Monumentos

Categories: Trabalhos

0

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS FACULDADE PADRÃO UNIDADE III CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS Nathany de Faria Alves OF4 p MONUMENTOS HISTORICOS DA CAPITAL – AECG Pensando, ou melhor, levando em consideração o ato de criação podemos entender um pouco a cabeça do artista e o conceito da obra claro que é sempre uma tarefa complicada falar sobre o ato de criação. Não dá pra dizer em muitos casos: o que se passa na cabeça de um artista. E falar sobre o ato de criar não é, necessariamente, falar sobre a obra.

Quando se fala no ato de criar, se fala, também, sobre como funciona o processo omposicional de determinado artista. Uma tarefa pra lá de complicada e que muitas pessoas não conseguem entender. Neusa Moraes tinha uma sensibilidade e uma maneira bem peculiar de encarar o mundo. Nasceu na cidade de Goiânia-Go, em 1932. Desde pequena, fora incentivada a desenhar. Ganhou inúmeros prêmios e estudou fora da capital goiana. Saber sobre detalhes da vida de um artista ajuda em muito para uma compreensão de sua arte. Claro que a criação artística, a obra, a fala por ela mesma.

Mas como estudiosos sabemos que muitas obras ficam no nosso imaginário se tornando econográfica, muito ais pelo contexto histórico e social do que por serem geniais. O que não acontece com a escultura de Moraes. O seu trabalho ganha uma força tao grande na capital que passa a ser um simbolo da nossa cidade. Mas não um simbolo por obrigação, por simplesmente estar lá, mas sim por representar, ter algo a dizer para os “forasteiros” que a G por simplesmente estar lá, mas sim por representar, ter algo a dizer para os “forasteiros” que a Goiânia vem nos visitar.

Mostrapara o Brasil e o mundo algo sobre nós, a nossa cultura. Um dos grandes méritos e a finalidade de qualquer monumento ? a de privilegiar a memória. Os grandes feitos de um povo. Assim, todo monumento busca alem de resgatar a memória dos mais jovens, as lembranças da autora. O monumento as três raças faz justamente isso: mostra, informa, explica, como foi constituído toda a população de uma nação. A recepção de uma música, de um filme, ou de determinados produtos artisticos é sempre muito relativa porque depende de quem observa.

Mas do que ver o monumento as três raças e entender que para a construção de Goiânia. Agora, devemos levar em consideração o sentido literal de construção. A obra seria ambém uma homenagem as pessoas que aqui vieram e deram sua contribuição: a construção de Goiânia. Quando pensamos em foco do apreciador abrimos várias opções de leituras. O monumento representaria as pessoas que construíram Goiânia. Essas pessoas eram brasileiros que como tal são frutos de diversas raças e de várias culturas.

O monumento ao Bandeirante, na cidade de Goiânia, foi todo construído em bronze pelo artista plástico Armando Zago. A ideia teria nascido a pedido do centro acadêmico XI de agosto, de 1942. Poss 3 plástico Armando Zago. A ideia teria nascido a pedido do centro cadêmico XI de agosto, de 1942. possui três metros de altura e esta localizada no Centro de Goiânia, no cruzamento da Avenida Goiás e Anhanguera, conhecida, também, como Praça do Bandeirante. Mas um detalhe pra lé de inusitado é que o nome oficial é praça Atílio Corrêa Lima.

Aproveitando a citação do nome Atílio Corrêa (Roma, 8 de abril de 1901, Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1943) foi um importante arquiteto, urbanista e paisagista, sendo o primeiro formado no Brasil. Seu projeto mais conhecido foi o plano urbanísticode Goiânia. Na praça fica localizado o citado monumento. Como figura histórica importante. Tanto no primeiro monumento citado como o segundo, podemos observar a importância dos Bandeirantes na cultura local.

No monumento ás três raças uma das pessoas que está levantando a estátua é um bandeirante. Assim o branco, das três raças, é um bandeirante. Os outros dois seriam o negro remanescente de escravos e índios. Ambas as obras retratam a história do povo goiano. Como dito anteriormente os monumentos nos contam as histórias dos nossos passados. Referência Bibliográfica http://prefeituragoiania. stiloweb. com. br/site/conhecagoiania. php 4DF4

Administração

0

* Conceitue a Administração em função da ênfase em cada umas das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e

Read More

Os 4ps do mkt

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇAO SOCIAL LEONARDO BORGO MACHADO DOS SANTOS INTERNET PELA OTICA

Read More