O homem a sociedade

Categories: Trabalhos

0

Síntese: A Perspectiva Sociológica – O Homem na Sociedade (Berger, Peter. Perspectivas Sociológicas, Petrópolis, Vozes, 1978. ) Desde de a infância o ser humano absorve “coordenadas” que a sociedade lhe oferece e até mesmo lhe impõe. De um modo geral a criança deve saber identificar os fatos reais que estão presentes a sua volta para, assim, formar sua “sanidade”. A partir daí entende-se que o adulto normal é aquele que vive dentro das coordenadas que lhe foram atribuídas, dentro de sua vivência e outros fatores da sociedade.

O que poderia ser chamado de consenso geral, o que a maioria credita ser o “certo”, seria na verdade o mundo dos adultos aceito como óbvio. A saber aquilo que ele A pessoa age dentro fica fora dele corre u do prestigio. Deste ora es o individuo pode ode esperar da vida. o e delicado, que to view nut*ge a partir do poder e ade constitui uma definição de regras que t m de ser obedecidas. O Controle Social é um dos conceitos mais usados em sociologia. É forma como a sociedade acha coerente e conveniente localizar, enquadrar seus indivíduos que resistem desobedecendo.

Os métodos de controle são diferentes confo Swipe to view next page onforme a finalidade e o caráter do grupo que se encontra em questão. Em qualquer que seja dos dois casos, os mecanismos sociais tramitam de maneira a eliminar membros indesejáveis e, de certa forma, “estimulando os outros”. O meio mais antigo e supremo de controle social é a violência física. Sendo assim, quase todos nós vivemos e uma dada situação social na qual, se todos os outros meios de coerção falharem, a violência pode ser oficial e legalmente usada contra eles.

Além de outros meios como os controles políticos e legais, pode se situar a pressão econômica. Há poucos meios coercitivos que são tão eficientes como aqueles que ameaçam o ganha pão ou o lucro. Também podemos citar vários outros tipos de controle social como o ridículo e a difamação, que são instrumentos de grande força em grupos primários de todas as espécies. Tanto um quanto o outro podem ser manipulados deliberadamente por qualquer pessoa inteligente que tenha acesso às suas linhas de transmissão, ocorrendo este tipo de controle essencialmente em pequenas comunidades.

O sistema é que, coercivamente, contra a vontade da pessoa, he cobrará impostos, a convocará para as forças armadas, a fará obedecer às suas inúmeras leis e a seus regulamentos, se necessário a colocará na prisão, e me última estância a matará. A moralidade, os costumes e convençõ colocara na prisão, e me última estância a matará. A moralidade, os costumes e convenções também são formas de controle social. Apesar de só os aspectos mais profundos, urgentes desse sistema acarretarem sanções legais, isto não significa que se possa, sem risco, ser imoral, excêntrico ou anticonvencional.

Outra área que também poder ajudar na elucidação da ocalização social é a estratificação social. Ela refere-se ao fato de que toda sociedade é formada de níveis inter-relacionados em termos de ascendência e subordinação, seja em poder, privilégio ou prestígio. Pode-se dizer então que toda sociedade possui um sistema de hierarquia, possuindo estados que são superiores e outros que são inferiores. A soma desses estratos forma o sistema de estratificação de uma determinada sociedade. ? suficiente dizer que as sociedades diferem amplamente no tocante ao critérios segundo os quais os indivíduos são levados os diferentes níveis, e que diversos sistemas de estratificação, utilizando os critérios distributivos inteiramente diferentes, podem coexistir na mesma sociedade. O mais importante sistema de estratificação nos dias de hoje e o de classes. Classe seria um tipo de estratificação em que a posição geral de uma pessoa na sociedade é determinada basicamente por critérios econômicos. A maioria dos elementos que exercem força PAGF3ÜFd sociedade é determinada basicamente por critérios econômicos.

A maioria dos elementos que exercem força sobre os fatores que eterminam a classe de uma pessoa são criados por controles externos, em qualquer classe dada. Assim, por mais rico que um homem se torne, por exemplo, já mais deixará de ser negro. Ou por mais baixo que um homem caia, em termos dos costumes da sociedade, nunca deixará de ser branco. Um conceito muito usado em sociologia é de definição de situação, ou seja, a realidade é uma questão de definição, a situação social é o que os indivíduos acreditam que ela seja. A Instituição se define como um complexo específico de ações sociais.

Temos assim que lei, classe, casamento ou religião organizada sejam instituições. Essa definição ainda não nos informa a maneira como a instituição se relaciona com as ações dos indivíduos. Portanto, a instituição seria um órgão regulador, que canaliza as ações humanas quase da mesma forma como os instintos canalizam o comportamento animal, ou seja, elas proporcionam métodos que padronizam a conduta humana, obrigada a se guiar por caminhos que a sociedade considera desejável. Eo ponto culminante é fazer com que eles (os indivíduos) pensem que esses são os únicos caminhos possíveis.

Avaliação de impacto ambiental: implantação de um plano de sistema de gestão ambiental em um condomínio residencial.

0

Avaliação de impacto ambiental: implantação de um plano de sistema de gestão ambiental em um condomínio residencial. Premium 3 andreiarm

Read More

Biografia simplificada de freud

0

schlomo Sigismund Freud nasceu em 06/05/1856 Freiberg Tchecoslováquia, hoje Pribor, Morávia Áustria. Filho de Amália e Jacob Freud. Seu pai

Read More