O surgimento do servico social no brasil

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO…… 4 2- DESENVOLVIMENTO.. 4- REFERÊNCIAS……… . ors to view next*ge 10 1- INTRODUÇÃO O Serviço Social surge na década de 30, da emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o Capital e o Trabalho. Surge com a ascensão da sociedade mburguesa, no século XIX. Assim, com o aparecimento de classe social, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária.

Dessa forma, a lasse dominante exerceria certo controle sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Com o passar do tempo a garantidos, embora nem sempre efetivados. Talvez por ter surgido como um favor ou beneficio da Igreja ou do Estado, as pessoas ainda tenham essa visão distorcida do Serviço Social. O serviço social no Brasil na década de trinta não pode ser analisado como um contexto histórico simplesmente, mas como um processo acumulativo nos setores social econômico político e religioso.

Apesar de ter iniciado nos anos 20, só tomou impulso a década seguinte. Com a economia brasileira concentrada no cultivo do café, apenas favorecia a expansão de poucos estados: São Paulo e Minas Gerais. Foi assim definida como um organismo social onde se preconiza os interesses da burguesia. Mesmo com a passagem do sistema agrário para o sistema industrial na década de 20 no Brasil, a etapa decisiva de industrialização só ocorreu de pois da II guerra mundial.

Ele encontrou vários obstáculos, como o ruralismo. Mas por trás dos interesses agrícolas encobria-se a permanência pela da economia exportadora, considerada a verdadeira produtora de riqueza antenedora nacional. Com a crise econômico-financeira algumas medidas foram tomadas como a criação do órgão saneador da circulação monetária. No governo de Washington Luis, realizou-se uma reforma na polltica económico-financeira do país, no sentido de evitar a baixa do cambio.

Destacamos o processo imigratório desenvolvido desde a abolição da escravatura, a urbanização e a questão social no país, que foi um resultado péssimo desenvolvimento que o nosso pars obteve. Nesta questão social vão se definir os elementos da crise social, o problema da falta de compreensão da questão perária pelos órgãos públicos. O Brasil Participante no Tratado de Versalhes estava bastante atrasado, não avia mentalid Brasil Participante no Tratado de Versalhes estava bastante atrasado, não avia mentalidade dos nossos operários.

A situação de alheamento das massas contribuía para a permanência do domínio da oligarquia dirigente. Com a Revolução de 30, Getúlio Vargas trousse transferência de poder administrativo que gerou uma forte liderança presidencialista. A Revolução Getulista encontrou um favorável clima para uma legislação que já vinha se arrastando o ministério do trabalho, indústria e comercio. Com isto a questão social passou a ser considerada não mais como um problema político mais como uma responsabilidade de um órgão oficial.

Uma constituição apresentada em 1933 • a Assembléia Constituinte Introduziu algumas inovações de import¿ncla, pois demonstrava a emergência do debate sobre a questão social. O parágrafo 10 era constituído de oito itens de proteção social, como: salário mínimo, jornada de trabalho de oito horas, proibição de trabalho de menores de 14 anos, repouso semanal obrigatório, o que hoje já nos é garantido por lei. Em 1936 foi criada a escola de Serviço Social do Brasil, fundada em São Paulo, mesmo nesse tempo conturbado, as vésperas da ditadura que implanta o estado novo.

Com essas mudanças inovadoras acreditava-se que a democracia liberal estaria vigente no país. Entretanto o governo cada vez mais monopolizava os poderes em mãos, até a implantação do Estado Novo um golpe político país a passar um período de crise. Getúlio contava com o apoio de militares, houve uma forte repressão. Comunicando a população a inovação como uma ideologia vigente e fase política, a revolução revelou uma inha autoritária atribuindo ao governo um controle e poder de intervenção em toda a matéria de âmbito federal.

PAGF3rl(FS governo um controle e poder de intervenção em toda a matéria de âmbito federal. Na política trabalhista neutralizou a pluralidade slndical, não poderia haver mais de um slndicato geral para todas as profissões e deferia ser aprovado pelo Ministério do Trabalho. Este tinha o direito de intervir como bem entendesse. Outro aspecto foi à fixação dos salários mínimos regionais. Em suma podemos dizer que a questão social no Brasil teve suas origens em longos processos de mudanças. Isso gerou tensão social, novo governo, novas características do pais.

A tolerância com a intervenção da igreja abrindo assim campo para o serviço social como instituição no Brasil nos anos 30 enquanto que nos anos 40 deu-se a gradativa afirmação do serviço social no país. A igreja católica, na parte integrante da sociedade, através de sua ação renovadora, influi na fundação das primeiras escolas de serviço Social do nosso país. Ela perdeu suas regalias, mas por outro lado ganhou liberdade. Todavia conservou suas relações com o Estado nos planos políticos e sociais. Suas atitudes são as mesmas diante dos problemas políticos e social da época.

Mas a até aí a ação social da Igreja restringe-se ás obras de beneficência e ás instituições de educação mantidas por congregações religiosas. Vem daí então uma ação contrária ? posição acomodada da Igreja. O Padre Julio Maria é o primeiro a começar com pensamentos de renovação. A década de 20 foi marcada por inquietação social e de insatisfação política, A regulamentação da profissão do Serviço Social aconteceu num contexto em que o Estado Brasileiro ssumiu uma perspectiva reguladora delegando aos Conselhos profissionais a função de controle.

Com PAGF uma perspectiva reguladora delegando aos Conselhos Profissionais a função de controle. Com isso o Serviço Social compreendeu a profissão e suas entidades em outra perspectiva, a partir da adoção de referenciais teórico-metodológicos que possibilitam a construção de um processo critico, enquanto instrumento de proposição de um projeto profissional ético- político. Os Conselhos, passaram, então a questionar sua função meramente burocrática, repensando seu caráter disciplinador.

Nas últimas décadas redimensionou-se e renovou- se no âmbito de sua interpretação teórico-metodológica e politica, num forte embate com o tradicionalismo profissional, adequado criticamente a profissão às exigências do seu tempo, qualificando-a sendo hoje, sem dúvida, uma profissão reconhecida e legitimada socialmente. 3 – CONCLUSÃO Entre os anos de 1945 a 1958, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia moderna, científica e cultural houve maior intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos. Os profissionais conscientizaram-se da necessidade de criar novos métodos e écnicas adaptados à realidade brasileira.

Desde a década de 1960 até hoje, caracterizando- se pelo movimento de reconceituação e tendo como marco referencial a procura de um modelo teórico-prático para nossa realidade. O Serviço Social fundamenta sua teoria Ciências Sociais, para inserir-se nos fenômenos em transição, procurando capacitar o homem para que lute, construa e contribua para as reformas sociais,e garantindo-nos uma vida digna e melhor para todos. 4 – REFERÊNCIAS http//:www. wikipedia. org. br/ http//:pt. shvoong. com/social-sciences/18 http//:WWW. assitentesoci

Palestra de administração

0

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead ENGENHARIA MECATRÔNICA – MÓDULO BÁSICO MARVIO SAKAMOTO – RA:269262011 OF2 p atividade complementar PALESTRA DE

Read More

Pim unip

0

UNIP INTERATIVA Cursos Superiores de Tecnologia Projeto Integrado Multidisciplinar VI PIM VI Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos

Read More