Normas para apresentacao trabalhos

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS to view nut*ge TEXTUAIS. ….. 7 Rosto…. 7 Aprovação…………. 8 Petrópolis julho 2007 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO… 2 ESTRUTURA DE TRA ACADÊMICOS…………. 2. 1 ELEMENTOS PRÉ 2. 1. 1 Capa. 7 2. 1. 2 Folha de 2. 1. 3 Ficha 2. 1. 4 Folha de 2. 1. 5 Errata…. 8 2. 1. 6 Dedicatória….. 2. 1. 13 Sumário.. • • • • • • • • • • • • 10 2. 2 ELEMENTOS TEXTUAIS… . 2. 1 IO 2. 2. Desenvolvimento……………….. 2. 2. 3 Conclusão…… 2. 2. 4 Características da linguagem em trabalhos … 11 científicos. 2. 3 ELEMENTOS pos- TEXTUAIS…… 2. 3. 1 Referências bibliográficas…. 2. 3. 2 Apêndice.. 12 2. 3. 3 Anexo. ….. — 2. 3. 4 13 2. 3. 5 índices. 3 PADRONIZAÇAO PAGF 30 …. 12 fonte . . . . . 3. 2. 3 Formatação de parágrafo…… 3. 2. 4 Inserção de quebra de seção…….. — — …. 15 3. 2. 5 Numeração de página…… — ……. 16 3. 3 SISTEMATIZAÇÃO DAS ESTRUTURAIS DO TRABALHO…. 16 3. 4 PAGINAÇÃO.. 17 3. 5 FIGURAS DE REALCE…………………………………………………………………………….. II 3. 6 VERSÃO PRELIMINAR… 1 7 3. 7 VERSÃO FINAL.. • • • • • 4 CITAÇOES E NOTAS DE RODAPÉ……. 4. 1 CITAÇAO.. 19 4. 1. 1 Citação direta, literal ou 4. 1. 2 Citação indireta ou livre . . . . . . . . . 4. 1. 3 Citação de 4. 2 NOTA DE RODAPÉ…. 20 5 NORMAS PARA REFERENCIAÇÃO BI BLIOGRÁFICA… 5. 1 DOCUMENTOS … 22 5. 2 ELEMENTOS ESSENCIAIS DA REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA…………. 2 5. 3 CASOS MAIS COMUNS DE REFERENCIAÇAO BIBLIOGRÁFICA…. 23 5. 3. 1 Livros como um todo… …. .. 23 4 5. 3. 2 Parte de 5. 3. 3 Artigos de 5. 3. 4 Matéria de jornal 5. 3. 5 Artigo ou matéria de periódico em meio eletrônico………. 5. 3. 6 Evento científico como um todo.. 5. 3. 7 Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos….. 5. 3. 8 Leglslação…. 26 5. 3. 9 Jurisprudência…. … … 24 5. 3. 10 Apostilas e outros materiais didáticos (sugestão de referenciação). 27 6 APRESENTAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES E TABELAS…. … 28 7 NORMAS PARA ENTREGA DO RESUMO E DA VERSÃO FINAL DO TRABALHO… 29 8 CONSIDERAÇOES 0 FICHA CATALOGRÁFICA APENDICE D – MODELO DE FOLHA DE APROVAÇAO APÊNDICE E – MODELO DE FOLHA DE APROVAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO APÊNDICE F – MODELO DE RESUMO APÊNDICE G – MODELO DE FICHA DE INFORMAÇÃO SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 INTRODUÇÃO Este trabalho é fruto da necessidade de se padronizar, no âmbito da Universidade Católica de petrópolis (UCP), a apresentação gráfica de trabalhos de conclusão de curso.

Pode-se afirmar que os trabalhos de conclusão de curso (TCC) compreendem uma enorme gama de trabalhos acadêmicos, desde os trabalhos de conclusão de curso em sentido estrito, ou seja, quaisquer trabalhos exigidos como requisito para onclusão de cursos de graduação, como projetos, relatórios etc. , até os TCC em sentido amplo, como as monografias de conclusão de curso de graduação, as monografias de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu, as dissertações de mestrado e as teses de doutorado.

