O uso do crack: um problema social restrito ás metrópoles?

Categories: Trabalhos

0

Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia Visão geral Apresentação da disciplina: I Esta disciplina propõe o estudo da ciência antropológica e da sua contribuição para a compreensão da sociedade contemporânea, através dos seguintes conteudos: a construção das identidades sociais e da subjetividade; imaginário social, representações sociais e expressões culturais dos diferentes segmentos sociais com ênfase na realidade braslleira e suas particularidades regionais; a cultura como condição humana; relativismo e diversidade sociocultural; cultura como expressão política e de inserção conceitos antropológicos para om o entre diferentes Swipe to r. t page grupos sociais. Objetivo da Discip a Proporcionar ao al conhecimento sobre a constituição da Antropologia enquanto ciência, seu objeto de estudo e seus pnncpais conceitos. Levar o aluno a reconhecer a importância da Antropologia para o Serviço Social em função da compreensão e aceitação do “outro” em sua diversidade étnica, social e cultural. Possibilitar a reflexão crítica sobre fatos e fenômenos socioculturais do Brasil e do mundo, tendo como base o pensamento científico.

I Conteúdo Programático: A Antropologia enquanto ciência, sua constituição e seu objeto de estudo. A importância dos conceitos de “cultura” e “relativização’ nas relações de alteridade. Conceitos antropológicos fundamentais: etnia, cultura; identidade; relativismo; estranhamento; alteridade; diversidade; etnocentrismo; diacronia; sincronia; imaginário; representações cosmologia. As ramificações da Antropologia: Antropologia Pré- Histórica, Antropologia Física ou Biológica; Antropologia Social, Cultural e Etnologia. O desenvolvimento da Antropologia ao longo da historia e as principais escolas antropológicas: Evolucionismo;

Escola Sociológica Francesa; Difusionismo, Funcionalismo e Estrutural Funcionalismo; Culturalismo; Estruturalismo; Interpretativismo e Antropologia Crítica. O desenvolvimento da Antropologia no Brasil. A contribuição da ciência antropológica para o Serviço Social. Metodologia: I Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele Aulas de forma expositiva e interativa (chat – tlra dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de profundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação.

Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina. Avaliação Prevista: O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele aula e web aula da disciplina. I Serviço Social Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia 2 Web Aula ITItulo: Diversidade Humana E CulturaOlá, alunos e alunas do curso de Serviço Social da UNOPAR!

Quero lhes dar as boas-vindas nestas web-aulas de Antropologia, disciplina que será fundamental para fundamental para a compreensão de vocês acerca da diversidade humana em todos os seus sentidos: biológica (étnica), social e cultural. pensem um pouco: no trabalho como assistentes socials vocês, certamente, irão se deparar com diversos grupos sociais, cujos interesses nem sempre irão corresponder àquilo que vocês rão julgar como o melhor e o mais importante para suas reais necessidades. Então, os conhecimentos antropológicos irão auxiliá-los a estabelecerem uma atitude profissional que lhes permitam conciliar seus conhecimentos técnico-científicos com as necessidades e interesses dos seus usuários. Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia 3 A ANTROPOLOGIA É UMA CIÊNCIA…

Como todas as demais ciências, a Antropologia se constitui como um corpo de conhecimentos sistematizados a respeito de um determinado objeto de estudos, partindo de informações gerais, teorias e métodos científicos. O objeto de estudos da Antropologia é a diversidade humana em todos os seus níveis, por isso esta ciência procura encontrar explicações cientificas (racionais e verdadeiras, portanto) que permitam compreender as diversas sociedades e grupos soclais. RAMIFICAÇÕES DA ANTROPOLOGIA: I Como todas as outras ciências, a Antropologia se divide em ramos, segundo a especificidade da sua área de estudos. As principais ramificações são as seguintes: * Antropologia Biológica ou Física: estuda os povos e sociedades que já desapareceram da terra (extintos), isto é, os antepassados do homem contemporâneo e as civilizações extintas.

Procura reconstruir a história do desenvolvimento biológico, social e cultural do homem para compreendê-lo na contemporaneidade desenvolvimento biológico, social e cultural do homem para compreendê-lo na contemporaneidade (neste caso, pode ser chamada de Antropologia Pré-Histórica, a qual trabalha junto com a Arqueologia). Também, debruça-se sobre o estudo do homem a partir das características genéticas (hereditárias), anatômicas e fisiológicas, identificando semelhanças e diferenças biológicas entre os diversos povos e etnias (“raças”). I Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia 4 Os dois vídeos abaixo tratam da evolução humana, e nos dão uma idéia da importância do trabalho desses antropólogos para as ciências de modo geral. O segundo vídeo está em inglês, mas é posslVel compreendê-lo através das imagens.

