Mercado imobiliario

Categories: Trabalhos

0

O mercado de valores mobiliários brasileiro negocia, predominantemente, ações, debêntures e quotas de fundos de investimento. Entretanto, existem vários outros tipos de valores mobiliários. O art. 20 da Lei no 6. 385, de 07. 12. 76, com alterações feitas pela Lei no 10. 303, de 31. 10. 01, define como valores mobiliários: l. as ações, debêntures e bônus de subscrição; II. os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários; III. s certificados de depósito de valores mobiliários; IV. as cédulas de debêntures; V. s cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investi VI. as notas comerci VII. os contratos fut outros derivativos, cu mobiliários; 8 Sw. p view nent page jam valores VIII. outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes Além desses, a Lei no 10. 03 introduziu a seguinte importante definição: “IX – quando ofertados publicamente, quaisquer outros títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço o empreendedor ou de terceiros” Nenhuma emissão pública de valores mobiliários poderá ser distribuída, no mercado, sem prévio registro na CVM, entendendo-se por atos de distribuição a venda, promessa de venda, oferta à venda ou subscrição, aceitação de pedido de de valores mobiliários os titulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures. underw’riting.

No mercado financeiro, o underwriting ou subscrição ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário inanceiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição pública de ações ou obrigações no mercado. A operação é realizada por uma instituição financeira isoladamente ou organizada em consórcio. O termo descreve as operações financeiras nas quais os bancos intermedeiam o lançamento e distribuição de ações ou títulos de renda fixa para negociação nomercado de capitais. A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter.

São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos u de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras. As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral, e de títulos de crédito representativo de empréstimo, em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente pela instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação. Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting. ITipos de underwritine 20F realizar os melhores esforços, no sentido de colocação dos títulos mitidos pela empresa junto ao mercado.

Não há, por parte do intermediário financeiro, nenhuma garantia de colocação da totalidade das ações do lançamento. A empresa corre o risco de não conseguir aumentar o seu capital no montante pretendido, uma vez que assume todos os riscos do lançamento. Underwnting de stand-by Subscrição em que a instituição financeira se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ela mesmo subscreve o total das ações não colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro. Underwriting firme (straight) Subscrição em que a instituição financeira subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público.

Selecionando esta opção, a empresa assegura a entrada de recursos. O risco de mercado é do intermediário financeiro. mercado de capitais O que é? O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. Estrutura do mercado de capitais O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras utorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário. No Mercado Primário é on a subscrição de novas 3 OF dinheiro da venda vai para a empresa.

Já o Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros. Segundo Fortuna (2005) “Mercado de Balcão é um mercado sem local físico determinado para a realização das transações. Elas são realizadas por telefone, entre as instituições financeiras. Neste mercado, normalmente, são negociadas ações de empresas nao registradas na BOVESPA, além de outras espécies de titulos.

O mercado de balcão é dito organizado quando se estrutura como um sistema de negociações de títulos e valores mobiliários administrados por entidade autorizada pela CVM. ” Por que investir no Mercado de Capitais? À medida que cresce o nível de poupança individual e a poupança as empresas (entende-se por poupança o lucro das mesmas) constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país. Tais investimentos são o motor do crescimento econômico e este, por sua vez, gera aumento de renda, com conseqüente aumento da poupança e do investimento, assim por diante. As empresas, à medida que se expandem, carecem de mais e mais recursos, que podem ser obtidos por meio de • Empréstimos. • Reinvestimentos de lucros. • Participação de acionistas.

As duas primeiras fontes de recursos são limitadas. Geralmente, as empresas utilizam-nas para manter sua atividade operacional. Mas é pela participação de novos sócios AGE 4 OF utilizam-nas para manter sua atividade operacional. Mas é pela participação de novos sócios – nesse caso os acionistas – que uma empresa ganha condição de obter novos recursos nao exigíveis, como contrapartida à participação no seu capital. Com esses novos recursos, as empresas têm condições de investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de pesquisas melhorando seu processo produtivo, tornando-o mais eficiente e beneficiando toda a comunidade.

