O que pedagogia e psicologia

Categories: Trabalhos

0

O que Pedagogia e Psicologia Introdução A Pedagogia e a Psicologia partilham raízes similares desde a antiguidade grega. Foi na Filosofia em que primeiro se procurou o conhecimento para o desempenho das atribuições que hoje são de competência dessas duas ciências. No presente texto procuramos mostrar o que são essas ciências, a Pedagogia e a Psicologia, e o papel que desempenham na Educação, juntas e em separado. Falaremos sobre alguns dos ramos da Pedagogia e sobre outros da Psicologia.

Psicopedagogia e co profissional. PEDAGOGIA E SUAS O que é pedagogia? 1 p mas linhas ? o as suas amificações. A pedagogia é multo importante na vida do seres humanos, é ela que vai direcionar a criança para o aprendizado. Mostraremos a importância da pedagogia deste o seu surgimento que foi na Grécia até o nosso pais que é o Brasil, e como a pedagogia evoluiu e quais os homens que colaboraram para que ela se tornasse tao forte e sólida. Pedagogia são teorias e ciências do ensino: ofício de ensinar.

O objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a educação, o processo de ensino e aprendizagem, a ação cultural do educador em intervir e ou de transmitir tecnicamente “o onhecimento”, de forma sedutora, significativa e em comunhão com a realidade social, o perfil e a percepção pessoal de observador. O sujeito da pedagogia é o ser humano enquanto educando. A pedagogia surgiu na Grécia antiga [ paidós (criança) e agogé (condução)] era um escravo que conduzia as crianças para os professores ambulantes, que aplicavam as atividades docentes e as atividades esportivas que era o forte naquela época.

No momento de grande transformação social e política de Atenas, exigia-se preparação, uma educação mais alta, mais intelectual. Assim surgiram s sofistas, uns grupos de homens sem conexão entre si que tinham, contudo, a mesma finalidade: educação para a vida pública, formação politica, de orador. Os sofistas foram os professores filosóficos que influenciaram na cultura e na educação daquela época. As ideias pedagógicas dos sofistas, das referências que temos podem ser sintetizadas assim: Acentuaram o valor do humano, do homem e mais concretamente do individuo na educação.

Reconheceram que Arete, a virtude, a capacidade, não é transmissiVel, suscetiVel de ensino. Acolheu na educação a cultura geral, o saber últiplo, não apenas retórico ou dialético, foram os criadores da educação intelectual. Depois veio um grande homem que marcou a nossa história: Sócrates. Que nasceu em Atenas (Grécia), foi o primeiro grande educador espiritual, realizou atividade educativa por meio da conversa, da palavra falada. Sua maior contribuição corresponde, com efeito ao domínio da moral, da ética. ara Sócrates era formar e educar homens com virtude, o bem, a personalidade moral, e nao o estado. É necessário o ensinar a pensar, a educação intelectual é à base da educação moral. O diálogo tem rande importância pedagó ica o 21 educação intelectual é à base da educação moral. O diálogo tem grande importância pedagógica, porque o aluno é estimulado a pensar, a descobrir as coisas por si, por forma ativa, nao receptiva. Tem ainda aspecto indutivo, já que se parte de fatos ou ideias concretas, particulares, para chegar a uma conclusão geral, expressa numa definição.

Platão por sua vez, teve a sua teoria voltada não somente no intelectual e moral como também para a formação do homem na vida política. para isso a classe social tinha que ser educada de uma forma justa. Foi undador da teoria da educação, da pedagogia, sobressaiu ? reflexão pedagógica associada ? política, organizou o ensino investigação sistemático. Sua concepção esta voltada as ideias éticas , a preocupação da justiça. A ideia essencial da pedagogia, poderiamos dizer que é a formação do homem moral dentro do Estado.

PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO Como surgiu no Brasil O curso de Pedagogia começa na Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil, primeiro só bacharelado, que tinha a duração de três anos, e tinha por objetivo formar técnicos em educação. Decorrente da Lei 5. 40/68 teve como consequência a modificação do currículo do curso de Pedagogia, agora nao eram sós habilidades técnicas, mas visava formar o especialista orientado não apenas para a formação do professor do curso normal, mas do professor de ensino infantil e fundamental em nível superior, mediante o estudo da Metodologia e Prática de Ensino de 10 grau.

Hoje a duração no Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia é de 4 anos. Em 1939 0 curso de Peda padrão o denominado • • – % 30F21 anos. Em 1939 0 curso de Pedagogia se torna padrão o denominado “esquema 3+1”. Em 1961 fixa currículo mínimo do curso de Pedagogia em bacharelado, ficam sete disciplinas indicadas pela instituição, isso aconteceu para organizar o currículo e definir a especificação do bacharel em Pedagogia.

