O iluminismo

Categories: Trabalhos

0

Escola: Nilo de Oliveira Diretor: Sandro Professor: Cleyton garros Aluna: Serie: 8a Turma: G Turno: manhã Disciplina: Historia Data de entrega: 30-04-2012 Tema: As idéias defendidas pelos pensadores iluministas. Não esquecendo de destacar suas principais obras . John Locke . Montesquieu -Voltaire . Rousseau O Iluminismo O Iluminismo surgiu domínio do pensame centro de todas expli a época Medieval. De forma de pensament PACE 1 ors to view e propunha o centrismo (Deus no a na Europa desde iluministas, esta gar luzes nas trevas em que se encontrava grande parte da humanidade.

Fizeram ambém uma forte crítica ao absolutismo ao defenderem a liberdade econômica, política e social. John Locke John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do ilumnismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington. Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra.

Foi ambém professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica. Para John Lo Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé. Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade.

Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo. Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil. Locke também defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica.

Para Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante. Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravidão. Não relacionava a escravidão à raça, mas sim aos vencidos na guerra. De acordo com Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos, mas como suas vidas são mantidas, Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos, mas como suas vidas são mantidas, devem trocar a liberdade pela escravidão.

Charles de Montesquieu Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e scritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França). É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo. Montesquieu nasceu numa família nobre francesa. Estudou numa escola religiosa de oratória. Após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nestas instituições teve contato com vários intelectuais franceses, principalmente, com aqueles que criticavam a monarquia absolutista.

Em 1715, Montesquieu casou-se comJeanne Lartigue. Tornou se membro da Academia de Ciências de Bordeaux e, nesta fase, esenvolveu vários estudos sobre ciências. Porém, após alguns anos nesta vida, cansou-se, vendeu seu título e resolveu viajar pela Europa. Nas viagens começou a observar o funcionamento da sociedade, os costumes e as relações sociais e politicas. Entre as décadas de 1720 e 1 740, desenvolveu seus grandes trabalhos sobre política, principalmente, critlcando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo. Era contra o absolutismo (forma de governo que concentrava todo poder do país nas mãos do rei). – Fez várias críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu oder e interferência política. Defendia aspectos democráticos de governo e o PAGF3rl(FS principalmente, sobre seu poder e interferência política. – Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis. – Defendia a divisão do poder em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. Voltaire Voltaire era o pseudônimo (apelido) de François-Marie Arouet.

Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778. Durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até eças de teatro. Em 1713, foi designado como secretário da embaixada da França na cidade de Haia (Holanda). Em 1726, em função de uma disputa com um nobre francês, foi preso na Bastilha por cinco meses. Libertado, foi exilado na Inglaterra, onde viveu na cidade de Londres entre os anos de 1 726 e 1728.

Retornou para a França em 1 728 e começou a divulgar idéias filosóficas, desenvolvidas na fase que viveu em Londres. Estas idéias baseavam-se, principalmente, nos pensamentos de Newton e John Locke. Em 1734, publicou uma de suas grandes obras, Cartas Filosóficas, m que defende a liberdade ideológica, a tolerância religiosa e o combate ao fanatismo dogmático. – Voltaire foi influenciado, no campo da idéias, pelo cientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke. Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação).

Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo. – Criticou o poder da Ig PAGF politicas da monarquia, combatendo o absolutismo. – Criticou o poder da Igreja Católica e sua Interferência no sistema politico. – Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado a economia. – Foi um importante pensador do iluminismo francês e suas idéias influenciaram muito nos processos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.

Jean-Jacques Rousseau Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico politico e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenovllle (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789). No ano de 1 762, Rousseau começou a ser perseguido na França, ois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos.

Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume. Escreveu, além de estudos politicos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.

Artigo

0

Missão Atual: Construir empreendimentos com excelência e eficácia para os clientes. Missão Futura: Constitui-se em conceber, construir e entregar empreendimentos

Read More

Virus

0

Por norma insere-se dentro do código de outros programas ou em áreas específicas de um sistema operativo. Os vírus podem

Read More