O monge e o executivo

Categories: Trabalhos

0

JAMES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha. Chefe da J. D. Hunter Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com os seus ensinamentos, tem criado uma nova cultura do que é verdadeiramente a Liderança.

Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito olicitado como palestrante, na área de Liderança. Seus clientes incluem algumas das Nestlé, American Exp s, or15 to view nut*ge perfil Nasceu em: Detroit – Michigan NO dia: 26 de junho de 1955 Música: Easy Listening e Folk as do mundo, como ntre outros. Livro: A Bíblia, principalmente o livro de João. Filme: Questão de Honra Frase: “O que pensamos e no que acreditamos traz, no final, uma conseqüência pequena. A única coisa que traz grandes conseqüências é o que fazemos” (John Ruskin).

Esporte: Futebol americano Viagem: Parque Nacional Yosemite, na Califórnia Ele por ele mesmo: “Sou um pai cristão e um marido que islumbra glorificar Deus através de sua vida”. Virtude: Ensinar os princípios de liderança Defeito: Falta de disciplina em tornar-se mais ativo fisicamente. AS DEFINIÇÕES Neste capítulo o autor preocupa-se com as definições de poder, autoridade e limites, fazendo com que o grupo seja o responsável pela aventura de rever conceitos em cinco outros personagens, construa, a partir do diálogo, suas próprias apreensões sobre os temas.

Ouvir, estar atento ao que se passa é um dos aspectos principais do líder, além dos aspectos morais e éticos. Ao exerc[cio da liderança é preciso tomar decisões pessoais e plicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas. O líder influencia os outros. para James Hunter, é a qualidade de caráter de cada pessoa que faz a importância dos relacionamentos, pois ao trabalhar com pessoas o que deve ser objetivado é a tarefa a ser realizada sem desprezar os relacionamentos.

Neste sentido, liderança é executar as tarefas enquanto se constrói em relacionamentos, que sejam frutos de relações saudáveis, onde as necessidades legítimas sejam trabalhadas omo principio de qualidade de caráter e os comportamentos habituais sejam escolhidos num esforço de relacionamento que, para ser bem sucedido, é obtido a partir da confiança. 15 demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar muita atenção no que o outro diz. James Hunter chama a atenção para o fato de que se não se ouve realmente, não se valoriza a opinião alheia.

Ressalta que os sentimentos de respeito são essenciais para que se lidere um determinado grupo e que no inconsciente e nos sonhos existem muitas riquezas. Dentro do contexto Simeão personagem criado por James Hunter relembra que não são as coisas materiais que trazem alegria na vida e que os maiores prazeres da vida são totalmente grátis. É interessante o modo como James Hunter explica o que é paradlgma. No dicionário Aurélio paradigma é: modelo, padrão, protótipo.

Simeão explica que paradigma é percebido como uma boa palavra, um filtro através do qual o nosso pensar chega às decisões. Demonstra a necessidade de desafiarmos nossos paradigmas à compreensão do mundo exterior e de suas noções sobre o que é progresso. Explica que agarra-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisadas enquanto o mundo assa por nós. E alerta que os nossos paradigmas podem ser muito valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Resume também a questão do paradigma nos alertando que nem sempre os nossos paradigmas são corretos.

Neste mesmo captulo na página 49 Simeão explica sobre o estilo piramidal de administração, depois de perguntar ao grupo quais seriam os paradigmas predominantes na administração de uma organização hoje? Então o estressadinho sargento como sempre, rápido no gatilho responde: Estilo Piramidal de Administração! Es estressadinho sargento como sempre, rápido no gatilho esponde: Estilo Piramidal de Administração! Este estilo é concebido com um velho paradigma, que precisa ser modificado para a melhoria dos processos de liderança.

No novo paradigma, a tarefa maior é remover obstáculos enquanto no velho paradigma colocar obstáculos parecia ser o essencial. Para James Hunter, um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças ntre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade.

Urna outra personagem da história de Simeão a enfermeira aprendeu no seu curso de psicologia a respeito de Abraham Maslow. Que fala da hierarquia das necessidades humanas, psicólogo experimental e professor de Psicologia na Universidade de Brandeis, que apresenta os cinco níveis de necessidades que Kim descreve no quadro em sua pirâmide. Autorrealização, autoestima, pertencimento e amor, segurança e proteção e comida, água e moradia.

