Micro e pequenas empresas

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITARIO DO ESPIRITO SANTO – UNESC BRUNA SENA SARLO RESENHA SOBRE O TEXTO “IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTAO DE MICRO E INFORMAÇAO…… ………………………………. 07 PEQUENAS EMPRESAS” SERRA 2012 RESENHA SOBRE O T COMO INSTRUMENT PEQUENAS EMPRESA SUMÁRIO 04 1 CONCIDERAÇÕES 2 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE… 3 A CONTABILIDADE E A p CONTABILIDADE E MICRO E … 05 4 CONTEXTO DA INFORMAÇAO DAS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS.. 8 5 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DADOS OU sobre a história da contabilidade, contendo informações úteis sadas como ferramentas da contabilidade gerencial, de extrema importância no processo administrativo da empresa. 01- CONSIDERAÇOES INICIAIS Desde os primórdios a contabilidade se faz necessária, e vem evoluindo gradativamente nas demonstrações do fluxo de riqueza, apoio a gestão e reforçando seu papel social. Olhando para o passado, notamos em evidencias históricas o uso da contabilidade nas organizações primitivas ainda de forma rudimentar.

As primeiras provas arqueológicas da contabilidade foram encontradas entre 10. 000 a 5. 000 anos antes de cristo, xatamente no período mesolítico, são registros em grutas, ossos, e outros materiais contendo manifestações da inteligência humana, em meios patrimoniais, qualitativos e quantitativos, ou seja, construindo a conta primitiva. Com ajuda da arte, o homem primitivo começou a se preocupar com sua variação de riqueza, passando a contabilizar seus bens através de pinturas nas paredes das grutas, onde conseguiu montar a conta primitiva.

Pelos desenhos ele designava a utilidade de um bem, e com riscos ele designava a quantidade desse bem. Nos tempos mais atuais, a contabilidade se tornou algo mprescindível, pois a complexidade das organizações necessitou da evolução das informações de forma exata. Porem essa evolução foi lenta, tendo em vista que a história do homem vem ligada a contabilidade por milênios. Com a criação dos registros em partida dobrada, notou-se que todo crédito sempre corresponde a um débito, de igual valor e vice-versa.

Logo Gutemberg surgiu e desenvolveu os meios de imprensa, possibilitando a im e vice-versa. Logo Gutemberg surgu e desenvolveu os meios de imprensa, possibilitando a impressão em série e trazendo a ontabilidade ao conhecimento de todos. No século XVI surgem às primeiras obras contábeis, porem só se estruturou cientificamente em 1923 por Vicenzo Masi na Itália, seu objetivo era conhecer as relações entre acontecimentos da riqueza patrimonial, e explicar o que acontece a partir das refendas relações. O foco era a “conta”, ou seja, essa era a alma, e o registro a finalidade maior.

Com as publicações de Francesco Villa, surgiu uma escola de pensamentos, Villa foi premiado pelo imperador da Áustria por sua obra, “La contabilitá applicata alle amministrazione private publiche”, onde entendia-se como substancia o movimento da riqueza. Assim na escola os registros eram apenas subsídios para estudos, nao admitindo que a contabilidade aos registros se limite. Foi nesse momento que a contabilidade tomou forma gerencial, deixando de ser modelo de escrituração, e virando informação de apoio na administração dos negócios.

Guiseppe Carboni, precursor do personalismo, partiu do raciocínio em que tudo que ocorre na empresa, motiva direitos e obrigações, foi quando definiu-se o patrimônio como um conjunto de direitos e obrigações. A influencia da administração do direito é muito forte, centralizando a tendência dos estudos contábeis na vida da riqueza, se tornando fundamental na administração de patrimônios. Fábio Besta precursor dos controlistas deu inicio a uma nova visão da contabilidade, defendendo a ideia da riqueza como ela mesma e não por direitos e obrigações quando dinamizada.

Abandonando o pensamen 3 riqueza como ela mesma e não por direitos e obrigações quando dinamizada. Abandonando o pensamento personalista e situando-se em uma realidade materialista, seu objetivo estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza, essa foi uma das ais importantes correntes moderno cientifica. Da escola de Lombarda à escola Neopatrimonialista, destaca-se a evolução das funções gerenciais. 02- OBJETIVOS DA CONTABILIDADE O maior objetivo é a informação do usuário, seja ele interno ou externo. Através das informações extraídas, podemos mensurar o desempenho da empresa, traçar estratégias e metas.

São duas as áreas da informação contábil, financeira e gerencial. Na contabilidade financeira, temos demonstrativos úteis para administradores, acionistas, credores, instituições governamentais e público em geral, podendo observar o esultado das operações e a condição financeira da empresa. Na contabilidade gerencial, incluem dados históricos do planejamento diário, e com isso fazer planejamentos futuros, tudo influenciado pelas necessidades da administração, fornecendo informação clara, precisa e objetiva para tomada de decisões.

