O impacto da utilização das redes sociais na imagem da empresa diante seus clientes e na utilização dessas ferramentas de marketing e sua vantagem competitiva

Categories: Trabalhos

0

O impacto da utilização das redes sociais na imagem da empresa diante seus clientes e na utilização dessas ferramentas de marketing e sua vantagem competitiva Premium ayguirenz anpe,nq IO, 2012 g pages 1 TEMA “O Impacto da Utilização das Redes Sociais na Imagem da Empresa Diante Seus Clientes e na Utilização Dessas Ferramentas de Marketing e sua Vantagem Competitiva” 2 PROBLEMA Muito se tem percebido a utilização de redes sociais pelas organizações nos dias de hoje. Mas de que forma essa exposição nas mídias sociais impactam na organização de forma benéfica e ainda criando uma vantage

No decorrer do cená se diferenciar de ma r suas ofertas e levant cro Swipe to r. t page ESE sas vêm tentando de diversificar rodutos e serviços. A economia, vem a todo o momento se volatilizando, diversificando as tendências exigindo que as organizações se adaptem muito rapidamente para acompanhar a concorrência e se manter no mercado de maneira competitiva. Nessa corrida de adaptação e de tentar manter-se o mais longe possível da sazonalidade de lucratividade, as estratégias de marketing devem estar extremamente presentes na cultura e no dia-a-dia da empresa.

Sendo assim, como qualquer organização que se reze possui estratégias de marketing bem definidas, criar uma afim de se diferenciar do concorrente é um desafio dos gestores. Nesse projeto, vamos pesquisar maneiras de utilização deuma ferramenta de marketing que possa alavancar o crescimento da imagem das empresas ou que possa diferencia-las de maneira competitiva no mercado possibilitando assim uma relação de va valor com os clientes. Ainda trabalhando nessa perspectiva, ao demonstrar as facilidades que essas novas ferramentas podem trazer as organizações, vamos elencar situações a qual as empresas devem estar preparadas. 4 OBJETIVOS 4. Objetivo Geral O objetivo do trabalho é realizar uma pesquisa descritiva, para coletar opiniões de empresários que utilizam as mídias sociais nas suas empresas e tentar avaliar de que forma elas estão impactando de maneira positiva as suas organizações e também avaliar possíveis problemas que elas possam ocasionar. 4. 2 Objetivos Específicos O trabalho passará por momentos distintos. Inicialmente iremos trazer alguns conceitos sobre marketing e um breve relato sobre a importância da comunicação para o homem.

Posteriormente, iremos fazer um breve resumo sobre o surgimento das mídias sociais no final do século XX e nicio do século XXI e por fim relatar as opiniões coletadas em pesquisa e fim de direcionar o estudo para as redes sociais dentro das organizações. 5 JUSTIFICATIVA Com base nos pressupostos apresentados acima, é perceptível que o tema é de grande valia para a comunidade científica, visto que até o momento, não existem estudos na área que apontem metodologias e resultados para a utilização benéfica das mídias sociais e quais impactos que elas podem causar a imagem da empresa.

Para que o estudo tenha validade, devemos partir de pressupostos básicos e entender como a comunicação evoluiu. para isso, delimitamos que estudaremos asicamente a história da comunicação e comunicação evoluiu. Para isso, delimitamos que estudaremos basicamente a história da comunicação e como ela surgiu, assim como, levantaremos alguns pontos básicos do marketing que devem ser visualizados para a compreensão da pesquisa e do projeto como um todo.

Com relação à parte financeira, o projeto é extremamente viável uma vez que toda a pesquisa vai ser realizada através de métodos qualitativosatravés de entrevistas com uma amostra relativamente pequena, a fim de coletar situações em que possam direcionar os nossos estudosaos impactos das redes sociais nas organizações. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Não é de hoje que o ser humano tem a necessidade de se comunicar. A comunicação faz parte da sua evolução e é necessária para a sua participação dentro da sociedade.

Ela existe desde os tempos da pré-história onde os primeiros seres humanos, na necessidade de se comunicar, realizavam pinturas rupestres e de gestos na tentativa de interagir com outros povos e comunidadesque ainda utilizavam o fogo, fumaça e o som de instrumentos. Com isso, perceberam a necessidade que tinham de se comunicar e logo criaram uma linguagem para expressar sentimentos e transmitir informações. Posterior à criação dessa linguagem falada, o homem criou a linguagem escrita que era gravada na pedra, segundo a História, há mil anos antes de Cristo na Mesopotâmia. ? visível que ela evoluiu e vem evoluindo de maneira mais significativa ao transcorrer do tempo das mais diversas maneiras poss[veis. O homem foi evoluindo, criando métodos transcorrer do tempo das mais diversas maneiras possíveis. O homem foi evoluindo, criando métodos que facilitaram esse processo de linguagem tanto da forma verbal quanto não verbal. Não é de se discordar que a linguagem criada pelo homem, é sem úvida, um dos processos mais bem pensados e desenvolvidos na história da evolução da sociedade. ara Hjelmslev (1975), “a linguagem -a fala – é uma inesgotável riqueza de múltiplos valores. A linguagem é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos. A linguagem é o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base última e mais profunda da sociedade humana. ” Enfim, conseguimos perceber que a comunicação faz parte da história da evolução do homem diante da terra e diante disso, percebemos a sua importância.

