Normas para elaboracao de artigos cientificos

Categories: Trabalhos

0

NORMAS PARA ELABORACAO DE ARTIGOS CIENTIFICOS * Condições para envio de artigos * Originalidade Os artigos candidatos devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente à revista em questão, não sendo permitida a submissão simultânea a outras publicações. Serão consideradas também versões em português de artigos publicados originalmente em outro idioma, em revista estrangeiras.

Nestes casos, o título deve indicar esta condição (Ex: Tratamento de anomalias do palato – tradução completa) e o autor deve informar Demais condições e OFII são descritas nos “Re isitos no site da Indexa ( referência a artigos riginal foi publicado. dos serão aceitos o d rtigos”, disponíveis ICMJE. pdf). Damos Uma vez aprovado para publicação, encorajamos autores a enviar também sua versão em inglês. Artigos selecionados que foram enviados também neste idioma serão publicados nele no site Indexa, ficando mais acessíveis a pesquisadores estrangeiros.

Esta possibilidade não é válida para artigos que já tenham sido publicados em inglês, como descrito acima. * Uso de imagens Ao enviar um artigo, o autor se declara responsável pelas imagens inclusas. Autores de artigos que apresentam fotografias que permitem a dentificação do paciente devem obter sua permissão por escrito. Um formulário padrão de consentimento está disponível no site da Indexa (www. indexaonline. com. br/revistas/documentos/ consentimento. pdf).

Esta é uma sugestão de formato de desenhos e outras imagens devem deter os direitos autorais que permitam sua reprodução na revista. * Ética e legalidade A Indexa exige o registro de ensaios clínicos para sua publicação. Ensaios clínicos feitos no Brasil devem ser registrados no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa (http://portal. saude . gov. br/sisnep/). Ensaios clínicos realizados em outros países podem ser registrados em diversas instituições, como o website http://www. linlcaltrials. gov/ e outras. Artigos envolvendo ensaios clínicos devem ser enviados acompanhados do número do registro e do nome da instituição onde foram registrados. De acordo com a lei, pesquisas clinicas feitas no Brasil, com experimentação de novos medicamentos ou produtos para a saúde em humanos devem ser previamente autorizados pela Anvisa. Ao enviar o artigo, o número do processo e data do deferimento de autorização devem ser informados. Não serão ceitos estudos realizados ilegalmente.

Para verificar se seu projeto de estudo requer autorização, consulte o website da Anvisa (www. anvisa. gov. br/medicamentos/pesquisa/index. htm). No Brasil, princípios éticos para pesquisa com animais são determinadas pelo COBEA (www. cobea. org. br). A aderência a estes princípios deve constar no artigo. Desde 1995, um projeto de lei que pretende regulamentar este tipo de pesquisa está em trâmite (lei NO 1. 1 53-A/95, (http://vwwv. camara. gov. br/sileg ‘integras/ 139380. pdf), que irá tornar obrigatório o registro destas pesqulsas.

Autores estrangeiros de artigos envolvendo pesquisa com humanos ou animais devem consultar a legislação de seu país e citar adequação à normas e princípios éticos no artigo, bem como a fonte destes. Recomenda-se adequação à Declaração de Helsinque (http://www. wma. net/e/policy/b3 fonte destes. Recomenda-se adequação à Declaração de Helsinque (http://www. wma. net/e/policy/b3. htm) ou às regras previstas pelo OLAW — EUA (Office of Laboratory Animal Welfare – http://grants. nih. gov/grants/olaw/olaw. htm). * Normas Os periódicos Indexa seguem o padrão estabelecido pelo

International Comitee of Medical Journal Editors (ICMJE). Para mais informações úteis à boa preparação de um artigo, leia o documento “Requirements for manuscripts submitted to biomedical journals”, disponlVel em versão resumida em português no site da Indexa sob o título “Requisitos para artigos enviados a revistas biomédicas” (www. indexaonline. com. br/ ICMJE. pdf) e em inglês na íntegra no site www. icmje. org. As principais diretrizes do documento original estão contidas neste manual. Para artigos sobre estudos clínicos, sugerimos seguir as diretrizes estabelecidas pelo CONSORT (www. nsort-statement. org). O CONSORT estabelece uma lista de checagem de itens, que facilita aos autores verificar se seu estudo está sendo feito e relatado de forma clara, precisa, ética e cientificamente válida. Esta lista é descrita na página “Como desenvolver e redigir um artigo científico” (voaw. indexaonline. com. br/revistas/redação. asp) Omitimos o nome dos autores ao enviar artigos para revisão. Para garantir que seu artigo será revisado às cegas, não inclua em sua redação seu nome ou qualquer outra menção que possa indentificá-lo como autor.