Desvendando a História – A Evolução do Homem I Animated reconstruction of evolution BBC science Recomendo também que deem um passeio pelo link abaixo.. http://www. scielo. br/scielo. php? pid-S0034-77012005000100006& amp;script=sci_arttextA evolução humana e a diversidade de etnias são, portanto, objetas de estudo desse ramo da Antropologia. Antropologia Social, Cultural e Etnologia: São três subdivisões da Antropologia que se dedicam ao estudo das sociedades contemporâneas e suas especificidades sócio- culturais. Para a formação de vocês, futuros assistentes sociais, é o corpo de conhecimentos produzidos por esses três campos de saber que mais interessa.

Então, passaremos a discutir as questões relativas ao homem e à sociedade, principalmente a partir do enfoque da Antropologia Social e Cultural. E, para começarmos, proponho uma pergunta fundamental: o que significa “cultura” do ponto de vista antropológico? De acordo com Marshall Sahlins* (1997), a cultura é o principal objeto de estudos da Antropologia, pois: “CULTURA ÉA CAPACIDADE SINGULAR DA ESPÉCIE HUMANA” (P. SAHLINS, Marshall. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte l). Mana [online]. 1997, v. 3, n. 1, pp. 41-73. ISSN 0104-9313. DISPONÍVEL EM: http://www. scielo. br/pdf/mana/v3n112455. pdf Acesso em: 22/03/2009.

Segundo a Antropologia, o homem é um ser ativo na natureza, capaz de se apropriar dela para garantir sua sobrevivência, ao mesmo tempo em que a transforma de acordo om suas necessidades e interesses. Este modo de ser e de agir no mundo é aprendido, pois os homens não nascem sabendo. Aprende-se no cotidiano, através das experiências vividas no dia- a-dia, ou pelas tradições passadas de geração em geração. Neste sentido, “relaciona-se, pois, com as diferenças características entre o homem e o animal, dando assim, origem à oposição, que ficou clássica desde então, entre natureza e cultura” (Lévi- 1996, LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia Strauss estrutural. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasilelro, 1996.

Roque de Barros Laraia, antropólogo bastante reconhecido no Brasil, em eu livro “Cultura: um conceito antropológico” propõe pensarmos a questão da diversidade cultural humana a partir dos seguintes critérios: a cultura é uma forma de condicionar a visão de mundo dos homens e seus comportamentos; ela interfere diretamente no plano biológico humano; cada grupo social desenvolve seus esquemas culturais de modo específico, particular; todas as culturas seguem determinadas lógicas, e, portanto, têm sentido para aqueles indlviduos todas as culturas seguem determinadas lógicas, e, portanto, têm sentido para aqueles indivíduos que dela fazem parte; por fim, a ultura humana, em geral possui um caráter dinâmico, isto é, ela muda com o passar do LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 11 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. A partir dessas ideias apresentadas, que tal discutirem no fórum a questão abaixo? Em que medida a diversidade cultural contribui ou prejudica as relações sociais? I Agora, acessem o FORUM e postem suas respostas para a questão formulada nesta aula. Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia 6 Web Aula 2Tltulo: A Antropologa Diante De uma Antiga Questão: A Desigualdade SocialAlunos e alunas do curso de Serviço Social da IJNOPAR!

Agora que já conversamos a respeito da ciência antropológica e os conceitos de diversidade humana e cultura, vamos pensar um pouco em algumas discussões mais recentes dessa ciência referentes à questão das desigualdades sociais, que acredito serem de interesse de vocês. Para começarmos, proponho que assistam ao video abaixo, a fim de que reflitam sobre a atual configuração dos espaços urbanos em nossa sociedade. ViDEO sobre espaços urbanos: “Segregação espaclal e cercamento da cidadaniai’http:f/ufrgsweb. ufrgs. br/node/280Vejam que a construção social dos espaços urbanos é um reflexo das ondições materiais, sociais e culturais da vida na contemporaneidade.

Então, se torna fundamental levar em conta que as necessidades sociais, assim como os problemas sociais, são resultantes das relações que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade – uma construção do próprio ser humano, certo? I Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia 7 A composição de imagens A composição de imagens e frases abalxo nos ajuda a pensar na diversidade humana sob o aspecto das desigualdades sociais. Bem interessanteComo já disse, a realidade social é uma construção humana e a Antropologia reconhece isto, assim omo reconhece, também, que todos os aspectos da vida social são um reflexo das decisóes pol(ticas presentes nas diversas sociedades.