Como proposto no início desse projeto, vamos tentar elencar alguns fatores do marketing que são contributivos para a ideia central desse documento. Não é nosso objetivo, discutir conceitos, teonas e pensamentos do marketing, e sim trazer uma visão geral desse contexto a fim de visualizarmos posteriormente de que maneira as redes sociais impactam na imagem da empresa diante do cliente. Primeiramente, devemos desmistificar o marketing com a visão apenas da publicidade. Ele se resume há muitos outros pilares estratégicos que sustentam a empresa.

Kotler e Armstrong (1997) definem muito bem o marketing como ma função dentro da empresa que identific (1997) definem muito bem o marketing como uma função dentro da empresa que identifica necessidades e os desejos do consumidor, determinando quais são os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja outros produtos, serviços e programas adequados para servir esses mercados. Complementam ainda que o Marketing é uma filosofia que orienta a organização. Segundo eles, o marketing tem como meta satisfazer os clientes de forma lucrativa, criando relacionamentos baseados em valor com clientes importantes.

Sendo assim, definimos o marketing como o estudo de mercado, promoção, ublicidade, vendas e assistência pós-venda de uma organização. Percebemos então que ele se preocupa com diversos setores estratégicos da empresa, elencando aí então a imagem dela perante a sociedade e seus consumidores. Ao longo das décadas, o marketing tinha o foco em diversas áreas. Segundo Peter (2000) inicialmente, na produção focada na quantidade. Em seguida, nos produtos com o foco em qualidade.

Num terceiro momento, percebeu-se que o foco estava na venda, ou seja, na distribuição do produto. Logo após, o marketing evoluiu seu foco para a satisfação do cliente. Já no final do século XX. estava voltado ao Marketing Social, ou seja, comportamentos de responsabilidade social eram visíveis aos clientes. E finalmente no século XXI, o marketing evolui para aspectos do cliente. Aqui a organização deve-se preocupar em criar uma relação com o cliente. Utilizaremos a definição de Churchill (2000) que previa a criação de co-valor com o o cliente.

Utilizaremos a definição de Churchill (2000) que previa a criação de co-valor com o cliente, ou seja, o cliente auxilia na criação do produto. Entra aí também, o 7 conceito de customização, onde o cliente auxilia na produção do produto de maneira que ele atenda as suas necessidades. Feito essa pequena introdução do marketing, vamos ver de que maneira podemos utilizar as redes sociais para criar uma relação com o consumidor a fim de favorecer a organização estrategicamente. Inicialmente, propomos conhecer um pouco das redes sociais e porque elas surgiram e tanto fazem sucesso no momento. rimeiramente, temos que perceber que elas surgiram com o propósito de interação social e propor comunicação entre todos e segundo Raquel Recuero em seu Livro ‘Redes Sociais’, forjar laços sociais. A primeira rede social que surgiu e se expandiu rapidamente foi o Orkut. Lançado em Janeiro de 2004 pelo turco Orkut Büyükkôkten. Inicialmente a rede tinha o propósito de atingir usuários apenas dos Estados Unidos, porém três meses depois, o número de usuários brasileiros já era três vezes maior do que o número de usuários norte-americanos.

Com o crescimento do site, a empresa Google o comprou e passou a administrá-lo. Com sua sede no Brasil, o Orkut é hoje o segundo site mais acessado na índia e o quarto mais acessado no Brasil (2011). Possibilita encontrar amigos, discutir assuntos em comunidades, trocar fotos, bate papo e várias outras utilidades. Quase paralelo ao lançamento do Orkut, Microsoft lança o MySpace. Co várias outras utilidades. Quase paralelo ao lançamento do Orkut, a Microsoft lança o MySpace. Comunidade virtual de relacionamentos que possibilita recursos quase que semelhantes ao Orkut, porém atrelados aos servlços do Windows Live.

