O funcionalismo de malinowski

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANNHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE COMUNICAÇAO SOCIAL -JORNALISMO O FUNCIONALISMO DE MALINOWSKI Manoel Nascimento Silva de Marial Considerações Gerais Discípulo de Wundt (que já fora mestre de Durkheim e Boas), Malinowski deu inicio aos estudos que levariam à construção da teoria funcionalista no ano de 1914, adotando como ponto de partida o conceito de cultura apoiado no conceito de natureza humana, sendo este caracterizado por necessidades biológicas a serem satisfeitas.

Para Malinowski a natureza humana er a cultura como send – uma extensão do como objeto da antr nstituições como uni m org básico e primário e e derivado (artificial) “-ti a visão da cultura endeu estudar as interpretada como procedimento metodologico adotado. No entanto, apesar do reconhecimento à aplicação das pesquisas de campo, desprezar o caráter de totalidade em sua análise rendeu-lhe críticas por demonstrar ser exclusivista e isolacionista.

Um dos pontos marcantes do funcionalismo de Malinowski dar uma nova orientação ao estudo da antropologia. Percebe-se que até então, tanto o evolucionismo como os difusionismos preocupavam- se com as origens, com os problemas das transformações ocioculturais. Seguindo a nova orientação, tanto Malinowski quanto Radclife Brow reorientaram suas pesquisas buscando estudar e explicar o funcionalismo da cultura num momento dado.

Para ambos, ao funcionalismo não interessava explicar o presente pelo passado, mas o passado pelo presente. Para Malinowski em espe especial, a indiferença demonstrada por certos tipos de evolucionismo era pura questão de métodos. Outro ponto marcante do funcionalismo é a visão sistemática utilizada na análise da cultura, procurando explicar a maneira de ser de cada cultura, buscando as razões não mais nas origens.

Acadêmico do 30 Perrodo do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANNHAO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL -JORNALISMO Apoiados de modo decisivo nas pesquisas de campo (método largamente empregado por Malinowski na antropologia) os funcionalistas acreditavam ser possível conhecer uma cultura sem necessariamente ter que estudar sua história. Tanto que, para Malinowski, aquele que quisesse se dedicar à antropologia, deveria antes submeter-se a um estágio junto aos povos primitivos.

O Funcionalismo de Malinowski Estruturado na definição de cultura como produto da natureza humana, o funcionalismo reconhecia na cultura uma espécie de filha da unidade psíquica do homem. Assim, o próprio conceito de cultura apoia-se no conceito de natureza humana, sendo esta exprimida pelo determinismo biológico que impõe a toda civilização e a todos os indivíduos a realização de funções corporais tais como respirar, dormir, repousar, reproduzir, etc.

O determinismo de que fala Malinowski é aquele que se prende ao fato de que as culturas poderão assumir as formas mais variadas, mas deverão ecessariamente ser aptas a satisfazer as necessldades básicas do homem. Cultura, segundo Malinowski, é o todo integral constituído por implementos de bem de consumo, por cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, por implementos de bem de consumo, por cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, por ideias e ofícios humanos, por crenças e costumes.

Com base nesses conceitos Malinowski estabeleceu os axlomas gerais do funcionalismo: 1. A cultura é essencialmente uma aparelhagem instrumental pela qual o homem é colocado numa posição melhor para lidar com os roblemas específicos concretos que se lhe deparam em seu ambiente, no curso da satisfação de suas necessidades. 2. um sistema de objetos, atividades e atitudes, no qual parte existe como meio para um fim. 3. É uma integral na qual os vários elementos são interdependentes. . Essas atividades e objetos organizados em torno de tarefas importantes e vitais, em instituições tais como a familla, o clã, a comunidade local, a tribo e as equipes organizadas de cooperação econômica, política, legal e atividade educacional. 5. Do ponto de vista dinâmico a cultura pode ser analisada uma série de aspectos tais como: educação, controle social, economia, sistemas de conhecimento, crença e moralidade e também modos de expressão cnadora e artística. ressupostos e fundamentos teóricos Retomando a intenção de Malinowski em dar novo rumo às pesquisas antropológicas, voltemos ? percepção de que enquanto o evolucionismo via a cultura como produto da natureza humana, o difusionismo, por sua vez, preocupava-se em mostrar a existência de um determinismo cultural, no qual a cultura (criação da natureza humana) passava a dominar o homem através de sua descendência.

