Objetivo dos blocos econômicos

Categories: Trabalhos

0

APEC Objetivo geral: Principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. Por ser esse o principal objetivo, em 1994, na reunião de Bogor, os países se comprometeram a estabelecer uma zona de livre comércio até 2010, para os países desenvolvidos, e até 2020 para os países subdesenvolvidos.

Muitos países já têm acordos de redução total ou parcial de tarifas, outros estão em processo de negociação_ Em 1995, em Osaka, no Japão, os líderes da APEC adotaram a Agenda de Ação de Osaka, estabelecendo os três pilares das atividades do loco: a liberação comercial e de investimentos; a facilitação dos negócios; a cooperação econômica e técnica. Medidas estas cuja principal Intenção é A Apec não forma ain ar 8 países-membros imp m . : Swipe to page é um objetivo do lon 2020. seu PIB é de U os Bogor Goals. mércio, pois os livre circulação. Esse stalação plena até Objetivos específicos: Reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática, promovendo assim o desenvolvimento da economia da região com eficientes economias nacionais, aumentando as exportações, gerando empregos e oferecendo aiores oportunidades para o comércio internacional e a realização de novos investimentos.

Um aspecto estratégico da aliança, é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, para contrabalançar com as economias do Swipe to view next oage do Japão e de Hong Kong. Além dos projetos relacionados à redução de tarifas de importação e exportação, os líderes propõem projetos também relacionados à sociedade, mas que, indiretamente, afetam a economia. Já foram propostos projetos contra a corrupção; terrorismo; SARS, AIDS e outras doenças; projetos relacionados à energia e à questão do petróleo; e rojetos de integração da mulher na APEC.

ASEAN A Declaração de ASEAN declara que as portarias e propósitos da Associação são: apressar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural na região em comum num espirito de igualdade e sociedade para fortalecer a fundação para uma comunidade próspera e calma no Sudeste Asiático, promover paz regional e estabilidade com respeito permanente, justiça e a regra de lei na relação entre países da região e aderência para os princípios garantidos pelas Nações Unidas. Em 1995, a ASEAN, Estados e Governo reafirmaram a “paz de

Cooperação e prosperidade compartilhada como as metas fundamentais da ASEAN”. PACTO ANDINO A Comunidade Andina de Nações (em espanhol, Comunidad Andina de Naciones, abreviado CAN) é um bloco econômico sul-americano formado pela Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (Chile deixou o bloco em 1977). O bloco foi chamado Pacto Andino até 1996 e surgiu em 1969 com o Acordo de Cartagena. A cidade-sede da secretaria é Lima, no Peru. A comunidade andina possui 120 milhões de habitantes, em uma área de quilômetros quadrados, com um produto interno bruto nominal de 280 bilhões de dólares. ilômetros quadrados, com um produto interno bruto nominal de 280 bilhões de dólares. Em 8 de Dezembro de 2004, os países membros da Comunidade Andina assinaram a Declaração de Cuzco, que lançou as bases da União de Nações Sul-Americanas, entidade que unirá a Comunidade Andina ao Mercosul, em uma zona de livre comércio continental. Livre circulação de pessoas: Desde 2003, os cidadãos dos cinco parses da Comunidade Andina podem ingressar sem visto a qualquer país membro, em condição de turistas.

Desta maneira, e de acordo com a Decisión 503 “Reconhecimento e documentos nacionais de identificação” e a Decisión 603 “Particlpação da Venezuela na Decisión 503”, se reafirma que a livre circulação de pessoas é uma das condições requeridas para a constituição gradual do Mercado Comum Andino. Os cidadãos deverão apresentar para autoridades do país receptor seu documento nacional de identidade o e o passaporte em caso de visitar a Venezuela. O visitante receberá a TAM – Tarjeta Andina de Migración (carteira andina de migração), a qual indica a data de expiração da permanência autorizada.

CEI – Comunidade dos Estados Independentes O que é? A CEI é uma organização criada em 1991 que integra 11 das 15 repúblicas que formavam a URSS. Ficam de fora apenas os três Estados bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia. Qual o objetivos? Criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético, centralizado pelo governo de Moscou. Objetivo: era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. 1. OBJE 1. OBJETIVOS o Criar uma federação no lugar do antigo regime autontário- soviético, centralizado pelo governo de Moscou. Desde sua fundação, a CEI tem se caracterizado pelas disputas ntre os estados membros e o nao cumprimento dos acordos escritos. Segundo os primeiros acordos, as repúblicas tinham o direito de possuir suas próprias forças armadas ou unidades de guarda nacional Países Membros: Armênia, Azerbaijão, Belarus, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia, e Uzbequistão. Características Gerais: auto-suficiência em recursos naturais. MERCOSU O MERCOSUL visa à formação de um mercado comum entre seus Estados Partes. De acordo com o art.

