O surgimento da sociologia

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 1) Desenvolva as afirmações: • A Sociologia pode ser identificada como o estudo sistemático das sociedades humanas, dando ênfase especial a sistemas modernos e industrializados. Ela pode contribuir para crítlca social e para reforma social prática de várias formas. A sociologia pode ser identificada como o estudo sistemático modernos e industrializados. Ela pode contribuir para critica social e para reforma social pratica de diversas formas, pois a sociologia pode nos fornecer a auto esclarecimento, ou seja, uma maior auto compreensão.

Sendo assim, grupos frequentemente seb efi- esponder de forma formar iniciativas poli org podem ciologlca e namentais ou Como exemplo, podemos citar grupos de autoajuda como os alcoólicos anônimos, ou movimentos sociais como movimento ambiental, os quais tem buscado diretamente realizar formas praticas com considerável sucesso. • A prática da Sociologia envolve a habilidade de pensar imaginativamente e afastar-se de ideias preconcebidas sobre a vida social.

A prática da sociologia envolve a habilidade de pensar imaginativamente e afastar-se de ideias pré-concebidas sobre a vida social, pois a maioria de nós vê o mundo a partir de aracterísticas familiares as nossas próprias vidas. Isto é, coisas que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro, pode não ser bem assim. Contudo, os “dados” de históricas e sociais. Pensar em sociologia significa olhar para acontecimentos individuais e cotidianos e pensa-los de forma ampla no modo como eles afetam a sociedade.

Portanto, é trabalho da sociologia, investigar as conexões, entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos, pois nossas atividades, tanto estruturam o mundo social ao nosso redor, como, ao mesmo tempo, são estruturadas por esse mundo ocial. • A Sociologia surgiu como tentativa de entender as mudanças abrangentes que ocorreram nas sociedades humanas no decorrer dos três últimos séculos.

As mudanças desenvolvidas são de larga escala e também mais íntimas e pessoais, características das vidas das pessoas. A Sociologia surgiu da necessidade de se entender as profundas mudanças que ocorreram nos três últimos séculos. Essas mudanças eram de natureza econômica, política e social. Muitas dessas mudanças foram decorrentes da Revolução Industrial. Transformações no modo de produção e omercialização mudaram o cenário soclal da época e geravam conflitos ideológicos e políticos de grande importância.

O surgimento do capitalismo como modo de produção dominante na Europa Ocidental desestruturou os “fundamentos da vida material, bem como as crenças e os princípios morais, religiosos, jur[dicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema”( QUINTANEIRO, Um toque de Clássicos, p. 10). Com o avanço do capitalismo os estamentos tradicionais (aristocracia e campesinato), bem como as instituições feudais foram desaparecendo.

A intensificação da urbanização mesclada ao êxodo das famílias o campo para as cidades, devido ao forte processo de industrialização, provoca famílias do campo para as cidades, devido ao forte processo de industrialização, provocaram uma aglomeração de pessoas nos centros urbanos o que gerou algumas consequências negativas, tais como a fome, a falta de higiene, a sujeira nas cidades e falta de rede de esgoto, ocasionando diversos tipos de doenças na população e provocando altos Índices de mortalidade.

As condições de trabalho que marcaram o início da Revolução Industrial eram extremamente precárias e os trabalhadores eram brigados a cumprir longas e cruéis jornadas diárias de trabalho. Acidentes nas fábricas também eram muito frequentes. De um lado havia os proprietários das indústrias e do outro os trabalhadores, estes últimos, não possuíam um status social já que isso era prerrogativa dos donos de fábricas. ela primelra vez na história surge uma classe que não possui status social e que não tem absolutamente nada além do que sua capacidade de trabalho e o tempo para exercê-lo, que eram vendidos em troca de um salário que deveria garantir sua subsistência. Mudanças na instituição familiar também marcaram as ransformações desse período. O direito da mulher de ter a controle sobre propriedades, o fim do direito de primogenitura e o casamento por escolha mútua são algumas dessas mudanças.

