O comportamento organizacional

Categories: Trabalhos

0

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL RESPONDENDO À GLOBALIZAÇÃO As organizações não se limitam mais as fronteiras dos países. A globalização afeta as habilidades dos executivos em, pelo menos, duas maneiras: Como executivo, c enviado em missões Quando estiver lá, provavelmente sera chances de ser pec ora to view nut*ge a mão-de-obra que qual estava costumado a lidar, seja quanto necessidades, aspirações e atitudes. ADMINISTRANDO A DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO

Um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pela organização hoje em dia é a adaptação às dlferenças entre as pessoas. Enquanto a globalização enfoca as diferenças entre as pessoas de diferentes países, a diversidade da força de trabalho enfoca as diferenças entre pessoas em um determinado pa[s. A diversidade da força de trabalho significa que as organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos automaticamente gostariam de ser assimiladas com rapidez.

C] Hoje em dia, contudo, reconhece-se que os trabalhadores não eixam de lado seus valores culturais e suas preferênclas em estilo de vida quando chegam no emprego. O desafio para as organizações, portanto, é conseguir acomodar os diferentes grupos de pessoas, atendendo a seus estilos de vida, necessidades familiares e jeitos de trabalhar. A premissa da fusão está sendo substituída por uma abordagem que reconheça e valorize as diferenças. n AUMENTANDO A QUALIDADE EA PRODUTIVIDADE • Os executivos de uma forma geral têm buscado aumentar a produtividade de suas empresas e a qualidade de seus produtos serviços que oferecem.

Visando à consecução de tal objetivo, estão implementando programas como o de Qualidade Total (TQM) e o de Reengenharia – programas que exigem o envolvimento extensivo dos funcionános. • A Gestão pela Qualidade Total é uma filosofia de gestão voltada para a satisfação constante do cliente, através do contínuo aprimoramento de todos os processos organizacionais. • A Reengenharia reconsidera como o trabalho seria feito e como a organização seria estruturada caso fosse criada de novo. FORTALECENDO AS PESSOAS

O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, em que os funcionários estão tendo a liberdade de fazer escolhas sobre cr procedimento funcionários estão tendo a liberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos e de resolver sozinhos problemas relacionados com o seu trabalho. Os executivos estão fortalecendo seus funcionários (empowerment) e colocando-os no comando de suas atividades. Dessa forma, os executivos estão aprendendo a delegar o controle, e os funcionários a ter responsabilidade sobre seu rabalho e sobre as decisões que tomam.

LIDANDO COM A “TEMPORARIEDADE” No passado, a administração podia ser caracterizada por longos períodos de estabilidade, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de mudança. Administrar hoje em dia, poderia ser mais bem definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade. C] O mundo enfrentado pelos executivos e trabalhadores hoje é de permanente temporariedade. A dinâmica organizacional é muito grande e todos precisam ontinuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender a novas exigências do trabalho.

ESTIMULANDO A INOVAÇAO EA MUDANÇA • As organizações bem sucedidas de hoje precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança, ou estão fadadas ? extinção. • A vitória ficará para aque iverem sua flexibilidade, PAGF3tFd vencerem seus concorrentes no mercado com um fluxo constante de produtos e serviços novadores. • Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança, ou podem ser uma barreira para isso. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade dos funcionários e sua tolerância à mudança.

MELHORANDO O COMPORTAMENTO ÉTICO C] “Em um mundo empresarial caracterizado por cortes, expectativa de aumento de produtividade dos trabalhadores e brutal competição no mercado, não é de todo surpreendente que muitos empregados se sintam pressonados a quebrar regras, dar “um jeitinho” ou entregar-se a outras práticas questionáveis. ” Os membros das organizações cada vez mais se vêem enfrentando dilemas éticos, situações nas quais precisam definir conduta correta e a errada.

Os executivos e suas organizações estão reagindo a essa questão de diversas maneiras. Eles têm escrito e distribuído códigos de ética para seus funcionários, promovido workshops e programas de treinamento para tentar aprimorar o comportamento ético. O executivo de hoje precisa criar um clima eticamente saudável para seus funcionários, no qual estes possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando um grau mínimo de ambiguidade em relação ao que são comportamentos certos e errados.

A fabula do rato

0

A fábula do Rato Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.

Read More

Administarção

0

Explique as características,e vantagens e restrições da organização linha staff. A busca por um novo estilo organizacional para atender as

Read More