Cada vez mais as informações devem se atualizar, pois dependem dela o planejamento, controle e execução no processo de gestão. A ciência contábil é imprescindível como Instrumento de apoio à gestão de negócios. 03- A CONTABILIDADE E A INFORMAÇAO Tornou-se necessário ao homem ter informações econômicas e financeiras sobre seus negócios. Toda informação é uma expressão monetária, que objetiva uma visão sistêmica da situação da empresa. O contador tem a função de produzir informações úteis a seus usuários 4 sistêmica da situação da empresa.

O contador tem a função de produzir informações úteis a seus usuários para tomada de O uso da informação intervém no processo de gestão, podendo provocar mudanças na organização, recurso vital quando devidamente estruturado, integrando funções de várias unidades da empresa. A informação vem para alcançar objetivos por meio eficiente dos recursos disponíveis. Para tomada de decisões, os gestores precisam ser supridos com informações de valor, a informação é infinitamente reutilizável, nunca se deteriora ou deprecia em função do uso.

As informações na tomada de decisões devem ser examinadas em todos os seus estágios: reconhecendo um problema, identificando alternativas e escolhendo o que for melhor. 04- A INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A taxa de mortalidade das pequenas empresas é muito alta, o tempo médio de vida é de 3 anos. O percentual de microempresas em atividade é inferior ao de microempresas extintas, ou seja, quanto menor o empreendimento, maior é a possibilidade de extinção.

Isso faz com que o campo de trabalho de um contador diminua. A falta de informação, planejamento, controle e acompanhamento do desemprenho da empresa, acarreta um desequilíbrio muitas vezes sem retorno, fazendo o gestor fechar suas portas. Outros fatores abordados pelos gestores foram ? falta de capital de giro, carga tributaria, e a recessão econômica. Para ter sucesso é necessário ter conhecimento no mercado m que atua, um bom administrador, e fazer o uso de capital próprio.

Fica constatado a deficiência de informação dos empresários de pequeno porte, principalmente S constatado a deficiência de informação dos empresários de pequeno porte, principalmente no planejamento do fluxo de caixa, custos e investimentos. Refletindo bem os fatos, a informação e seu uso vem no topo dos itens para um negócio prosperar, é a Informação que conscientiza e capacita o empresano a assurmr os posslvels Iscos. Observando a frequência de falência das pequenas empresas, através de pesquisas, fica fácil identificar o problema da falta de informação.

Um percentual muito alto de empresários não fazem a devida contabilidade, e os poucos que fazem usam essas informações apenas para fins de fiscalização, enquanto uma pequena minoria usa essas informações para elaborar planejamentos futuros. Investigando melhor, notamos que o erro está na má gerencia e ma administração, são decisões tomadas sem nenhum respaldo, o gerente não procura saber como anda o mercado, se a decisão a ser tomada trará bons resultados, e ambém se as informações são confiáveis.

Podemos perceber a necessidade de uma contabilidade completa, com informações úteis, conhecimento sobre os lucros da empresa, planejamento de mercado, adaptação das pequenas empresas ao mercado globalizado, onde se exige inovação, flexibilidade, rapidez, qualidade, produtividade, dentre outros fatores do mundo moderno. Neste contexto é relevante a análise financeira das demonstrações contábeis e relatórios gerenciais, extraindo informações de analise econômico financeira, que demonstram o desempenho das organizações. 05.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, DADOS OU INFORMAÇÕES? O principal objetivo da analise, é transformar os dados contidos nas demonstrações, em informações úteis e c objetivo da analise, é transformar os dados contidos nas demonstrações, em informações úteis e confiáveis, que auxiliem na gestão das empresas. 06- FERRAMENTAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL As ferramentas são instrumentos de apoio, utilizadas em diferentes atividades no processo decisivo das empresas. * Análise das demonstrações contábeis: ferramenta de avaliação e desempenho de informações da empresa.

Orçamento empresarial: ferramenta de decisão, processamento dos dados contábeis atuais e dados previstos. * Análise da margem de contribuição: diferença entre o preço da venda e a soma das despesas e custos variáveis de um produto ou serviço. * Fluxo de caixa: ferramenta que relaciona os ingressos e saldas de recursos monetários, no âmbito de uma empresa, em determinado intervalo de tempo. Possibilitando: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros da empresa. 7- CONCLUSAO A presente atividade foi de grande utilidade, proporcionando om clareza noções básicas da contabilidade, a importância da mesma como ferramenta administrativa essencial para obtenção de lucros. Os pequenos detalhes, a utilidade das informações num processo de planejamento e de tomada de decisões. Os erros frequentes dos pequenos empresários, onde a contabilidade faz toda a diferença na organização e gestão dos negocios. 08- REFERENCIAS Resenha do trabalho da autora: Elisangela Fernandes dos Santos Titulo do Trabalho: A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO NSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS

Produçao textual interdisciplinar e individual

0

AUTOR: FÁBIO SILVA DOS SANTOS INTERPRETE: FÁBIO SILVA DOS SANTOS SETOR: MUSICA ORIGINAL: “A DOR DESSE AMOR” – KLB PARÓDIA

Read More

Estagio supervisionado de ensino fundamental

0

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL JOANA MARLI LANGNER ProP. de Estágio: Luciana de Luca Dalla Valle Tutor (a): Márcia

Read More