Método maria montessori e suas caracteristicas

Categories: Trabalhos

0

MÉTODO MARIA MONTESSORI E SUAS CARACTERISTICAS Joelma Vitorino Santana Bauru 2010 Maria Montessori (1870-1952) elaborou uma teoria científica do desenvolvimento infantil e dirigiu seu trabalho rumo a uma Swipetoview nentp proposta pedagógica OF4 desenvolve um sens aprendizado e, o ensi manipulação de obje Assim, a atenção do d o, a criança lo próprio edagogia enfatiza a entração individual. essor passando a focar-se nas tarefas a serem cumpridas. O professor é apenas um guia que remove obstáculos à aprendizagem e isola as dificuldades da criança.

As inovações introduzidas pelo método ontessoriano estão presentes até hoje tanto em escolas que adotam sua metodologia, e que estão espalhadas por todo o mundo, quanto em escolas que, mesmo não o fazendo, aproveitam alguns dos recursos por ela criados, como meios facilitadores da aprendizagem infantil. Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações.

O objetivo da escola é a ormação integral do jovem, uma “educação para a -lal Studia a vida”. A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender – conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos. O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do Intelecto.

Na Educação Infantil, enfatiza a manipulação de peças de tamanhos, formas, texturas e cores diferentes. Na alfabetização, com a ajuda de objetos como o alfabeto móvel, utiliza-se o método fonético, em que o aprendizado parte do som da letra para se construir a palavra e depois o texto. Devido principalmente, às exigências do vestibular, a pedagogia montessoriana raramente é aplicada no Ensino Médio. Crianças de idades diferentes são agrupadas numa mesma turma. Nessas classes multiidades, alunos de 5 e 6 anos estudam na mesma sala e seguem um programa unico. os alunos têm ulas com um único professor polivalente.

O ambiente preparado à criança é de extrema Importância para seu desenvolvimento e progresso intelectual. O desenvolvimento físico e a manipulação de objetos são essenciais para que desperte na criança a atenção, a motricidade, a concentração, e a linguagem. Uma cr a concentração, e a linguagem. Uma criança de três anos de tudo faz um brinquedo. Isto quer dizer que ao sentir as coisas, vai elaborando o que observou. Nas classes de educação infantil, ficam dispostos ao alcance da criança diversos objetos para desenvolver a coordenação motora estimulação sensorial.

Já nas salas do ensino fundamental, há estantes repletas de jogos para auxiliar no aprendizado das diversas disciplinas. A sala montessoriana deve ser pensada para ser como uma “casa da criança”. Ela dá ao aluno a chance de praticar as habilidades sociais através de uma grande variedade de situações, fazendo com que o aprendizado seja prazeroso. Além do cuidado com o espaço físico, um outro princípio básico do ensino Montessori é o acolhimento, o respeito às diferenças. Por isso, é comum observar, nestas instituições, classes com rande diversidade cultural, religiosa e até cognitiva.

Elementos da metodologia Montessori O ambiente preparado Refere-se a um ambiente que seja organizado cuidadosamente para a criança, para ajudar-lhe a aprender e a crescer. Este ambiente está formado por dois fatores: o entorno e o material, preparado de uma maneira tal que desenvolvam nelas as partes: social, emocional, intelectual, a comprovação e necessidades morais de uma criança, mas também que satisfaça as necessidade 3 também que satisfaça as necessidades de ordem e segurança, já ue tudo tem seu lugar apropriado. A Dra.

Montessori comprovou que preparando o meio ambiente dos alunos com os materiais necessários para seu periodo de desenvolvimento em todas as áreas possíveis e deixando-lhe escolher seu material de trabalho, abriria o caminho para um desenvolvimento completo de seu ser, “Liberdade de eleição em um meio ambiente preparado” Características de um ambiente preparado Proporcionado: às dimensões e forças da criança. Limitado: Enquanto que o melo ambiente dirige ao aluno até o conhecimento e o ajude a organizar suas idéias, clareando sua ente.

Simples: Na qualidade das coisas e na linha das formas. Elementar, deve haver o suficiente e o necessário. Delatador do erro: O poder de dar-se conta do erro leva a criança a um raciocínio cada vez maior, podendo medir as consequências de suas ações. Lavável: Para que a criança possa manter o ambiente. limpo e cuidado O método Montessori está inspirado no humanismo integral, que postula a formação dos seres humanos como pessoas únicas e plenamente capacitadas para atuar com libertade, inteligência e dignidade. Referência . /Montessori. pdf 4DF4

Dietetica e confecção dos alimentos

0

PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Dietética e Confecção dos Alimentos UFCD : 3525 Duração: 50 horas Formadora: Gisela Pereira Co-financiado pelo

Read More

Ldb para servico social

0

RESUMO DA LEI DE DIRETRIZES BASES 9. 394/96 ESTRUTURA DA LEI E SEUS RESPECTIVOS ARTIGOS Art. 10 – Educação Art.

Read More