Abandonando perspectiva cronológica das duas correntes, Malinowski adotou uma postura de ne PAGF3rl(F8 Abandonando a perspectiva cronológica das duas correntes, Malinowski adotou uma postura de neutralidade no que se refere a não questioná-las, sem, no entanto poupá-las das mais duras críticas. Essa postura marcou seu trabalho com traços do psicologismo ao adotar elementos presentes no evolucionismo de Darwin, e do sociologismo no que tange à abordagem histórica.

Para Malinowski as duas correntes esbarraram na dificuldade (que perdura até os dias atuais) em conceituar separadamente “natureza humana” e “cultura”. Para ele, de orma sintética, “natureza humana” refere-se à satisfação das necessidades fisiológicas básicas, enquanto “cultura”, alem destas, engloba ainda, funções inerentes a elementos específicos, conforme demonstrado no quadro abaixo. Disse Malinowski… [… ] a satisfação das necessidades básicas do homem e da raça é um conjunto mínimo de condições impostas a cada cultura.

Os problemas apresentados pelas necessidades nutritivas, reprodutivas e higiênicas são solucionados pela construção de um ambiente secundário ou artificial. Este ambiente [… ] tem de ser permanentemente reproduzido, mantido e administrado. Isto cria [… ] um novo padrão de vida, que depende do nível cultural da comunidade, do ambiente e da eficiência do grupo. um padrão cultural significa que novas necessidades se impõem e novos imperativos ou determinantes são inculcados ao comportamento humano.

A tradição cultural [… ] tem de ser transmitida de geração a geração. Os métodos e mecanismos de caráter educacional devem existir em toda cultura. A ordem e a lei têm de ser mantidas, uma vez que a cooperação é a essência de toda realização cultural. Em toda comunidade devem existir disposições para a PAGF toda realização cultural. Em toda comunidade devem existir disposições para a sanção de costumes, ética e leis. O substrato da cultura tem de ser renovado e mantido em condições de funcionamento. or isso algumas formas de organização econômica são indispensáveis, mesmo nas culturas mais primitivas. . referente a Necessidades fisiológicas básicas. Lar Família Sociedade Cultura Educação Segurança Justiça Economia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANNHÃO CENTRO DE CIÊNC AS SOCIAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL -JORNALISMO O método Funcionalista Consiste basicamente no estudo das culturas sob o ponto de vista da função, ou seja, ressalta a unconalidade de cada unidade da cultura no contexto cultural global.

Seguindo essa linha de raciocínio, é possível identificar algumas características próprias da abordagem funcional: Descobrir as convenções existentes em uma determinada cultura e saber como funcionam; – Averiguar as funções de usos e costumes de determinada cultura que levam a uma identidade cultural, por meio da observação, da entrevista, etc. ; – Evitar a introdução deliberada de mudanças no interior dessas culturas, alterando as formas de pensar e agir dos diferentes grupos.

Havia uma preocupação constante em respeitar e preservar os raços originais das culturas pesquisadas, uma vez que, para os antropólogos, a cultura tem significado amplo – engloba os modos comuns e aprendidos da vida, e que são transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade. Um exemplo clássico da falta dessa preocupação foi o ensino do cristianismo entre grupos tribais brasileiros durante praticamente quinhentos anos, constituindo-se uma violência e um desrespeito que levou a profundas alterações nos traços religiosos d profundas alterações nos traços religiosos da cultura indígena.

O estudo das instituições Os estudos de Malinowski apresentavam omo principals características o caráter psicologista do qual se revestia a fundamentação teórica, bem como o modelo de análise que, alem de sociológico, era também positivista. Os funcionalistas, em especial Malinowski, viam as instituições como unidades naturais de investigação, tomando-as por unidades básicas do modelo de análise no trabalho de campo. A partir dessa concepção, Malinowski definiu cada instituição com uma composição analitica específica, apresentando: estatut02, pessoal, normas3, aparelhagem material, atividades e funçã04.

Segundo o estudioso, esses elementos caracterizam o tipo nstitucional e definem se uma determinada realidade social é ou não instituição. 23 Laço que une as instituições no seio de determinada coletividade; Operacionalização das regras gerais – Estatuto. 4 Satisfação das necessidades, tanto as básicas, quanto as derivadas. SOCIAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL -JORNALISMO os tipos institucionais foram definidos por Malinowski considerando o que ele chamou de princípio de integração, o qual foi utilizado como critério de classificação.