Após discutir com o grupo sobre a questão, Slmeão resume a discussão do dia na página 59 firmando que “auto-realizar-se é tornar-se o melhor que você pode ser ou é capaz de ser, é alcançar a própria excelência” Capítulo 3 O MODELO temos dos fatos e das coisas, ressaltando que as coisas nem sempre são como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamentos rápidos.

No diálogo entre John e Simeão na terça-feira de manhã, Simeão ensina uma difícil lição para John quando o mesmo fala da pessoa de Greg o sargento. Ele destaca a importância da opinião contrária, o cuidado antes de emitirmos um juízo de valor e a necessidade de manter o equilíbrio, colocando que em muitos omentos precisamos é ativar nossas capacidades de obediência que, em alguns momentos serve para quebrar o falso ego e o orgulho.

Destaca Jesus Cristo como o maior líder de todos os tempos, pois ser líder é servir, é colocar a liderança a serviço e, com isso, influenciar pessoas. Modelo de liderança e autoridade, Serviço e sacrifício, Amor, Vontade. Com a fórmula Intenções – ações = nada, chama nossa atenção para o fato de que sem as devidas ações, nossos objetivos não poderão ser alcançados.

As intenções de liderar devem ser pautadas nas ações, pois a liderança exerce-se ao ongo do tempo e deve ser construída sobre a autoridade e não poder. Para Simeão os relacionamentos devem ser percebidos como exerc(c10 e aceitação da influência, que na verdade é a capacidade de levar as pessoas a realizarem suas vontades por conta de sua influência pessoal, resultada do envolvimento e comprometimento, do serviço e do sacrifício e cita no diálogo com o sargento Greg o sacrifício de Jesus sendo erguido numa cruz.

Jesus, segundo James Hunter, foi o maior líder neste sentido, mas são citados outros exemplos de li são citados outros exemplos de lideres que se enquadram no odelo proposto neste século: Simeão então cita Gandhi como um pequeno homenzinho da Índia que conseguiu que algumas coisas fossem feitas usando autoridade e nenhum poder. A treinadora entra no assunto e fala sobre Martin Luther King, fala sobre a sua ida a Índia para estudar os métodos de Gandhi. Fala sobre o que ele aprendeu e o grande impacto que ele causou nos Direitos Civis no princípio dos anos 1960.

Explica um pouco sobre a discriminação que havia naquela época com relação aos negros. A Dr. Cita os feitos conquistados pelo Dr. King. Foi o homem mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, foi o homem do ano da evista Times, foi o prmeiro negro americano a receber essa distinção. A legislação mais abrangente sobre direitos civis jamais promulgada — o Decreto dos Direitos Civis de 1964 – tornou-se lei e ainda hoje vigora. Entre muitas outras conquistas. Isso tudo sem usar a violência. A Dra. Sente vontade de falar e nos chama a atenção para um modelo de liderança servidora.

E cita o exemplo da sua mãe como fruto da influência que ela exerceu sobre ela durante o período que sua mãe cuidou dela. Na sessão da tarde o Sargento Greg o mais complicado do grupo reconhece e compreende como a influência, a autoridade, é onstruída a partir do serviço e talvez do sacrifício pelos outros. E terminam com a suma que “você colhe o que planta”, ou seja ‘Você me serve, eu servirei você. Você se arrisca por mim, eu me arrisco por voce”. PAGF 15 ou seja “você me serve, eu servirei você. Você se arrisca por mim, eu me arrisco por você”.

Em suma a liderança que vai perdurar deve ser baseada na influência e na autoridade. A diretora, excitada termina afirmando, que a liderança é a identificação e satisfação das necessidades. Até o sargento Greg balança a cabeça afirmativamente. Capítulo 4 O VERBO Neste capítulo chamado de “O verbo” John estava intrigado com Simeão a respeito da grande idéia desenvolvida de que facilitar discussões e extrair pensamentos interessantes de cada participante é uma possibilidade interessante do líder atuar. Falar com alguém que presta atenção a cada palavra nos faz sentirmos valorizados e importantes.