Proponho que façam a leitura na íntegra do artigo, abaixo, de Elisa Reis, que apresenta uma pesquisa bastante interessante a respeito de com as elites brasileiras percebem o problema da pobreza e das desigualdades soclais, bem como uma crítica a pouca dedicação das ciências sociais no tocante a essas questões. RElS, Elisa p. Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade. Rev. bras. ci. Soc. [online]. 2000, v. 15, n. 42, pp. 143-152. ISSN 0102-6909. DISPONgíVEL EM: ttp://www. scielo. br/pdf/rbcsoc/vl 5n42/1742. pdf – Acesso em: 22/03/09 | Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia 8 A Observem. A autora afirma que “É preciso reconhecer que grupos desprivilegiados têm, sim, sido objeto de muita atenção nas ciências sociais brasileiras. Entretanto, meu argumento aqui é que, salvo notáveis exceções, tem faltado maior empenho nos estudos de caráter mais sistemático entre os cientistas sociais.

Tem sido também negligenciada a análise da formulação e implementação de políticas sociais, assim como a análise de como grupos e setores particulares vivenciam e interpretam pobreza e a desigualdade. ” (REIS, 2000, p. 143)lnfelizmente, a Antropologia, assim como as demals ciências socials, vem se debruçando, ainda, de forma muito tímida sobre o tema da pobreza e das desigualdades sociais co pobreza e das desigualdades sociais como um problema que afeta o mundo todo, carecendo, portanto, de maiores estudos nessa área. Agora, peço que assistam aos vídeos abalxo, reportagens que nos conduzem a uma grande reflexão em relação a essas questões.

Vamos conferir? Porque uns são ricos e outros pobres? I Onde vivem os super ricos Wa – Ssoc – Sem 1 – Unidade 1 – Antropologia 9 Outro aspecto que precisa ser considerado em relação ao tema da desigualdade é a questão racial ou étnica. No mundo todo, amplia-se, cada vez mais, o debate acerca da necessidade de assegurar relações sociais igualitárias, especialmente no que diz respeito ao direito à diversidade étnico-racial e à expressão cultural de cada sociedade ou grupo social. Os vídeos abaixo nos dão informações importantes sobre a necessidade de uma educação para a aceitação da diversidade étnico-cultural. Vamos assisti-los?

Por uma infância sem racismo Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial I Interessante… ? preciso defender a igualdade (social) quando a deslgualdade torna cruel e injusta as relações entre as pessoas. Mas, por outro lado, é preciso defender a diversidade (étnico- cultural) quando há o risco de se destruírem as especificidades culturais, os valores, costumes e crenças de cada sociedade e grupo social. A Antropologia se propõe a pensar essas questóes sobre desigualdade por considerá-las de fundamental importância para a compreensão das relações sociais no mundo em que vivemos – o que também interessa, e muito, ao Serviço Social. Leiam, também, a discussão presente no artigo de Andréa

Moraes Alves e Myriam Moraes Llns de Barros, Intitulado no qual se discute a presente no artigo de Andréa Moraes Alves e Myriam Moraes Lins de Barros, intitulado no qual se discute a interface entre a Antropologia e o Serviço Social e os seguintes temas: classe social, desigualdades e diferenças sociais, raça, gênero, violência, política social e família. http://www. abant. org. br/conteudo/ 001 DOCUMENTOS/myriam. pdf – Acesso em 22/03/09. As autoras afirmam que, entre a Antropologia e o Serviço Social, há muitos temas de interesse comum, ainda que cada um desses campos e saber focalize aspectos específicos sobre os problemas: “Os pontos de contato e de interlocução não eliminam as fronteiras de cada tradição profissional. Ao contrário, é a partir de cada identidade profissional e intelectual que construímos o projeto de um diálogo. Acredltamos que a interlocução entre os d01S campos tem efeitos positivos para os dois lados. [… As questões relativas a género, raça, violência, política e intervenção social somam-se ? de classe social neste projeto de refinamento teórico e metodológico. Esta interlocução tem, também, permitido abrir spaços de pesquisa que são trazidos pela experiência do serviço social. Este diálogo é um exercício de troca semelhante aquele estabelecido com outras esferas da vida em uma sociedade complexa quando especialistas de diferentes áreas de conhecmento, a população estudada, representantes do poder público e da sociedade civil se confrontam, apresentando questões, respondendo a outras. “Agora, solicito que respondam ? questão abaixo, postando seus comentários no fórum. Por que o Assistente Social precisa pensar a questão das desigualdades sob a perspectiva antropológica?

Mito da caverna

0

O denominado mito da caverna, também conhecido como alegoria da caverna foi criada pelo filósofo Platão, a qual se trata

Read More

Últimos pronunciamientos jurisprudenciales en torno al rea

0

CAROLINA GALVÃO PERES ULTIMOS PRONUNCIAMENTOS JURISPRUDENCIALES EN TORNO AL REA or27 to view nut*ge UNIVERSIDADE DE EXTREMADURA – ESPANA materias

Read More