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da dexa e nao podem ser reproduzidos sem autorização por escrito e identificação da data e periódico onde foi publicado originalmente. * Envio Artigos candidatos devem ser enviados através do sistema de submissão de artigos online da página da revista em questão, no websit enviados através do sistema de submissão de artigos online da página da revista em questão, no website da Indexa (www. indexaonline. com. br/revistas), após preenchimento completo do cadastro. Possíveis conflitos de interesse devem ser informados durante o preenchimento.

Após o preenchimento, utores devem imprimir e assinar os termos de cessão de direitos autorais e de responsabilidade, enviando-os pelo correio para o endereço indicado. * Processo de seleção de artigos Todo o processo de revisão de artigos é feito online. Os autores serão avisados por e-mail quando seu artigo for reprovado ou aprovado, ou quando forem sugeridas correções. A qualquer momento, os autores podem acessar o sistema de revisão através do website da revista e verificar a evolução do processo de revisão.

Todos os artigos recebidos são previamente revisados pelo editor executivo e pelo editor chefe. Quando aprovados, são revistos por dois pareceristas, consecutivamente. Os pareceristas são membros do corpo de revisores ou do conselho editorial, cuja lista atualizada é publicada a cada exemplar da revista. Artigos aprovados pelos pareceristas são enviados para encaixe na pauta de publicação. Para garantir a imparcialidade, a revisão por pareceristas é feita “às cegas”: a indentidade dos autores não é conhecida pelos pareceristas e vice-versa.

Os pareceristas são selecionados de acordo com sua área de perícia e considerando possíveis conflitos de interesse, de modo a evitá-los. Após a revisão, caso tenham sido sugeridas correções, o autor será avisado por email e deve fazê-las acessando o sistema de submissão de artigos, pelo website da revista. O autor deve estar preparado para corrigir seu artigo até três vezes antes da publicação. Uma resposta sobre a 40F preparado para corrigir seu artigo até três vezes antes da Uma resposta sobre a aprovação do artigo deve ser esperada em até 12 semanas a partir da data do envio.

A Indexa se reserva o direito de não publicar artigos recebidos, mesmo que aprovados pelo pareceristas. * Responsabilidade dos autores Os autores são responsáveis pela veracidade das informações apresentadas nos manuscritos e pelo uso de boas práticas e ética profissional nos estudos realizados. De acordo com as leis internacionais de direitos autorias, autores são responsáveis pela originalidade dos artigos, já que a reprodução de conteúdo ou idéia já antes publicada sem crédito ao autor original é considerada plágio passível de punição.

Os autores também são responsáveis pela veracidade das infomações fornecidas no preenchimento do cadastro para envio do manuscrito. * Formatação pelo sistema de envio, o texto dos artigos deve ser copiado colado na área de submissão. O texto original pode ser em qualquer arquivo de texto: Word, WordPerfect, txt, iWorks, etc.. e deve usar: * Fonte Arial tamanho 12 * Texto centralizado à esquerda * Dois parágrafos (duplo enter) entre seções. Margem aumentada (Tab) no inicio de cada parágrafo e antes dos títulos e subtítulos * Título em negrito fonte Arial tamanho 14 * Subtítulos (títulos das seções) em negrito Arial tamanho 12 * Subtítulos secundários (subtítulos dentro de cada sessão) em negrito A ial tamanho 1 1 Tabelas devem ser inseridas no texto e acompanhar legenda. Imagens devem ser enviadas separadamente e devem estar nos formatos JPG, TIF, GIF, PSD ou PNG- As imagens devem ser numeradas e a legenda deve ser informada, incluindo o número da imagem.