O investidor em ações contribui assim para a produção de bens, dos quais ele também é consumidor. Como acionista, ele é sócio da empresa e se beneficia da distribuição de dividendos sempre que a empresa obtiver lucros. Essa é a mecânica da democratização do capital de uma empresa e da participação em seus lucros. Antes de investir no mercado de capitais deve-se também analisar o tipo de investidor que você é, pois no mercado de capitais você possui diversas formas de obter retorno buscando equilibrar os três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, portanto, deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre iretamente relacionada ao risco.

Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade. Tornando-se desta forma uma ótima forma de investir seu dinheiro com diversas formas de rentabilidade de pequeno, médio e grande risco, sendo de pequena, media e grande rentabilidade respectivamente. Principais Benefícios do Mercado Acionário Para que o Mercado Acionário se desenvolva, consiga cumprir com sua função e traga benefícios para as partes envolvidas, o ambiente de negócios no p consiga cumprir com sua função e traga benefícios para as partes nvolvidas, o ambiente de negócios no país de atuação deve ter total liberdade e possuir regras claras e definidas.

Eis abaixo alguns dos principais benefícios que um Mercado de Ações desenvolvido pode propiciar a uma nação: • Financia a produção e os negócios, pois através da venda de ações as empresas obtêm recursos para expandir seu capital, com obrigações apenas no longo prazo; • Possibilita que os recursos poupados se tornem investimentos, proporcionando crescimento econômico e crescimento de produtividade com a inserção das poupanças no setor produtivos; ?? Constitui uma forma de crescimento das companhias, que podem aumentar sua participação no mercado através da distribuição de ações, além de possibilitar a elas aumentar seus ativos e valor de mercado; • Auxilia a redistribuição de renda, à medida que pode proporcionar a seus investidores ganhos decorrentes de valorizações do valor da ação e distribuição de dividendos, compartilhando assim o lucros das empresas; • Aprimoramento dos princípios da Governança Corporativa, através de melhorias na administração e eficiência, visto que as companhias abertas precisam cumprir a regras cada vez mais ígidas propostas pelo governo e pelas Bolsas de Valores, além de deixar o mercado mais transparente; • Possibilita a inserção de pequenos investidores, já que para investir em ações não há a necessidade de grandes somas de capital como outros tipos de investimentos; • O Mercado de Ações atua como indicador econômico, uma vez que é extremamente sensível e a cotação das ações pode refletir as forças do mercado, como momentos de recessão, estabilidade 6 OF cotação das ações pode refletir as forças do mercado, como momentos de recessão, estabilidade, crescimento, etc. Investimentos em Títulos ?? Renda: Divido em fixa e variável. A renda é fixa quando se conhece previamente a forma do rendimento que será conferida ao titulo. Nesse caso, o rendimento pode ser pós ou prefixado, como ocorre, por exemplo, com o certificado de depósito bancário. A renda variável será definida de acordo com os resultados obtidos pela empresa ou instituição emissora do respectivo tltulo. ?? Prazo: Há titulos com prazo de emissão variável ou indeterminado, isto é, não têm data definida para resgate ou vencimento, podendo sua conversão em dinheiro ser feita a qualquer momento. Já os títulos de prazo fixo apresentam data stipulada para vencimento ou resgate, quando seu detentor receberá o valor correspondente à sua aplicação, acrescido da respectiva remuneração. • Emissão: Os títulos podem ser particulares ou públicos. Particulares, quando lançados por sociedades anônimas ou instituições financeiras autorizadas pela CVM ou pelo Banco Central do Brasil, respectivamente; público, se emitidos pelo governo federal, estadual ou municipal. O QUE É SISCOMEX? ? um sistema informatizado que interliga exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, comissários, transportadores e outras entidades ao Decex – Departamento de Operações de Comércio Exterior, Banco Central e à Secretaria da Receita Federal. Permite processar o registro de operações de importação e exportação. O SISCOMEX foi implantado em 1993 para agilizar e desburocratizar as operações de exportação As entidades interessadas em exportar necessitam de uma senha para operar o Siscomex, para o registro de suas operações, ou para autorizar bancos, corretoras de câmbio e despachantes aduaneiros, que disponham de senha, a efetuar registros no SISCOMEX.

