos para os setores já uper aquecidos da economia, como o de construção civil (imóveis), de automóveis e de ferro e aço. Mais agora, os vilões do sistema bancário mudam de figura, pois são indivíduos os responsaveis por grande parte dos empréstimos das novas áreas com altas taxas de default.

Não diferentes das limitações aqui apresentadas, a previsão para o sistema financeiro chinês nos próxmos anos é positiva. O governo vem melhorando o funcionamento dos bancos, com mais exigências de recursos, incentivando as grandes empresas, bancos e empresas de seguro entrem no mercado de ações, melhorando cada vez mais as olsas chinesas. Podendo participar mais e também conseguir mais créditos para financiar as suas atividades.

PAGF 19 BRASI O Sistema Financeiro Nacional e a Política Monetária As economias dos países registram, em determinados momentos, elevados níveis de produção, e consumo, a isso chamamos de ascensão econômica já quando temos um baixo consumo e desestimulo ao investimento, chamamos essa situação de crise econômica. A renda nacional com o governo pode afetar a renda de equilíbrio de duas formas, primeiro através das compras governamentais de bens e serviços, e segundo os impostos e ransferências que afetam a relação entre produto e renda.

O Conde de Linhares instalou um banco de troca, que tinha como finalidade fazer chegar aos cofres da coroa o ouro disponível em poder do público. Em 12 de outubro de 1808 foi criado o primeiro Banco do Brasil. A Estrutura do Sistema Financeiro e como é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência dos recursos dos ofertadores para os tomadores finais que criam condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado. O sistema pode ser dividido me dois grupos: o normativo e o perativo.

Normativo — as autoridades monetárias, como Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O CMN é o órgão que controla e regula a atuação dos intermediadores financeiros, ele também autoriza a emissão do papel moeda. O BACEN é uma autarquia federal vinculada ao ministério da fazenda, lembrando que autarquia é quando uma pessoa ou organlzação é nomeada pelo presidente a um cargo sem a precisão de um concurso ou licitação visto que é para um trabalho de determinado fim. icitação visto que é para um trabalho de determinado fim. O CVM é responsável por regulamentar, desenvolver e fiscalizar o mercado mobiliário, onde são negociados os títulos emitldos pelas empresas para captar recursos destinados ao financiamento de suas atividades. Operativo – são as instituições financeiras publicas e privadas. Instituto de resseguros do Brasil (IRB) é uma sociedade mista, tem como objetivo regularizar o cosseguro, o resseguro e a retrocessão. PIB cresce 1,9% no 20 contra 0 10 trimestre de 2009.

Na mesma comparação, levando-se em consideração a série com ajuste sazonall, o maior destaque foi a indústria (2,1%), seguida elos serviços (1 A agropecuária apresentou variação negativa de 0,1%. Na comparação com o segundo trimestre de 2008, o PIB registrou queda de 1,2%, resultado da retração de 0,9% no valor adicionado a preços básicos e da redução de 2,8% nos impostos sobre produtos. Dentre as atividades, destacaram-se, nesse confronto, os serviços (2,4%).

Por outro lado, a indústria caiu 7,9%, e a agropecuária teve redução de 4,2%. Nos quatro trimestres (12 meses), o PIB apresentou crescimento de 1,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no acumulado no ano (10 semestre e 2009), o PIB caiu 1,5%, em relação a igual período de 2008, sendo que, somente os serviços cresceram (2,1%), enquanto a indústria (-8,6%) e a agropecuária (-3,0%) caíram. Em valores correntes, o PIB, no segundo trimestre de 2009, alcançou R$ 756,2 bilhões.

Na economia brasileira existem milhões de títulos diferentes para que possam ser usadas em grandes empresas para empréstimos no qual f para empréstimos no qual financiam a aquisição de novas fabricas, construir uma estrada ou uma nova escola nesse procedimento há três características : o prazo, o risco de crédito o tratamento tributário. Ações negociadas em bolsa de valores representam a menor fração do capital social e uma empresa seja ela SIA, sociedade por ações ou companhia.

Na verdade o acionista não e um credor da companhia, mas um proprietário com direito a participação em seus resultados. A bolsa de valores: histórico e generalidades, no Brasil, no século XVIII já se negociava com papeis, mas somente em 1845 surgiu a primeira regulamentação governamental cujo código brasileiro de 1850 refere-se as praças de comercio que são na verdade as precursoras das atuais bolsas de valores. Um os objetivos e funcionamento das bolsas de valores segundo as resoluções são: assegurar aos investidores completa garantia pelos tltulos e valores negociados.

No Brasil há sete bolsas de valores: bolsa de valores de são Paulo (Bovespa); bolsa de valores do Rio de janeiro (BVRJ); bolsa de valores de Minas – Espírito santo- Brasília (bovmesb); bolsa de valores do Paraná (BVPR); bolsa de valores regional (BVRG); bolsa de valores Bahia -Sergipe – Alagoas (BVBSA, bolsa de valores de Pernambuco e Paraíba (BOVAPP), desde 2000 essas bolsas de valores firmaram acordo com a Bovespa. GRÁFICO CURVA DE POSSIBILIDAD PAGF o 2. 0 1. 0 1. 0, 2. 0, 3. 0, 4. 0, 5. 0 Exportação Agrícola Exportação Mineral 3. 0. 8 – 1 . o, 2. 0, 3. 0, 3. 6 Brasil e China como parceiros comerciais Apesar da forte similaridade das pautas de exportação chinesa e brasileira no que diz respeito à intensidade de uso dos fatores de produção, há espaço considerável para se aumentar o intercâmbio bilateral. Dos 798 produtos que o Brasil tem vantagem comparativa, o Brasil não tem na China um competidor significativo em 544. Pelo lado chinês, há 1. 622 produtos que a China mostrou-se competitiva no triênio 1991-2001 e o Brasil não.

Pnas – conceitos básicos

0

PNAS 1 . Qual a nova concepção definida para a Assistência Social pela constituição federal de 1988? A Constituição Federal

Read More

Sistema esqueletico

0

SISTEMAS ESQUELETICOS OSSOS DA CABEÇA NEU ROCRANIO (08) • Frontal • Occipital • Esfenoide • Etmoide • Temporal • parietal

Read More