Regulamentada pelo Parecer CFE no 292/1962, a licenciatura previa o estudo de três disciplinas: Psicologia da Educação, Elementos de administração Escolar, Didática e Prática de Ensino, esta última em forma de estágio supervisionado Em 1969 0 Parecer CFE n0252, indica como finalidade do curso preparar profissionais da educação, mediante complementação de estudos, aos licenciados m pedagogia, ganhava o registro para lecionar Matemática, História, Geografia e Estudos Sociais, no primeiro ciclo do ensino secundário anterior a 1972.

No inicio da década de 1980, várias Universidades mudaram seus currículos de um modo a formar no curso de Pedagogia professores que atuassem na educação pré escolar e nas séries iniciais do ensino fundamental. Desta maneira , ampliam-se disciplinas e atividades curriculares dirigidas a docência para crianças de 0a 5 anos e de 6a 10 anos. .PEGAGOGIA HOSPITALAR CONCEITO A Pedagogia Hospitalar, é um ramo da educação que proporciona ? criança e ao adolescente hospitalizado uma recuperação mais aliviada, através de atividades ludicas, pedagógicas e recreativas.

Além disso, previne o fracasso escolar, que nesses casos, é gerado pelo afast 4 21 rápido quanto possivel dentro de um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contatos com o melo exterior privilegiando as suas relações sociais e reforçando laços familiares. A pedagogia hospitalar é capaz de promover um elo da criança ou do adolescente hospitalizado com o mundo que ficou fora do hospital.

SUA HISTORIA A classe hospitalar tem seu início em 1935, quando Henri Sellier naugura a primeira escola para crianças inadaptadas nos arredores de paris, sendo seguido na Alemanha, França, na Europa, e nos EUA, com o objetivo de suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas. Em 1939 é cnado o CNEFEI- centro Nacional de Estudos e de Formação para a Infância Inadaptadas de Suresnes, tendo como objetivo formação de professores para o trabalho em institutos especiais e em hospitais. Também em 1939 é criado o cargo de Professor Hospitalar junto ao Ministério da Educação na França.

O CNEFEI, tem como missão até hoje mostrar que a escola não é m espaço fechado. O centro promove estágios em regime de internato dirigido a professores e diretores de escolas, os médicos de saúde escolar e a assistentes sociais. SUA LEGISLAÇAO No Brasil, a legislação reconheceu através do estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, através da Resolução 41 de Outubro de 1995, no item 9, Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua perm alar • . ocumento de estratégias e orientações para o atendimento nas classes hospitalares, ssegurando o acesso à educação básica. Em Santa Catarina a SED baixou a portaria que Dispõe sobre a implantação de atendimento educacional na Classe Hospitalar para crianças e adolescentes matriculados na Pré-Escola e no Ensino Fundamental, internados em hospitais portaria 30, SER, de 05 de Março de 2001). Todo aluno que frequenta a classe possui um cadastro com os dados pessoais, de hospitalização e da escola de origem.

O aluno que frequenta a classe por três dias ou mais, é realizado um contato telefônico com sua escola, comunicando a sua participação na classe, obtendo-se nformações referentes aos conteúdos que estão sendo trabalhados na sua turma. Após a alta hospitalar é enviado um relatório descritivo das atividades realizadas bem como seu desempenho, postura adotadas e dificuldades apresentadas. para que este seja legitimado, é necessário o carimbo e a assinatura do diretor ( escola da rede regular estadual) a fim de encaminhá-lo à escola de origem.

A proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (MEC, 1996) é a de que toda criança disponha de todas as oportunidades possíveis para que o processo de desenvolvimento e prendizagem não sejam suspensos. OBJETIVOS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR – Impedir a interrupção do processo de aprendizagem da criança, para que futuramente esta possa ser reintegrada a sala de aula; – Contribuir para a educação da criança e lhe atribuir responsabilidades educacionais anto a necessidade dos – Conscientizar o paciente, família quanto a necessidade dos estudos após hospitalização nos casos possíveis.

O PEDAGOGO HOSPITALAR É capacitado, em desenvolver e aplicar conceitos educacionais, e estimular as crianças na aquisição de novas competências e habilidades, e ressaltar a mportância de se ter local com recursos próprios dentro do hosp tal. para atuar em classes hospitalares, o professor deverá estar habilitado para trabalhar com diversidade humana e diferentes experiências culturais, identificando as necessidades educacionais especiais dos educandos impedidos de frequentar a escola, decidindo e inserindo modificações e adaptações curriculares em um processo flexibilizador de ensino/ aprendizagem.

O professor deverá ter a formação pedagógica, preferencialmente em Educação Especial ou em curso de Pedagogia e terá direito ao adicional de insalubridade. O trabalho do professor no hospital é muito importante, pois atende as necessidades psicológicas e sociais e pedagógicas das crianças e jovens. Ele precisa ter sensibilidade, compreensão, força de vontade, criatividade, persistência e muita paciência se quiserem atingir seus objetivos.