E se desafiado, ficar numa posição segura, expor claramente as suas posições a respeito das coisas. Simeão pergunta para John o que ele estava aprendendo ali. E a resposta é o modelo de liderança de Simeão, que logo lhe diz que o modelo de liderança não é dele, é de Jesus. Então John declara para Simeão que não é uma pessoa muito religiosa a resposta de Simeão deixa John mais intrigado ainda. É claro que você é afirmou Simeão gentilmente como se não houvesse dúvida a respeito. Religião é crença e respeito, um paradlgma que nos auxilla nas questões existenciais.

Essa parte muito me chamou a atenção quando Simeão lembra a John que “Tudo na vida é relacional, tanto verticalmente para Deus quanto horizontalmente para o próximo”. Cada um de nós tem ue fazer escolhas a respeito desses relacionamentos c úmero, gênero e grau escolhas a respeito desses relacionamentos concordo m número, gênero e grau com o personagem de James Hunter, Simeão. Mais uma vez, Simeão fala a respeito dos relacionamentos, que para crescerem e amadurecerem precisam ser cuidadosamente desenvolvidos e alimentados.

Quando Simeão e John terminam a conversa antes da aula, uma excelente colocação é feita por Simeão: perguntar e buscar a verdade faz com que se encontre o que se procura. Na quarta-feira pela manhã ao final das nove badaladas, uma das melhores partes do livro na minha opinião. Eles começam a aula sobre um novo tópico, o amor, definido inicialmente por afeição, igação calorosa, atração baseada em sentimentos sexuais. As palavras gregas “eros”, “storgé”, “philo” “agape/agapó” são colocadas para frisar o que esta palavra AMOR pode significar.

Aqui fica claro que o amor é traduzido pelo comportamento e pela escolha. Dizer e fazer não são a mesma coisa, pois amor e liderança precisam na união destas duas dimensões humanas: o falar e o fazer. Complementar a escolha deliberada. Hunter explica que os gregos usavam o substantivo agápe e o verbo correspondente agapao para descrever um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros sem exiglr nada em troca. É o mor da escolha deliberada. “Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento, usa a palavra agápe, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor”.

Nunca havia visto o amor por este ângulo isto me fascinou confesso, por isso esta foi a melhor parte do livro para mim. “Via o amor como algo que sent o amor como algo que sentimos não como algo que fazemos para os outros”. Teresa traduz o amor como sendo “o amor é o que o amor faz’. O sentimento de amor talvez possam ser a linguagem do amor ou a expressão do amor, mas não são o amor! Fascinante. No texto, James Hunter lembra o trecho da Bíblia presente a Epístola aos Coríntios, capítulo treze.

Comparam o amor deste trecho bblico com a lista de qualidades de liderança que elaboraram anteriormente. AUTORIDADE E LIDERANÇA AMOR AGAPÉ honesto, confiável, paciência, bom modelo, bondade, cuidadoso, humildade, comprometido, respeito, bom ouvinte, generosidade. Mantém as pessoas responsáveis, perdão. Trata as pessoas com respeito, honestidade, incentiva as pessoas, compromisso, atitudes positivas, entusiásticas, gosta das pessoas. Adiante, definem as palavras, para classificarem seus sentidos. DEFINIÇÕES – Paciência: mostrar autocontrole. Bondade: dar tenção, apreciação, incentivo.

Humildade: ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Respeito: tratar os outros como pessoas importantes. Abnegação: satisfazer as necessidades dos outros. Perdão: desistir de ressentimento quando enganado, prejudicado. Honestidade: ser livre de engano. Compromisso: ater-se às suas escolhas. Resultados: serviço e sacrifício; pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros. Resumindo “o amor agápe é um verbo que descreve como nos comportamos, e não como nos sentimos”. como nos comportamos, e não como nos sentimos

Cinética quimica

0

EXPERIMENTO g -CINÉTICA QUIMíCA Resumo Ao estudar termodinâmica , levamos em conta apenas o estado inicial e final de um

Read More

Glicólise

0

AULA S GLICÓLISE: COMO OBTER ENERGIA A PARTIR DA GLICOSE? META Mostrar como acontece a quebra parcial da molécula de

Read More