Novo código florestal: produtividade com sustentabilidade

Categories: Trabalhos

0

NOVO CODIGO FLORESTAL: Produtividade Com Sustentabilidade Primavera do Leste 201 1 INTRODUÇAO O Código Flor 4. 771 de 15 de sete em território brasilei a Amazônia Legal, os uso para algumas re org e dem hamado a Lei N. 0 ta das florestas getaçào, define e restrições de estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa. A ei N. 0 4. 771 também é chamada de “Novo Código Florestal” porque em 1934 já havia sido aprovado o “Código Florestal” (Decreto n. 23. 793) que, no entanto, não deu certo devido às dificuldades para sua implementação. (http://www. infoescola. om/ecologia/novo-codigo-florestal/) O Código Florestal é importante para o povo brasileiro, pois busca a conservação das florestas e de outros ecossistemas naturais, é ele que determina a preservação das APPs (área de preservação permanente), que são importantes para conter o processo de erosão e assim proteger os rios e cursos d’água.

E também busca assegurar a conservação da Reserva Legal que é uma área localizada no interior de uma propriedade rural ecossistema seja protegido. Já está em discussão uma nova revisão no Código Florestal Brasileiro. Alteração essa que beneficiaria o setor gropecuário e agrícola, pois argumentam que o Código Florestal paralisa o crescimento da agropecuária brasileira e que precisa de novas áreas para expandir sua produção, e para isso pedem a redução das APPs e Reserva Legal.

Segundo pesquisadores o Código Florestal Brasileiro precisa ser reformulado, visto que não possui base cientifica, argumentam que a comunidade científica foi ignorada durante a elaboração do documento e prevêem que o Brasil irá sofrer conseqüências críticas e irreversíveis caso seja aprovado essas alterações no Código Florestal Brasileiro. Neste sentido, o presente trabalho aborda os principais roblemas ambientais que surgirão se aprovado as já mencionadas mudanças no Código Florestal Brasileiro. NOVO CÓDIGO FLORESTAL: Produtividade Com Sustentabilidade O nosso país é rico em nos, florestas, culturas e recursos naturais.

E a enorme diversidade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à grande extensão territorial. Apesar de ser considerado um pais rico em biodiversidade ao longo d erdendo muitas florestas PAGF9tF8 ambientais e são muito importantes para nossa sobrevivência, pois dependemos do meio ambiente para realizar as nossas atividades. Por exemplo, são os decompositores que transformam toda matéria orgânica que existem nas florestas em nutrientes.

Outro exemplo é o das plantas e algas, que produzem o oxigênio e purificam o ar que respiramos. A vegetação promove a estabilidade do solo pelo emaranhado de raízes das plantas na encostas acentuadas, evitando sua perda por erosão e protegendo as partes mais baixas do terreno, como as estradas e os cursos d’água. Isso é muito importante para áreas agricolas, pois evita ou estabiliza os processos erosivos, como quebra de vento nas áreas de cultivo. A tabela abaixo demonstra o tamanho do curso d’água e mínimo de mata ciliar que deve existir nas margens, conforme manda a lei atual.

I Situaçao mínima da faixa ICursos de água com até 10m 30m em cada margem I Cursos d’ água de 10 a 50m de largura 50m em cada margem ICursos d água de 50 a 200m de largura 1100m em cada margem I Cursos d égua de 200 a 600m de largura 1200m em cada margem Cursos d água com mais de 600m de largura | 500 PAGF3rl(F8 Largura d” água com mais de 600m de largura 500m em cada margem Lagos ou reservatório em zona urbana 130m ao redor do espelho d ‘ água Lagos ou reservatórios em zona rural . com menos de 20ha) ’50m ao redor do espelho d ‘ água

Lagos ou reservatórios em zona rural (a partir de 20ha) 100m ao redor do espelho d água Represas de hidroelétricas 100m ao redor do espelho d” água I Nascentes (mesmo intermitentes) e olhos d’ água Raio de 50 m Fonte: http://vvv. ‘w. portalsaofrancisco. com. br/alfa/meio-ambiente -mata-ciliar/ Percebe-se que isso não vem sendo cumprido, pois com o crescimento da população humana aliada a falta de conscientização e respeito pela natureza, muitas florestas perdem espaço para a agricultura, muitos agricultores não respeitam o limite da faixa de preservação, muitos chegam a plantar bem róxmo as margem dos cursos d’água.

Isso causa a dlrmnuição da biodiversidade vegetal e animal, em alguns caso levando até a extinção das espécies que vivem nessa região. As florestas protegem o solo da exposição direta ao sol, evitando desta forma seu ressecamento, além de abastecerem os mananciais de água de forma mais lenta e regular, estabilizando o microclima. Também são importantes para proteção dos recursos hídric PAGF lenta e regular, estabilizando o microclima.

Também são importantes para proteção dos recursos hídricos, é ela que impede que os rios, córregos, nascentes e outros cursos de água esapareçam devido a erosão e o assoreamento causado pelo desmatamento. Muitas espécies de animais silvestres dependem da floresta para sobreviver, e têm importante função no controle de pragas de lavouras e criações. Nas áreas de florestas degradadas, alguns animais e insetos podem tornar-se pragas por falta de seus inimigos naturais.