Mesmo assm, ainda era comum o abandono de cnanças por falta de condições dos pais para criá-las e, até mesmo o infanticídio era praticado. O pensamento positivista também contribuiu para o surgimento da Sociologia, juntamente com a Filosofia da História que se preocupava com o progresso. Esse progresso tinha como componentes a exploração, a desigualdade, mas principalmente era fundamentado nas ide PAGF3rl(F8 era fundamentado nas ideias do evolucionismo darwiniano.

Nesse contexto de evolução estavam os grupos humanos mais aptos e os menos aptos. A Revolução Americana, com a guerra civil e a independência da Inglaterra, instituiu pela primeira vez uma nova forma de governo: a República. O mesmo aconteceu na Europa, provocado pela Revolução Francesa. As transformações sociais que aconteceram nesses três séculos (WI a XIX) provocaram a perda de valor das explicações religiosas, justamente por não conseguirem explicar as transformações na classe dominante da época.

Todo esse cenário e essas transformações produziram a necessidade de se entender como se dão as relações sociais, tanto no âmbito universal quanto no individual. Os indivíduos é que formam os diversos grupos sociais e por fim a sociedade e as mudanças que ocorrem no cerne individual – tais como a estrutura familiar e modo com ela funciona, a necessidade de sair do campo para os centros industriais, por exemplo – também acabam transformando a sociedade como um todo.

Entender essas mudanças é o que fez surgir a Sociologia como uma nova ciência que pode explicar como essas mudanças se dão e ao esmo tempo dar um base para compreender mudanças que ocorrem no presente e até prever mudanças que poderão acontecer no futuro. 2) Leia o texto: “É fato social toda maneira de pensar agir fixa ou não, suscetÁ,’el de exercer o individuo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.

O que é fato social. In RODRIGUES, J PAGF independente das manifestações individuais que possa ter”. O que é fato social. In RODRIGUES, J. A. (Org. ). Emile Durkheim. São Paulo, Editora Ática, p. 52. • Explique a definição de fato social e determine a relevância desse conceito para a Sociologia desenvolvida por Emile Durkheim. Fato Social é a maneira de como o individuo pensa, age e sente exteriores a ele com grande capacidade de coerção. O fato social tem uma grande relevância para a sociologia. Afinal Durkheim identifica os fatos sociais como o objeto da mesma.

E além do mais, eles são impostos aos individuos, ou seja, ninguém pensa, age e sente por conta própria, a sociedade é quem obriga o indivíduo a ser dessa maneira, por esse grande oder de coerção dos fatos sociais, é que eles tem essa grande relevância. • Explique o tipo de relação que se estabelece entre o indivíduo e sociedade, tendo como referência para sua análise a concepção durkheimiana de fato social. A relação entre o individuo e a sociedade é de imposição e poder de um sobre o outro.

A força de coerção da sociedade sobre o individuo é muito grande, ou seja , o individuo tem a obrigação de seguir os moldes da socledade em que vive para não ser excluído dela. 3) Leia o texto: “Somos assim levados a considerar a divisão do trabalho sob um novo aspecto. Nesse caso, com efeito, os serviços econômicos que ela proporciona são de menor monta ao lado do efeito moral que produz, e sua verdadeira função é criar entre duas ou mais pessoas um sentimento de solidariedade”.

Método para determinar a função da dlvisão do trabalho. In RODRIGUES, J. A. (Org. ). Emile Durkheim. São Paulo, Editora Ática, p. 63. • Explique a função da divis RODRIGUES, J. A. (Org. ). Émile Durkheim. São Paulo, Editora Ática, p. 63. • Explique a função da divisão do trabalho social segundo Emile Para Durkheim existem dois tipos de funções: uma que designa m sistema de movimentos vitais e suas consequências e outras vezes apontam a relação de correspondência desses movimentos às necessidades do organismo. a segunda ideia que reside o termo divisão social do trabalho. Uma função necessária ? manutenção da sociedade. A divisão do trabalho social, para Durkheim, extrapola o limite mais óbvio que é a produção e a reprodução material mais eficiente, para ele, além da divisão prover os meios necessários para a subsistência material (além da acumulação e excedentes produtivos).

