Movimento retilíneo uniforme (mru)

Categories: Trabalhos

0

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) INTRODUÇÃO A partir de agora passaremos a discutir tipos de movimentos e começaremos pelo Movimento Retilíneo Uniforme. Este tipo de movimento de define por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, em outras palavras a velocidade é constante. Observe no nosso exemplo que o rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais.

Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m, ou seja, quando está a 10 m se passaram 2 s, quando está em 20 m se passaram 4 s e assim sucessivamente, de tal forma que se calcularmos sua velocidade em cada uma das posições descritas comparadas com a vrn = As 10 20 30 40 Portanto quando fala utilizarmos o conceit ar 6 Swipe to page ais sentido em á que a velocidade não se altera no decorrer do movimento, logo passaremos a utilizar: v vm FUNÇÃO HORÁRIA DO MRIJ A função horária de um movimento, representa o endereço de um móvel no tempo, ou seja, ela fornece a posição desse móvel num instante qualquer.

Com ela seremos capazes de prever tanto posições futuras do movimento, como conhecer posições em que o móvel já passou. A seguir deduziremos a função s = f (t) para o MRIJ e como ponto de partida utilizaremos a definição de Swipe to view next oage de velocidade. Observe o esquema abaixo: • O móvel parte de uma posição inicial so no instante t = 0; • Num instante t qualquer ele estará na posição s.

Partindo da definição da velocidade: Aplicando as observações descritas acima, temos: Simplificando a expressão, temos que: Isolando o espaço s, fica: Portanto a Função Horária do MRU é dada por: s -s Os – -21 Att2-t1 —soso+v. t= S – So + v. t — so EXERCÍCIOS 1) Um móvel descreve um movimento retilíneo uniforme, de acordo com a função horária: S = -20 + St (SI) Para sse móvel determine: (a) o espaço inicial e sua velocidade escalar; (b) a posição no instante t – 1 Os; (c) o instante em que ele passará pela origem dos espaços. ) Um trem de 100m de comprimento, a uma velocidade constante de 10 m/s demora 1 min para atravessar uma ponte. Determine o comprimento da ponte. 3) Dois carros, A e B, se deslocam numa pista retilínea, ambos no mesmo sentido e com velocidades constantes. O carro que está na frente desenvolve 72 km/h e o que está atrás desenvolve 126 km/h. Num certo instante, a distância entre eles é de 225 m. a) Quanto tempo o carro A gasta para alcançar o carro B ? (b) Que distância o carro que está atrás precisa percorrer para alcançar o que está na frente ? 4) Duas estações A e B estão separadas por 200 km, medidos ao longo da trajetória. el frente ? 4) Duas estações A e B estão separadas por 200 km, medidos ao longo da trajetória. Pela estação A passa um trem P, no sentido de A para B, e simultaneamente passa por B um trem Q, no sentido de B para A. Os trens p e Q têm movimentos retilíneos e uniformes com velocidades de valores absolutos 70 km/h e 30 km/h, respectivamente. Determine o instante e a posição do encontro. DESAFIO: De duas cidadezinhas, ligadas por uma estrada reta de 10 km de comprimento, partem simultaneamente, uma em direção à outra, duas carroças, puxadas cada uma por um cavalo e andando à velocidade de 5 km/h.

No instante da partida, uma mosca, que estava pousada na testa do primeiro cavalo, parte voando em linha reta, com velocidade de 15 km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Após intervalo de tempo desprezível, parte novamente e volta, com a mesma velocidade de antes, em direção ao primeiro cavalo até pousar em sua testa. E assim prossegue nesse vaivém, até que os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos qullômetros percorreu a mosca ? GRÁFICOS DO MRIJ A utilização de gráficos é uma poderosa arma para interpretação de dados.

