O uso do crak: um problema social restrito às metrópoles?

Categories: Trabalhos

0

[pic] org to view nut*ge sanguínea é tão rápido como a absorção que ocorre quando o crack é fumado, e sentimentos de euforia pode ser experimentado. Uma resposta típica entre os usuários é ter outro hit da droga, no entanto, os níveis de dopamina no cérebro levam muito tempo para se restabelecer, e cada dose recebido em rápida sucessão leva a efeitos cada vez menos intenso. No entanto, uma pessoa pode ficar 3 ou mais dias sem dormir, enquanto sob o efeito do crack.

Uso do crack em uma festa, durante o qual a droga é tomada repetidamente e em doses cada vez mais elevadas, leva a um estado de irritabilidade crescente, gitação e paranóia. Isso pode resultar em uma psicose paranóica, em que o indivíduo perde o contato com a realidade e passa a ter alucinações. Abuso de estimulantes de drogas (principalmente anfetaminas e cocaína) podem levar a parasitose delirante. O crack e outras drogas viciantes alteram quimicamente uma parte do cérebro chamada sistema de recompensa. Como mencionado anteriormente, quando as pessoas fumam crack, a droga prende a dopamina nos espaços entre as células nervosas.

A dopamina cria as sensações de prazer que obtemos em atividades prazerosas, como comer ou fazer sexo. Mas em suános de crack, a dopamina contlnua estimulando essas células, criando um “barato”, uma sensação de euforia que dura de 5a 15 minutos. Então, a droga começa a perder efeito, deixando a pessoa desanimada e depressiva, resultando em um desejo de fumar mais crack para se sentir bem de novo. O cérebro responde à overdose de dopamina criada pelo crack destruindo parte da dopamina, produzindo menos ou bloqueando os receptores.

O resultado é que, depois de utilizar a droga por certo tempo, os usuários de crack se tornam menos sensíveis a ela, e precisam utilizar mais e mais para obter o efeito desejado. Conseqüentemente, eles não conseguem parar de usar a droga porque seus cérebros são “reprogramados”, eles precisam da droga para funcionar corretamente. Quanto tempo leva para se viciar? Varia de essoa para pessoa, e é difícil determinar um tempo exa ente porque o v[cio físico determinar um tempo exato, principalmente porque o vício físico está ligado ao vicio psicológico.

Evidentemente, nem todo mundo reage da mesma forma ao uso prolongado. Há usuários que se tornam anda mais sensíveis ao crack quanto mais o utilizam. Alguns chegam a morrer depois de utilizar uma pequena quantidade, devido a sua sensibilidade umentada. Quando uma pessoa viciada pára de utilizar o crack, há uma “crise”. Ela enfrenta os sintomas da abstinência, que incluem: • epressao • ansiedade • necessidade intensa da droga • irritabilidade • agitação • exaustão • raiva Depoimentos de Usuários e ex usuários do crack.

Angelo Pugliese, 29 anos, vendedor: “tentei matar o meu irmão” Fernando Moraes “Depois de uma década usando cocaína, conheci o crack em 2007, quando tinha 27 anos. Não sentia vontade de fazer mais nada a não ser usar a droga. Fumava inclusive no trabalho. Nessa época, eu morava em Itu (SP) e era técnico em uma fábrica de sucos. Consumia trinta pedras num dia. Gastava de 5 a IO reais em cada uma. Cheguei a estourar o cheque especial em cerca de 7 000 reais. Como faltava muito ao emprego, fui demitido e minha família me internou numa clinica. Fugi depois de três dias.

Quando voltei para casa, meu irmão e minha mãe me expulsaram (o pai deixou a famllia quando ele tinha 1 1 anos). Fui morar com um primo em Guarulhos. Não demorei muito para frequentar a Cracolândia. Ali, vivia perambulando pela rua e conseguia dinheiro como flanelinha. O mais importante era fumar e acalmar a fissura. Depois de dois meses em São Paulo voltei para minha casa em Itu. Peguei um cartão de c rei umas coisas nas Casas um emprego como vendedor numa loja de motos. Por saber que tenho uma doença progressiva, incurável e fatal, frequento reuniões de grupos de dependentes anônimos.

