Microbiologia

Categories: Trabalhos

0

COALI – COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS RESENHA CRITICA AVALIAÇAO DA QUALIDADE MICROBIOLOGICA DE FRUTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DE FORTALEZA PONTA GROSSA 2010 FLÁVIA ROBERTA BU RESENHA CRÍTICA cr 7 Swipe to page Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa, como parte da avaliação do 30 período letivo do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. prof. : pnscila Tribeck. Ponta Grossa AVALIAÇAO DA QUALIDADE MICROBIOLICA DE FRUTOS de congressos. Evânia Altina Teixeira de Figueiredo é atualmente é professora ssociada da Universidade Federal do Ceará.

Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Mlcrobiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, processamento, controle de qualidade, avaliação microbiológica e qualidade. Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo. Publicou mais de 28 artigos em periódicos, e também publicou 15 trabalhos em anais de ongressos.

Raimundo Wilane de Figueiredo possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará – LJFC, e mestrado em Tecnologia de Alimentos pela IJFC, também doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo- USP. Atualmente é professor Associado III da UFC, Coordenador do programa de pós-Graduaçào em Ciência e Tecnologla de Alimentos da UFC, Coordenador de Pesquisa do Centro de Ciências Agrárias da IJFC, Representante da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos da PRPPG/UFC. Representante da grande Agrárias da PRPPG/UFC.

Avaliador Institucional do INEP/MEC, a partir de 2007; Representante da UFC junto a Rede de Agroindústria do Semi- ardido Brasileiro coordenada pelo INSA/MCT. Membro do Comitê de Avaliação de projetos submetidos ao PNPD/CAPES 2009. Avaliador Externo/CNPq do Programa de Iniciação Cientlfica PIBIC da UFRGS, UFERSA, UFT e UFG. consultor Ad HOC do CNPq, CAPES, MAPA, INEP, INPA, INSA, SDcr do Estado do Pará, FAPESC SC, FAPEAM- AM, FAPESPA-PA, FUNDECT-MS, FAPESP- sp, FACEPE- PÉ, FUNCAP-CE, FAPITEC- SE, FAPESB-BA, FAPEPI-PI,CEFET- PE,CEFET-CE e UEFS. Revisor Cientifico dos periódlcos Journal of Agnculture and Food

Chemistry, International Journal of the physical Sciences, Ciência Agronómica, Ciência e Agrotecnologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Acta Amazônica, Revista Brasileira de Fruticultura. Membro do Conselho Editorial das Revistas Ciência Agronômica e Brazilian Journal of Food Technology (ITAL). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de produtos de Origem Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento de frutos tropicais; Fisiologia, bioquímica e tecnologia pós-colheita e frutos tropicais.

Publicou mais de 138 artigos em periódicos, e 58 resumos publicados em anais de congressos, fora os livros publicados e também os capítulos de livros. E atualmente está com 6 artigos aceitos para publicação. Geraldo Arraes Maiapossui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Tecnologla de Alimentos – University Of California Davis e doutorado em Ciência de Alimentos University of de Alimentos – University of Arizona. rofessor Titular aposentado e professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de produtividade em pesquisa 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Segundo vice-presidente da SBCTA, Membro da Comissão Técnica do Macro Programa3 CTMP3 EMBRAPA- Brasília DF, ex-membro de assessoramento e avaliação técnico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ex-membro do Codex Alimentarius para suco de frutas.

Atua nas revistas Ciência e tecnologia de Alimentos, Revista Brasileira de Fruticultura, Brazilian Journal of Food Technology (ITAL), Publicatio UEPG. Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharia, Ciência e Agrotecnologia, Revista Semina Ciências Agrárias, Pesquisa Agropecuária Brasileira – PAB EMBRAPA – BSB, pood science and -rechnology Lebensmittel- Wissenschaft + Technologie , Publicatio UEPG. Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias e Engenharia. Agraciado com o prêmio André Tosello concedido pela a SBCTA em 2008.

Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química, Física, Físico-Química e Bioquímica dos Alimentos e das matérias-primas alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento, estabilidade e componentes funcionais de frutas e derivados. Com mais de 240 artigos publicados em periodicos, e 69 resumos publicados em anais de congressos. Também publicou livros e capítulos de livros. Paulo Henrique Machado de Sousa é professor da Universidade Federal do e capítulos de livros.

Federal do Ceará, concluiu o doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Publicou mais de 60 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Possui dois livros publicados. Participou de eventos no Brasil. Recebeu 3 prêmios científicos. Participa de projetos de pesquisa principalmente na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de produtos de OrigemVegetal e Gastronomia. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 100 colaboradores em co- autorias de trabalhos cientlficos.

RESUMO DE OBRA A busca por produtos minimamente processados vem aumentando, devido à sua praticidade, como é o caso de vegetais, hortaliças e fruto egarem ao consumidor, s OFI para o consumo humano, segundo a legislação vigente. Sendo que 25 % dos frutos estavam contaminados com Salmonella sp, e 28% estavam contaminados com Coliformes fecais. Apesar e o processo haver manpulação intensa, não foi observado ? presença de Sthaphylococus aureusEssa analise, indica a falta de higienização no processo, ou em alguma parte dele, iniciando com a colheita da matéria prima, até o consumidor.

Também com a remoção da casca, o contato com microrganismo é mais propício, podendo variar com diferença do pH das frutas, sendo que os mais ácidos, dificultam a entrada de microrganismos. Grande parte dos frutos pesquisados foi considerada impróprio para o consumo, e isso é devido, a má pratica de manipulação, e também, má higienização de equipamentos, podendo gerar uma ontaminação cruzada. or isso é preciso que as boas práticas de manipulação dos produtos minimamente processados seja garantida, e também a fiscalização por parte da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária seja cumprida, para que o produto esteja na qualidade esperada pelo consumidor, visando sua satisfação de segurança. APRECIAÇAO CRITICA O artigo fornece informações sobre frutos minimamente processados, mostrando os niveis de contaminação por microrganismo patógenos ou deteriorantes, nos frutos pesquisados.

Os autores utilizaram uma linguagem técnica, por isso o artigo xige conhecmentos prévios sobre o assunto tratado, na área de microbiologia, possibilitando uma contribuição para maior conhecimento das boas práticas de manipulação, que é importantíssima para as industrias que manipulam alimentos, mostra onde ocorre a falha manipulação, que é importantíssima para as industrias que manipulam alimentos, mostra onde ocorre a falha do processo.

Mostra que o problema foi causado por uma falha nesse manual de boas prátlcas de fabricação BPF, pois existe contaminação cruzada, portanto representa a falta de higienização dos equipamentos e materiais utilizados. Com estilo claro e objetivo, os autores esclarecem que grande parte dos frutos pesquisados encontra-se impróprios para o consumo humano, portanto para resolver o problema, é necessário criar programas de treinamento para que os colaboradores pratiquem boas formas de higienização no processo.

Visto que não é simples a aplicação desse programa, pois precisa de conscientização dos colaboradores. O artigo foi de grande valia, proporcionou maior conhecimento sobre a fabricação de frutos minimamente processados, os autores mostraram que há alta contaminação nos frutos esquisados, e utilizaram recursos gráficos que proporcionaram maior visão do todo, e um maior entendimento do assunto.

INDICAÇOES DO RESENHISTA A obra é indicada para estudantes e pesquisadores das áreas de Tecnologia, Engenharia de Alimentos, Ciências Agrárias, e Biológicas. Com o intuito de que realizem projetos e pesquisas, visando boas praticas de manipulação dos alimentos, evitando alta contaminação por microrganismos. CREDENCIAIS DO RESENISTA Flávia Roberta Buss Marendaéestudante do curso superior de Tecnologia em Alimentos pela LJTFPR atualmente cursando 30 período. Não possui artigo pnGF

Válvulas hidráulicas

0

ntroduçao As válvulas hidráulicas de pressão influenciam na pressão do sistema em uma instalação, ou em parte dela, em modos

Read More

Estado e controle social

0

1 . Conceito: * Tudo o que influencia o comportamento dos membros de uma sociedade. * Para a Sociologia Jurídica

Read More