Em paralelo a essas redes, surgiram outras menos difundidas na comunidade virtual, tais como: Flixter, Tagged, Classmates, My Year Book, Live Journal, Imeem entre outras. Todas com características similares, mas que atraem pessoas de culturas e princípios diferentes uma vez que cada uma delas possui um objetivo diferenciado. Sem dúvida alguma, outra rede social que em perturbando bastante a audiência do Orkut do Google, está o Facebook. Lançado em Fevereiro de 2004 8 pelo jovem estudante da Universidade de Harvard Mark Zuckerberg, a história do site já foi tema até de filme com direito a premiação do Oscar.

Conforme o site de estatísticas de acessos a sites Alexa, o Facebook subiu de 700 site mais acessado para o 60 site mais acessado. Juntamente com o ‘boom’ de sucesso do facebook, surge o Twitter. Um microblogging que permite que o usuário troque informações pessoais com outros contatos de sua rede. Surgiu em 2006 pelo americano Jack Dorsey e hoje é o erceiro site mais visitado segundo a Alexa the Web Information Company. Outra rede social bastante utilizada e que está crescendo visivelmente é o Linkedln.

Rede social destinada ? reunião de profissionais, empresas, comunidades com intuito de interligar profissionais de diversas áreas. Apesar de ter surgido em Dezembro de 200 com intuito de interligar profissionais de diversas áreas. Apesar de ter surgido em Dezembro de 2002, somente após alguns anos teve um número considerável de usuários. Segundo dados estatísticos da companha que administra o portal, em novembro de 2007, eram 16 milhões de usuários registrados. Já nos dias de hoje, a Alexa publicou que o Linkedln é 0 50 site mais visitado no mundo com uma estimativa de 42. 744. 438 acessos por mês.

Como podemos perceber as opções para redes sociais são as mais diversas poss[veis. Esse projeto pretende de maneira individual estudar todas as redes sociais aqui elencadas com o propósito de visualizar qual delas pode nos trazer mais benefícios e de que maneira podem se tornar uma vantagem competitiva para as organizações em relação à área de marketing. 7 METODOLOGIA 7. 1 Caracterização da Pesquisa Realizaremos uma pesquisa bibliográfica em cima de livros, artigos de eriódicos publicados em revistas e seminários sobre os conceitos bases do estudo e também de materiais dispon[veis na internet. Posteriormente, concretizaremos uma pesquisa de campo descritiva a fim de coletar dados que possam sustentar nosso artigo com conhecimentos que relatem veemente a realidade permitindo que nosso estudo possua um caráter científico. 7. 2 População e Amostra Utilizaremos uma amostra de 50 pessoas que direcionaremos o perfil a empresários gestores de empresas que tenham liderança e capacidade de tomar decisões estratégicas dentro de organizações onde atuam. Essa amostra será escolhida ale e tomar decisões estratégicas dentro de organizações onde atuam.

Essa amostra será escolhida aleatoriamente através de visitas em campo nas organizações. 10 8 CRONOGRAMA ATIVIDADES Ago/2011 Levantamento de literatura Estruturação do projeto Coleta de dados Análise e discussão dos dados Elaboração do relatório final Revisão do Artigo Entrega do Artigo Set/2011 Out/2011 PERÍODOS NOW2011 Dez,’2011 jant2012 Mar,’2012 Abr/2012 xxx xxx xx REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS D’AMARAL, Marcio Tavares, Filosofia da Comunicação e da Linguagem, 1977, Editora Civilização Brasileira S. A. ; MARCHIORI, Marlene.

Organização, Cultura e Comunicação: elementos para novas relações com o público interno. São Paulo, 1995, dissertação (Mestrado), Escola de Comunicações e Artes – USP; HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução de J. Teixeira Coelho Netto. Paulo: perspectiva, 1975, Albertin, Rosa; ESTRATÉGIAS DE GOVERNANÇA DE TI, Ed. campus, 2009. RECUERO, Raquel; Redes Sociais na Internet, 2009, Editora Cultura; FAVARÃO, Carlos Roberto, A História da Comunicação Humana. Disponível em: . Acesso em: 3 de agosto de 2011 • AL EXA, the Web Information Companv. Disponível em: de setembro de 201 1.

Etica na atualidade

0

1) QUAIS OS SÍMBOLOS E OS SIGNIFICADOS UTILIZADOS NA ENFERMAGEM? Lâmpada: caminho, ambiente Cobra: magia, alquimia Cobra + cruz: ciência

Read More

O impacto dos níveis diferenciados de governança corporativa da bm&fbovespa no desempenho das ações das empresas listadas

0

O impacto dos níveis diferenciados de governança corporativa da bm&fbovespa no desempenho das ações das empresas listadas Premium gy pctri770angcI

Read More