O texto deve legenda deve ser Informada, incluindo o número da imagem. O texto deve se referir à imagem também por seu número. Ainda que as imagens possam ser enviadas em qualquer tamanho e resolução, o autor deve estar preparado para fornecer imagens com boa resolução (mínimo recomendável: resolução alta em camera de 3 megapixels) Algumas revistas tem artigos são impressos em preto e branco , portanto, imagens coloridas devem ser passível de conversão para monocromomática sem perda de visualização. k Formato Os artigos não devem ultrapassar 15 páginas + referências e os resumos devem ter no máximo 250 palavras. * Artigos experimentais e de pesquisa O formato padrão de artigo original encorajado pela Indexa é composto do resumo e de 5 seções: * Introdução * Método * Resultado * Discussão * Conclusão Cada uma destas seções pode conter sub-seçbes, caso o autor julgue necessário. Sugerimos que artigos experimentais sejam apresentados de acordo com as diretrizes do CONSORT http://www. consort-statement. org/index. aspx? =1 030) * Artigos de Revisão de Literatura e de Livros O formato sugerido para artigos de revisão é composto de resumo e 3 ou 4 seções: * Revisão / Discussão (subseções opcionais para cada tópico) * Relatos de caso O formato sugerido para artigos relatando casos clínicos contém resumo e 3 seções: * Relato do caso ter resumo e seu texto pode ser organizado em seções de forma livre. * Referências Bibliográficas Dê preferência a citações de periódicos nacionais. É uma forma de divulgação da produção científica nacional.

Referências devem ser inseridas no texto, com números em sobreescrito, pela ordem em que aparecem e devem ser listadas por ordem numérica no final do texto, em seção separada. Sugerimos utlizar o recurso “Referências”, do Word (Inserir ; Referências ; Notas de Rodapé X final do doc. ). Os títulos devem sempre estar no idioma em que foram publicados. Caso desejado, uma tradução para o idioma em que o artigo está sendo escrito pode seguir entre parênteses. Exemplos dos tipos mais comum de citações são dados abaixo, em inglês e português: * Citando artigos de revistas: Sobrenome Iniciais.

Título do artigo. Abreviação padrão do nome da revista. Data de publicação;Número (volume):página inicial- final. No caso de revistas eletrônicas, a c•tação deve ser finalizada com o endereço do website como “disponível em”/ “available from”. Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005 12-6. Di Loreto C, Maeda MYS et al. Garantia de Qualidade em citopatologia: aspectos da correlação cito-histopatológica. Rev Assoc Med aras. 1997; 43 (3): 195-98. Disponível em http://www. amb. org. br/ * Citando livros e teses: Sobrenome Iniciais. Título e subtítulo do livro no idioma original. N da edição, se houver. Local de publicação: Editora (no caso de teses, Universidade); ano de publicação. Página(s), se a informação citada puder ser localizada. Eyre HJ, Lange DP, Morris LB. Informed decisions: the complete book of cancer diagnosis, treatment and reco Lange DP, Morris LB. Informed decisions: the complete book of cancer diagnosis, treatment, and recovery. 2nd ed. Atlanta: American Cancer Society; 2002. Gonzalez R.

Buttocks reshaping posterior contour surgery: a step- by-step approach (Remodelagem de glúteos, cirurgia do contorno osterior: uma aproximação passo-a-passo). Rio de Janeiro: Indexa, 2006. p. 115-17. * Citando websites Autor, se Indicado. Titulo do texto [Internet]. Local de origem da página: Instituição ou nome do website; ano de publicação do website, se indicado [data em que foi atualizado, data em que fo citado]. Disponível em endereço da página. Estimativa da Incidência de câncer em 2008 no Brasil e nas cinco regiões (Estimates of cancer incidence in Brazil and the five regions) [Internet].

Rio de Janeiro: INCA – Instituto Nacional do cancer; Cl 996-2007 [Cited 2007 dec]. Available from http://www. inca. ov. br/conteudo_wew. asp? id=1793/. Leuck l. Sudorese Excessiva (Hiperidrose) [Internet]. [Local não informado: publicador não informado]; c2001-2007 [atualizado 30 nov 2006; citado 1 dez 2007]. Disponível em http://www. abcdasaude. com. br/artigo. php? 518. Ao citar websites, verificar a procedência da informação. Dê preferência a informações publicadas por instituições renomadas e a publicações impressas.