In do Tratado de Assunção, a criação de um mercado comum implica: a livre irculação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco; o estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial conjunta em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais; a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes; o compromisso dos Estados Partes de harmonizar suas legislações nas áreas pertinentes, a fim de fortalecer o processo de integração.

Para a criação de um mercado comum, o Tratado de Assunção reviu o estabelecimento de programa de liberação comercial, com vistas à aplicação de tarifa zero no co estabelecimento de programa de liberação comercial, com vistas à aplicação de tarifa zero no comércio intrazona para a totalidade do universo tarifário e a implementação de uma tarifa externa comum.

Reconheceu, ainda, a necessidade de que Paraguai e Uruguai cumprissem com o programa de liberação comercial de forma diferenciada. Em observância aos princípios do gradualismo e da flexibilidade, os quatro sócios consideraram importante que a desgravação tarifária ocorresse em velocidade enos intensa para as economias menores do agrupamento. O MERCOSUL caracteriza-se pelo regionalismo aberto.

Isso significa que a criação do bloco tem por objetivo não só o incremento do comércio intrazona, mas também o estímulo às trocas com terceiros países. São Estados Assoclados do MERCOSUL a Bolívia (desde 1996), o Chile (desde 1996), o peru (desde 2003), a Colômbia e o Equador (desde 2004). Além disso, o Tratado de Assunção é aberto, mediante negociação, à adesão dos demais Países Membros da ALADI. Nesse sentido, foi assinado, em 4 de julho de 2006, o Protocolo de Adesão da

República Bolivariana da Venezuela ao MERCOSUL NAFTA – Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros; – Reduzir os custos comerciais; Ajustar a economia, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica; – Aumentar as exportações de mercadorias e serviços; SADC A região enfrenta uma série de problemas, desde dificuldades nat serviços; A região enfrenta uma série de problemas, desde dificuldades naturais como secas prolongadas até, mais significativamente, enorme disseminação da AIDS e a grande pobreza do povo local.

A erradicação e promoção de medidas capazes de lidar com condições está entre as principais metas do grupo, que são: • Promover o crescimento e desenvolvimento econômico, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida do povo africano, e prover auxilio aos mais desfavorecidos por meio de integração regional; • Evoluir valores pollticos, sistemas e instituições comuns; • Promover e desenvolver a paz e a segurança; • Promover o desenvolvimento auto-sustentável por meio da interdependência coletiva dos Estados membros e da auto- onfiabilidade; • Atingir a complementaridade entre as estratégias e programas nacionais e regionais; • Promover e maximizar a utilização efetiva de recursos da regiao; • Atinglr utilização sustentável de recursos naturais e a proteção do meio-ambiente; • Reforçar e consolidar as afinidades culturais, históricas e sociais de longa data da região. ” ALCA Objetivos gerais: Um dos principais objetivos da Alca está no de conseguir controlar todo o comércio da América Latina e Caribe e reforçar as vantagens que tanto as empresas de importação como as de exportação dos EUA já tem sobre as empresas do ubcontinente.

O controle total da economia da região é da maior importância para grande potência do Norte, principalmente num momento de deterioração da sua balança de pagamentos e do aumento contínuo Norte, principalmente num momento de deterioração da sua balança de pagamentos e do aumento continuo do seu déficit comercial, pois lhe permitiria enfrentar estes desequilíbrios com os investimentos no extenor. por isso os EUA adotaram um documento (Declaração de Princípios) da Alca a mesma definição constante no AMI (Acordo Multilateral de Investimentos no que se refere ao conceito de investimento. Ou seja, tudo é investimento. Esse acordo comercial é a união de esforços dos países participantes para estabelecer uma maior integração regional, por meio da liberalização do comércio entre seus membros e, com isso, a eliminação das barreiras ao comércio e investimentos.

Esse acordo tinha por alvo derrubar gradualmente as barreiras ao comércio entre os estados-membros, prevendo a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados, ou seja, se criaria uma zona sem barreiras alfandegárias disseminando assim à entrada de rodutos norte-americanos nas Américas Central e Sul. Com isso aproximadamente 85% dos produtos e serviços transacionados na região ficariam isentos de impostos. Cada país ou bloco iria estabelecer sua própria alíquota de importação para países não pertencentes ao grupo. A Aca engloba, além do livre-comércio, um componente politico de segurança, desenvolvimento sustentável, de combate às drogas e ao terrorismo. Também há uma preocupação com a prosperidade, o que implica remoção de barreiras de comércio que contribuiriam para o combate à pobreza he

Poluição

0

Tratamento de água Segundo informações da COPASA para se construir um sistema de abastecimento de água, é necessária à realização

Read More

Relatorio de estagio educação infantil

0

ARTIGO CIENTIFICO DEFINIÇAO _ Artigo de revisão: Parte de uma publicação que resuma, analisa e discute informações já publicadas. Primeiro

Read More