Não me considero recuperado, mas sim em recuperação. O mais importante é que meu irmão me perdoou. ” Angelo Pugliese, 29 anos, vendedor. F. O. , 29 anos, separada, auxiliar administrativa: “abandonei minhas duas filhas” “Deixei de escovar os dentes e de tomar banho. Vivia apenas para fumar crack. Não conseguia nem cuidar das minhas filhas. Mandei a de 15 anos estudar no Canadá e a de 12 morar com o pai, em Porto Alegre. Troquei tudo o que tinha dentro de casa pela droga: televisão, eletrodomésticos, roupas… Fumava quinze pedras por dia. Minha família, desesperada, não sabia o que fazer.

Venderam meu apartamento e meu carro. Quando consegui dar um tempo, voltei a trabalhar. Mas, ao receber o primeiro salário, troquei tudo por crack. Recai de novo. É dificil controlar a fissura. ” F. O. , 29 anos, separada, auxiliar administrativa UMA BREVÍSSIMA JUSTIFICATIVA DO TEMA, OBJETIVO GERA METODOLOGIA, PRINCIPAIS RESULTADOS E CONCLUSAO. (DE 1 50 ATÉ 500 PALAVRAS, EM ESPAÇO SIMPLES E SEM PARÁGRAFOS). Deixe um espaço entre o resumo e as palavras-chave. palavras-chave: palavra 1. palavra 2. palavra 3. palavra 4. palavra SOBRENOME, Nome Prenome do(s) autor(es).

Título do trabalho na língua estrangeira: Subtítulo na língua estrangeira. Ano de Realização. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Apli sidade Norte do Paraná, PAGF5Üfq SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 14 2 DESENVOLVIMENTO 15 2. 1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 15 2. 1. 1 Título Nível 3- seçao Terciária 15 2. 1. 1 . 1 Título nível 4 – Seção quaternária IS . 1. 1. 1. 1 T[tulo nível 5 – seç¿o quinária 15 3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 16 3. EXEMPLO DE GRÁFICO 16 3. 2 EXEMPLO DE FIGURA16 3. 3 EXEMPLO DE QUADRO 17 3. 4 EXEMPLO DE TABELA 17 4 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS 19 APÊNDICES 20 APÊNDICE A— Instrumento de pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 21 ANEXOS 22 ANE-XO A – Titulo do Anexo 23 INTRODUÇAO Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade. DESENVOLVIMENTO PAGFsrl(Fq importante observar que, dentre as pessoas pesquisadas… 2 EXEMPLO DE FIGURA Segue abaixo um exemplo de apresentação de uma figura. picl Figura 1 – Hierarquia das Necessidades Fonte: Chiavenato (1994, p. 170). 3 EXEMPLO DE QUADRO Humanas Segue abaixo um exemplo de apresentação de um quadro. Quadro 1 – N[veis do Trabalho Monográfico Nível acadêmico Trabalho monográfico Apresentação I Graduação Subnível INão há Obrigatório IObrigatório I Titulo I Escrito Bacharel Licenciado I Especialista I Pós-Graduaçáo Lato sensu I Facultativo – Especialização Stricto sensu – Mestre – Doutor – Mestrado – Doutorado – Livre-docente CLASSE MEDIA I ALTO 175 I MÉDIO BAIXO I TOTA 1100 Fonte: Mazzini (2006, p. 75).

CONCLUSAO 11 16 120 155 30 12 20 Responde-se aos objetivos sem, no entanto, justificá-los. PAGF8rl(Fq Cortez, 2000. MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de lingüística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996. RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 1998. REIS, José Cuts. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2. PAGFgrl(Fq

Plano de aula

0

Plano de Aula – UTA GESTÃO EDUCACIONAL ALUNA Disciplina: Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema; Tema:

Read More

Cad. ex. civil i

0

DIREITO CIVIL -l Semana 1 Caso 1 – Pergunta-se: 1) O Estudo do direito civil contemporâneo está limitado ao estudo

Read More