Os gráficos são utilizados, por exemplo, em geografia para mostrar a evolução da densidade populacional de uma região, na política afim de mostrar a corrida eleitoral, ou seja, o posicionamento dos eleitoral, ou seja, o posicionamento dos candidatos na disputa de um cargo politico e também na matemática mostrando desde unções simples a funções complexas. Em física, utilizaremos os gráficos para mostrar a evolução no tempo de grandezas como espaço, velocidade e aceleração. GRÁFICOS DO ESPAÇO EM FUNÇÃO DO TEMPO (s x t) NO MRU, temos a seguinte funçao horária (s f S So + v. Como esta função é do 1 0 grau, podemos ter os seguintes gráficos s x t para o MRU: MOVIMENTO PROGRESSIVO MOVIMENTO RETRÓGRADO GRÁFICOS DA VELOCIDADE EM FUNÇÃO DO TEMPO (v x t) Para o MRU, a velocidade é constante e diferente de zero. Nesse caso a função será uma reta paralela ao eixo dos tempos. MOVIMENTO RETROGRADO GRÁFICOS DA ACELERAÇÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO (a x t) NO MRIJ a aceleração é igual a zero e portanto teremos: PROPRIEDADES NOS GRÁFICOS DO MRIJ No gráfico s x t, no MRU A definição de tangente: Aplicando a definição de tangente no nosso caso, temos: Sabendo que v — As , temos então: A t Sabendo que v.

At As , teremos então: EXERCÍCIOS 5) Um móvel se desloca segundo o diagrama da figura. Determine: (a) a função horária do movimento; (b) a posição do móvel no instante t — 30 s; 6) O diagrama horário representa o comportamento da elocidade escalar de um móvel em função do tempo. No instante t = 0, o móvel encontra-se na posição so = 3 m. (a) Determine o deslocamento do corpo nos primeiros IO s. (b) Escreva a função horária para o espaço escalar. c) Determine o espaço do corpo após 10 s do inicio do movimento. (d) Construa um esboço do gráfico s x t deste movimento. EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 7) Durante uma tempestade, um indivíduo vê um relâmpago, mas ouve o trovão 5 s depois. Considerando-se o som no ar, com velocidade praticamente constante e igual a 340 m/s determine: (a) a distância que separa individuo e o local do relâmpago; (b) o tempo que a luz levou para ir do local onde foi produzido o relâmpago até onde está o indivíduo.

A velocidade da luz é aproximadamente 300 000 km/ s. 8) Um atirador aponta para um alvo e dispara um projétil. Este sai da arma com velocidade de 300 m/s. O impacto do projétil no alvo é ouvido pelo atirador 3,2 s após o disparo. Sendo 340 m/s a velocidade de propagação do som no ar, calcule a distância do atirador ao alvo. (FUVEST-SP) 9) Uma composição ferroviária no ar, calcule a distância do atirador ao alvo. (FIJVEST-SP) 9) Uma omposição ferroviária (19 vagões e uma locomotiva) desloca-se a 20 m/s.

Sendo o comprimento de cada elemento da composição 10 m, qual é o tempo que o trem gasta para ultrapassar: (a) um sinaleiro ? (b) uma ponte de 100 m de comprimento ? (Mackenzie- SP) 10) uma partícula está em movimento retilíneo e suas posições variam com o tempo de acordo com o gráfico ao lado. No instante t minuto, sua posição será: (a) 5,0 m; (d) 300 m; (b) 12 m; G) 1. 200 m. (c) 20 m; (PUC-RJ) 11) O gráfico relaciona a posição (s) de um móvel em função do tempo (t).

A partir do ráfico pode-se concluir corretamente que: (a) o móvel inverte o sentido do movimento no instante t = 5 s; (b) a velocidade é nula no instante t = 5 s; (c) o deslocamento é nulo no intervalo de 0a 5 s; (d) a velocidade é constante e vale 20 m/s; (e) a velocidade vale – 2 m/s no intervalo de 0a 5 s e 2 m/s no intervalo de 5 a IO s. GABARITO Exercícios e Exercícios Complementares 1) (a) SO -20m e v=srws (b) 30m (c) as 2) 500 m 3) (3 15s (b) 525 m 4) 2h e 140 km 7) (a) 1700 m (b) – 5,67 . 10-6 s 8) 510 m 5) (a)s 20 – 2. t (b) s – -40 m = 50 m (b) s = 3 + 5. t (c) s – 53 m (d) 9) G) 10 s (b) 15 s 10) letra e 11) letra d

Público infantil

0

A escolha do público Por Arnaldo Rabelo Uma área em que é muito comum observarmos escolhas inadequadas por parte das

Read More

Rene descarte

0

René Descarte foi um grande matemático e filósofo que contribuiu de forma imensurável para a ruptura cultural foi ele quem

Read More