Outro problema grave é também a diminuição das chuvas no interior da região norte e regiões vizinhas, como aqui no centro-oeste brasileiro. A água é um recurso indispensável a sobrevivência, usada no abastecimento domestico, na industria, na irrigação, na eração de energia elétrica e muitos outros fins. As matas ciliares estão totalmente ligadas a conservação da água, pois ela ajuda a proteger os recursos hídricos da contaminação de agrotóxicos e outros poluentes que em contato com a água pode contaminar peixes e outras espécies de animais.

Dentre os fatores enumerados acima, na Região Centro Oeste Brasileira, a irrigação de lavouras vem se tornando um fator preocupante para os recursos hídricos desta região, devido o aumento de lavouras e pastagens que vem dependendo do processo tecnológico de pivôs de irrigação, uma vez que essa ção desvia água dos rios em grande quantidade para se manter a produtividade cada vez maior em extensão e quantidade dessas lavouras, conforme mostra a imagem a seguir. pic] Pivôs centrals (as áreas em clrculo mostra a imagem a seguir. Pivôs centrais (as áreas em circulo que aparecem na imagem) em lavoura de soja as margens do Rio das Mortes no município de Primavera do Leste – MT. Fonte: Imagem Google Earth Esse tipo de irrigação quando empregado de forma não controlada provoca grande perda de água no lençol freático, comprometendo o abastecimento futuro de água até para o onsumo humano.

Todos os anos acontecem grandes desastres ambientais nos períodos chuvosos, são enchentes. As cidades sofrem com os alagamentos, deslizamentos nos morros ocupados por residências, causando assim acidentes com vitimas fatais como aconteceu em Angra do Reis – R], e aqui mesmo na cidade de Primavera do Leste – MT, onde um bairro localizado as margens de uma Cabeceira d’água, teve algumas de suas casas alagadas devido a proximidade com a cabeceira de um curso d’água.

Isso causa graves problemas a saúde da população, pois durante os alagamentos as pessoas acabam tendo contato com o lixo e esíduos de animais transmissores de doenças. Vinte e nove países já têm problemas com a falta d’água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez – vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. ? uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante. (www. webciencia. com/ 21 _ agua. htm). Tanto que, até 30 anos a problema semelhante. (wvwN. webciencia. om/21_agua. htm). Tanto que, até 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça. (www. webciencia. com/21 agua. tm) É comum em épocas de estiagem entre agosto e outubro acontecer às queimadas. Na agricultura queimar é o sistema de mais baixo custo para limpar uma área, por isso esse recurso é muito utilizado. As queimadas estão sob a responsabilidade do grande e pequeno agricultor, principalmente os pequenos agricultores que estão em maior quantidade e decai sobre eles a aior parcela de culpa pelo maior número de focos de incêndio.

Ao mesmo tempo em que as queimadas facilitam a vida do agricultor, trazendo benefícios em curto prazo, elas causam grandes prejuízos a biodiversidade e a dinâmica dos ecossistemas, afetando e muito a qualidade do ar, o deixando mais seco e causando problemas respiratórios nas pessoas, sem falar que as queimadas é um dos grandes causadores do efeito estufa, contribuindo assim para o aquecimento global que hoje é uma preocupação mundial. ? evidente que uma região com mata ciliar e reserva legal deixa o clima mais úmido e agradável, sem falar na beleza que la proporciona, mesmo assim o homem parece não se importar com as gerações futuras, se preocupam mais com o lucro que a pecuária e a agricultura lhe proporciona.

Busca-se a redução das áreas de reserva legal e APP’s, quando deveriam ser ampliadas, visto que a agricultura e a pecuária só têm êxito se cuidar do meio ambiente devidamente, c meio ambiente devidamente, como ele merece. CONSIDERAÇÕES FINAIS As interferências do homem no meio ambiente provocaram consequências graves que ameaçam o Planeta Terra, atingindo, em maior ou menor escala, a qualidade de vida de toda a humanidade.

Como já vimos, se não conservarmos as matas ciliares, reserva legal e outras formas de vegetação que são indispensáveis a vida estaremos contribuído para o fim da nossa própria espécie, pois somos totalmente dependentes dos recursos naturais No que se refere ao Código Floresta Brasileiro, deve- se compreender a real dimensão do problema por parte do poder público, criando medidas preventivas e ações que visem à conservação dos recursos naturais que ainda nos resta, e procurar incentivar o crescimento econômico de forma sustentável, conservando os recursos naturais. PAGF8rl(F8

Atividades formativas 1

0

Atividades Formativas 1 a) Segundo a NP 418 (1988) existem três tipos de resumos analíticos, são eles: informativo, indicativo e

Read More

Projeto de infraestrutura – tcc senai – turma de 2010

0

Projeto de nfraestrutura Relacionado ao projeto de infraestrutura, nos da INFORENEW iremos implantar toda a área de infraestrutura desde cabos

Read More