Negociação empresarial

Categories: Trabalhos

0

Faculdade União Araruama De Ensino Unilagos Negociação Empresarial Seminário Araruama 2012 Faculdade União Ara Negociação Empresa ma ar 6 to view nut*ge Seminário produzido como um dos requisitos para primeira avaliação na disciplina de Negociação Empresarial da turma do 50 período de Administração ministrada pelo professor Adinam Amorim Sumário 1. Introdução 4 2. Negociação pag 5 exatamente nos países mais liberais e abertos a globalização. A sociedade com isso, foi se adaptando a esse fenômeno, interagindo com outros países, conhecendo novas culturas e riando novos meios de comunicação, interação e negoclação.

Negociação A origem do termo negociação remonta ao latim negocium, palavra formada pela junção dos termos nec (nem, não) + ocium (ócio, repouso), cujo significado estrito é o de atividade difícil, trabalhosa. Seu uso mais frequente, porém, tanto no latim quanto no português, gira em torno de comércio, tráfico, relações comerciais, transação, combinação,ajuste. Num sentido secundário, que é exatamente o oposto do que se verifica na morfologia da palavra e que também se manifesta o português, o termo está associado também a estratagema ou truque para ganhar dinheiro com facilidade, oportunidade.

No inglês, o termo equivalente negociate tem apenas o significado de transação comercial. Neste sentido, negociação é o ato de negociar, transacionar. O tema negociação vem sendo objeto de estudo e grande debate no meio acadêmicos Diversos autores trazem diversas definições para o assunto, sendo que estas definições variam de acordo com o efetivo objetivo adotado em cada abordagem. Cohen (1980) argumenta que a negociação é um campo de onhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa, isso se considerarmos a negociação voltada exclusivamente para a obtenção de vantagem unilateral.

Já adotando uma visão pluralista, Fisher & Ury (1985) dizem que negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Nesta mesma linha de raciocino Acu com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Nesta mesma linha de raciocino, Acuff (1993) argumenta que negociação é o processo de comunicação com o propósito e se atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades.

Nos dizeres de Nierenberg (1981), negociação é uma atividade que “pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”. Negociação importa em acordo e, assim, pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas conversarem. A negociação como filosofia implica a aceitação dos valores que embasam uma administração participativa, os ideais de direitos humanos e justiça social, bem omo os pressupostos de corresponsabilização dos resultados (Matos, 1989).

Pollan & Levine (1994) afirmam que a negociação é uma das habilidades mais importantes para se tornar bem sucedido pessoalmente, financeiramente e nos negócios. A visão mais recente sobre o tema, trazida por Martinelli (2002), nos leva a refletir sobre a eficácia de uma negociação onde somente uma das partes envolvldas ganhe. Uma grande linha de pensamento, baseada em uma visão sistêmica, nos aponta que quando todas as partes envolvidas em uma negociação saem atisfeito, o que é conhecido como negociação ganha-ganha, as chances de novas negociações existirem e gerarem novos frutos para estas partes é muito maior.

Globalização É um dos processos de aprofundamento da integração econômca, social, cultural, polltica, que teria Sldo impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e inicio PAGF3rl(F6 barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do apitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.

O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão captalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um nvestimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

A globalização criou novas exigências ao mercado de trabalho e está impondo a todos a necessidade de buscar um contínuo aperfeiçoamento pessoal e profissional. O acelerado processo de integração dos mercados produtivos e financeiros, ao par da crescente interdependência política entre os Estados e da interposição cultural, aumenta a demanda por profissionais altamente capacitados a maximizar o ganho das empresas este cenário complexo e a minimizar posslVeis choques de “movimentos globalizantes”.

Negociação e Globalização O ambiente das organizações contemporâneas apresenta- se cada vez mais desafiador. Uma importante característica ambiental é o fenômeno da globalização, o qual parece acelerar o movimento das empresas de todos os segmentos e portes em todos os sentidos. PAGF acelerar o movimento das empresas de todos os segmentos e portes em todos os sentidos. Saber negociar neste ambiente global passa a ser uma característica essencial, uma vez que as mudanças advindas da lobalização modificam as estruturas, os processos e a cultura das organizações e dos mercados.

A negociação neste contexto globalizado vem a ser um fenômeno organizacional presente em todos os momentos, na organização e na vida, seja nas relações comerciais, entre patrão/ empregado, entre sindicatos, entre chefe/subordinado, entre empresas ou entre duas pessoas de uma mesma família. Atualmente a realidade é bem distante do que era há alguns anos atrás. O simples ato de atravessar a fronteira entre dois países não é mais um tempo penoso, mas sim algo que se faça no dia-a-dia. Arriscarmos a dizer que será dificil encontrar países na Europa onde as barreiras alfandegárias ainda existem.

E tudo isto se deve à Globalização que tem vindo a tomar o seu lugar no mundo. Os países deitaram abaixo todas as barreiras que existiam entre cada um, e aproveitaram a oportunidade de se desenvolver em conjunto com um país vizinho. O exemplo mais típico de Globalização, não só econômica, mas também politica e talvez social, na Europa é a União Europeia. O mercado-livre vivido entre todos os países dá a oportunidade aos países menos influentes de negociar e fazerem trocas nternacionais com mais facilidade seguindo os princípios da livre concorrência, oferta e procura num mercado.

No caso de produtos ou empresas, o vinho do porto é talvez um dos produtos de origem portuguesa, com passos dados lá fora, dado o elevado número de países interessados neste produto, principalmente em Inglaterra. número de países interessados neste produto, principalmente em Inglaterra. Conclusão A globalização veio para ficar, sabemos hoje que temos que conviver com ela para o nosso bem e os países que ainda não incorporaram em seu planejamento estratégico, relações com utros países, acordos comerciais, fornecimento de tecnologia e suprimentos, tenderão a se isolar no mercado mundial.

As negociações tendem a ser cada vez mais global, das formas bilateral ou multilateral, a importância está em desenvolver e estreitar as relações políticas e comerciais com a maior quantidade de países e organizações possíveis, pois isto traz uma notoriedade, mostra as caras do país para o resto do mundo e aumenta as chances de colocar os produtos nacionais em grandes potências.

As empresas devem não só examinar e melhorar todas as suas tividades e processos internos, como também manter uma visão holística de todos os elos de sua cadeia de suprimentos, pois hoje temos uma concorrência não mais só entre empresas, mas principalmente entre redes, cadeias de abastecimento.

Quanto maior a extensão desta cadeia, mais complexo e dificil se torna o gerenciamento destes elos, maior integração e informação terão que buscar. Bibliografia http://economia-az. blogspot. ccm. br/2011101 ‘globalizacao -financeira. html http://www. aedb. br/seget/artigos07/1140_Estudo%20dos http://www2. ucg. br/flash/arti os/0403global. html

Calorimetria

0

Calor Quando são colocados em contato dois ou mais corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um

Read More

Unopar

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO RENATO DA SILVA BORGES ors to view nut*ge ESTRATÉGIA EMPRESARIA PLANEAMENTO ESTRATEGICO

Read More