Nicolau copérnico e miguel servet

Categories: Trabalhos

0

Introdução Nesse trabalho apresentaremos a biografia de dois dos maiores cientistas da humanidade: Nicolau Copérnico e Miguel Servet. pertencentes à grande leva de artistas renascentistas,que contestaram as até então absolutas teorias científicas teocentristas,buscando um olhar mais racional do mundo. Nicolau Copérnico Nicolau Copérnico (em polonês Mikolaj Kopernik), nasceu em Torun, Polônia, em 19 de fevereiro de 1473, numa família de ricos negociantes e foieducado pelo tio, futuro bispo de Ermlend, depois de ficar órfão aos onze anos .

Foi um astrónomo e matemático que de Sistema Solar. Aos 1 Cracóvia. Aos 24 ano mais tarde para Pádu matemáticos e estud ors tc view cêntrica para o iversidade de ra Bolonha e s conhecimentos a Grécia clássica. Em 1497, Copérnico voltou POI nia e assumiu o cargo de cônego da catedral de Frauenburg, que lhe garantia emprego vitalício. O desejo de aprender o levou de volta à Itália, onde integrou-se à agitação cultural da época (Renascimento).

Embora estivesse na Itália para estudar Medicina e Direito, seus maiores interesses eram Astronomia e Matemática,nessa época iniciou suaspesqusas astronômicas que o levaram a duvidar da teona eocêntrica, então de aceitação geral, segundo a qual a Terra é o centro do universo,mas também dedicou-se ao estudo do Grego. Em Bolonha associou-se a Domenico Novarra (1454-1504), com quem fez a observação da ocultação de Aldebarã, em g de março de 14 Swlpe to vlew next page 1497.

O novo sistema planetário imaginado por Copérnico contradizia as idéias geocêntricas de Ptolomeu, astrônomo alexandrino do século II, adotadas pelos teólogos medievais que rejeitavam qualquer teoria que não conferisse à Terra o lugar central do universo. A teoria geocêntrica atribuía aos planetas órbitas erfeitamente circulares em torno da Terra, descritas dentro de um complicado sistema de percursos denominados epiciclos.

Copérnico relutou antes de tornar públicas suas idéias sobre o sistema solar e tratou de fazê-lo da maneira mais respeitosa possivel em relação à ordem estabelecida. Na verdade, seu raciocínio básico firmava-se também em critérios teológicos: perguntava em que lugar, melhor do que o centro do sistema solar, poderia o Criador ter situado a âmpada que ilumina o mundo. Assim, suas relações com a igreja nunca chegaram ao declarado antagonismo que caracterizaria a posição dos eólogos frente a Galileu.

Em todas suas obras e anotações sobre a estrutura do universo, Copérnico considerava sua própria hipotese como um mero exercício geométrico, talvez pela necessidade de evitar acusações de heresia. Em 1529 circulava entre os astrônomos um manuscrito Nica Copernici de Hypothesibus Motuum Coelestium a se Constltutis Commentariolus (“Pequenos Comentários de Nicolau Copérnico em Torno de Suas Hipóteses sobre os Movimentos Celestes”), onde Copérnico apresentava o sistema heliocêntrico como uma hipótese.

Em 1 533, o Papa Clemente VII solicitou a exposição a teoria em Roma, e em 1 536 0 Cardeal Schõnberg pediu sua publicação, mas Copérnico achava que deveria primeiro elaborar uma teoria completa, Schõnberg pediu sua publicação, mas Copérnico achava que deveria primeiro elaborar uma teoria completa, que fosse nitidamente superior ao sistema de Ptolomeu. As teorias de Copérnico se complicaram desnecessariamente com a tentativa de explicar as irregularidades dos epiciclos ptolomaicos. or esse motivo, o sistema copernicano só ganhou coerência irrefutável depois que Kepler demonstrou a forma elíptica das órbitas e Galileu comprovou esse fato com bservações telescópicas. O compêndio que guarda as teorias de Copérnico é o De revolutionibus orbium caelestium (Sobre as revoluções dos orbes celestes), obra concluída em 1530 mas cuja publicação só se inlciou em 1 540, após a aprovação do autor. Atualmente está localizado na biblioteca do Collegium Maius, reservada como um museu em honra a Copérnico, junto com os instrumentos por ele utilizados.

