O dia em que dorival parou a guarda

Categories: Trabalhos

0

SINOPSE Em uma prisão militar, em uma noite de muito calor, o prisioneiro Dorival tem apenas um desejo: tomar um banho. Para consegui- lo, vai ter que enfrentar um soldado assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência – e acabar com a tranquilidade daquela noite no quartel. ANÁLISE CRÍTICA OF2 p Em “O Dia em que D estática no país: o ra confirma uma triste ersiste, como existe uma grande diferença de tratamento dado a negros que estão melhor situados na escala social, o que torna o racismo mais cruel.

O filme começa quando o prisioneiro Dorival, suando muito, chega ao seu Imite, após dez dias sem banho. Disposto a conseguir alívio para o calor a qualquer preço, ele usa o recurso de que dispõe: começa a torpedear de perguntas e sátiras a militares de diversas patentes . O roteiro simples é trabalhado com criatividade por Jorge Furtado. O ritmo do filme é dado pela inserção de flashes de filmes famosos, com comparações, ora grosseiras, ora irônicas, entre cenas da “ficção” e da “realidade”.

A cada vez que Dorival Swipe to next desbanca o patenteado da vez, vociferando e balançando o eu corpão, entra um flash do ameaçador gorila de King Kong. Quando o preso ameaça gritar até tirar o sossego de todo o quartel, surge o cantor negro de Casablanca soltando o vozeirão. Além de ganhar vivacidade, a história fica até engraçada, mesmo tratando de transgressões contra presos e do preconceito racial mal disfarçado pelo branco e aceito pelo negro que está um passo acima. O sargento, também negro, ignora as ofensas dirigidas pelos militares a Dorival. Elas não o atingem.

Os dois estão posições diferentes: um tem autoridade e o outro só ? um prisioneiro. O sargento até participa da surra dada em Dorival pelos militares de plantão, afinal, o “crioulo” não respeita hierarquias convencionais e repete a cada Instante que sargento (cabo ou tenente) e merda é a mesma coisa. Com a surra, o preso consegue o banho: é necessário limpar vestígios. Ao final, o ápice da aceitação passiva do racismo: num gesto de cumplicidade, um sargento indiferente oferece cigarro a um Dorival extasiado com a água que lhe cai no corpo. Ambos “esquecidos” da transgressão que acabara de ocorrer.

Aaaaa

0

w w w. precon. com. br A PRECON apresenta a última palavra em sistemas de cobertura Elaboradas com compósito à

Read More

O império romano

0

Direito Romano, Sebastião Cruz. Título I Conceito de Direito Romano (pág. 7) – Qualquer Direito dum povo (Direito atual ou

Read More