Os diversos cursos de graduação e de pós-graduação apresentam, cada um, especificidades no que se refere ao tipo de trabalho de conclusão de curso exigido, de acordo, no caso da graduação, com as diretrizes curriculares referentes a cada um deles. Entretanto, a apresentação gráfica e a estruturação dos trabalhos pouco evem diferir, estabelecendo-se, neste sentido, normas aplicáveis a todos os cursos oferecidos pela UCP, seja em nível de graduação, seja em nível d cão.

Portanto, este PAGF s 0 padronização é apenas gráfica e estrutural, sendo necessário, portanto, que se observem as normas referentes ao TCC em cada uma das unidades acadêmicas. Além da referida padronização, fica estabelecida uma rotina geral para todos os cursos no que se refere à identificação e ao registro dos trabalhos de conclusão de curso. Esta rotina se torna necessária para fortalecer a pesquisa no âmbito nstitucional e para evidenciar a atenção aos princípios que norteiam o Projeto Pedagógico Institucional.

Assim, todo estudante, no início do processo de elaboração do TCC, deve preencher, na unidade à qual se encontra vinculado, uma ficha (modelo de ficha no apêndice F) por meio da qual serão informados: nome do estudante; unidade à qual se encontra vinculado; curso; t[tulo do TCC; princípio norteador ao qual o TCC se vincula (os princípios norteadores estão previstos no Projeto Pedagógico Institucional – PPI); núcleo temático ao qual o projeto se vincula (núcleos emáticos identificados a partir dos princípios norteadores e dos projetos de pesquisa em andamento na UCP); linha de pesquisa à qual o projeto está integrado (a ser identificada no 6 âmbito de cada curso).

Caso não seja possível a integração do projeto aos princípios norteadores, núcleos temáticos ou linhas de pesquisa, deve ser apresentada uma justificativa. Tal ficha deve ser encaminhada, pela Coordenação de cada curso, à Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-Gradua ao até o dia 10 de abril e até o dia IO de outubro, confor PAGF 6 30 14724 (2005), a “estrutura de tese, dissertação ou de um rabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos póstextuais” No âmbito da Universidade Católica de petrópolis (UCP), são considerados trabalhos acadêmicos todos aqueles que são exigidos como requisito para conclusão de cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e de pós-graduação stricto sensu.

Os trabalhos apresentados para avaliação em disciplinas também devem seguir as presentes normas, no que se refere à padronização gráfica. 2. 1 ELEMENTOS PRE-TEXTIJAIS A parte pré-textual do trabalho é composta por elementos obrigatórios e por elementos pcionais. Constituem elementos obrigatórios a capa, a folha de rosto, a ficha catalográfica, a folha de aprovação, os resumos e o sumário. São opcionais a errata, a dedicatória, o agradecimento e a epígrafe. Também são opcionais as listas de ilustrações, as tabelas, os simbolos e as abreviaturas, pois sua utillzação depende do tipo de pesquisa executada. Os elementos pré-textuais devem ser apresentados, no trabalho, na ordem abaixo. 2. 1. Capa A capa deve conter o nome da instituição (CAIXA ALTA); a unidade à qual se vincula o estudante (CAIXA ALTA); o curso (CAIXA ALTA); o titulo do rabalho (CAIXA ALTA); o subtítulo, se houver (letras minúsculas); o nome completo do autor (somente as iniciais maiúsculas); a cidade (apenas a iniciais maiúsculas); o ano. Verificar o modelo de capa no apêndice A. 2. 1. 2 Folha de Rosto PAGF 7 0 deve ser impressa no verso da folha de rosto. Para sua elaboração, deve-se recorrer aos serviços da Biblioteca da Universidade, tendo em vista que sua elaboração é feita conforme o código de Catalogação Anglo- Americana. Verificar o modelo no apêndice C. 2. 1. 4 Folha de Aprovação Deve conter o nome do autor, o número da matrícula, o título do rabalho . om subtítulo, se houver, separado do título por dois pontos, a fim de indlcar a subordinação), a natureza e o objetivo do trabalho, o nome da instituição, o curso, a data de aprovação, o espaço para lançamento do grau, do nome, da titulação e espaço para assinatura dos membros da banca. A indicação da titulação é obrigatória nos casos de dissertações e de teses. Verificar o modelo no apêndice D. 2. 1. 5 Errata Trata-se de elemento opcional, constituindo-se em uma lista das folhas e linhas em que ocorrem erros e as devidas correções. Deve ser elaborada no seguinte formato. ERRATA Folha Linha Onde se lê do trabalho, a justificativa (importância ou relevância do estudo), a modalidade de pesquisa e as técnicas de coleta dos dados, os principals aspectos tratados, os objetivos pretendidos e os resultados alcançados.

