Metodolo

Categories: Trabalhos

0

O que é metodologia? Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. É o caminho percorrido, a maneira utilizada para atingir o objetivo. Num plano de aula, a metodologia deve estar embasada numa intenção ampla do professor, quanto às questões filosóficas, psicológicas e culturais e restrita – quanto à aprendizagem dos conteudos em si. Por esta razão, é preciso que o professor ou a professora se pergunte quanto às suas intenções e tendências da escola. Vamos entender melhor!

Como posso elaborar uma aula completamente expositiva, com o predomínio da fala alunos, se tenho a in ríticas e reflexivas? É incoerente, não ac sem a participação d OF6 S. wp page ro e o silêncio dos s autônomas, mente expositiva, cera autnomia, mas a dependência no pensar e agir, tanto quanto a insegurança e a ingenuidade. Por esta razão, deve-se levar em conta no fazer educativo, no cotidiano escolar estas questões, para garantir o alcance do objetivo desejado. A Metodologia do Plano de aula, também chamada de Estratégia, a nível de praticidade, deve conter três momentos básicos: 1.

Motivação, ou provocação ou elemento detonador: trata- se do elemento utilizado para provocar a aprendizagem de eterminado conteúdo. pode ser uma cena de um filme, um Swige to víew next page uma música, uma imagem ou uma dinâmica, por exemplo. 2. Análise e sistematização do conteúdo: É o momento da aula em si. Veja o exemplo: Ex: Diálogo sobre o sentido, a definição e o utilitarismo da disciplina, partindo do conhecimento prévio dos alunos. Sistematização dos conceitos e objetivos da disciplina no quadro. Leitura discursiva de um texto atual (em grupo); Responder questionamentos a partir das discursões e do texto.

Verificação das respostas no quadro (ou oral). Atividade de classe: Responder o exercício do livro, pág. Atividade de casa: Pesquisar o conceito da disciplina em diversos contextos. 3. Avaliação da aprendizagem: Obseruação das respostas do grupo; perguntas orais a respeito da aula. Este é apenas um exemplo. Você pode elaborar a sua estratégia de diversas maneiras. Deixe a criatividade tomar conta de você e estude bastante, converse com colegas da área, troque ideias. Assim você terá cada vez mais suporte para dar aulas cada vez melhores.

Metodologia : o que é e qual sua importância ? Geralmente, em todos os cursos de pós graduação, esta é uma palavra que assusta. O que ela é, exatamente, e etodologia do trabalho científico, quando se faz um trabalho, seja um artigo para um jornal, uma monografia para um curso, uma dissertação de mestrado, em se pretenda estar fazendo um trabalho de comunicação cientifica, o que menos se espera é que tenha vindo de uma inspiração poética. Muito menos de digressões e opiniões sobre o que foi pesquisado ou experimentado. Se espera algumas coisas dele : 1. ue tenha um planeamento anterior, 2. que tenha um começo, 3. que tenha um meio, 4. que tenha um fim. Ou seja, tenha métodos de construção e que estes métodos sejam coerentes, conhecidos e explicitados. ) Planejamento anterior – se espera deste tipo de trabalho que, antes de ele ser escrito, ele tenha sido planejado, tanto o modo como ele vai ser escrito, quanto o que ele vai dizer, ou seja, tanto sua forma quanto seu conteúdo. Pode ser que tanto um quanto outro mudem ao longo do caminho, mas supõe-se que ninguém parta do zero num caso deste. Pressupõe-se que a. m assunto tenha sido escolhido, assim como seu enfoque e a profundidade com que vai ser abordado; b. que pesquisas para um levantamento bibliográfico tenha sido feitas, exaustivamente, em publicações e de autores confiáveis, depois tenha sido delimitado o material bibliográfico para será usado na feitura do trabalho, c. que, se for um trabalho experimental, esta bibliografia sirva tanto para situar o pesquisador no p 3 que, se for um trabalho experimental, esta bibliografia sirva tanto para situar o pesquisador no panorama histórico de seu tema, quanto sirva para análise de seus dados e posterior discussão, d. inda no caso de trabalhos experimentais, espera-se que um método seja desenvolvido e descrito, ainda que de maneira provisória, para que seja possível a montagem deste experimento, e sua posterior discussão e redação do método xperimental final, 2) Começo – espera-se que, de posse do material pesquisado, uma introdução possa ser escrita, com suas sub partes, a. apresentação do tema e justificação de sua escolha, onde o tema é apresentado, de maneira clara, através de sua história, mas uma história que contemple o recorte dado ao tema pelo autor.

Por exemplo, se o tema é “Miasmas na Homeopatia Francesa do século XIX”, não cabe citar a história inteira dos miasmas na Homeopatia. É mais pertinente uma breve descrição de como surgiu a palavra ‘miasma’ para a Homeopatia, como ela era para Hahnemann. b. Abordagem geral do problema, O prof. Lauro Becker comenta que este item deve ser redigido após o próximo. Tem sentido, pois as questões específicas nos levam a pensar num panorama geral. E na realidade, embora nunca devamos perder a abordagem geral de vista, o trabalho se desenvolve através do estudo e análise das questões específicas. . Questões especiTicas, Também sobre iss análise das questões específicas. Também sobre isso, o professor Becker cita, ‘o que você perguntar aqui, sua pesquisa deverá responder’. São questões que deverão cercar sua principal questão, que é o item abaixo. Poderiam ser : – qual era a visão de Hahnemann de miasmas ? qual era a visão de miasmas dos homeopatas franceses clássicos ? – qual a implicação clínica destas visões ? d. Hipóteses ou pressupostos, A espinha dorsal de seu trabalho, o que seu trabalho quer aclarar.

De novo, se seu tema é “Miasmas na Homeopatia Francesa do século XIX”, uma hipótese poderia ser : Se Miasmas para Hahnemann foram isto e tal, e para os homeopatas franceses parece ter sido tal e isso, então através da leitura do livro tal do homeopata francês Fulano da Silva poderá não só se comprovar a hipótese de que este tema teve visões e conceituações diferentes, mas também que esta visão levou à práticas iferentes de homeopatia. e. Variáveis e ou fatores qualitativos de análise ( trabalho experimental) f. Objetivos da pesquisa g. Definição de termos, h.

Metodologia da pesquisa ou do estudo, – tipo de pesquisa, S – Instrumentos da coleta de dados, – tratamentos de dados, ( trabalho experimental) – pesquisa teórica, 3) Meio i. Desenvolvimento, – revisão de literatura ou plano teórico, – apresentação e análise de dados, 4) Fim j. Conclusões e sugestões Significado de Metodologia O que é Metodologia: é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento.

Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino- aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori . A metodologia do trabalho r exemplo, para a

Ppra

0

CURSO DE ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE PREVENÇAO DE RISCOS AMBIENTAIS – PPRA Objetivos: Interpretação da NR – g. Discutir o

Read More

Menor abandonado

0

“Menor abandonado” é sinônimo de “criança carente”, mas nossa sociedade a julga, condena e executa antes dela se tornar fora

Read More