Segundo esse critério, os tipos institucionais seriam: reproduçã05, territoria16, fisiológic07, ssociações voluntárias8, ocupacional ou profissionalg, posição/ status10 e totalizadorll . Apesar da utilidade prática, esse esquema apresentou certas fragilidades (que geraram dúvidas), principalmente no que se refere à inter-relação existente entre o tipo de instituição e o principio que se refere à inter-relação existente entre o tipo de instituição e o principio correspondente, e até mesmo entre instituições com funções afins.

O mérito atribuído ao funcionalismo de Malinowski diz respeito principalmente ao aperfeiçoamento da teoria antropológica, sociológica e de outras ciências do omportamento, a partir da introdução de novos conceitos. Do ponto de vista dessa nova conceituação, o estruturalismo de Levi- Strauss representaria então uma continuidade do funcionalismo. A título de exemplo, autores como Merton, passaram a falar dos conceitos de funções manifestas, funções latentes e disfunção (perturbações decorrentes de inovações culturais que iam se manifestando).

Havia a percepção de funções menos evidentes coexistindo com aquelas mais claras e mais patentes. Conclusões Ao longo dos tempos, uma das maiores inquietações do homem talvez tenha sido a busca de evidências que lhe ermita conhecer suas origens e, essa busca tem levado a caminhos que invariavelmente passam pela reconstituição da história do seu passado.

Mas como reconstituir uma época da qual restaram pouqu(ssimos e fragmentados vestígios, a partir de hipóteses difíceis de passar pelo crivo da comprovação científica? Inúmeros estudiosos debruçaram-se sobre teonas empregando diferentes métodos, até chegarem à antropologia, ciência destinada à busca de respostas que expliquem de onde viemos e como chegamos até aqui. A família, a organização da corte, o grupo domestico extenso, o lã, o sistema de clãs aparentados, etc. O grupo de vizinhança, o município, aldeias, cidades, metrópoles, o distrito, a província, a tribo; 7 Grupos sexuals totêmicos primitivos, grupos de idade, divisão de função por sexo; 8 Socie tribo; 7 Grupos sexuais totêmicos primitivos, grupos de idade, divisão de função por sexo; 8 Sociedades secretas primitivas, clubes, equipes recreativas, clubes de beneficência; 9 Sacerdotes, mágicos, xamãs, oficinas, corporações, escolas, igrejas, indústrias, lojas, etc. ; 10 Estados e ordens de nobreza, clero, burgueses, camponeses, servos, estratificação por etnia, etc. 1 A tribo como unidade cultural corresponde à nacionalidade em níveis mais altamente desenvolvidos. Minorias estrangeiras, o gueto, os ciganos. A unidade pol[tica. funconalismo, teona que tem em Malinowski seu expoente maior, apostou em chegar a essas respostas estudando o presente, empregando um método que consiste em estudar as culturas sob o ponto de vista da funcionalidade de cada unidade da cultura que compõe o contexto cultural como um todo, o que levou os funcionalistas a descobertas que incidiram na criação de novos conceitos.

Em relação às descobertas feitas o longo da abordagem funcionalista, há que ser observada a função heurística do método utilizado por Malinowski. Mesmo fundamentada em sólidos conceitos, até mesmo as teorias aceitas como verdadeiras esbarram na dificuldade da comprovação imposta pelo rigor científico. No entanto, arriscaríamos uma hipótese: ao iniciar seus estudos a partir das definições de “natureza humana” e “cultura”, talvez estivesse Malinowski apostando no próprio homem como o único vest[gio confiável para desvendar o mistério do seu passado e chegar ao conhecimento das nossas origens. PAGF8rl(F8

Estudo de metar

0

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA METEOROLOGIA FCA 105-3 CODIGOS METEOROLOGICOS METAR E SPECI 2010 COMANDO DA AERO DEPARTAMENTO DE

Read More

Dicas de ortografia

0

ANÁLISE TEXTUAL – DICAS DE ORTOGRAFIA A / HÁ (na expressão de tempo) Usa-se Há no sentido de tempo passado

Read More