Monotrilho

Categories: Trabalhos

0

Saiba como o monotrilho vai impactar áreas importantes de São Paulo Trem suspenso irá cruzar lugares como Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros, aeroporto de Congonhas e Estádio do Morumbi Quem anda pela Av. Roberto Marinho, na zona sul de São Paulo, percebe que ela começa a ficar com jeito de “em obras”. Pistas interditadas, máquinas para escavar, trabalhadores com coletes e capacetes apareceram nos últimos dias. Sobre a via, irá passar a única novidade importante no transporte público da cidade que será Inaugurada do monotrilho. O iGt e a ors a obra irá impactar á s :

Estaiada e o Estádio A linha toda ligará a o: a Linha 17 Ouro ue mostram como e, como a ponte trô ao Shopping Butantã, na Av. Francisco Morato. Mas, para a Copa, ficará pronto apenas o trecho entre o aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros, onde o monotrilho fará integração com a Linha 9 da CPTM (veja no mapa abaixo). O Metrô promete entregar essa etapa em maio de 2014, um mês antes do evento. Essa ligação terá 7,7 km de extensão e oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. pic] As outras “duas pontas” da Linha 17 Ouro – da Marginal Pinheiros ao Morumbi, do aeroporto ao Jabaquara – ficarão prontas depois de 2014 e dependem, além do Metrô, também da Prefeitura. O município é responsável pela construção de avenidas (a perimetral, na altura da favela de Paraisópolis), parques lineares e urbanização de favelas (na Av. Roberto Marinho) que permitirão a conclusão da obra. O monotrilho é um trem relativamente pequeno – menor que um metrô – e já opera em cidades dos EUA, Japão e vários outros países.

Ele correrá sobre vigas de concreto a 15 metros do hão, mais ou menos a altura do terceiro andar de um prédio, suficiente para fazê-lo passar por cima das pontes que cruzam o trajeto. Os pilares que sustentam essas vigas ficarão, quase sempre, nos canteiros centrais das avenidas. Os vagões se movimentam com pneus de borracha sobre concreto, por isso, segundo o Metrô, são mais silenciosos que um trem comum – com rodas e trilhos de aço. Leia também: Bombardier inaugura em Hortolândia fábrica de trens para o monotrilho É fácil imaginar a diferença que a Linha 17 Ouro fará no transporte público.

Orçada em R$ 3,2 bilhões, ela terá 18 estações levará 250 mil pessoas por dia quando for inaugurada. Vai conectar três linhas do Metrô – a Azul, na estação Jabaquara, além das futuras linhas Lilás, no cruzamento com a Av. Santo Amaro, e Amarela, na Av. Francisco Morato. Também dará a São Paulo algo que outras grandes metrópoles possuem faz tempo: Av. Francisco Morato. Também dará a São Paulo algo que outras grandes metrópoles possuem faz tempo: uma saída “sobre trilhos” do principal aeroporto da cidade.

Quando comparado ao Metrô, o monotrilho leva metade do tempo para ser construído e custa 60% da opção subterrânea, egundo os responsáveis pela obra. Ainda assim, tem boa capacidade – o monotrilho que está sendo construída na Zona Leste vai levar 42 mil passageiros por hora em cada direção, enquanto a Linha 2 Verde do Metrô leva 60 mil. Essa outra linha, diga-se, será o maior monotrilho do mundo em capacidade, e terá duas estações inauguradas no final do ano que vem.

Mas a Linha 17 Ouro causou alguma polêmica, devido ao impacto visual que trará a áreas nobres da capital paulista. O Metrô explica que não será um viaduto, mas vigas suspensas – ou seja, ma estrutura leve e que permitirá a passagem de luz do sol. “Além disso, o projeto de paisagismo, que inclui o plantio de muitas árvores para ‘disfarçar’ os pilares, será entregue junto com a obra”, afirma Eduardo Curiati, gerente do empreendimento da Linha 17 Ouro. O Metrô também vai enterrar fios em alguns trechos, além de construir e recuperar calçadas em outros. As compensações ambientais são bastante exigentes. Na Av. Roberto Marinho, por exemplo, onde teremos de remover 1. 300 árvores, vamos plantar 13 mil na região (não somente na avenida)”, explica Curiati. Além disso, oe PAGF3rl(FS amos plantar 13 mil na região (não somente na avenida)”, explica Curiati. Além disso, o engenheiro garante que os trens terão um sistema que escurece o vidro em alguns trechos nos quais o monotrilho passa próximo a prédios residenciais.

A tecnologia, segundo Curiati, vai impedir que os passageiros vejam áreas privadas de condomínios. Ele também afirma que em nenhum ponto o monotrilho passará a menos de 25 metros de edifícios, com exceção de enlaces. “Quando as pessoas conhecem melhor o projeto, perdem o medo do impacto visual e percebem que a avenida vai melhorar em muitos aspectos”, diz. A Linha 17 Ouro é construída pelo Consórcio Monotrilho Integração, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, MPE e Scomi — essa última, sediada na Malásia, fornece os trens do trecho. . Na Av. Washington Luis, o monotrilho passará sobre a passarela usada para sair do aeroporto de Congonhas [pic] 2. Os fios de eletricidade serão enterrados nesse trecho da avenida, e a calçada será melhorada [picl PAGF está no trajeto. O monotrilho passa por baixo do viaduto 6. O monotrilho entra na Marginal Pinheiros; a ciclovia que existe no local não será prejudicada, afirma o Metrô . O monotrilho passará por cima da ponte do Shopping Morumbi [pic][pic] 8.

Projeto conceitual de como deverá ser, aproximadamente, o cruzamento do Rio Pinheiros 9. Região do Panamby. A prefeitura também vai construir uma rua no local, ao lado do supermercado Extra 10. Quando passa próximo a prédios residenciais, o monotrilho terá os vidros escurecidos, afirma o Metrô 11. O monotrilho também vai cruzar o Cemitério do Morumbi, numa área de passagem de visitantes [PiC] 12. Próximo à favela Paraisó olis o monotrilho seguirá a Av. Perimetral, que está sendo efeitura

Ideias

0

FIXAÇÃO DO OBJETIVO Orienta o que se vai escrever sobre um assunto; Será fundamental para selecionar as ideias que serão

Read More

Iluminismo no brasil

0

e_gls@jhlluminismo no Brasil Tais idéias chegaram até nós através dos livros de Rosseau, Montesquieu, Locke e outros pensadores liberais que

Read More