Monopolio e oligopolio

Categories: Trabalhos

0

OBJETIVO Instituto Unificado de Ensino Superior ECONOMIA E MERCADO prof. Tony Stevao TIPOS DE MERCADOS * MONOPÓLIO * OLIGOPÓLIO DATA 12 de Abril de ora to view nut*ge Alunos: 1- Introdução O mercado é uma forma de comercializar produtos e serviços entre pessoas físicas e jur[dicas que tende a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Considerando o índice da oferta e da procura dos bens e serviços podemos determinar se o produto possui mercado de venda ou não.

Para tal devemos levar em consideração alguns aspectos como as variávels de mercado, aximização dos lucros pelas empresas, o preço e a quantidade do produto ofertado, o número de empresas que produzem determinado produto ou se há concentração da produção em algumas ou uma única empresa. Um sistema de mercado fundamenta-se em comprar e vender bens e serviços. Teoricamente o mercado teria a concorrência perfeita se houvesse a transparência nas negociações de venda e compra, respeito à legislação e a livre entrada de empresas no produto ou serviço, impondo preços e quantidade aos que comercializam.

Isso faz com que o monopolista opere sempre om lucros excessivos pois o preço cobrado será maior e a quantidade vendida menor. Em outra forma de concorrência imperfeita (outra denominação para o monopólio), para evitar a entrada de um concorrente na mesma faixa de mercado, o monopolista pode baixar seus preços inibindo outra oferta. A existência do monopólio está relacionada a causas políticas, econômicas e técnicas.

Para que possa ser exercido o monopolista precisa seguir as seguintes condições: Dispor de tecnologia específica que permita à empresa produzir, com preços razoáveis, a quantidade necessária para abastecer o mercado; Proteção legal como o direito autoral e patente, garantindo ao detentor exclusividade no mercado por um período no qual o dono da patente está protegido da concorrência; Controle de um recurso indispensável para conseguir o produto; – Direito exclusivo de produzir um bem ou serviço em determinada área; No caso de monopólio natural a situação mercadológica não suporta mais do que uma única empresa pois exige- se investmentos muito elevados e são regulamentados pelo governo. São exemplos de monopólios naturais as empresas de distribuição de energia elétrica ou sistema de fornecimento de gua.

Como exemplo de monopólio coercivo no Brasil temos a exploração de petróleo, pois o governo garante os direitos de propriedade, direitos autorais e patentes, criando monopólios legais. Até 1997 a exploração era feita exclusivamente pela Petrobrás porém o artigo 177 da Constituição Federal, flexibillzou esse monopólio. 3- Oligopólio Corre o artigo 177 da Constituição Federal, flexibilizou esse monopólio. Corresponde a uma estrutura mercadológica controlada por um número restrito de empresas. O oligopólio (grego “oligos”, pouco, “polens”, vender, “poucos para vender”), alguns poucos ornecedores detém uma grande fatia do mercado cada um.

Diferenciado do monopólio, esse tipo de mercado nao se baseia tanto no fator preço e sim nos níveis de qualidade, garantia, fidelização, imagem e os bens produzidos não necessitam ser totalmente homogêneos. Nesta estrutura de mercado as empresas consideram o comportamento e a reação das outras na tomada de decisões de mercado, característica típica de formação de cartel. O acordo entre as partes estabelecem o preço, geralmente em uniformizado em alto nível e que proporcione lucro a todos os controladores do mercado. Neste tipo de mercado a procura é maior que a oferta, a concorrência é imprevisivel, impedem o acesso do consumidor ? livre-concorrência e tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

Para controle o oligopólio é restringido por lei, especialmente quando o produto é fundamental à economia. Algumas outras definições surgiram para atuar no lugar no oligopólio tais como: -Truste: empresas individuais que perdem seu poder e submetem ao controle de um conselho com maior poder de influência no mercado. Para impedir a evolução de um monopólio foi criada leis antitrustes; Holding: empresa de posse majoritária de ações de empresas subsidiárias; – Conglomerados: união de várias empresas de setores diversificados que tendem a dominar a oferta de determinado produto ou serwço, geralmente administra PAGF3ÜFd produto ou serviço, geralmente administrada por uma holding.

São exemplos de Oligopólios: Empresas aéreas: Tam, Gol, Azul; Empresas de telefonia móvel e celular: Vivo, Claro, Tim; Montadoras de veículos: Fiat, Ford, etc; Indústrias de bebidas: Coca-cola, Guaraná Antartica, etc. 4- Conclusão Embora as empresas sejam criadas com o objetivo fundamental a obtenção do lucro, muitas perdem sua essência no decorrer do processo de estruturação e crescimento. Passam a agir de forma controladora, agregando ações que permitem rápido avanço técnico e, consequentemente, a multiplicação dos ganhos. Os empresário aproveitam da expansão do mercado para então burlar o sistema e, através das fusões, aquisições e aglomerações formam um monopólio mascarado, que neutralizam a concorrência e dominam o mercado em que suas empresas atuam.

As associações e fusões entre empresas não são totalmente maléficas quando vistas pelo anglo da sociedade. Muitos casos promovem a cnação de empregos, geram benefícios para o local onde estão estruturadas e crescimento contínuo da sociedade. Com o intuito de combater a atuação do monopólio o governo cria leis e agencias reguladoras envolvidas especificamente para promover a livre- comercialização. O que é ainda um grande passo para o restabelecimento do equilíbrio do sistema. Biibliografia: http://vww. ebah. com. br/content/ABAAAAeWYAD/estruturas -mercado http://www. infoescola. com/economia/monopolio-e-oligopolio/ httpwpt. wikipedia. org/Wki,’01igop%C3%331i0

Aula prática

0

Título: Estequiometria – Reação de Dupla Troca. Reação do Iodeto de Potássio (Kl) com Nitrato de Chumbo (II) [Pb(N03)2]. Objetivo:

Read More

A hora da estrela

0

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DOESPíRlTO SANTO UNES- FACULDADE DO ESPIRITO SANTO KAMILLA BAZET GUILHERME A HORA DA ESTRELA CACHOEIRO DE

Read More