O resumo é um texto conciso, elaborado em apenas um parágrafo, que deve conter entre 300 e 500 palavras, seguido de três palavras-chave (NBR 14724, 2005). O resumo deve ser elaborado em apenas uma lauda. Verificar o modelo de resumo no apêndice E. 2. 1. 10 Resumo na lingua estrangeira Em caso de pós-graduação stricto sensu, deve-se verter o resumo ara uma língua estrangeira, no caso de dissertação de mestrado, e para duas línguas estrangeiras, em caso de tese de doutorado. O programa de pós-graduação stricto sensu determinará quais as línguas estrangeiras a serem utilizadas. Nos casos apontados, o resumo em língua estrangeira constitui elemento obrigatório. Segue a mesma diagramação utilizada para o resumo em língua vernácula. 2. 1. 1 Lista de ilustração e tabelas As listas de ilustrações e tabelas serão utilizadas, ou não, dependendo do tipo de trabalho realizado. Caso necessárias, cada lista deve ser rganizada (NBR 14724, 2005) na ordem em que as ilustrações e tabelas aparecem no texto. 2. 1. 12 Lista de abreviaturas, Siglas e símbolos As listas de abreviaturas, siglas e símbolos devem relacionar, em ordem alfabética, os referidos elementos, com seu significado por extenso. Deve-se elaborar uma lista para cada tipo de elemento. listas, as siglas, abreviaturas e símbolos devem aparecer, em sua primeira entrada, com seu significado por extenso. A partir daí, podem ser utilizados sem o extenso.

Exemplo: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. Atualmente, a ABNT é constituída de cinqüenta e seis Comitês de Estudo, formados por especialistas nas áreas sujeitas à normalização. 2. 1. 13 Sumário O sumário é elemento obrigatório, por meio do qual é apresentado o conjunto das partes que compõem o trabalho, a partir da Introdução. A parte pré-textual não consta no sumério. Uma linha pontilhada deve ligar a coluna de divisões ? coluna de páginas. A coluna de páginas deve conter apenas números, sendo dispensada a utilização da abreviatura da palavra página. Ver como deve ser feita a sistematização das seções no item 3. 3. 2. ELEMENTOS TEXTUAIS O conteúdo do trabalho é exposto no texto, que deve obedecer a estrutura tradicional, comum a qualquer tipo de texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. 2. 2. 1 Introdução A introdução tem a função de situar o leitor no contexto do trabalho, devendo despertar o interesse pela leitura. A introdução constitui o anuncio do tema, devendo: 1) fornecer a idéia geral do tema; 2) explic•tar os motivos da escolha do assunto; 3) indicar o problema ou questão básica da pesquisa; 4) apontar os objetivos da pesquisa indicar; 5) apontar os aspectos teóricos e metodológicos trabalhados; 6) anunciar o plano de trabal

Futsal no brasil

0

A versão mais aceita, para o surgimento do Futebol de Salão no Brasil, é a de que ele começou a

Read More

Processadores

0

ors to vie”‘ nut*ge TRABALHO DE OSA Estruturas de Mandantes… • • • • • • • • • •

Read More