Conta-se que o primeiro exemplar impresso do trabalho chegou às mãos de Copérnico no último dia de vida do astrônomo, que morreu em 24 de maio de 1543 em Frauenburg. Miguel Servet Miguel Servet ou Miguel Serveto Conesa nasceu em Aragão, na Espanha no dia 29 de setembro de 1511, mas existem relatos de uma data anterior em 1509. Servet tinha dois irmãos, um que se tornou notário, como seu pai, e outro que se tornou um padre católico. Semet estudou várias l[nguas, tais como grego, hebraico e o latim, sob a instrução de fraudes dominicanos.

Leu a Bíblia em suas linguas originais com os manuscritos da época. Em 1 526, entrou para a Universidade de Toulouse, na França, onde estudou direito. Em 1 529, regressa a Espanha, onde estará a serviço de Quintana, o conf PAGF3rl(FS Quintana, o confessor do Rei Carlos V. Um ano depois se separa da Corte dos Habsburfo, e torna-se um reformador. Vive por algum tempo em Basiléia comJohannes Oekoloampad. Em meados de 1 531, Servet publicou De Trinitatis Erroribus CSobre os erros da Trindade”).

No próximo ano, publicou Dialogorum de Trinitae (“Diálogos sobre a Trindade”) e De lustitia Regni Christi (“Na Justiça do Reino de Cristo”). Estudou no Collége de Calvi em Paris em 1533. Após algum tempo voltou para estudar medicina em 1 536 na Universidade de Paris. Critica duramente os métodos tearapêuticos correntes em eu Ilvro Syrororum. Alguns anos depois, exerce a Medicina por 12 anos em Vienne, no Dauphiné – antiga província francesa. Em 1551, com 40 anos, é impresso seu principal livro Cristianismi Restitutio, onde publica suas descobertas sobre a circulação sanguínea intrapulmonar.

Servet achava que o conhecimento da circulação pulmonar conduziria a uma melhor compreensão da natureza da alma. Sua descrição da circulação pulmonar está assim redigida: “A força Vltal provém da mistura, nos pulmões, do ar aspirado e do sangue que flui do ventrículo direito ao esquerdo. Todavia, o fluxo o sangue não se dá, como geralmente se crê, através do septo interventricular. O sangue flui por um longo conduto através dos pulmões, onde a sua cor se torna mais clara, passando da veia que se parece a uma artéria, a uma artéria parecida com uma vela”.

Acusado de heresia foi preso, julgado e condenado a morrer na fogueira. A sentença foi cumprida em Genebra, em 27 de outubro de 1553. s PAGF condenado a morrer na fogueira. A sentença foi cumprida em Genebra, em 27 de outubro de 1553. Seu último livro – Cristianismi Resitutio – foi acusado de hereje e por isso todos os exemplares foram incinerados, com exceção de rês unidades, que se encontram atualmente em Paris, em Viena e em Edimburgo. Conclusão Conclui-se que os dois renascentistas foram muito importantes, pois os dois revolucionaram a forma de pensar da época.

Copérnico desmentiu a teoria de Ptolomeu estudando e então concluindo que os planetas é que giram em torno do sol (heliocentrismo) e Servet descobriu a circulação sanguínea intrapulmonar. Quais os elementos presentes nas biografias estudadas identificados como pertencentes ao renascimento? Os dois pensadores procuraram explicar o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do eríodo histórico anterior, a preocupação da época era com a figura humana.

Ao propor a teoria segundo a qual a Terra dá uma volta dória completa em torno de seu eixo e uma volta anual em torno do Sol, Copérnico desencadeou uma revolução na ciência, na filosofia e na religião. Bibliografia Livro: História para o ensino médio – Volume único, Ricardo Adhemar Flávio. Site: http://usuarios. cultura. com. br/jmrezende/Servet. htm http://pt. wikipedia. org/wki/Miguel_Sewet http://homensfieisdopassado. no. comunidades. netfindex. php? pagi 166865566 http://www. coladaweb. co nicolau-copernico

Acadêmicos na escola – projeto coletivo de extensão

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ACADÉMICOS NA ESCOLA Projeto de extensão apresentado à disciplina de

Read More

Circuitos trifásicos equilibrados

0

Experiência 1 – Circuitos Trifásicos Equilibrados 1- Objetivo * Rever as relações de tensão, corrente, potência e diagramas de fasores

Read More