Para isso a empresa deve procurar a SECEX ou a Delegacia de Receita Federal mais róxima. Esse credenciamento é realizado com a apresentação do contrato ou estatuto social, cartão CGC, CPF do responsável pela empresa e procuração, se for efetuado por terceiros. O que é CDB? O significado da sigla é Certificado de Depósitos Bancários. Para entender o que isso significa, é preciso entender a principal (e mais lucrativa) atividade de um banco: pegar dinheiro emprestado para emprestar. Os bancos podem emprestar boa parte do dinheiro que depositamos à vista ou a prazo. Depósito à vista é o montante que deixamos em nossa conta corrente.

Existe uma limitação para o anco emprestar esse dinheiro, mas, em compensação, ele não nos remunera por isso. Já nos depósitos a prazo (CDBs), cedemos determinado montante para o banco pode um prazo previamente acordado e ele nos devolve esse montante acrescido de uma taxa de juros (pré ou pós fixada, assim como no Tesouro Direto). É assim que funciona um CDB. CDB pré ou pós? O raciocínio entre optar por um CDB prefixado ou pós fixado é o mesmo utilizado em relação aos titulos públicos. Ao investir num CDB prefixado, você acorda com o banco uma taxa fixa (12% a. a. , por exemplo) para rentabilizar a a licação. Já num CDB pós- fixado, a negociação é em dexador (95% do CDI, por 8 OF do CDI, por exemplo).

Os CDBs prefixados têm comportamento parecido com as Letras do Tesouro Nacional (LTN), enquanto os CDBs pós-fixados se parecem mais com as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), que é indexada à Selic. Como o CDI é bem próximo da Selic, uma LFT rende o equivalente a um CDB atrelado a 100% do CDI. Como funciona a negociação? Diferentemente do Tesouro Direto, onde as taxas de negociação são pré-estabelecidas, as taxas para os CDBs podem ser negociadas com o banco, que obedecem a lei da oferta e da rocura. Apesar de alguns gerentes afirmarem que as taxas são predefinidas, existe sim uma margem para negociação, sobretudo para valores maiores. A sugestão é utilizar as taxas oferecidas pelo Tesouro Direto como base para negociação.

Para os CDBs prefixados, utilize a rentabilidade e prazo das LTNs oferecidas. para os CDBs pós-fixados, procurem se aproximar o máximo possível de 100% do CDI. Riscos O principal risco de um CDB é o banco quebrar ou nao honrar com o compromisso feito. A grande vantagem, no entanto, é que o investimento em CDB é garantido pelo Fundo Garantidor e Crédito, até o limite de R$ 70 mil (por CPF e por instituição financeira). Essa vantagem permite que você Invista muito mais de R$ 70 mil, contanto que divida entre várias instituições bancárias. Outra opção é investir uma parte em seu nome, outra parte em nome da(o) sua(seu) esposa(o), e assim por diante.

Tributação A tributação dos CDBs é s aioria das aplicações de 20% – sobre os rendimentos ocorridos até 360 dias após a aplicação; 0 17,5% – sobre os rendimentos ocorridos até 720 dias após a 0 15% – sobre os rendimentos ocorridos após 720 dias da aplicação. Algumas dicas valiosas! Acredito que a principal opção de investimento em CDB é optar por bancos menores, que pagam muitas vezes taxas acima de 100% do CDI. O banco Schahin, por exemplo, paga (ou pelo menos pagava até o mês passado, quando da minha última consulta) 112% do CDI. Mesmo que o risco seja maior, a garantia dada pelo FGC cobre suas perdas até R$ 70 mil. Por isso optar por esses bancos pode ser vantajoso até esse limite. Existem também opções de investimento em CDBs de grandes bancos, mas com taxas menores.

A sugestão é procurar por alternativas onde você não pode resgatar antes do prazo, pois a entabilidade oferecida geralmente é maior que a média. Você investe em CDB? Você já fez algum investimento em CDB? Tem alguma dúvida ou sugestão em relação a essa modalidade de investimento? Então deixe um comentario e compartilhe conosco sua opinião! Sociedades seguradoras – são entidades, constituídas sob a forma de sociedades anônimas, especializadas em pactuar contrato, por meio do qual assumem a obrigação de pagar ao contratante (segurado), ou a quem este designar, uma indenização, no caso em que advenha o risco indicado e temido, recebendo, para isso, o prêmio estabelecido. Sociedades de capitalização 0 DF 18

Poluição da água

0

Poluição da água Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou

Read More

Conceito gestão financeira

0

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU – UVA CURSO: GESTAO DE PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO GESTAO FINANCEIRA

Read More