Deverá elaborar projetos que integrem a aprendizagem de maneira específica para crianças hospitalizadas adaptando-as a padrões que fogem da educação formal, resgatando-as ao contexto educacional. O pedagogo hospitalar no atendimento pedagógico deve ter seus olhos voltados para o todo, ter compreensão para a p que em outras onde a sensação, o sentimento, a integração e a razão cultural valorizem o individuo. (… abre-se, com este estudo a necessidade de formular propostas e aprofundar conhecimento teórico e metodológico, visando em atingir o objetivo de dar continuidade dos processos de desenvolvimento psíquico cognitivo das crianças e jovens hospitalizados (CECCIM, R B & Fonseca, 1999, p. 1 17). Pedagogia Empresarial. A pedagogia Empresarial teve início da década de 80, no contexto Brasileiro, surgiu vinculada á ideia da necessidade de preparação e formação dos recursos humanos. O esenvolvimento dos recursos humanos é o fator essencial para o eixo empresarial.

A pedagogia empresarial tem como foco principal a qualidade de pedagogos e administradores para atuarem no interior das empresas, visando aos processos e planejamento, capacitação, treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, com objetivo do aumento da produtividade e consequentemente a elaboração da lucratividade. É indispensável nas empresas, órgãos públicos, instituições educativas e escolares, a presença de profissionais com conhecimentos especializados em educação, gestão de pessoas, organização, lanejamento, avaliação, seleção, recrutamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

A atuação do profissional de pedagogia empresarial, ela deve ser de forma relacionada e cooperativa com os outros profissionais da gestão de pessoas. Então será possivel elaborar e desenvolver projetos e ações que contribuem para um melhor desempenho da empresa, pois a pedagogia empresarial te ade iniciar mudança no finalidade iniciar mudança no comportamento das pessoas, prezando pela qualidade de vida, sem deixar de valorizar e considerar o contexto em que cada pessoa esta inserida. Ao educador sempre coube a missão de colaborar para o desenvolvimento humano.

Em todo o mundo, em todos os períodos, o educador que viu na sua profissão uma forma de influenciar e ser influenciado pelo desenvolvimento é aquele que efetivamente entendeu a sua importância para a evolução do ser humano. O educador que ano estiver imerso neste pensamento não galgará sucesso em sua jornada. O mesmo vale para o pedagogo empresarial, que é o educador que atua com vistas ao crescimento profissional e ao desenvolvimento dentro das corporações”. PSICOLOGIA Definição:

A palavra Psicologia deriva de duas palavras gregas “psichê” e “logos” que traduzidas ao pé da letra significam “estudo da alma” ou “estudo da mente”. Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processo mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). É uma ciência de observação e experimentação passo a passo , de comportamentos e como são processados de forma consciente ou inconsciente. O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e nao separadamente. Breve história: A psicologia se confunde com a filosofia até meados do século

XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles iniciaram a investigação da alma humana. Para Sócrates (469-399 A. C. ) a principal característica humana era a razao, que o diferenciava do animal irracional. para Platao (427-347 AC. ), ócrates, o lugar da razão de Sócrates, o lugar da razão era a cabeça, representando fisicamente a psique. Corpo e alma são separados e o conhecimento está no mundo das ideias. Para Aristóteles (387-322 A. C. ),discípulo de Platão, via corpo e mente de forma integrada, com o objetivo de assegurar as funções vitais. Já entre os séculos III A. C e III D. C. om apropriação dos romanos da filosofia helenística, surgem varias escolas filosóficas que colocam a alma distanciada do corpo, ora influenciável, ora distanciada ,ora redentora, como no caso do cristianismo. Santo Agostinho (354-430) se apoia em Platão e coloca no lugar do mundo das ideias a Divina Consciência, estando a alma acima da ciência , da razão e da moral. São Tomás de Aquino (1225-1274), de corrente aristotélica, coloca a alma como algo entre o mundo dos espíritos e o mundo dos corpos. A alma é incorporal e insubstancial. René Descartes (1596-1650) é quem vai reafirmar a separação ntre corpo e mente.

Pensamento que dominou o cenário científica até o século XX. No final do Século XIX os acadêmicos resolveram distanciar Psicologia e Filosofia, originando o que se chamamos Psicologia moderna. Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica com o objetivo de controlar o comportamento humano. A psicologia enfim se torna ciência. Existem várias escolas de pensamentos (sistemas) na área de psicologia. Cada uma delas possui seus próprios métodos e processos de atuação. As principais são: Behaviorismo Funcionalismo, Estruturali a Psicanálise. 0 DF 21

Normas para artigo de pos graduação

0

NORMAS PARA OS ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇAO E PUBLICAÇAO NA REVISTA ELETRONICA LATO SENSU ESTRUTURA 1) Titulo do artigo 2)

Read More

Excelência empresarial

0

Excelência empresarial, o desafio do mundo novo com o velho A modernidade vinda da globalização provoca muitas mudanças no mundo

Read More