Essa divisão produz (não tendo em vista fins, pois sso suporia que a divisão do trabalho existe tendo em vista resultados que vamos determinar) esses meios materiais, que somente são alcançadas a partir da concepção da divisão do trabalho como algo solidário e recíproco. Para ele a solidariedade é o elemento chave da existência da vida em sociedade, sem a solidariedade é impossível viver em sociedade, pois é nela que se baseia o convívio soclal. A solidariedade acontece na medida em que as necessidades se complementam “Busca-se no diferente aquilo que não se tem, mas deseja-se”.

Isso é fato para causar a amizade e em maior scala é o elemento chave da existência da vida em sociedade ” Somos assim levados a considerar a divisão do trabalho sob um novo aspecto. Neste caso, com efeito, os serviços econômicos que ela pode prestar são pouca coisa ao lado do efeito moral que ela produz, e a sua verdadeira função é criar, entre duas lado do efeito moral que ela produz, e a sua verdadeira função é criar, entre duas ou várias pessoas um sentimento de solidariedade… “.

A verdadeira função do trabalho social é em suma moral, e não econômica, sua função é gerar solidariedade entre os indivíduos. A partir de definida qual é a função social do trabalho, Durkheim teoriza dois tipos de solidariedade que estão estritamente ligadas ao grau de desenvolvimento da sociedade, e em consequência, ao grau de divisão social do trabalho ( quanto mais desenvolvida for a sociedade, maior o grau de divisão social do trabalho, e essas características determinarão o tipo de solidariedade existente na sociedade).

Os tipos são: solidariedade mecânica, neste tipo de solidariedade, a sociedade é tão mais coesa (baseadas predominantemente na divisão social familiar e em clãs) e a divisão do trabalho é pouco desenvolvida, sendo esta ociedade primitiva, a ruptura da solidariedade social constitui crime, este crime impõe uma sanção, muitas vezes severa, dado que o que impera neste tipo de sociedade é o direito penal, o crime é punido não de acordo com o seu peso social, mas pelo simples fato de constranger a ordem social.

Outro tipo de solidariedade é a solidariedade orgânica, neste tipo de sociedade a diwsão do trabalho social é bem desenvolvlda, a organização social é mais complexa (mas não exclui os grupos familiares) e esta sociedade é regida não por um direito penal punitivo, mas utras formas de direito (civil, administrativo, comercial… ) que são restitutivos. Um crime não abala a ordem social como um todo, tendo um efeito minoritário. Enfim, para Durkheim a divisão social do trabalho, irá ocupar o lugar da um efeito minoritário. ugar da Igreja, do Estado e das demais instituições sociais, na função de integrar o indivíduo ao corpo social, promovendo a coesão na sociedade, levando-a ao progresso. Isto, por meio da especialização Portanto, a função da divisão social do trabalho seria a de criar um sentimento de solidariedade entre os homens. Para Durkheim, as diferenças sociais criadas pela divisão social do trabalho, unem os indiv[duos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência: “o ideal de fraternidade humana só pode ser realizado na razão do progresso da divisão do trabalho”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 6′ ed, São Paulo: Martins Fontes, 2002. BOITOMORE, Tom (org. ). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1983. BRAVEMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: A Degradação do Trabalho no Século XX. 5a ed. Rio de Janeiro: Zahar Edltores, 980. DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 2a ed. São Paulo: Martins pontes, 2004. GIDDENS, Anthony.

Capitalismo e Moderna Teoria Social. 5a Ed. , Lisboa: Editorial presença, 2000. MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. 6a ed. , Petrópolis: vozes: 1996. MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 22′ ed. , Rio de Janeiro: Civillzaç¿o Brasileira, 2004. (2 volumes) QUINTANEIRO, Tânia. BARBOSA, Maria igia de O. OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. um toque de clássicos: Marx, Durkheim e weber. 2a ed. ver. Arnp. , gelo Horizonte: Editora UFMG, 2002. PAGF8rl(F8

Marketing cola

0

Escola Superior de Gestão de Santarém Plano de marketing da Coca-Cola light em Portugal Docente: Fernando Gaspar Discente: Rita spencer

Read More

Produçao textual interdisciplinar e individual

0

AUTOR: FÁBIO SILVA DOS SANTOS INTERPRETE: FÁBIO SILVA DOS SANTOS SETOR: MUSICA ORIGINAL: “A DOR DESSE AMOR” – KLB PARÓDIA

Read More