O ensino de história nas séries iniciais

Categories: Trabalhos

0

POR TAMIE SAITA O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS História é a ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem através dos tempos, analisando personagens e fatos a fim de compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. Objetiva resgatar os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais de um determinado povo ou região para compreender como se deu seu processo de desenvolvimento, uma vez que estudando o passado podemos interpretar o presente. Diversas são as fonte livros, roupas, pintur o J ora Ensinar História nass ies . „ Sv. pe to view next*ge or ser esta uma dis questionamentos co -ador que podem ser , gravações, etc safiadora sistência e r colsas que Ja passaramü Para que decorar todas estas datasü O que estes acontecimentos têm a ver com minha vida? ‘ Estes questionamentos advêm do modo como o ensino de História foi direcionado nas décadas passadas, onde atendia a determinados objetivos politicos e sua metodologia era pautada na memorização de datas, nomes de personagens ilustres, repetição de textos escritos, favorecimento de classes sociais e a idolatração de determinados personagens.

Citando um exemplo, uem não se lembra da imagem do Padre José de Anchieta escrevendo poemas na areia da praia? Certamente nos causava comoção… mas, ninguém nos mostrou o outro lado da moeda. Qual o verdadeiro pr Swlpe to vlew next page propósito da catequização dos índios? Está certo forçar o outro a ter nossos costumes, negar sua cultura e adotar nossa religião? Assim, o ensino de História não deveria limitar-se à simples memorização de fatos, fazendo com que os alunos informem detalhadamente os acontecimentos acumulando dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram. ? como se a história fosse implesmente um relato de fatos isolados e desconexos e o elogio a figuras ilustres. Por não apontar para o consenso é um campo de pesquisa que provoca a reflexão e criticidade. O principal objetivo do ensino de História é levar o aluno a compreender e interpretar as várias versões de um fato, e não apenas memorizá-lo. É preciso que identifiquem e encontrem no tempo outros fatos descobnndo a sua relevância histórica, percebendo a continuidade do tempo e as várias articulações destes acontecimentos com a atualidade.

O modo como vamos tratar estas informações é que pode lterar o significado do conteúdo. Podemos ensinar a criança a responder a uma série de perguntas ou podemos ensiná- la a compreender a história e a importância das relações históricas de nosso país. As histórias individuais são parte das histórias coletivas. Os fatos históricos isoladamente tornam-se incompreenslVeis, mas quando colocados em relação a outros fatos tornam-se conjunto maior, coerente.

Se quisermos, por exemplo, explicar sobre a chegada dos portugueses no Brasil em 1500, podemos simplesmente descrever sobre as condições da viagem, a data de chegada, quantos homens faz odemos simplesmente descrever sobre as condições da viagem, a data de chegada, quantos homens faziam parte da tripulação de Cabral, a impressão que tiveram da nova terra e seu encontro com os Índios. Contudo, quais os interesses políticos e econômicos que motivaram esta viagemn O que esperavam encontrar aquin Quem habitava as terras brasileirasü Desta forma passamos das simples narração para a problematização do fato histórico. ? importante também que a História seja entendida como o resultado da ação de diferentes grupos ou classes de toda a sociedade e não somente de líderes, heróis ou mártires. ? preciso que o aluno compreenda que a história da humanidade é o resultado da intervenção de todos os homens e não o resultado da ação ou das idéias de alguns poucos. É fundamental estabelecer uma relação entre o passado e o presente para que os estudos nao se reduzam apenas ao passado, mas que seja entendido como chave para a decifração do presente, que por sua vez elucida e desvela o passado.

Deste modo o aluno desenvolve a capacidade de entender a sociedade do passado podendo assim atuar e influenciar a sociedade do presente. Neste sentido, os PCNS julgam preponderante o estudo omparativo, para que os alunos do primeiro ciclo percebam as semelhanças e diferenças, permanências e transformações dos costumes, formas de trabalho, divisão de tarefas, estrutura familiar e formas de se relacionar com a natureza. Sugere ainda que sejam abordadas histórias referentes ao local de convívio d PAGF3ÜFd a natureza.

Sugere ainda que sejam abordadas histórias referentes ao local de convívio dos alunos em diferentes épocas para que desenvolvam a capacidade perceber e compreender em seu cotidiano e as diferentes relações sociais e econômicas de seu próprio tempo, reconhecendo a presença de outros tempos. Traz também como proposta para o primeiro ciclo que iniciem os estudos históricos no presente através da observação das diferenças e semelhanças entre as suas famílias e a escola, A partir destas observações e que vão estudar o passado identificando mudanças e permanências nas organizações familiares e escolares.

Conhecendo também as particularidades das pessoas ou grupos sociais de seu convívio no tempo presente, estabeleçam relações de diferenças e semelhanças existentes entre os grupos sociais e seus costumes, desenvolvendo estudos sobre o passado da ocalidade identificando mudanças e permanência de hábitos, em suas relações de trabalho, na organização urbana ou rural em que convivem, dentre outros. REFERENCIAS BORGES, Maria A.

Q; BRAGA, Jesulino L. M. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Disponível em: http://www. unilestemg. br/revistaonline “volumes/01/downloads/artigo_09. doc. Acesso em 15 Dez. 2011. Conceito de História e seu estudo. Disponível em: http://www. suapesquisa. com/historia/conceito_historia. htm Acesso em 1 5Dez. 2011 Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. págs 40 E 41.

Amniorrexe prematura

0

10) – Com relação à evolução da atividade financeira do estado, diferencie o período clássico do periodo moderno? Período Clássico:

Read More

Analise da aquisição de um tomografo

0

1. INTRODUÇÃO A atual situação econômica do setor saúde no Brasil, nada mais é que o reflexo das condições gerais

Read More