Recomenda-se imprimir e arquivar as páginas citadas para futura referência, uma vez que estas podem ser retiradas da rede. Deve-se utilizar o padrão convencionado pela Biblioteca Nacional e Medicina dos EUA. Para outros tipos de citação, consulte http://www. ncbi. nlm. nih. gov/books/bv. fcgi? nd=citmed . * Exemplo Segue abaixo um exemplo da aparência que seu artigo deve ter ao ser enviado, bem como sugestões para o conteúdo de cada seçao. artigo deve ter ao ser enviado, bem como sugestões para o conteúdo de cada seção.

Titulo do Artigo Título do Artigo em Inglês Nome completo autor 1, Nome completo autor Instituiçáo(óes) a que pertencem os autores, se for o caso E-mail e endereço para contato do autor responsável Palavras-chave: mínimo 3, máximo 10. Utilize preferencialmente termos DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), dispon[veis em http://decs. bvs. br. Keywords: mesmas palavras chave, traduzidas para o inglês. Utilize preferencialmente termos MeSH (Medical Subject Headings), listados pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, disponíveis em http://www. nlm. nih. gov/mesh/filelist. tml, ou os termos em inglês sugerido pelos Desc. Resumo Aqui o autor deve resumir o artigo, discorrendo brevemente sobre seu objetivo, método, resultados e conclusão, enfatizando aspectos inovadores. Em muitos métodos de consulta, apenas resumo está disponível e, portanto, este deve ser fiel ao conteúdo do artigo, objetivo e completo. Abstract Reprodução do resumo traduzido para o inglês. Introdução O objetivo da Introdução é situar o leitor de forma imparcial sobre a atual conjuntura científica ao redor do assunto e informar com precisão o tema sobre o qual o artigo discorrel .

A introdução deve deixar claros os objetivos do estudo. Recomenda-se expor aqui uma hipótese a ser testada, em forma de pergunta a que se possa responder “sim” ou “não”. Por exemplo, em um artigo que busca analisar a eficácia do ratamento da enfermidade x pelo método y, a introdução deve afirmar que o artigo analisar a eficácia do tratamento da enfermidade x pelo método y, a introdução deve afirmar que o artigo busca testar se o método y é eficaz no tratamento da enfermidade x.

Se ele não for eficaz, a conclusão será que a hipótese testada não foi confirmada. Se for parcialmente eficaz, a conclusão será que a hipótese se confirma em dos casos ou que se confirma apenas em tais circunstâncias. Na introdução, também se deve justificar a realização do estudo, demonstrando sua relevância e originalidade. ? importante mostrar o cenário atual da pesquisa sobre o assunto, ou seja, enumerar as principais teorias ou conclusões de estudos já publicados sobre o tema. Método Aqui o autor descreve o método usado.

Devem ser descritos com alto grau de precisão e objetividade, quando aplicáveis: * material usado, incluindo fabricante, modelo, etc. ‘ * critério de seleção da amostra, seguido de justificativa ; * tamanho e descrição da amostra obtida; * tipo de tratamento ou procedimento aplicado, com descrição detalhada; * substâncias ou drogas utilizadas, incluindo dosagem, administração, etc. * per[odos e método de observação; * método de coleta de dados; * método de análise de dados ou estatísticas; * entre outro.

Evite o uso e descrições de análises estat[sticas complexas. Se forem necessárias, explique-as em termos leigos. No caso de estudos em que partes da amostra são tratadas de formas distintas, a totalidade de tais partes deve ser informada em porcentagem e números absolutos. Informações obtidas ao longo do estudo devem ser apresentadas na seção “Resultados”. Na Introdução, inclua apenas informações com as quais o estudo iniciou-se. Resultados 0 DF 11

Métodos de conservação de frutas e hortaliças

0

MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS Moara Souto Guimarães de CARVALHO, Cristiane Hess de Azevedo MELEIR02 IT 246 Tecnologia

Read More

O conhecimento na sociedade atual

0

O conhecimento É o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como os conhecimentos de um

Read More